Tabelas comparativas de motos eléctricas
-
jmal
- Membro Platinium

- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Re: Tabelas comparativas de motos eléctricas
certo volt, eu já não tenho dúvidas, uma é a circulação em auto-estrada, outra é o tipo de carta, são 2 coisas distintas.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
-
Tó Miguel
Autor do tópico - Membro Platinium

- Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
tens razão jmail, parece que ninguém se entende…
mas parece que vamos chegar lá, se não vamos ver:
1 – todos os ciclomotores estão limitados a uma velocidade igual ou 45 km/h, logo não podem circular nas auto-estradas. são todos os veículos com uma potência igual ou inferior a 4kw ou 50cc.
para obter a licença de condução de ciclomotor é necessário preencher os seguintes requisitos:
• ter 16 anos de idade com autorização escrita de quem exerça o poder paternal;
• aptidão física e mental;
• residir em portugal;
• não estar a cumprir proibição ou inibição de conduzir ou medida de segurança de interdição de concessão de carta de condução;
• aprovar no exame de condução – os titulares de carta de condução estão dispensados da prova teórica e os condutores habilitados com a categoria b obtida até 30 de março de 1998 consideram-se habilitados a conduzir ciclomotores;
• saber ler e escrever.
2 – os motociclos com potência superior a 4kw ou 50cc e inferior a 11kw ou 125cc, podem circular nas auto-estradas.
para obter a subcategoria a1:
• habilita à condução de motociclos de cilindrada não superior a125 cm3 e de potência máxima até 11kw.
• este título de condução pode ser obtido aos 16 anos de idades, no entanto, quando adquirida por pessoa com idade inferior a 18 anos é necessária uma autorização escrita de quem sobre ela exerça o poder paternal.
3 - os motociclos com potência superior a 11kw ou 125cc e inferior a 25kw ou 250cc, podem circular nas auto-estradas.
para obter a categoria al:
• habilita a condução de motociclos de cilindrada superior a 50cm3, com ou sem carro lateral.
• a idade de obtenção deste título de condução é por regra 18 anos. não obstante, só pode conduzir motociclos de potência superior a 25 kw e com uma relação potência/peso superior a 0,16 kw/kg(*), ou, se tiver carro lateral, com uma relação potência/peso superior a 0,16kw/kg, quem:
• esteja habilitado, há pelo menos dois anos, a conduzir veículos da categoria a, descontado o tempo em que tenha estado proibido ou inibido de conduzir (“acesso gradual”); ou
• seja maior de 21 anos e tenha sido aprovado em prova prática realizada em motociclo sem carro lateral e de potência igual ou superior a 35 kw (“acesso directo”).
(*) aqui está a resposta para as potências atribuidas e como vemos não basta ter mais de 25kw é também necessário ter mais de 0,16kw/kg
http://www.imtt.pt/sites/imtt/portugues ... tores.aspx
http://www.usados.biz/carta_conducao.php
mas parece que vamos chegar lá, se não vamos ver:
1 – todos os ciclomotores estão limitados a uma velocidade igual ou 45 km/h, logo não podem circular nas auto-estradas. são todos os veículos com uma potência igual ou inferior a 4kw ou 50cc.
para obter a licença de condução de ciclomotor é necessário preencher os seguintes requisitos:
• ter 16 anos de idade com autorização escrita de quem exerça o poder paternal;
• aptidão física e mental;
• residir em portugal;
• não estar a cumprir proibição ou inibição de conduzir ou medida de segurança de interdição de concessão de carta de condução;
• aprovar no exame de condução – os titulares de carta de condução estão dispensados da prova teórica e os condutores habilitados com a categoria b obtida até 30 de março de 1998 consideram-se habilitados a conduzir ciclomotores;
• saber ler e escrever.
2 – os motociclos com potência superior a 4kw ou 50cc e inferior a 11kw ou 125cc, podem circular nas auto-estradas.
para obter a subcategoria a1:
• habilita à condução de motociclos de cilindrada não superior a125 cm3 e de potência máxima até 11kw.
• este título de condução pode ser obtido aos 16 anos de idades, no entanto, quando adquirida por pessoa com idade inferior a 18 anos é necessária uma autorização escrita de quem sobre ela exerça o poder paternal.
3 - os motociclos com potência superior a 11kw ou 125cc e inferior a 25kw ou 250cc, podem circular nas auto-estradas.
para obter a categoria al:
• habilita a condução de motociclos de cilindrada superior a 50cm3, com ou sem carro lateral.
• a idade de obtenção deste título de condução é por regra 18 anos. não obstante, só pode conduzir motociclos de potência superior a 25 kw e com uma relação potência/peso superior a 0,16 kw/kg(*), ou, se tiver carro lateral, com uma relação potência/peso superior a 0,16kw/kg, quem:
• esteja habilitado, há pelo menos dois anos, a conduzir veículos da categoria a, descontado o tempo em que tenha estado proibido ou inibido de conduzir (“acesso gradual”); ou
• seja maior de 21 anos e tenha sido aprovado em prova prática realizada em motociclo sem carro lateral e de potência igual ou superior a 35 kw (“acesso directo”).
(*) aqui está a resposta para as potências atribuidas e como vemos não basta ter mais de 25kw é também necessário ter mais de 0,16kw/kg
http://www.imtt.pt/sites/imtt/portugues ... tores.aspx
http://www.usados.biz/carta_conducao.php
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16
Sócio ANE Nº 16
-
jmal
- Membro Platinium

, agora tá tudo entendido.
Cumps Inovadores
-
Topoman
- Membro Silver

- Registado: terça jun 03, 2008 8:07 pm
ora para mim está confusão desfeita!
concordo totalmente com este último post do to miguel, e para mim não existem dúvidas! por mim já nos entendemos, e como diz o volt... dia 22 lá estaremos a beber uns copos! eheh
cumps
concordo totalmente com este último post do to miguel, e para mim não existem dúvidas! por mim já nos entendemos, e como diz o volt... dia 22 lá estaremos a beber uns copos! eheh
cumps
Hugo Silva
BERECO EVO 7500kms
BERECO EVO 7500kms
-
jmal
- Membro Platinium

topoman Escreveu:ora para mim está confusão desfeita!
cumps
, bolas, vou tentar mas não prometo nada.
Cumps Inovadores
-
jmal
- Membro Platinium

esta cena das matriculas amarelas continua a fazer-me confusão, ainda ontem na evo tive de esmerar e rezar para passar por uma moto 4 com matrícula amarela, tive de a passar por que não aguentei o barulho de ir atrás dela, além do barulho como é possivel um veículo com matricula amarela andar à velocidade que anda, e já agora como é possivel deixarem aquilo fazer o barulho que faz, acho que nem um ampliador de 10.000w com a pior das músicas conseguia melhor melhor.
Cumps Inovadores
-
mix
- Membro Silver

- Registado: domingo jun 08, 2008 3:12 pm
as moto4 a partir de agr vêm todas com matricula amarela e por lei não podem passar dos 40km/h que obviamente não é a realidade...
[[]]
[[]]
13000km a electrões
Sócio nº 60
Sócio nº 60
-
jmal
- Membro Platinium

tens a certeza disso, se for verdade vou começar a xingar, xibar e tudo por ai a fora. quanto ao barulho a mesma coisa, não se pode ir atrás de uma coisa daquelas, e para agravar eu sou doente dos ouvidos.mix Escreveu:as moto4 a partir de agr vêm todas com matricula amarela e por lei não podem passar dos 40km/h que obviamente não é a realidade...
[[]]
Cumps Inovadores
-
mix
- Membro Silver

não posso dar a certeza pois quem me deu essa informação foi um colega que comprou recentemente uma moto4 e que trazia matricula amarela...
as moto4 antigas eram obrigadas a trazer um distico na trazeira com o numero 40 e algumas ainda têm, por isso tenho quase a certeza que a velocidade maxima permitida é mesmo 40km/h.
em relação ao barulho quanto maior for melhor lol pode não andar nada, mas se fizer barulho já vale a pena :p se tens problemas de audição e se ouvires mal, neste caso, sorte a tua
[[]]
as moto4 antigas eram obrigadas a trazer um distico na trazeira com o numero 40 e algumas ainda têm, por isso tenho quase a certeza que a velocidade maxima permitida é mesmo 40km/h.
em relação ao barulho quanto maior for melhor lol pode não andar nada, mas se fizer barulho já vale a pena :p se tens problemas de audição e se ouvires mal, neste caso, sorte a tua
[[]]
13000km a electrões
Sócio nº 60
Sócio nº 60
-
jmal
- Membro Platinium

mix Escreveu:não posso dar a certeza pois quem me deu essa informação foi um colega que comprou recentemente uma moto4 e que trazia matricula amarela...
[[]]
lol, o problema não é só ouvir mal, existem certas frequência que me são irritantes, estas são o caso. não andam dizes tu, o contador da bereco ia nos 85 kmh e ia a passa-la a conta gotas, o gajo ainda acelerou mais, mas vi que chegou mesmo ao seu máximo.
Cumps Inovadores
-
mix
- Membro Silver

eu sei que andam bem, embora não tenham conta km , mas passaste-a e isso é um ponto positivo para a evo!
[[]]
[[]]
13000km a electrões
Sócio nº 60
Sócio nº 60
-
Tó Miguel
Autor do tópico - Membro Platinium

- Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
e deve de ter muito menos autonomiaredrod Escreveu:não sei bem como é com moto 4 (sei que existem algumas diferenças) mas se ia a mais de 70 ou foi mudada ou já é mesmo motociclo mas não tenho a certeza porque tem algumas diferenças na legislação.
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16
Sócio ANE Nº 16
-
hmma
- Membro Silver

- Registado: segunda ago 24, 2009 12:06 pm
é impressão minha ou este tópico já está a virar mais para cartas e autoestradas em vez de comparar as scooters?!?
desde a publicação da tabela comparativa já devem ter saído mais novidades interessantes (principalmente nos componentes - bms, etc.)... que tal uma actualização, incluindo dos preços?
desde a publicação da tabela comparativa já devem ter saído mais novidades interessantes (principalmente nos componentes - bms, etc.)... que tal uma actualização, incluindo dos preços?
HMMA - Happy owner of a BERECO EVO 5.5
Just 50.200Kms... for now! >> Diário de Bordo
Mobilidade Sustentável
Just 50.200Kms... for now! >> Diário de Bordo
Mobilidade Sustentável-
Nuno Veloso
- Membro Silver

- Registado: sexta mai 15, 2009 2:41 pm
atenção que a carta al não está limitada a cilindrada, só potência! a a1 sim, mas a al não!tó miguel Escreveu:falando das cartas:
carta a1 que dá para conduzir motociclos até 125 cc e de potência máxima 11kw. esta carta pode ser tirada aos 16 anos.
carta al que dá para conduzir motociclos até 250 cc e de potência máxima 25kw. esta carta pode ser tirada aos 18 anos e ao fim de 2 anos após emissão de carta, passa a ap.
ap sem limitação.
ora no caso da vectrix temos 20kw o que dá para conduzir a partir dos 18 anos (carta al)
no caso das bereco não temos estes dados.
já no caso da arngren (teycars) há uma grande confusão, como podemos ver na tabela: potência fiscal 0,78kw, mas nas observações podemos ver potência máxima 0,027kw, que é considerada um ciclomotor o que bastará licença de condução para estar habilitado a conduzir.
http://www.teycars.com/img137.jpg
com carta al podes por ex. conduzir uma 500cc...se estiver limitada à potência de 25kw.