serges Escreveu:Se o Jorge Rocha aceitar muda se para os Diarios de Bordo mas deixando aqui este tópico como "Fantasma"...
Que achas Jorge?
Por mim, tudo bem!
Assim já me tira algum trabalho!
Todas estas discussões são de grande valor. (Jmal e MVS) Obrigado
Neste momento estou a fazer a escolha do numero de células.
Estou a verificar que o carregador pode até atingir os 165V no final da carga.
Tenho já feito algumas experiências com diferentes números de células em série, e até agora a tendência será ficar por 44S. (ainda algumas por fazer...)
O sistema de carregamento interrompe quando se abre a tampa da ficha de entrada da alimentação 230v ac, e recomeça de novo quando se fecha. Paralelamente (ou em série) com o pequeno interruptor que lá está pode-se juntar a um futuro BMS, para fazer a protecção por tensão alta.
Ainda para o BMS, na fase de corte por tensão baixa, pode haver também um paralelo (ou série, dependendo se o contacto é normalmente aberto ou fechado), com o pequeno interruptor do pedal do travão (aquele que faz acender as luzes de "stop") passando assim a protecção por tensão baixa e sem desligar luzes ou piscas (da instalação de 12V).
As baterias são as que cá tinha para equipar nas motas, as Calb 60Ah (as de maior densidade por peso e volume e com preço aceitável).
Como a corrente maxima de saida das baterias é de 205A (se for numa subida pode ir sempre a gastar o máximo), optei por colocar 2 células em paralelo, formando apenas uma de 120Ah.
Depois de atingir uma velocidade tranquila de 60Km/h o consumo é de 45A (0,37C de descarga é a corrente que será utilizada em mais de 80% das deslocações)
Desta forma poderá ficar instalado um total de 17KWh.
Peso das baterias anteriores, os aproximados 12KWh, 270Kg (sem circuito de arrefecimento por água).
Peso das novas baterias LiFePO4 17KWh, 171Kg (sem necessidade de arrefecimento).
Diminuição de mais de 100Kg, correspondente a 10% do seu peso (já é considerável este ganho, que também se irá traduzir em maior eficiência).
Se alguém tiver outras experiências que eu ainda não tenha realizado, e que possa ser útil para o dimensionamento do pack de baterias, entre outros, ficarei agradecido pela partilha!
Cumprimentos electrizantes