GPL - Acho que vale a pena

No fórum geral debatem-se temas sobre as energias renováveis e alternativeis que não se encaixem nos restantes sub fóruns.
Também serve para discutir formas de melhorar a eficiência energética.

Guilhotina
Membro
Membro
Registado: quarta out 04, 2006 11:41 am

Mensagem por Guilhotina »

escalavardo Escreveu:o que tem a ver a perda de travões e de suspenção com a instalação de gpl?

realmente fiquei esclarecido sobre a razão da proibição dos parques subterrâneos.

mas aqui perto na zona onde moro há muitos kosovares e os mesmos têm por hábito ir roubar gasolina e gasóleo aos carros. com um berbequim portátil fazem um furo por baixo do depósito e roubam a gasolina. claro que não roubam toda para o dono não desconfiar, e tapam o buraco com um pau.

ora acontece que os donos dos carros sem saberem, circulam assim e por vezes o tal pau solta-se e lá vão espalhando combustível durante bastante tempo..

ora se vão estacionar num parque subterrâneo, fica uma poça debaixo do carro, e no caso do diesel, basta alguém atirar uma beata e pum..

same problem que o gpl...

companheiro estou a ficar confuso, tenho ideia que a gasolina arde até em cima de àgua, basta ter uma ignição, mas o diesel não. o diesel detona sob pressões altas, ou estarei errado?

obs. os cestos de areia nas bombas de combustivel não são para apagar beatas, mas sim um provavel incêndio!!!

Guilhotina
Membro
Membro

sa Escreveu:a minha opinião é - usa e assume!
boas
ola ana, eu uso e assumo que o uso a mais de 10 anos, o que eu quis dizer é que por veses da jeito retira-lo para o poder estacionar num local proibido(sei que nao devo nem é correcto)tipo centro comercial no porto p. ex. continuo ainda hoje a nao perceber a obrigaçao do autocolante, mas é lei, azar. este é o unico problema que tenho mais nada. para alem de mais este é um sinal de inteligencia do condutor, consegue poupar 50% em combustivel e ainda é amigo do ambiente. melhor que isto só um hibrido.
já agira ainda andas a gpl?[/quote]

consigo entender +v- a proibição nos parques subterraneos, agora em parques como o siloauto (sá da bandeira-porto) valha-nos deuszzz!!!

o ultimo carro a gpl que tive foi p/ abater (21 anos, 280kkm, 1l oleo/100km, já deitava mto fumo) e optei pelo diesel porque no meu caso citro c3 hdi 4,8l/100km c/ indices de poluição + baixos do q muitos a gasolina (catalizador, filtro de particulas, etc.) feitas as contas mesmo em relação ao gpl sai mto + barato.

Autor do tópico
Sa
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta set 13, 2006 11:51 am

Mensagem por Sa »

boas
apesar de bastante esclarecido em relaçao ao estacionamento em parques fechados continuoa a nao compreender essa proibiçao. considero um veiculo gpl mais seguro que um a gasolina devido aos varios sitemas de segurança, entao nos dias de hoje.
em relaçao ao siloauto na sá da bandeira nao entendo. o silo se se bem me lembro é aberto e tem varios andares acima do solo logo nao é proibido lá estacionar. tem algum sinal a proibir na entrada?em aveiro no glicinias - jumbo a parte da cobertura esta feita de modo a que os gpl la estacionem (onde costumo parar por norma) e aquilo pareceme que tem o mesmo arejamento do silo.

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm

Mensagem por escalavardo »

guilhotina Escreveu:
escalavardo Escreveu:o que tem a ver a perda de travões e de suspenção com a instalação de gpl?

realmente fiquei esclarecido sobre a razão da proibição dos parques subterrâneos.

mas aqui perto na zona onde moro há muitos kosovares e os mesmos têm por hábito ir roubar gasolina e gasóleo aos carros. com um berbequim portátil fazem um furo por baixo do depósito e roubam a gasolina. claro que não roubam toda para o dono não desconfiar, e tapam o buraco com um pau.

ora acontece que os donos dos carros sem saberem, circulam assim e por vezes o tal pau solta-se e lá vão espalhando combustível durante bastante tempo..

ora se vão estacionar num parque subterrâneo, fica uma poça debaixo do carro, e no caso do diesel, basta alguém atirar uma beata e pum..

same problem que o gpl...

companheiro estou a ficar confuso, tenho ideia que a gasolina arde até em cima de àgua, basta ter uma ignição, mas o diesel não. o diesel detona sob pressões altas, ou estarei errado?

obs. os cestos de areia nas bombas de combustivel não são para apagar beatas, mas sim um provavel incêndio!!!
o que faz ignição no diesel é uma superficie incadescente, a uma determinada temperatura, que pode ser a beata de um cigarro.. já com a gasolina, a mesma beata apaga-se, pois a gasolina necessita de uma chama para começar a ignição.
3º sócio novaenergia

Guilhotina
Membro
Membro

sa Escreveu:boas
apesar de bastante esclarecido em relaçao ao estacionamento em parques fechados continuoa a nao compreender essa proibiçao. considero um veiculo gpl mais seguro que um a gasolina devido aos varios sitemas de segurança, entao nos dias de hoje.
em relaçao ao siloauto na sá da bandeira nao entendo. o silo se se bem me lembro é aberto e tem varios andares acima do solo logo nao é proibido lá estacionar. tem algum sinal a proibir na entrada?em aveiro no glicinias - jumbo a parte da cobertura esta feita de modo a que os gpl la estacionem (onde costumo parar por norma) e aquilo pareceme que tem o mesmo arejamento do silo.
é o + curioso sim sr, à entrada (bombas de gasolina) tem o dito sinal de proibição!!!

obs. os meus agradecimentos ao escalavardo, eu estava realmente a trocar as mãos.

pauloans
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta out 19, 2006 2:39 pm

Mensagem por pauloans »

oias
é verdade que o gpl é derivado do petroleo... mas tanto quanto eu julgo saber cerca de 50% do propano é extraido juntamente com o gás natural. ora se é para queimar (poluindo), mais vale aproveitar... (poluindo menos?)
quanto à poluição, é verdade que o gpl não é o state-of-the-art, mas mesmo assim, é bem melhor que muito charuto bufarento que anda por aí...
assim que tiver oportunidade, «roubo» a análise hambiental ali do forum autogás.

Guilhotina
Membro
Membro

o que eu ouvi (cito sem fundamentar cientificamente) é que o gpl seria o resultante da refinação do petroleo, que as refinarias se vêem obrigadas a queimar nas chaminés - por motivos obvios - misturado com butano para lhe fornecer outras propriedades.

à algum tempo num site de tt encontrei um kit para carros a diesel, e eles diziam q aumentava a potência de 30% e reduzia o mesmo no consumo e na poluição. infelizmente não gravei nos favoritos.

abrçs

pauloans
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por pauloans »

o «gpl» não é um producto 100% standart.
é chamado primeiro sub-producto dos combustiveis, aquando da evaporação da matéria bruta nas refinarias... (de acordo com um amigo que trabalha na galp).
tb é produzido através da refinação dos outros (gasolina e diesel) e quando mais refinados estes estão a ser, mais gpl se produz.
do gás natural, tb é extraído «gpl».
ou seja, há uma série de fontes de onde ele provem, na prática, é uma mistura entre propano e butano, e não precisa de lhe ser adicionado mais nada para arder... qualquer um deles arde bem sozinho hehehe
o que lhe é adicionado, é um quimico para deitar cheiro, e assim ser facilmente detectado...
cá em pt, essencialmente é propano (100%), já em espanha a proporções são defenidas por lei (salvo erro 80%propano + 20%butano)... cá a lei tb obriga, mas as gasolineiras, fazem o que bem lhes dá na mona e essa lei é «tábua rasa»....
quanto aos diesel, isso é verdade, apesar de não estarem homolgado em pt.
um kit desses custava aproximadamente 700 pacotes das velhinhas, e só era rentável para grandes frotas de pesados de longo curso e de trassportes muito especificos, já que por não poder substituir o diesel como acontece na gasolina, o unico ganho que há é no aumento da potência... +30%... só que quando falamos de camiões diesel.... convenhamos, que nem sempre a potência é o principal problema.
quem tb por vezes utiliza gpl com diesel, é nas competições de tt, em que certos jipes a diesel entram. mas esses casos estão documentados e são regulamentares!!! creio que em pt há(ou houve) um caso desses...

Captain
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta ago 17, 2006 10:50 pm
Contacto:

Proibição de uso de GPL

Mensagem por Captain »

boas,
parece que muita gente desconhece o verdadeiro motivo porque é proibida a circulação e estacionamento de veículos a gpl em parques fechados e/ou subterrâneos. pelo menos não vi aqui nenhuma explicação.
o que acontece é que o gás é mais pesado que o ar e em caso de fuga, não é possível extraí-lo dos pontos mais baixos para onde vai "escorrer".
torna-se um factor potencial de explosão, por exemplo em fossas e caixas de elevadores. haverá a tendência par se esgueirar para dentro das caixas de saneamento e daí para a rede publica.
acumula-se e um belo dia um funcionário acende um cigarrito e pum!!!
também está proibido o seu uso em barcos, que devido ao formato e estanquicidade do casco se transformam num receptáculo. o uso de garrafas de gás a bordo de embarcações tem de ser feito de maneira a que a garrafa esteja dentro de uma caixa com purga para o exterior e nunca para dentro.

pauloans
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por pauloans »

captain, desculpa mas isso é uma falsa questão.
não estou a dizer que o gpl não é mais pesado que o ar, é-o, de facto. o problema é a lei já é do tempo em que se escrevia pharmacia.
se houver gasolina espalhada no chão, como tantas vezes há nos parques de centros comerciais, se lhe atirares uma beata, o mais certo é ter o mesmo efeito... o argumento que evapora, tb pode ser utilizado para o gpl... que se espalha... não fica todo ali todo juntinho de braço dado à espera de uma ignição. agora, as hipoteses disso acontecer são quase nulas. quantos carros a gasolina não arderam já... por problemas electricos... raios... deveriam proíbi-los de entrar em parques fechados....
além do mais as viaturas a glp teem mais sistemas de segurança que as outras viaturas. nos outros países, mesmo em parque subterraneos, não só é permitido estacionar, como há lugares reservados para gpl. ora se os carros e os kits são os mesmos, qual a diferença? a diferença está na lei, que não permite um carro a gpl, mas permite duas bilhas de gás na garagem...
já agora, o que é proíbido é o estacionamento, a circulação não o é! o sinal de proibição à entrada de parques é ilegal.

Autor do tópico
Sa
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Sa »

boas

concordo perfeitamente contigo, as lei por vezes têm que ser renovadas, e actualizadas, o que nao acontece com o gpl. cada carro a gpl e obrigado a respeitar varias normas de segurança, o que torna praticamente impossivel um carro a gpl explodir. alguem viu algum??
se falamos de novas energias, considero esta nao uma nova energia, mas sim o aproveitamento de um desperdicio que quando nao queimado é muito prejudicial ao ambiente.

Captain
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Contacto:

GPL

Mensagem por Captain »

pauloans e sá,
o que está em causa na legislação, não é a nossa opinião nem os nossos conhecimentos. eles não querem saber o tu pensas. só querem o teu voto.
a quem legislou, tinham-lhe dito que o gás explodia. ponto final.
na cabeça do legislador (s) está a imagem de uma explosão, não o confronto entre gasolina e gás ou outra coisa qualquer. o legislador considera este grupo de pessoas uns tolinhos maníacos da ecologia, brinquedos e invenções. os carros são para andar a gasolina e mais nada!o legislador é detentor de toda a sabedoria e os outros como nós, não passamos de "professores pardal". só servimos para dar trabalho.
a unica maneira de mudar isto é com uma revolução em que atires todas as leis para o lixo e faças novas ou então começares a treinar para primeiro-ministro, obter uma maioria, não chamar para o governo tipos ligados às petrolíferas nem aos bancos e eléctricas.
sem isto e sem a ué mandar, estás feito e ficas como estás. parado!
cumprimentos,
captain

pauloans
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por pauloans »

captain, óh como te entendo.
meti-me uma vez na politica. chegou!
não tenho estomago, nem figado para trafulhices.
como sei que não consigo mudar nada com o meu voto, só me resta, eu fazer a minha parte e esperar que o «resto» do país acorde.
na minha casa e na futura prole, vou incutir o mesmo espirito... quem sabe se a próxima geração consegue mudar isto...

Captain
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Contacto:

GPL

Mensagem por Captain »

ok pauloans(elmo?),
continua esse trabalho, tenta mudar quem puderes e quando começares a fazer a tua parte da próxima geração, incute com força nessa malta os valores que defendes.
uma geração já está perdida nesse aspecto. as pessoas só acordam quando lhes entra a água pela porta dentro ou o fogo lhes chamusca as ventas.
o lixo é para atirar para o chão e nunca para recipientes. depois paga-se a factura.
eu, pela minha parte, tento cumprir.
um abraço,
captain

Guilhotina
Membro
Membro

pauloans Escreveu:o «gpl» não é um producto 100% standart.
é chamado primeiro sub-producto dos combustiveis, aquando da evaporação da matéria bruta nas refinarias... (de acordo com um amigo que trabalha na galp).
tb é produzido através da refinação dos outros (gasolina e diesel) e quando mais refinados estes estão a ser, mais gpl se produz.
do gás natural, tb é extraído «gpl».
ou seja, há uma série de fontes de onde ele provem, na prática, é uma mistura entre propano e butano, e não precisa de lhe ser adicionado mais nada para arder... qualquer um deles arde bem sozinho hehehe
o que lhe é adicionado, é um quimico para deitar cheiro, e assim ser facilmente detectado...
cá em pt, essencialmente é propano (100%), já em espanha a proporções são defenidas por lei (salvo erro 80%propano + 20%butano)... cá a lei tb obriga, mas as gasolineiras, fazem o que bem lhes dá na mona e essa lei é «tábua rasa»....
quanto aos diesel, isso é verdade, apesar de não estarem homolgado em pt.
um kit desses custava aproximadamente 700 pacotes das velhinhas, e só era rentável para grandes frotas de pesados de longo curso e de trassportes muito especificos, já que por não poder substituir o diesel como acontece na gasolina, o unico ganho que há é no aumento da potência... +30%... só que quando falamos de camiões diesel.... convenhamos, que nem sempre a potência é o principal problema.
quem tb por vezes utiliza gpl com diesel, é nas competições de tt, em que certos jipes a diesel entram. mas esses casos estão documentados e são regulamentares!!! creio que em pt há(ou houve) um caso desses...
obrigado por fundamentares (o aroma também é uma propriedade) aquilo que eu queria dizer em relação ao gpl como resultado final das refinarias (inconveniente é claro, que agora começou a dar lucro!!! aos anos que vejo a ser queimado na petrogal no "cabo do mundo")

qto ao dizerem aos legisladores, dizerem-lhe que aquilo explode até ele sabe que isso é falso, o q ele sabe é q para lhe pagar o vencimento chorudo é preciso queimar muita gasolina ou diesel, qual biodiesel qual etanol qual hidrogénio e mesmo qual gpl qual quê!!!!!!

abrçs

Captain
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Contacto:

Mensagem por Captain »

e não precisa de lhe ser adicionado mais nada para arder... qualquer um
deles arde bem sozinho hehehe

dizes tu!

precisa de oxigénio...
digo eu.

captain

Autor do tópico
Sa
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Sa »

boas

o que precisamos realmente nesta republica das bananas é de pessoas em condiçoes. já repararam que quase todos os nossos politicos têm cursos superiores mas nenhum trabalha na sua area. o 1º ministro e enjenheiro (nem ele sabe de quê). o que digo basicamente é que todos eles refugiam-se na politica para poderem fugir dos seus fracassos profissionais, porque se fossem bons profissionais nas suas areas nunca abraçavam a politica como forma de vida. o quero dizer com isto, é que o problema tá neles proprios porque a maior parte das vezes nem sabem aquilo que estao a votar(uma bancada inteira levanta-se ou senta-se para contrariar a outro que esta ao lado).
no gpl acontece exactamente o mesmo, o gpl é gás, logo explode, e ainda por cima paga muito menos imposto, entao têm que arranjar maneira de nao perderem muita receita e vai dai cola-se o tó na trazeira, e tem que se proibir o estacionamento fechado, e daqui a 30 anos o outro que vier que resolva.
acontece no gpl mas poidem ter certeza que vai acontecer no bd, ovd, metanol e no etanol ja lhe trataram da saude por causa do vinho

Hugo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: terça jul 04, 2006 2:44 pm

Mensagem por Hugo »

olá amigos...

em primeiro lugar acho que todos têm razão à sua maneira...

em segundo em relação à poluição do gpl gnl há aqui qualquer coisa que escapa... sabem com certeza que o gpl e o gnl vêm dos gases do petroleo, tanto dos depositos como dos poços... quando se fura antes de sair crude sai gás natural e gases usados depois para gpl... estes gases ha alguns anos atras iam para a atmosfera queimados logo na origem (poços com o topo da torre a arder) ou simplesmente libertados, angola ainda ha pouco anos fez isto com uma grande quantidade de co2 para a atmosfera sem que houvesse qualquer proveito...enfim.

com isto quero dizer... os gases iram sempre para a atmosfera sejam queimados nos nossos carros e fogões ou não... e quer se queira ou não a exploração petrolifera não vai parar e não é por causa do gás que se fura mais... é por causa do crude.

e independentemente do preço dos combustiveis... entre ter o carro a andar a gas que iria de qualquer forma para a atmosfera produzindo os mesmo gases com efeito de estufa e ter o meu carro a andar com gpl ou gnl e que já não vai utilizar combustivel liquido feito do crude que polui mais na queima e polui muito mais a ser extraido, transportado e refinado... sinceramente prefiro mete-lo no meu carro.

gpl ou gnl basicamente é substituir um combustivel que polui muito por outro que é lixo dos poços de petroleo e iria ser lançado para a atmosfera de qualquer forma se não tiver utilização e poupando o crude para outros fins como plasticos e outros materiais.

abraços
h
Veículos ecológicos?

- 0% Emissões
- 0% Ruído
- 0% Impacto ambiental
- 100% corpo e mente saudável

http://www.amigosdapagaia.com
http://www.furatrilhos.com

Autor do tópico
Sa
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Sa »

boas
ora ai esta varia boas razoes para usar o gpl ou gnl. reapoveitamos aquilo que é lixo na extraçao do petroleo para os nossos carros. nao achao isto uma energia alertiva?
a extracçao do crude nunca vai acabar, poque é uma materia prima para quase tudo aquilo que utilizamos no dia a dia, agora temos sim é de encontrar outras formas de criar energia para poupar este poluente gerador de energia.

Fry
Staff Member
Staff Member
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm

Mensagem por Fry »

vamos continuar a usar fosseis..... reparem no clima que está em portugal em novembro.....

estamos a contribuir para que as gerações futuras paguem os erros ambientais de hoje. verões com temperaturas nunca registadas, furacões, nivel das águas a subir, etc....
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

Responder

Voltar para “Geral”