Microprodução 3,45KW - Thin Film Caldas da Rainha
-
Autor do tópico - Membro Gold
- Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Re: Microprodução 3,45KW - Thin Film Caldas da Rainha
Boas,
Por mais que queiramos refinar as previsões de produção dos sistemas de microprodução, existem variáveis que não conseguimos controlar.
Eu por norma comparo os resultados com o Sérgio Estevão, nos dias normais ele produz mais 1 a 2 kWh/dia que eu. Nos dias quentes a produção é semelhante (exemplo da última semana de junho).... mas tem dias em que o fator SÃO PEDRO faz toda a diferença! Por exemplo nos dias 1 e 2 de julho o SEstevao fez 59.1 kWh, eu nos não fui além dos 22,2 kWh, estamos a falar em mais 160% de diferença.
Espero que o S. Pedro siga os "passos" do "portas" e dê o lugar o outro mais competente e com maior sentido de equidade.
Por mais que queiramos refinar as previsões de produção dos sistemas de microprodução, existem variáveis que não conseguimos controlar.
Eu por norma comparo os resultados com o Sérgio Estevão, nos dias normais ele produz mais 1 a 2 kWh/dia que eu. Nos dias quentes a produção é semelhante (exemplo da última semana de junho).... mas tem dias em que o fator SÃO PEDRO faz toda a diferença! Por exemplo nos dias 1 e 2 de julho o SEstevao fez 59.1 kWh, eu nos não fui além dos 22,2 kWh, estamos a falar em mais 160% de diferença.
Espero que o S. Pedro siga os "passos" do "portas" e dê o lugar o outro mais competente e com maior sentido de equidade.
-
- Membro Platinium
- Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am
O São Pedro veio comigo passear pela Europa João.
. Mas já estamos de volta. ;-P. Eu é que não vos consigo acompanhar, mas já estive mais longe. A média do Estevão nestes últimos dois meses foi de 27,42 (no inversor, creio) e a minha foi de 25,05 (mas no contador). Mas nem tudo é mau, pois como ele recebe a 0,38 e eu a 0,6175, isto significa que eu levo 15,47€ de média diária contra os 10,42 dele. 
PS: Não faço a comparação contigo porque não tenho os teus dados à mão. Mas acho que contigo perco em ambos os casos.
.

PS: Não faço a comparação contigo porque não tenho os teus dados à mão. Mas acho que contigo perco em ambos os casos.

333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
-
Boas,Volt Escreveu: PS: Não faço a comparação contigo porque não tenho os teus dados à mão. Mas acho que contigo perco em ambos os casos..
Acompanhei a tua "foto reportagem" e devo confessar que fiquei ruído de inveja.

Quanto às comparações... estou em falta tenho de fazer uma noitada a preencher a folha de cálculo do Google Drive.
Um abraço,
-
- Membro Platinium
É verdade, é verdade... Até nos Alpes a 2 km de altitude apanhei bronze. :-p. Eu tenho uma relação privilegiada com o São Pedro.
.
Temos de ver se arranjamos é uma data boa para um segundo encontro de MPs.
Abraço.

Temos de ver se arranjamos é uma data boa para um segundo encontro de MPs.
Abraço.
-
- Membro Silver
- Registado: sexta abr 22, 2011 6:07 am
Volt Escreveu:O São Pedro veio comigo passear pela Europa João.. Mas já estamos de volta. ;-P. Eu é que não vos consigo acompanhar, mas já estive mais longe. A média do Estevão nestes últimos dois meses foi de 27,42 (no inversor, creio) e a minha foi de 25,05 (mas no contador). Mas nem tudo é mau, pois como ele recebe a 0,38 e eu a 0,6175, isto significa que eu levo 15,47€ de média diária contra os 10,42 dele.
PS: Não faço a comparação contigo porque não tenho os teus dados à mão. Mas acho que contigo perco em ambos os casos..
Viva, a minha média foi 27,42 no inversor e no contador. No meu excel arredondo sempre para baixo e comparo habitualmente a produção no contador vs inversor e faço os devidos acertos. A diferença entre a contagem do contador e o inversor reais deve andar por volta dos 5 Kw/ano.
Este ano tem sido bastante fraco em produções.... passámos de chuva infinita para temperaturas de 30 e muitos graus, o que obviamente reduz bastante a produção.
A crise é em tudo...
-
Boas,
Na terça passada, foi feita uma paragem para manutenção e limpeza do sistema. (o instalador tem alguns defeitos, mas também tem algumas virtudes e a preocupação da manutenção é uma delas).
Para terem uma pequena ideia, fica uma foto com alguns dos muitos parafusos trocados (estes por exemplo foram colocados em Janeiro/2012 quando foi feito o aumento de 4125Wp para 4675Wp).
A proximidade do mar pode justificar o estado de degradação, mas posso assegurar que quando foram aplicados foram bem cobertos com massa lubrificante da qual só já existem algumas marcas. Foram ainda reformuladas as strings, deixando de ter 17 strings de 5 painéis para ter 14 strings de 6 painéis. (Mais uma tentativa para perceber o fenómeno do aumento de tensão DC).
Cmps,
Na terça passada, foi feita uma paragem para manutenção e limpeza do sistema. (o instalador tem alguns defeitos, mas também tem algumas virtudes e a preocupação da manutenção é uma delas).
Para terem uma pequena ideia, fica uma foto com alguns dos muitos parafusos trocados (estes por exemplo foram colocados em Janeiro/2012 quando foi feito o aumento de 4125Wp para 4675Wp).
A proximidade do mar pode justificar o estado de degradação, mas posso assegurar que quando foram aplicados foram bem cobertos com massa lubrificante da qual só já existem algumas marcas. Foram ainda reformuladas as strings, deixando de ter 17 strings de 5 painéis para ter 14 strings de 6 painéis. (Mais uma tentativa para perceber o fenómeno do aumento de tensão DC).
Cmps,
-
Boas,
Mais um alerta à navegação, pois daqui a uns anitos podem ter que passar pelo mesmo.
No início do mês, foi feita uma ação de manutenção preventiva com substituição de alguns componentes da estrutura que apresentavam oxidação (viver perto da costa tem estas vantagens
)
Aproveitei ainda para refazer as strings de 5 para 6 painéis, o que levou a mexer praticamente em toda a cablagem e foi aí que começou mais uma aventura.
Nos dias que se seguiram o inversor nunca arrancou automaticamente, pois detetava passagem à terra. Esta passagem era causada pelo mau estado do isolamento dos conectores MC4 que com a humidade matinal deixavam passar tensão para a estrutura.
Lá ia eu de voltímetro em punho procurar o conector que tinha tensão entre ele e a estrutura, depois de encontrado era desligado, e o xantrex fazia o seu papel arrancando normalmente.
Isto prolongou-se durante dias, pois a cada dia eu ia reparando esse mesmo conctor, até que tive de mudra a estratégia, perder umas horinhas e tratar dos cerca de 190 pares de conectores, alterando um a um.
Nesta altura devem estar a questionar-se porque raio isto aconteceu, pelo que consegui averiguar, os cabos passaram 3 anos dobrados e atados com abraçadeiras. Agora ao serem mudados de posição alguns foram dobrados em posição diferente, o que permitiu a passagem de humidade pelos bocins dos conectores MC4 (a borracha que torna estanque o conector, ficou ressequida e ao mudar de posição não conseguiu manter a estanquicidade desejada).
Solução abrir todos os conectores, preenche-los com silicone, voltar a fechar, ficam as fotos. Eu sei que os meus painéis são chinocas, mas acredito que se fossem europeus o problema seria o mesmo, os 25 anos de garantia que são apregoados pelos fabricantes parecem-me pura ilusão.
Cada um de nós terá de se dedicar à bricolage se quer manter o sistema operacional por muitos anos, ou então ter a sorte de ter escolhido um instalador que se comprometa a realizar essas tarefas regularmente, o que não me parece estar a ser praticado até ao momento.
Cmps,
Mais um alerta à navegação, pois daqui a uns anitos podem ter que passar pelo mesmo.
No início do mês, foi feita uma ação de manutenção preventiva com substituição de alguns componentes da estrutura que apresentavam oxidação (viver perto da costa tem estas vantagens

Aproveitei ainda para refazer as strings de 5 para 6 painéis, o que levou a mexer praticamente em toda a cablagem e foi aí que começou mais uma aventura.
Nos dias que se seguiram o inversor nunca arrancou automaticamente, pois detetava passagem à terra. Esta passagem era causada pelo mau estado do isolamento dos conectores MC4 que com a humidade matinal deixavam passar tensão para a estrutura.
Lá ia eu de voltímetro em punho procurar o conector que tinha tensão entre ele e a estrutura, depois de encontrado era desligado, e o xantrex fazia o seu papel arrancando normalmente.
Isto prolongou-se durante dias, pois a cada dia eu ia reparando esse mesmo conctor, até que tive de mudra a estratégia, perder umas horinhas e tratar dos cerca de 190 pares de conectores, alterando um a um.
Nesta altura devem estar a questionar-se porque raio isto aconteceu, pelo que consegui averiguar, os cabos passaram 3 anos dobrados e atados com abraçadeiras. Agora ao serem mudados de posição alguns foram dobrados em posição diferente, o que permitiu a passagem de humidade pelos bocins dos conectores MC4 (a borracha que torna estanque o conector, ficou ressequida e ao mudar de posição não conseguiu manter a estanquicidade desejada).
Solução abrir todos os conectores, preenche-los com silicone, voltar a fechar, ficam as fotos. Eu sei que os meus painéis são chinocas, mas acredito que se fossem europeus o problema seria o mesmo, os 25 anos de garantia que são apregoados pelos fabricantes parecem-me pura ilusão.
Cada um de nós terá de se dedicar à bricolage se quer manter o sistema operacional por muitos anos, ou então ter a sorte de ter escolhido um instalador que se comprometa a realizar essas tarefas regularmente, o que não me parece estar a ser praticado até ao momento.
Cmps,
-
- Membro Platinium
Está descoberta a desculpa para me terem retirado quase todos os conectores... Enfim.
Obrigado pelo aviso. Os poucos conectores que ainda tenho podem passar pelo mesmo.
.
Obrigado pelo aviso. Os poucos conectores que ainda tenho podem passar pelo mesmo.

-
- Membro Silver
- Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Boas,JDuarte Escreveu:Boas,
No início do mês, foi feita uma ação de manutenção preventiva com substituição de alguns componentes da estrutura que apresentavam oxidação (viver perto da costa tem estas vantagens)
Cmps,
Está explicado a razão de os meus paineis trazerem uma indicação para se curvar o cabo a uma distancia minima de 200mm da ficha!

é certo que não são mc4 , são tyco solarlock , mas a ideia é a mesma.
Cumprimentos
Mario

http://lagossolar.wordpress.com
http://www.pv-log.com/en/photovoltaicpl ... joao-lagos
Mario

-
Boas Mário,
Claro que eu agora não dobrei os cabos juntos aos conectores, nou sou burro o suficiente pra cometer o mesmo erro duas vezes!
Os conectores são os de origem dos paineis (cabo de 4mm) e o anel de borracha que está dentro do bocim fica bem justo no cabo, o problema é que as amplitudes térmicas que os ditos anéis de borracha sofrem retiraram-lhe a elasticidade desejável.
Cmps,
Claro que eu agora não dobrei os cabos juntos aos conectores, nou sou burro o suficiente pra cometer o mesmo erro duas vezes!
Os conectores são os de origem dos paineis (cabo de 4mm) e o anel de borracha que está dentro do bocim fica bem justo no cabo, o problema é que as amplitudes térmicas que os ditos anéis de borracha sofrem retiraram-lhe a elasticidade desejável.
Cmps,
-
Olá Volt,Volt Escreveu:Está descoberta a desculpa para me terem retirado quase todos os conectores... Enfim.
.
Mas olha que a solução "ligador + manga termo-retrátil" também causa problemas.
Aqui foi usada manga recomendada para as ligações das bombas nos poços e furos por ser bastante mais grossa e possuir muito mais resina. O problema é que essa manga é própria para depois ser conservada em meio fresco e húmido, quando está debaixo dos painéis fica sujeita a temperaturas muito elevadas o que leva a criar pequenas fissuras.... (tinha aqui alguns casos em que depois de aplicada encolheu mais de 1 cm no primeiro verão!)
Um abraço,
-
- Membro Gold
- Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
Uma sugestão: Para proteger os cabos e ligações do sol, calor e chuva, especialmente para as instalações mais perto do mar, não será melhor (para quem voltar a mexer na coisa) colocar tudo dentro de tubo VD? Existem tubos VD para qualquer medida como voces sabem, e até os ligadores poderão ficar dentro do tubo VD.
Todo o plástico e borrachas que estão ao sol durante vários anos acabam por ficar tão secas que até ficam brancas, estalam e até se desfazem ao pó quando se lhes toca. Na proximidade do mar ainda é pior: até o barro se desfaz!
Para quem é mais experiente, faz sentido colocar toda a cablagem e ligações dentro de tubo VD (com o devido descaimento ou furos para não acumular água no seu interior)?
Todo o plástico e borrachas que estão ao sol durante vários anos acabam por ficar tão secas que até ficam brancas, estalam e até se desfazem ao pó quando se lhes toca. Na proximidade do mar ainda é pior: até o barro se desfaz!
Para quem é mais experiente, faz sentido colocar toda a cablagem e ligações dentro de tubo VD (com o devido descaimento ou furos para não acumular água no seu interior)?
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!
Mais de 160.000km em VE!
-
- Membro Silver
- Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Viva João,JDuarte Escreveu:Boas Mário,
Cmps,
nem eu estava a dizer uma coisa dessas, estava apenas a constatar que nos meus paineis vinha lá essa indicação, isso agora com o silicone vai aguentar uns tempos, se o silicone for "veda cola" melhor ainda, existe uma fita vulcanizadora que é muito utilizada para isolar por exemplo os connectores das antenas de satelite , que seria boa para isso , o unico problema é que é um bocadito cara , e tu tens porrada de fichas. tenho um amigo que utilizou a conhecida "Duck tape" para tapar os connectores do sol Alentejano , já lá está à 3 anos e continua boa, podera ser uma alternatina barata.
Cumprimentos
Mario

Mario

-
- Membro Silver
- Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm
Olá JDuarte!
Temos os painéis em seguidor hoje?

Temos os painéis em seguidor hoje?

=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
- Registado: sábado abr 16, 2011 4:03 pm
É verdade, também achei curioso, tens de nos explicar esse "mistério"
-
Boas,
Atendendo ao facto do país estar em crise... decidi criar um emprego e assim melhorar a produção. (por exemplo o colega Joaquim Melo este mês em 18 dias já levava 160 kWh a mais que eu).
De agora em diante antes de ir para a praia, o empregado empurra a estrutura para o lado nascente. Quando vem almoçar aponta a estrutura para sul. Quando a meio da tarde regressa à praia, volta a empurrar a estrutura desta vez para poente!
Digamos que tenho um seguidor manual!
Cmps,
Atendendo ao facto do país estar em crise... decidi criar um emprego e assim melhorar a produção. (por exemplo o colega Joaquim Melo este mês em 18 dias já levava 160 kWh a mais que eu).
De agora em diante antes de ir para a praia, o empregado empurra a estrutura para o lado nascente. Quando vem almoçar aponta a estrutura para sul. Quando a meio da tarde regressa à praia, volta a empurrar a estrutura desta vez para poente!
Cmps,
-
- Membro Silver
- Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm
Não acreditoJDuarte Escreveu:Boas,
Cmps,

Rodinhas só o Joaquim Melo

E sem rodinhas a estrutura seria muito pesada

=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
- Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
bela ideia
Agora é só aplicar uns actuadores com um relógio e ta feito 

Live long and prosper!
-
Boas,
Como podem verificar, por mais que se tente melhorar o sistema, o amigo S. Pedro tem sempre uma palavra a dizer!
Como podem verificar, por mais que se tente melhorar o sistema, o amigo S. Pedro tem sempre uma palavra a dizer!
-
Vivam,
Como é lógico, a melhoria na produção nada tem a ver com a construção de um seguidor, tal como disse no sábado passado (pois só os 84 Thin Film pesam 1680 Kg e possuem mais 94m2). Não mencionei logo o upgrade, porque só hoje o instalador iria informar o SRM.
Na verdade foi adicionada uma nova string de 10 painéis Suntech Pluto 185W-Ade (mono), o que levou a instalação a possuir 6470Wp.
Cada "super-string" dos thinfilm tem 1540Wp, logo os 1850Wp mono devem equivaler a um valor semelhante (devido ao facto de estarem em paralelo - como a perda dos mono anda na casa dos 0,39%/.ºC e os thinfilm apenas 0,21%/.ºC nos dias mais quentes os 1850Wp dos mono vão alinhar com os 1540Wp do thinfilm).
Para as minhas estimativas contarei apenas com 1540 x 4 = 6160Wp, aos quais ainda devo descontar 11% devido às perdas por sobredimensionamento do inversor.
Ficam as fotos que o pessoal tanto gosta! Agora só falta um dia de sol para testar ao limite!
Cmps,
Como é lógico, a melhoria na produção nada tem a ver com a construção de um seguidor, tal como disse no sábado passado (pois só os 84 Thin Film pesam 1680 Kg e possuem mais 94m2). Não mencionei logo o upgrade, porque só hoje o instalador iria informar o SRM.
Na verdade foi adicionada uma nova string de 10 painéis Suntech Pluto 185W-Ade (mono), o que levou a instalação a possuir 6470Wp.
Cada "super-string" dos thinfilm tem 1540Wp, logo os 1850Wp mono devem equivaler a um valor semelhante (devido ao facto de estarem em paralelo - como a perda dos mono anda na casa dos 0,39%/.ºC e os thinfilm apenas 0,21%/.ºC nos dias mais quentes os 1850Wp dos mono vão alinhar com os 1540Wp do thinfilm).
Para as minhas estimativas contarei apenas com 1540 x 4 = 6160Wp, aos quais ainda devo descontar 11% devido às perdas por sobredimensionamento do inversor.
Ficam as fotos que o pessoal tanto gosta! Agora só falta um dia de sol para testar ao limite!
Cmps,