Diario de bordo da Faisca Negra - 8KWh

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm

Re: Diario de bordo da Faisca Negra - 8KWh

Mensagem por Jorge Rocha »

Depois de alterar os parametros no controlador Kelly, tive de substituir o CB que tinha avariado uns dias antes, onde esteve a funcionar uma semana apenas. Para isso tive de desmontar a mota toda, pois o painel de instrumentos só sai depois de ser retirados todos os plasticos com excepcão do da frente.
Já é o segundo que avaria com uma semana de uso e só ainda os apliquei em 3 motas (só espero que o do XaYu não se atreva...), conclusão, foi o dia todo perdido por sua conta!
O tal painel onde se encontra o CB que só sai depois de ter retirado  quase todas as carnagens da mota.
O tal painel onde se encontra o CB que só sai depois de ter retirado quase todas as carnagens da mota.
P8290065.JPG (141.59 KiB) Visto 3451 vezes
Depois de ter desligado tudo (da grande trabalheira) ter que colocar outro e voltar a ligar tudo novamente.
Depois de ter desligado tudo (da grande trabalheira) ter que colocar outro e voltar a ligar tudo novamente.
P8290072.JPG (142.47 KiB) Visto 3451 vezes
Já no final do dia e pronta para entragar ao seu dono!
Já no final do dia e pronta para entragar ao seu dono!
P8290093.JPG (139.62 KiB) Visto 3451 vezes
O CB é um instrumento de medição importantíssimo para se poder gerir de uma forma inteligente a capacidade da bateria, assim como também a potencia debitada instantaneamente do motor.

Espero que te seja útil Markito, para que possas desta forma controlar o punho do acelerador, visto que agora a mota está a puxar bem!

Muitos bons Kms e tudo pelo melhor!
Tudo por um mundo mais limpo!

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

Qual ė o sintoma ?
Envia para os reparar.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Mumia
Moderador
Moderador
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am

Mensagem por Mumia »

uhmmmm finalmente uma foto da Faisca... ;) venham mais pa!! :P :lol:

ainda bem q td se resolve... agora q faça muitos km's sem probs :)
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 73000Km

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium

jmal Escreveu:Qual ė o sintoma ?
Envia para os reparar.
Neste caso o painel fica todo iluminado mas não mostra qualquer digito. Tenho outro (que nunca foi aplicado) que também se encontra com os mesmos sintomas.
Só ainda não os enviei por estar para receber novamente a mota do Sr.Faria (que deve chegar hoje), para lhe fazer outra substituição. Mas este mostra a potencia instantânea e a tensão total, tudo do lado direito não mostra.
Tenho até uns vídeos feitos com o meu novo telemóvel, onde mostra os comportamentos dos CB´s, mas ainda não sei enviar através dele.
Para além dos 6 que te comprei, queria mais 5 (para equipar 11 motas no total), mas assim já não tenho a confiança para os colocar... :oops:

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

Jorge Rocha Escreveu:
jmal Escreveu:Qual ė o sintoma ?
Envia para os reparar.
Neste caso o painel fica todo iluminado mas não mostra qualquer digito. Tenho outro (que nunca foi aplicado) que também se encontra com os mesmos sintomas.
Só ainda não os enviei por estar para receber novamente a mota do Sr.Faria (que deve chegar hoje), para lhe fazer outra substituição. Mas este mostra a potencia instantânea e a tensão total, tudo do lado direito não mostra.
Tenho até uns vídeos feitos com o meu novo telemóvel, onde mostra os comportamentos dos CB´s, mas ainda não sei enviar através dele.
Para além dos 6 que te comprei, queria mais 5 (para equipar 11 motas no total), mas assim já não tenho a confiança para os colocar... :oops:
No caso dos que ficam todos iluminados, repara que tens um potenciometro minusculo na board que serve para ajustar o brilho, tenta com cuidado ajustá-lo.

Ainda assim podemos sempre corrigir os defeitos, estes cb são a segunda versão que desenvolvi, e precisam de melhoramentos certamente.
Cumps Inovadores

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium

jmal Escreveu:
No caso dos que ficam todos iluminados, repara que tens um potenciometro minusculo na board que serve para ajustar o brilho, tenta com cuidado ajustá-lo.

Ainda assim podemos sempre corrigir os defeitos, estes cb são a segunda versão que desenvolvi, e precisam de melhoramentos certamente.
Fiquei agora mais contente!
O CB do Sr. Faria, depois de reprogramados os valores da tensão, dos Ah totais e dos Ah de reserva, ficou a funcionar normalmente.
Apenas no inicio, quando deveria aparecer "Monitor de Carga V-1.3 por jmal", aparece apenas um caracter todo preenchido e outro um pouco ruido...
Quando se liga a mota aparece isto em vez de "Monitor de Carga V-1.3 por jmal".
Quando se liga a mota aparece isto em vez de "Monitor de Carga V-1.3 por jmal".
P8310010.JPG (145.43 KiB) Visto 3336 vezes
Depois fica normal.
Depois fica normal.
P8310007.JPG (140.3 KiB) Visto 3336 vezes
Sei qual potenciometro te referes, vou tentar ajustar, mas duvido que isso altere alguma coisa.

Em relação aos melhoramentos, será que poderia ficar mais certinho no mostrador da potencia instantanea? É que quando a mota está em carregamento, com o carregador de 900W, por vezes começa a saltar entre os valores 0,25KW e 0,65KW de forma muito instavel, e no entanto no medidor da tomada da rede está sempre certinho, com variações de 2 ou 3 W acima dos 900W.
Assim como quando está a ignição ligada, mesmo com as luzes apagadas, de vez em quando mostra uns consumos instantaneos de 0,15KW (tal qual apanhei na foto de baixo esse momento) e nos restantes momentos está a mostrar 0,00KW. Porque será?
Desculpa lá as minhas duvidas...

Autor do tópico
Markito
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta jun 13, 2012 9:56 pm

Mensagem por Markito »

Boas pessoal eléctrico ;)

Ora bem, depois dos problemas de aquecimento da Faísca, o Jorge alterou alguns pormenores e pelos vistos alterou muito bem. :D

Na quinta feira, ao final do dia, fui a casa do Jorge buscar a Faísca depois das alterações executadas por ele.
Bem, mas que alterações !! :mrgreen:
Quando fui experimentar a Faísca, parecia que era outra Scooter !! :twisted:
Tinha notoriamente outra subida de “rotação”, nada a haver com os dias anteriores!
De tal forma, que bastaram cerca de 2 quilómetros para que ao regressar a casa do Jorge , regressava nesse momento com um sorriso de orelha a orelha !! :twisted: :lol: :D

Depois disso, disse-lhe que iria no dia a seguir (sexta-feira) fazer-lhe um teste mais rigoroso, agora em relação ao aquecimento do motor, pois iria até à Fig. da Foz.
Tivemos uma pequena conversa com os cuidados a ter com certos parâmetros que apareciam no CB e que se eu os cumprisse, em principio não ira ter problemas.

Desse modo, na sexta ao final da tarde, lá arranquei eu.
Segui o caminho todo com um olho no ladrão e outro no burro, ou melhor, com um olho no CB/velocímetro e outro na estrada !!
Cumprindo à risca os conselhos do Jorge, lá cheguei eu à Fiz. da Foz, sem algum tipo de problemas !
Estive pela Figueira cerca de uma hora e no regresso para Aveiro, entre Figueira e Mira, “apertei” um pouco mais com a Faísca, vindo com mais velocidade e com o punho mais à “vontade” !! :)
De Mira a Aveiro abrandei um pouquinho na velocidade e cheguei a Aveiro outra vez com um sorriso nos lábios ! :D

Obrigado Jorge !! ;) :D

Ainda fui ao Continente e à Sport Zone e assim sendo devo ter realizado cerca de 150 quilómetros.
No CB, quando cheguei a casa ao valores eram estes :
78.7 – 79.4 v (variava um pouquito entre estes dois valores)
45.50 A
39.44%

Parece-me que ainda faria mais alguns quilometritos (talvez 30 ?)

Jorge, Jmal e outros entendidos na matéria, quantos quilómetros é que na vossa opinião ainda faria (mais ou menos) ?

Vamos lá ver nas próximas semanas como correm as coisas, mas se for necessário alterar alguma coisa será algo de pormenor e em princípio fácil de alterar/corrigir.

Ah, e neste domingo prometo colocar uma fotozitas da Faísca !! :mrgreen:

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium

Pela matemática simples, poderia dizer que terias para fazer mais 45,5% dos km à mesma média de velocidade (portanto mais 125Km).
Por estar configurada para 100Ah com 10Ah de reserva, o valor percentual lá marcado não corresponde aos 100Ah, mas sim a 90Ah. Logo os 39,44% significa os 35,5Ah restantes mais os 10Ah de reserva. Quando as percentagens chegam a 0,00% significa que terá mais 10Ah.

Agora falando fisicamente, tendo em conta que os valores do CB podem não estar bem aferidos, e pelas tensões mostradas (se foram retiradas com a mota em descanso logo após a chegada), pode significar que já não teria muita capacidade. Pelo menos nas ThunderSky significaria que já estariam com menos de 20%. Vejamos, 78,7V / 25S = 3,148V por célula, que significa muito pouca capacidade. Agora se esses valores foram tirados em andamento, a coisa muda de figura... e para melhor?!

Só tu mesmo poderás fazer o teste, e até era bom que o publicasses cá, de retirar esses valores que o CB mostra a cada 20Km feitos com essa média de velocidades. Eu cheguei a fazer isso várias vezes com a Swen (até fazia as leituras de 10 em 10Km, retirados pelo PowerLog que era muito certinho), para ver qual a autonomia máxima, tanto com carga e a caixa das pizzas como sem carga e sem caixa das pizzas.
Para isso bastava parar um minuto a cada 10Km e fazer o apontamento respectivo.

Dependendo depois do que ela marcar no CB em Ah e %, quando desligar por completo, poderei aferir para que bata certo com a capacidade que tens no pack, (esquecendo um pouco as medidas padrão dos Ah), para que fique proporcional aos valores percentuais e com alguma reserva para que numa eventual descida de temperatura, ao fazer diminuir a capacidade do pack, não fiques a "penantes"!
Se poderes fazer isso aqui perto de minha casa a coisa é bem mais fácil e assim vou acompanhando o comportamento das células, para verificar se todas têm a mesma capacidade. É que mesmo jogando pelo seguro, tendo programado o controlador Kelly com a tensão de corte a 75V ficando em média com 3,000V por célula, mesmo assim gostava de na primeira vez que isso acontecesse eu pudesse acompanhar.
Aqui até é das zonas mais planas do planeta, onde se pode andar mesmo até às ultimas, que sempre se consegue fazer mais uns km, mesmo que muito devagar, caso seja necessário para chegar a casa.

Autor do tópico
Markito
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Markito »

Boas malta eléctrica ;)

Então aqui vão as ultimas novidades.

Desde que a Faisca Negra está nas minhas mãos (20 de Agosto) já fiz 1422 quilometritos, 630 nesta ultima semana. :mrgreen:

Até agora, a Faisca está a cumprir tudo aquilo para que foi construída e idealizada.

Consigo ir até à Fig. da Foz de forma a que quando saio do meu local de trabalho às 17:30, esteja na Fig. antes das 19:00.
Demoro cerca de 1:15 a lá chegar, sempre por estradas nacionais.
São cerca de 63 quilómetros do meu local de trabalho até ao meu local de treino e alguns mais quilometritos a mais depois até a minha casa. Serão cerca de 130 quilómetros este trajecto sem cargas pelo meio. :twisted:
Não esquecendo que se para a Fig. vou a uma velocidade "tranquila", indo mais ou menos a 65/70 km/h, à vinda para o meu outro local de treino (Mira), já ligo o turbo :twisted: , chegando em algumas zonas do percurso atingir cerca de 90 km/h :twisted:
Por outras palavras, naqueles cerca de 32 quilometros, é sempre a abrir :)
Depois, no regresso, volto novamente a uma velocidade "tranquila" até Aveiro.
Em termos de velocidade máxima, segundo o Jorge, já atingiu 103 km/h por gps :D
Acho que não está nada mal :lol:

Já vários conhecidos meus me abordaram por causa da Faisca Negra e os comentários foram muito positivos, quer em relação à sua estética, quer em relação à sua performance (velocidade máxima/autonomia).
Em relação à autonomia, com o tempo vou apercebendo da sua real capacidade e depois cá venho expor os dados ;)

Malta preciso da vossa ajuda para colocar umas fotos :mrgreen:
Tentei colocar, mas surgiu uma msg a dizer que "O Ficheiro é muito grande. O máximo permitido é 150 KiB.".
Como posso dar a volta a isto ? :mrgreen:

E_MAN
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça out 04, 2011 4:12 pm

Mensagem por E_MAN »

Diria FAMEL

Autor do tópico
Markito
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Markito »

"Diria FAMEL" - Não percebi... :?

Mumia
Moderador
Moderador

Mensagem por Mumia »

Markito Escreveu: Como posso dar a volta a isto ? :mrgreen:
Bom eu uso 3 maneiras q alguns ate podem rir...mas funciona... :P

1º Uso o Photoshop e salvo em modo "for web".. ou
2º Ponho no face... guardo... e apago do face.. (vem em tamanho ideal por norma) ou
3º Uso o Taptalk

Uma dessas resulta :lol: :lol: venham de la fotos!!!! :roll:
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 73000Km

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm

Mensagem por MRider »

boas

Porque não alojas as fotos no http://imageshack.us/.
Depois é so copiar o link e colocar aqui :mrgreen:
Live long and prosper!

XaYu
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta fev 03, 2010 10:48 pm

Mensagem por XaYu »

visitante2 Escreveu:boas

True, ou dropbox
(24 Abril 2010) PREDATOR Cinza Modelo C 40AH Lithium CHEGOU!!
(Junho de 2016) 'Parou' com cerca de 50.000KM

(Outubro de 2017) Vectrix Cinza 55AH Lithium Golf GTE CHEGOU!!
A rolar e com: 12.700KM

sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta jan 01, 2009 10:54 pm

Mensagem por sugarstorm »

Depois de muito lutar também acho que é a melhor forma.
Crias conta, fazes o upload e depois ao lado de cada foto pequena tens um link específico para colocar as fotos em fóruns.
Simples e fácil ;)

- Vectrix 2008 Li++A123 6.5Kw - 100.000 Kms.
- Aquecimento - Ecoforest Hidrocooper;
- AQS - TS 200L da Norquente.

Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm

Mensagem por Celestino »

sugarstorm Escreveu:

Depois de muito lutar também acho que é a melhor forma.
Crias conta, fazes o upload e depois ao lado de cada foto pequena tens um link específico para colocar as fotos em fóruns.
Simples e fácil ;)
Prefiro a Dropbox de longe.
Com ela, temos tudo isso tudo e ainda um repositório on-line com múltiplas funcionalidades para tudo o resto que desejarmos.

;)
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets

Autor do tópico
Markito
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Markito »

Vamos lá a ver se consigo colocar umas fotos :mrgreen:

Imagem

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

Agora está ok, não postes link ou caminhos do teu computador por que não são lidos pelo fórum. Se precisares de alguma ajuda apita.
Cumps Inovadores

Autor do tópico
Markito
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Markito »

Obrigado jmal ;)

Mumia
Moderador
Moderador

Mensagem por Mumia »

ui ui ui ja se vê uma foto.... :) ehehehe venham mais :P

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”