Colector Tubo Vácuo

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.

NunoNeiva75
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta fev 01, 2008 8:00 pm

Re: Colector Tubo Vácuo

Mensagem por NunoNeiva75 »

boas cblfreitas,

por acaso também já tinha pensado nisso. acho q os tubos estão apenas encaixados no suporte pelo que se conseguirá no verão fazer uma rotação de 90º aos tubos de modo a fazer diminuir a sua eficiência.

franzliszt,

se a relação custo/eficácia fôr melhor nos tubos de vácuo e se comprovar que a questão do sobreaquecimento no verão é ultrapassada, porque não usá-los?

aguardamos opiniões mais experientes.

cumprimentos.
A pensar em juntar-me ao clube das predator...

FranzLiszt
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça fev 26, 2008 2:04 am

Mensagem por FranzLiszt »

nunoneiva75 Escreveu:boas cblfreitas,

por acaso também já tinha pensado nisso. acho q os tubos estão apenas encaixados no suporte pelo que se conseguirá no verão fazer uma rotação de 90º aos tubos de modo a fazer diminuir a sua eficiência.

franzliszt,

se a relação custo/eficácia fôr melhor nos tubos de vácuo e se comprovar que a questão do sobreaquecimento no verão é ultrapassada, porque não usá-los?

aguardamos opiniões mais experientes.

cumprimentos.
a relação custo/energia fornecida nunca será melhor...

os tubos de vácuo são úteis em determinadas aplicações/situações, mas para aqs e/ou piscina, e partindo do pressuposto q conseguimos colocar o painel com uma boa orientação/inclinação, n existem motivos nem técnicos nem económicos para instalar os tubos de vácuo. aliás, em aplicações de média/baixa temperatura os planos selectivos conseguem mesmo ter rendimentos superiores.

DJGH
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta jun 01, 2007 2:08 pm

Mensagem por DJGH »

toze_feup Escreveu: ... e vou mas é investir em gerar a minha propria electricidade porque o quintal é grande e um gerador grande "home made" no fundo do quintal ainda dá mt fruta cá em cima!pelo menos para o cilindro electrico de 2kw chega para as horas q ele vai funcionar durante o dia, e de inverno então nem se fala!
caro tózé, qual é então a sua ideia para produzir a sua própria energia eléctrica?
DJGH

toze_feup
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta set 06, 2007 1:30 pm

Mensagem por toze_feup »

viva djgh ando a estudar umas turbinas verticais de baixo de ruido, para mim será a melhor aposta dado que aqui a zona norte é ventosa.
estive a ver no youtube e estou neste momento com uma pessoa da area da engª electrotécnica a estudar a hipotese e a testar quanta energia consegue ser produzida.
as turbinas são tipo esta: http://www.youtube.com/watch?v=q7ffnwke ... re=related
numa primeira fase construir uma coisa mais rudimentar tipo isto:
http://www.youtube.com/watch?v=kne_avfx ... re=related

tenho uma area grande de terreno e a ideia caso os custos de construção sejam baixos era montar inicialmente uma e se os resultados forem positivos e se o custo de execução for relativamente baixo montar 4 (dado que a mão de obra é home made).
nesta fase está-se a estudar a maneira com menos perdas para injectar na linha dos 220v a energia gerada pela turbina dado que as velocidades de rotação variáveis geram tensões variáveis que tem q ser continuamente corrigidas em fase e tensão para alinharem pela fase da energia proveniente da edp.se uma dessas turbinas de relativamente grande area de captação produzir um 1kw já fico contente, 4 seriam 4kw em pico claro, fazendo a conta a q grande parte do tempo elas rodariam a 60% do seu máximo, teria uma potencia na ordem dos 2.4kw e o sistema era escalavel. vai ser uma aposta a testar o que se consegue se funcionar prefiro ter uma bomba de calor de 500w a aquecer a água dos banhos e a ser alimentada por uma ups de 1000va (50€ na mbit) q por sua vez as baterias são alimentadas pela turbina do que ter paineis solares pois assim nc precisaria de backup nem de verão nem de inverno...
mas o tempo o dirá como correm as coisas ainda tenho um periodo de 2 anos até meter o projecto da casa e ter que por em pratica a solução final por isso ainda posso testar outras soluções caso surjam até lá, para já esta é a que me parece + viável.
esta solução é engraçada porque com a ups e o circuito da mesma invertido em prioridades (ou seja baterias com prioridade sobre a linha da edp), caso n exista carga nas baterias ele comuta automaticamente sem qq problema para os 220v da edp o que não deixa de ser confortavel e inteligente, pois aí sei que está apenas a ser usado qd é preciso ao contrário das resistencias electricas dos depositos de acumulação que não são mt inteligentes mts vezes são temporizadas em horários fixos que como sabemos n andam ao sabor da mãe natureza...para além disso um kit de baterias mais poderoso dar-me-ia possibilidade de carregar durante os periodos em q existe vento e não utilização de águas para caso não existisse vento suficiente nas alturas de necessidade ter uma reserva de corrente ainda considerável.
posto isto não se ficava desarremediado de inverno sendo o consumo superior (até será inferior porque há + vento), a gestão energetica parece-me mais inteligente e sobretudo se quiser sobredimensionar o sistema não tenho problemas de sobreaquecimentos de verão e posso sempre alimentar outras coisas na casa com essa energia que me sobrar como sejam arcas, frigorificos, luzes exteriores etc que podem cada uma ter a sua ups modificada a fazer essa alimentação numa primeira fase mais rudimentar, o ideal depois seria ter 1 ponto de entrada de energia em casa e essa energia fosse usada parcialmente por cada aparelho conforme as necessidades, mas isso é + avançado, para já o modelo turbina-ups para uma primeira fase de testes é o de menor custo e ideal.

cumps!

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

a ideia era boa, mas que tal algo mais elaborado!

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=inam4nr_tfi&nr=1[/youtube]

outra não fazia a ideia do quanta velocidade isto consegui reparem no passaro!

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=vpwadn8n ... re=related[/youtube]
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

DJGH
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta jun 01, 2007 2:08 pm

Mensagem por DJGH »

caro tozé, não se esqueça, e esse seu amigo electrotécnico deve saber, que não pode fazer injecção de energia na rede de qualquer maneira. para além dos aspectos legais, tem de fazer o sincronismo a rede e ter protecção de tensão e perda de sincronismo, ou seja, se a rede faltar, o seu aerogerador não pode ficar acoplado à rede a injectar energia, assim como se perder o sincronismo terá de "saltar" fora. isto é o que fazem os inversores de ligação à rede. de facto é mais "acessível" construír um circuito isolado da rede, para alimentar a sua carga, tipo ups mas com prioridade á bateria. vamos ver quanto isso vai custar... dê notícias.
DJGH

toze_feup
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por toze_feup »

sim eu e essa pessoa sabemos esses problemas de injecção directa na rede, daí o método ups para testes primários até se ver a viabilidade do aproveitamento eólico.
a ups já comprei custou 50€ na mbit é uma mustek 1000va offline (caso não vá avante o projecto fica sempre para o pc desktop/impressora/modem/telefone portatil/router sem fios etc).
os latões azuis de pvc por acaso já os tinha pois a minha familia possui um tinturaria e os produtos do "tinto" vinham dentro de latões exactamente iguais aos do video. o suporte para já utilizado vai ser um antigo poste de iluminação que tinhamos já no fundo da propriedade. a ideia depois da parte mecanica estar executada e motor certo escolhido para gerador, será ligar o gerador a um circuito de testes no computador que permite o computador simular cargas (através da introdução de resistencias q simulem carga no sistema) para fazer um registo de qt carga é q o aerogerador aguenta ou consegue alimentar em média, e a partir daí ver a viabilidade de utilização ou não (se a carga mal der para uma lampada de 100w nem vale a pena o trabalho).
a parte mais cara do projecto é arranjar um motor de 1kw que ainda andamos á procura, provavelmente vamos usar um alternador de camião da sucata modificado com uma cremalheira de desmultiplicação correcta (de uma bicicleta antiga) que vai alimentar o circuito e futuramente carregar directamente as baterias da ups, pois a tensão dc é + fácil de normalizar para já por todos os motivos q o djgh falou. e nesta fase não vale a pena estar a investir mt tempo em electronica de potencia e controlo para injectar na rede, interessa mesmo é verificar quanto se pode alimentar com um projecto destes. acho que antes do natal e nos tempos livres quer a parte mecanica quer o circuito de teste de carga e interface com o pc devem estar resolvidos para no inverno começar a testar em "força" o sistema.
os maiores problemas do projecto home made numa utilização a longo prazo real q penso que poderão existir serão mecanicos, desgaste dos rolamentos e detrioriação de algumas peças moveis ao estarem expostas ás intemperies...

cumps!

Oinq
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta set 28, 2006 8:03 pm

Mensagem por Oinq »

toze_feup Escreveu:esta solução é engraçada porque com a ups e o circuito da mesma invertido em prioridades (ou seja baterias com prioridade sobre a linha da edp)
tens algum esquema ja pronto para isso? ando à procura disso para um esquema solar, à anos!!! como de electrónica, não pesco peva, tenho de procurar este trabalho já feito...
Cumprimentos
Nuno Leitão

toze_feup
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por toze_feup »

opa é diferente para cada ups conforme o controlo disso é feito por micro ou é feito passivamente por electrónica discreta.
no caso da ups de 1000va é feito de forma passiva, é uma questão de trocar a relé que faz a comutação, para normalmente aberta em vez de notmalmente fechada.mas não fui eu q fiz a alteração isto foi o q percebi da mesma.

cumps!

Oinq
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta set 28, 2006 8:03 pm

Mensagem por Oinq »

hummm isso ainda sou gaju para pesquisar dentro da ups!
Cumprimentos
Nuno Leitão

NunoNeiva75
Membro Silver
Membro Silver

franzliszt Escreveu:
porque?...
os tubos de vácuo são úteis em determinadas aplicações/situações, mas para aqs e/ou piscina, e partindo do pressuposto q conseguimos colocar o painel com uma boa orientação/inclinação, n existem motivos nem técnicos nem económicos para instalar os tubos de vácuo.
podia ser mais específico nas afirmações que está a fazer?
aliás, em aplicações de média/baixa temperatura os planos selectivos conseguem mesmo ter rendimentos superiores.
não me parece, inclusivamente já disponibilizei a este forum algumas simulações feitas pelo único programa oficial e certificado pela adene, o solterm, em que, de longe, se comprova exactamente o contrário.

FranzLiszt
Membro Silver
Membro Silver

nunoneiva75 Escreveu:
franzliszt Escreveu:
porque?...
os tubos de vácuo são úteis em determinadas aplicações/situações, mas para aqs e/ou piscina, e partindo do pressuposto q conseguimos colocar o painel com uma boa orientação/inclinação, n existem motivos nem técnicos nem económicos para instalar os tubos de vácuo.
podia ser mais específico nas afirmações que está a fazer?
aliás, em aplicações de média/baixa temperatura os planos selectivos conseguem mesmo ter rendimentos superiores.
não me parece, inclusivamente já disponibilizei a este forum algumas simulações feitas pelo único programa oficial e certificado pela adene, o solterm, em que, de longe, se comprova exactamente o contrário.
o solterm é mt fraquinho. experimenta o trnsys

os selectivos podem obter rendimentos superiores em aplicações de média/baixa temperatura pq geralmente têm um rendimento óptico mt mais elevado dos q os de vácuo, e em aplicações em q as temperaturas de trabalho são baixas, as perdas térmicas acabam por ter menor relevância do q as perdas ópticas.

relativamente à relação custo/energia, é só efectuares os cálculos que chegarás à mesma conclusão.

NunoNeiva75
Membro Silver
Membro Silver

franzliszt Escreveu: o solterm é mt fraquinho. experimenta o trnsys

os selectivos podem obter rendimentos superiores em aplicações de média/baixa temperatura pq geralmente têm um rendimento óptico mt mais elevado dos q os de vácuo, e em aplicações em q as temperaturas de trabalho são baixas, as perdas térmicas acabam por ter menor relevância do q as perdas ópticas.

relativamente à relação custo/energia, é só efectuares os cálculos que chegarás à mesma conclusão.
o solterm é mt fraquinho? como já referi estamos a falar do único programa oficial e certificado pela adene para a simulação do solar térmico... não deve ser tão fraquinho quanto isso, mas quais são as grandes lacunas do solterm no cálculo do solar térmico?

já vi colectores de tubos de vácuo com rendimentos ópticos de 85%...
http://www.esolar.pt/tub_vac.htm

acho muito difícil os selectivos terem rendimentos muito mais elevados... estamos a falar de rendimentos nos selectivos na ordem de que valores? podes-me dar exemplos?

visto que o rendimento óptico é apenas um dos factores que influencia o rendimento global dum sistema solar, uma boa forma de comparação será medir o fornecimento de energia ao sistema, ao longo de um ano, de um colector.
os valores anuais de produtividade de 900 kwh/m2 de área de abertura não são nada de especial para um colector de tubos de vácuo. quais são os valores de referência no caso dos selectivos?

FranzLiszt
Membro Silver
Membro Silver

nunoneiva75 Escreveu:
franzliszt Escreveu: o solterm é mt fraquinho. experimenta o trnsys

o solterm é mt fraquinho? como já referi estamos a falar do único programa oficial e certificado pela adene para a simulação do solar térmico... não deve ser tão fraquinho quanto isso, mas quais são as grandes lacunas do solterm no cálculo do solar térmico?

já vi colectores de tubos de vácuo com rendimentos ópticos de 85%...
http://www.esolar.pt/tub_vac.htm

acho muito difícil os selectivos terem rendimentos muito mais elevados... estamos a falar de rendimentos nos selectivos na ordem de que valores? podes-me dar exemplos?

visto que o rendimento óptico é apenas um dos factores que influencia o rendimento global dum sistema solar, uma boa forma de comparação será medir o fornecimento de energia ao sistema, ao longo de um ano, de um colector.
os valores anuais de produtividade de 900 kwh/m2 de área de abertura não são nada de especial para um colector de tubos de vácuo. quais são os valores de referência no caso dos selectivos?
sabes pq é programa oficial e obrigatório para cálculo da contribuição do solar térmico em sistemas solares que integram habitações sujeitas à aplicação do rccte? pelo mesmo motivo que os administradores da sad do fcp recebem comissões megalómonas ao efectuarem contratos de novos jogadores. o solterm é mesmo mt fraco, mas admito que possa servir para pré-dimensionamentos.

esse colector de tubos de vácuo com correspondente documentação disponível no link é certificado? é q anunciar um rendimento óptico de 85% é mt fácil...

um bom colector selectivo, pode ter rendimentos na ordem dos 65%/70% c/ temperaturas de trabalho na ordem dos 45/50º. atenta ao declive das curvas representativas da variação do rendimento em relação à diferença de temperaturas entre colector e ambiente em colectores selectivos e tubos de vácuo, para compreenderes melhor aquilo q estou a afirmar.

valores de referência de produtividade n existem. é preciso analisar caso a caso. todavia, posso afirmar que um colector de tubos de vácuo médio em relação a um selectivo médio, em produção de aqs, consegue uma melhoria de contribuição energética anual na ordem dos 10%. vale o custo adicional? não

Mónica
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta jun 06, 2008 12:47 pm

Mensagem por Mónica »

uma vez que parecem "saber do que falam", queria colocar 2 perguntas:
- essas vantagens existem independentemente da estação do ano? (existe uma certa ideia de que os painéis de tubos de vácuo tem diferenças de rendimento entre verão e inverno ligeiramente menores que os planos)
- essas vantagens existem independentemente da inclinação (e orientação) dos painéis?
(aqui também pela tentativa de redução entre a diferença de produção verão/inverno: tenho neste momento "delineado" tentar colocar os painéis mais na vertical que o habitual, para "maximizar" a captação no inverno).

e já agora outra coisa: tenho visto "publicidade" a painéis de tubos de vácuo selectivos, isto é possível? pelo que percebi os tubos são revestidos a materiais que favorecem a captação...

obrigada por qualquer resposta.
cumprimentos,
mónica

NunoNeiva75
Membro Silver
Membro Silver

mónica Escreveu:uma vez que parecem "saber do que falam", queria colocar 2 perguntas:
- essas vantagens existem independentemente da estação do ano? (existe uma certa ideia de que os painéis de tubos de vácuo tem diferenças de rendimento entre verão e inverno ligeiramente menores que os planos)
- essas vantagens existem independentemente da inclinação (e orientação) dos painéis?
(aqui também pela tentativa de redução entre a diferença de produção verão/inverno: tenho neste momento "delineado" tentar colocar os painéis mais na vertical que o habitual, para "maximizar" a captação no inverno).

e já agora outra coisa: tenho visto "publicidade" a painéis de tubos de vácuo selectivos, isto é possível? pelo que percebi os tubos são revestidos a materiais que favorecem a captação...

obrigada por qualquer resposta.
cumprimentos,
mónica
segundo os dados que tenho, os tubos de vácuo conseguem ter um melhor rendimento no inverno (época de aquecimento).

por exemplo, no meu caso, segundo as simulações que fiz naquele programa fraquinho, fraquinho, a inclinação óptima fica-se nos 55 graus, o que dá uma fracção solar teórica de 92,8% (energia fornecida de origem solar vs energia de carga total necessária).

painéis de tubos de vácuo selectivos? e não se arranja aí um linkzito ou mais info?

obrigado.

NunoNeiva75
Membro Silver
Membro Silver

franzliszt Escreveu: todavia, posso afirmar que um colector de tubos de vácuo médio em relação a um selectivo médio, em produção de aqs, consegue uma melhoria de contribuição energética anual na ordem dos 10%. vale o custo adicional? não
contribuição energética anual diz-me pouco... importante é ter energia quando mais precisamos dela, no inverno.

tens a certeza que os colectores selectivos são bem mais baratos que os tubos de vácuo? não desenvolvo porque ainda estou a aguardar orçamentos.

manuelcar
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

contribuição energética anual diz-me pouco... importante é ter energia quando mais precisamos dela, no inverno.
discordo da afirmação. fundamentalmente o problema da energia é um problema económico (para a maioria de nós). nesse sentido os cálculos a efectuar são essencialmente financeiros. não é a autonomia ou uma fracção muito grande que interessa à maior parte das pessoas. o mais importante é o retorno do investimento, ou dos seus custos financeiros (juros, amortização, prazo de amortização versus prazo de validade previsto para os equipamentos, etc.).
parece-me neste tópico (excelente em tudo) que o que se degladia relativamente ás duas tecnologias disponíveis no mercado, é o conceito de rendimento. para uns o rendimento é a quantidade de energia que se consegue obter (no inverno). para os outros o rendimento diz respeito ao retorno de investimento solar, relativamente ao equivalente não renovável.
não sou um fundamentalista (nem do ambiente, nem da economia), mas a realidade parece-me fundamentalmente financeira.
reparem que também os hábitos e consumos divergem de família para família, e aqui interfere o bom isolamento de uma habitação ou a possibilidade de pagar os custos do aquecimento central, que nem todos têm. os meus vizinhos vivem dentro da chaminé onde cozinham e fazem quase tudo, deitam-se ás 9 da noite do inverno e tirando a lâmpada da cozinha e a bomba de água, não consomem mais energia do que a que lhes fornece a lenha. (sim, ainda há pessoas que vivem assim).
portanto, e em conclusão, sendo ambas tecnologias válidas e eficientes, a escolha pessoal acabará por recair na melhor solução pessoal. e é isso que cada um tem que fazer, contabilizar o que gasta e o que gastaria.
Porreiro, pá!

Mónica
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta jun 06, 2008 12:47 pm

Mensagem por Mónica »

peço desculpa pela demora, mas estive "desligada" durante uns dias.
via alguns sites, ex.:
http://www.lojasonline.net/sn/pd/faq_in ... user=66422
http://www.grauideal.pt/index.php?menu=2&idc=15&ids=10
http://catalogos.galecia.pt/2008/cat%20 ... 2008-2.pdf

o que referem é que o revestimento dos tubos é de um material que favorece a captação... não sei é se todos os tubos são assim, ou se há desvantagens em ser assim.

manuelcelar: concordo completamente consigo, em relação à questão financeira, tenho aliás sentido a dificuldade em dimensionar as minhas necessidades energéticas na minha futura casa: estamos a fazer "tudo que é possível" em relação à parte passiva... mas quando chega à parte de ver quanto "calor" precisamos, não há "modelos"... há valores "standards" que têm mais a ver com as "casas típicas". a nossa opção, para já, tem sido, na dúvida, tentar ir para a situação de potência abaixo, mas tenho dúvidas ainda assim... não é propriamente um cálculo que é feito.
tem alguma sugestão nesta área?

manuelcar
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

sim! aqui: http://www.greenpro.de/po/pv.html
os valores standard são uma abstracção que corresponde a uma média, mas são o melhor conselho para o correcto dimensionamento de um sistema. os valores seguros são os correspondentes à fracção defendida pelos técnicos (atenção que quando digo técnicos refiro-me aos engenheiros que escreveram esta brochura e aos que a adaptaram para portugal, os técnicos instaladores, excelentes pessoas todos concerteza, têm uma perspectiva polarizada pelo mercado e pela conveniência pessoal).
dá uma espreitadela ao folheto e depois abre um tópico para discutirmos, com a colaboração de todos, quaisquer aspectos técnicos ou dúvidas que tenhas. como já verificaste frequentam esta secção pessoas com sólidos conhecimentos de física, e outros com larga experiência pessoal.
boa sorte!
Porreiro, pá!

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”