Instalação de paineis fotovoltaicos

Local para debater sobre o autoconsumo

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am

Re: Instalação de paineis fotovoltaicos

Mensagem por visitante1 »

visitante1 Escreveu:
joaocfgoncalves Escreveu:Eu tenho uma proposta de 10.000€ com baterias até 9kw. Estou à procura de um sistema fotovoltaico com baterias, para carregar o meu VE.
não me parece de todo uma boa opção, mas posso estar enganado!
mesmo aqueles sistemas acoplados ao carro em que carrega de dia e descarrega de noite para a casa são uma treta, quanto mais um desses...
a não ser que a fonte seja totalmente renovável claro!
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Autor do tópico
nunozorrinho
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta nov 14, 2013 10:09 am

Mensagem por nunozorrinho »

visitante1 Escreveu:
visitante1 Escreveu:
joaocfgoncalves Escreveu:Eu tenho uma proposta de 10.000€ com baterias até 9kw. Estou à procura de um sistema fotovoltaico com baterias, para carregar o meu VE.
não me parece de todo uma boa opção, mas posso estar enganado!
mesmo aqueles sistemas acoplados ao carro em que carrega de dia e descarrega de noite para a casa são uma treta, quanto mais um desses...
a não ser que a fonte seja totalmente renovável claro!

desculpem a nota, mas parece-me que independentemente da validade da questão aqui levantada, não me parece que tenha nada a ver com tema aqui discutido...
O que é pretendido aqui é uma discussão sobre soluções possíveis para autoconsumo (ou venda) para a energia elétrica gasta numa habitação, e não num VE...

sobre esse tema parece-me totalmente interessante a criação de um tópico à parte (se ainda não existir).

JoCole
Membro
Membro
Registado: segunda mar 30, 2015 12:42 pm

Mensagem por JoCole »

apr Escreveu: Os dados recolhidos dos sensores de corrente vão para um recetor (pode ser um raspberry pi) que pode publicar essa informação localmente ou na internet (ou ambos) para fazer isto:

Imagem
(http://emoncms.org/)

Junta-lhe um MOC+TRIAC ou um SSRelay, usa um dos três CT's a medir a energia produzida do fotovoltaico e tens um "energy diverter" para um possivel grid tie. ;-)
Obrigado.

Muito interessante. Quanto pode custar uma coisa destas?
Andei a ver na net equipamentos para medir a produção e consumo e o mais barato que encontrei foi da OWL e Eco-eye mas as avaliações na Amazon deixam-me de pé.atrás.
AQS Vulcano
2x250W Gintech + APS YC500 + Owl intuition PV

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm

Mensagem por Emanuel Couto »

nunozorrinho Escreveu:
desculpem a nota, mas parece-me que independentemente da validade da questão aqui levantada, não me parece que tenha nada a ver com tema aqui discutido...
O que é pretendido aqui é uma discussão sobre soluções possíveis para autoconsumo (ou venda) para a energia elétrica gasta numa habitação, e não num VE...

sobre esse tema parece-me totalmente interessante a criação de um tópico à parte (se ainda não existir).
Tem razão nunozorrinho!

Mas o joaocfgoncalves não deve o ter feito por mal!

Como o comentário anterior era relacionado com baterias, ele aproveitou para colocar a sua questão.

Mas agradecia que o assunto se centralizasse no tema do tópico.

Já agora nunozorrinho, que acha dos nossos comentários em relação às suas dúvidas :!:
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

joaocfgoncalves
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta jul 03, 2014 10:05 pm

Mensagem por joaocfgoncalves »

Emanuel Couto Escreveu:
nunozorrinho Escreveu:

Tem razão nunozorrinho!

Mas o joaocfgoncalves não deve o ter feito por mal!

Como o comentário anterior era relacionado com baterias, ele aproveitou para colocar a sua questão.

Mas agradecia que o assunto se centralizasse no tema do tópico.

Já agora nunozorrinho, que acha dos nossos comentários em relação às suas dúvidas :!:

A minha observação veio só ao encontro do tema "Instalação de paineis fotovoltaicos". Pretendo investir nuns, mas com preferência com bateras, pois tenho de carregar o VE à noite.
Não vejo, onde está o incomodo.
"i" Born Electric 07-06-2014. BMW i3.
http://www.facebook.com/optica.docentro

Emanuel Couto
Moderador
Moderador

Vamos ver se nos entendemos...!

joaocfgoncalves agradecia que criasse um tópico com as suas questões!
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Autor do tópico
nunozorrinho
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta nov 14, 2013 10:09 am

Mensagem por nunozorrinho »

Emanuel Couto Escreveu:

Bem, vou tentar sistematizar o que me levou a criar este tópico e o que me parece ser o que se interpreta das conversas e contributos que temos tido por aqui (quero, antes de mais, agradecer ao Fsilva pelas contribuições, que têm sido em quantidade e qualidade melhores que as que eu próprio teria feito, dado o desconhecimento que tenho sobre este tema.

Tenho, antes de mais, de dizer que o que me levou a criar este tópico foi a satisfação que tenho com o sistema de aquecimento e águas que instalei em 2009. tenho perfeita consciência de que o que poupo com este sistema é mais do que o que gastava com o gás, pois também tenho em consideração o menor consumo de água necessário para que esta aqueça.

Bem, e voltando ao tema, a verdade é que eu iniciei o tópico sem saber nada.
Percebi, por consulta a algumas notícias que vi, a questão do limite de 1500kw de produção sem necessidades de maior em relação a comunicações à EDP e afins.

Já sabia que sem acumuladores (i.e. baterias), que a energia gerada apenas poderia ser utilizada no momento, e que à noite (ou sem sol) que teria de consumir diretamente da rede, sem qualquer poupança.

No entanto, e compreendo que assim o seja (infelizmente), o que eu gostaria de perceber efetivamente era, para a região em que habito (S. Domingos de Rana, zona de Lisboa), se uma instalação de 1500Kw serviria para os consumos normais durante o dia, os tais chamados de "parasitas", como frigorificos, aquário, aparelhos em standby. etc...

Não que tenha feito grandes consultas ao mercado, mas do que me venho a aperceber os preços estão a ficar cada vez mais em conta.

Também criei este tópico porque de todas as empresas que consultei (via formulários disponibilizados nos próprios sites ou email), apenas uma me respondeu, indicando, entre outras coisas, que iria necessitar do envio de faturas da luz para poder dar um orçamento mais real. Eu ainda não necessito de um orçamento real, apenas aproximado.

Parece-me que o fsilva está muito mais à frente na pesquisa que eu, daí ter dito que por mim ele poderia "avançar" com o tema neste tópico.

E para finalizar, aproveito para dizer que gostava de perceber as diferenças que existem entre os negócios para autoconsumo e os para vender à rede, porque até agora pensava que mesmo no autoconsumo o que não gastava era vendido. E não gostei particularmente da ideia de "entregar" a energia não utilizada para outros ganharem dinheiro às minhas custas. Se fosse para "oferecer", então fá-lo-ia com todo o prazer, mas para outros venderem às minhas custas não gosto.

E obrigado pela participação ativa de vários utilizadores com conhecimento de causa. Espero que continuem a participar.

Quintas2
Colaborador
Colaborador
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Mensagem por Quintas2 »

nunozorrinho Escreveu: No entanto, e compreendo que assim o seja (infelizmente), o que eu gostaria de perceber efetivamente era, para a região em que habito (S. Domingos de Rana, zona de Lisboa), se uma instalação de 1500Kw serviria para os consumos normais durante o dia, os tais chamados de "parasitas", como frigorificos, aquário, aparelhos em standby. etc...
Já deves ter visto por aí que podes contar com uma produção média anual de 1,5kW por cada W de painel instalado, para a região de Lisboa, eventualmente um pouco mais. Assim, 1500W de painéis dão-te 1500x1,5=2250kW por ano, ou seja 6,2 kW por dia.
Se contasses que conseguias consumir isso só nos consumos "parasitas", por exemplo ao longo de 12 horas de sol, isso dava cerca de 500W por hora. Mas nenhuma casa normal tem esse exagero de consumos "parasitas". Se os tivesse, 500Wx24horasx365dias=4380kW (ou seja €832 a €0,19/kW) por ano só para isso. Pouco mais gasto eu por ano em todos os consumos da casa.
O pior é que a produção vai concentrar-se em poucas horas do dia e mais no verão, logo escoar todo o excesso de produção para a EDP, se não tiveres baterias (e estas não compensam). E muitas vezes (princípio e fim de dia, dias nublados) não vais produzir o suficiente para o que precisas.
Outra noção: eu tenho consumos anuais de cerca de 5000 kW, mas os meus consumos "parasitas" são de apenas cerca de 120 W por hora. Mas tenho sempre gente em casa com outros consumos: TV, computador, máquinas de lavar, pelo que pode compensar um pouco mais.

Também criei este tópico porque de todas as empresas que consultei (via formulários disponibilizados nos próprios sites ou email), apenas uma me respondeu, indicando, entre outras coisas, que iria necessitar do envio de faturas da luz para poder dar um orçamento mais real. Eu ainda não necessito de um orçamento real, apenas aproximado.
Não podes calcular necessidades fotovoltaicas só com faturas de eletricidade. É muito diferente consumires 3 kW/dia e estares a trabalhar fora de casa todo o dia - quase sem consumos quando os paineis produzirem, ou teres o mesmo consumo de 3 kW com gente em casa durante o dia a consumir tudo o que produzires. No 1.º caso pode nem valer a pena instalares 1 só painel, enquanto que no segundo pode valer a pena instalares 2, por exemplo. E, contudo, o consumo diário é o mesmo.

E para finalizar, aproveito para dizer que gostava de perceber as diferenças que existem entre os negócios para autoconsumo e os para vender à rede, porque até agora pensava que mesmo no autoconsumo o que não gastava era vendido. E não gostei particularmente da ideia de "entregar" a energia não utilizada para outros ganharem dinheiro às minhas custas. Se fosse para "oferecer", então fá-lo-ia com todo o prazer, mas para outros venderem às minhas custas não gosto.
E pode ser vendido, mas é vendido a um preço inferior àquele a que compras à EDP e pior, a uma preço inferior ao que te vai custar produzi-lo. Neste momento compras 1 kW à EDP por 19 cêntimos; pelo preço de instalação do fotovoltaico, se calhar vais produzir 1kW a 14 cêntimos e vais vender o excesso de produção à EDP a 10 cêntimos o kW. ASSIM, não compensa produzires em excesso para vender. Compensa só produzir +- o que consegues consumir e, precisamente pela diferença dos 14 para 19 cêntimos ser tão pequena, os sitemas vão demorar alguns anos a dar-te o retorno do investimento.
E com baterias, se calhar cada kW que produzires vai custar-te 22 cêntimos.
Nota que os valores podem não ser exatamente esses, mas as ordens de grandeza são, para te dar uma ideia.
E finalmente, o que precisas mesmo é de ler mais. Lê os 3 primeiros tópicos do Autoconsumo e os tópicos para onde eles te remeterem. Vais esclarecer muitas dúvidas.
Cumprimentos,
Quintas2

Emanuel Couto
Moderador
Moderador

Efetivamente esta questão de um correto dimensionamento não é assim tão simples como algumas entidades/empresas/ou mesmo alguns user's dão a entender.

Não se pode fazer um dimensionamento consciente só a pensar em condições de produção óptimas, e nos watts que vêm marcados nos painéis, as coisas não são bem assim... e os muitos user's com experiência nessa área sabem bem do que estou a falar...

Já agora aproveito para comentar algo que já estou para falar há algum tempo.

Quando se fala em regular a potência PV para o nosso sistema baseado nos nossos consumos em stand-by é um erro!

Dependendo dos equipamentos com cargas indutivas/capacitivas que temos na nossa habitação, apenas em (5) minutos com essas cargas no seu máximo/ou próximo disso, (em termos de consumo) podem representar o mesmo que (muitas horas de stand-by...)

Por esse facto nunca podemos ter por base os stand-by's, mas sim o que vamos consumindo ao longo do dia##_/\_/\_/\_##
Imagem

JoCole
Membro
Membro
Registado: segunda mar 30, 2015 12:42 pm

Mensagem por JoCole »

nunozorrinho Escreveu: Não que tenha feito grandes consultas ao mercado, mas do que me venho a aperceber os preços estão a ficar cada vez mais em conta.

Também ando a fazer consultas para a instalação de painéis e a quantidade de respostas é desoladora. É impressionante como no tempo que que vivemos há tanta empresa a ignorar potenciais clientes.
AQS Vulcano
2x250W Gintech + APS YC500 + Owl intuition PV

fsilva
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta abr 09, 2015 10:25 am

Mensagem por fsilva »

Emanuel Couto Escreveu: Dependendo dos equipamentos com cargas indutivas/capacitivas que temos na nossa habitação, apenas em (5) minutos com essas cargas no seu máximo/ou próximo disso, (em termos de consumo) podem representar o mesmo que (muitas horas de stand-by...) #[/b]
quais são os equipamentos com essas cargas indutivas/capacitivas, podes dar um exemplo?

é por exemplo o "arrancar" do frigorifico que no consumo normal está a 125w mas no arranque faz 1000 e tal watt ?

em relação aos orçamentos, tenho pedido, alguns respondem outros não,
alguns quando pergunto quanto consigo poupar com este ou aquele kit (parece-me a mim) que querem empolar um pouco a produção/poupança
por exemplo o kit que referia lá atrás (4 painies de 250w (1000W) + 4 baterias Trojan 250Ah 6V) conseguiria poupanças de quase 50€ por mês !!!!!!!!:geek: :geek:

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Mensagem por CrOhN »

fsilva Escreveu:alguns quando pergunto quanto consigo poupar com este ou aquele kit (parece-me a mim) que querem empolar um pouco a produção/poupança
por exemplo o kit que referia lá atrás (4 painies de 250w (1000W) + 4 baterias Trojan 250Ah 6V) conseguiria poupanças de quase 50€ por mês !!!!!!!!:geek: :geek:
Lol!! Bota 3x os 1000W e 4x as baterias, e talvez estejas perto disso! ;)

fsilva
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta abr 09, 2015 10:25 am

Mensagem por fsilva »

de facto este tópico deu-me para "abrir os olhos" e acabar com algumas ilusões de mega rendimento e mega poupança em energias fotovoltaicas
farto de fazer contas e mais contas e começo a chegar á conclusão que o sistema com baterias demora alguns 10 anos a amortizar
ora em 10 anos muita coisa pode acontecer... o inversor pode avariar ou as baterias derem o berro, etc
e o preço dos painéis e baterias também podem baixar muito

quem partilha da mesma opinião??

Quintas2
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Quintas2 »

fsilva Escreveu:de facto este tópico deu-me para "abrir os olhos" e acabar com algumas ilusões de mega rendimento e mega poupança em energias fotovoltaicas
farto de fazer contas e mais contas e começo a chegar á conclusão que o sistema com baterias demora alguns 10 anos a amortizar
ora em 10 anos muita coisa pode acontecer... o inversor pode avariar ou as baterias derem o berro, etc

Eu partilho e é por isso que estou aqui no forum há mais de um mês e continuo com toda a calma, a aprender devagar, até decidir. O problema é que começo a gostar disto e por vezes vem a tentação de querer embarcar em mais do que se justifica do ponto de vista estritamente económico.
Cumprimentos,
Quintas2

Emanuel Couto
Moderador
Moderador

Quintas2 Escreveu:
fsilva Escreveu:de facto este tópico deu-me para "abrir os olhos" e acabar com algumas ilusões de mega rendimento e mega poupança em energias fotovoltaicas

Eu partilho e é por isso que estou aqui no forum há mais de um mês e continuo com toda a calma, a aprender devagar, até decidir. O problema é que começo a gostar disto e por vezes vem a tentação de querer embarcar em mais do que se justifica do ponto de vista estritamente económico.
Está uma frase interessante, de uma coisa que muitos ainda não conseguiram atingir :)

Compramos muitas coisas (e falo por mim) que não nos trará qualquer retorno financeiro (por vezes muito pelo contrário) e mesmo assim compramos...

Pelo menos nesta questão de energias alternativas sempre vamos ganhando algum, fora o bem que vamos fazer ao nosso planeta. Imagem
Imagem

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

Lá está alguém escreveu por cá.

Somos uns gajos que gastamos uns milhões para poupar uns tostões.

Não é nada difícil seguir o coração e pouco a cabeça.

Mas sem.estas coisas... "o homem sonha o mundo pula e avança..."
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm

Mensagem por rnlcarlov »

A decisão de em minha casa instalarmos uns 1.7kW de painéis solares no início do regime da microprodução foi uma dessas compras. O local não era muito propício para um bom desempenho dos painéis e o preço naquela altura era mesmo upa upa. Provavelmente nunca vou reaver o investimento desses painéis (sobretudo com uma avaria no inversor e a companhia de seguros fugir com o cú à seringa), mas desde o início que fomos mais na ideia de fazer alguma coisa para sermos mais amigos do ambiente do que propriamente obter retorno.

Quintas2
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Quintas2 »

Mas isto de sermos amigos do ambiente também tem que se lhe diga. Grande parte dos produtos não tem o custo ambiental integrado. Podemos estar a comprar uma coisa com um benefício ambiental aparente mas, no cômputo geral, atingir um resultado pior.
É que os custos ambientais na produção e eliminação de produtos no seu fim de vida ainda são pouco ou nada considerados.

O mesmo se passa com as energias renováveis. A produção de módulos solares é um processo que requer muita energia, cuja produção tem custos ambientais não integrados no preço final do produto. Não há certamente nenhuma fábrica de módulos que os produza à custa da energia produzida só de fonte fotovoltaica (dos mesmos módulos que tem instalados nos seus telhados); nem sequer de outras fontes unicamente renováveis. O mesmo passa-se com aerogeradores, etc., etc..

A internalização de todos esses custos será a única solução para podermos comparar soluções verdadeiramente amigas do ambiente. E, para isso, também é preciso que um kW de energia de fonte fóssil também tenha todos os custos internalizados, mas até lá...
Cumprimentos,
Quintas2

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm

Mensagem por rnlcarlov »

Penso que já alguém disse aqui que a energia produzida por um painel fotovoltaico ao longo da sua vida é muito superior ao que é consumido para a sua produção.

jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Mensagem por jmlflorencio »

Também já se disse aqui que isso é um daqueles mitos criados por quem não tem interesse em que estas coisas se desenvolvam...

Não sei qual das duas opiniões terá mais de verdade ;)

Responder

Voltar para “Autoconsumo”