Microproducao 3.45 na regiao de Evora

Tudo que seja relacionado com Projectos

PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Microproducao 3.45 na regiao de Evora

Mensagem por PaulOL »

Neutrao Escreveu:
PaulOL Escreveu:
Uma lavagem ao nascer ou ao final do dia, os painéis agradecem e as produções, nem se fala... :lol:
Ola Pessoal

Seria possivel que quem tem a sua micro a ser registada em https://docs.google.com/spreadsheet/ccc ... rJoK#gid=6 pudesse inserir um comentario nos dias de limpeza de paineis?
Assim daria para ver as diferencas de rendimento limpos/sujos.

Quanto aos meus paineis , estes continuam sujos porque tenho de resolver o quanto antes uns problemas de acessibilidade ate ao telhado...E devo estar com menos uns 2 ou 3 kws por dia devido a isto .......Uns 20 euritos de producao a menos por mes :roll:

Boas!

Acho interessante a inclusão desse comentário... :mrgreen:
As condições climatéricas estão sempre em mutação, mas tira-se optimas elações consoante limpos ou sujos!


Autor do tópico
Neutrao
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 176
Registado: quarta jun 01, 2011 7:14 pm

Re: Microproducao 3.45 na regiao de Evora

Mensagem por Neutrao »

Ola pessoal

Sera possivel tambem eu entrar na folha de calculo das MPs aqui do forum?

Eu criei uma folha de Excell para mim , mas gostaria de partilhar os dados da minha micro aqui com o pessoal do forum.

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Microproducao 3.45 na regiao de Evora

Mensagem por Volt »

Sim. :-).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


Autor do tópico
Neutrao
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 176
Registado: quarta jun 01, 2011 7:14 pm

Re: Microproducao 3.45 na regiao de Evora

Mensagem por Neutrao »

Volt Escreveu:Sim. :-).
Optimo :D

E necessario alguma password para conseguir mexer nisto , correcto?


Acerca do meu inversor que e o Danfoss ULX 3600 OUTDOOR cod 139GOO63 com MPP voltage range 180-350 V , estou aqui com umas duvidas :?


1 - Aparece-me nas informacoes do painel TOTAL DRT GRID = 5H 30M

2 - Tenho duas strings , uma com 6 paineis e outra com 12 paineis.
A de 6 paineis marca voltagem abaixo de 180V e a de 12 paineis anda perto do 350V

Sera que algo esta mal nisto?


JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Microproducao 3.45 na regiao de Evora

Mensagem por JDuarte »

Neutrao Escreveu:
Optimo :D

E necessario alguma password para conseguir mexer nisto , correcto?


Acerca do meu inversor que e o Danfoss ULX 3600 OUTDOOR cod 139GOO63 com MPP voltage range 180-350 V , estou aqui com umas duvidas :?


1 - Aparece-me nas informacoes do painel TOTAL DRT GRID = 5H 30M

2 - Tenho duas strings , uma com 6 paineis e outra com 12 paineis.
A de 6 paineis marca voltagem abaixo de 180V e a de 12 paineis anda perto do 350V

Sera que algo esta mal nisto?
Viva,

Se a janela MPP é de 180 a 350, as strings deveriam estar dentro dessa janela, pois se o Danfoss se comportar com a maioria dos inversores... a produção da string que está fora da janela não estará optimizada, pelo que li no manual (de forma rápida) para haver produção a string tem de ter pelo menos 125V.
Se uma das strings não estiver a produzir deverá parecer um alerta na listagem de eventos (isto segundo o manual).
Eu arriscaria desligar o sistema e voltar a ligar com 8+10 ou mesmo 9+9 nas strings e verificar o efeito.

Cmps,


Autor do tópico
Neutrao
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 176
Registado: quarta jun 01, 2011 7:14 pm

Re: Microproducao 3.45 na regiao de Evora

Mensagem por Neutrao »

JDuarte Escreveu: Viva,

Se a janela MPP é de 180 a 350, as strings deveriam estar dentro dessa janela, pois se o Danfoss se comportar com a maioria dos inversores... a produção da string que está fora da janela não estará optimizada, pelo que li no manual (de forma rápida) para haver produção a string tem de ter pelo menos 125V.
Se uma das strings não estiver a produzir deverá parecer um alerta na listagem de eventos (isto segundo o manual).
Eu arriscaria desligar o sistema e voltar a ligar com 8+10 ou mesmo 9+9 nas strings e verificar o efeito.

Cmps,
Ola


Essa string com 6 paineis marca uma voltagem constante na casa dos 170v (infelizmente esta so com 6 paineis para isolar uma sombra)
Ate agora nao tenho reparado que essa voltagem me afectasse a producao . Ate porque embora tenha os paineis bem sujos estou com uma media parecida com o pessoal com potencia igual a minha.

O que me intrigou foi o TOTAL DRT GRID = 5H 30M. Que quer dizer este log? Tera alguma coisa a ver com o facto da voltagem desta string estar fora dos parametros , ou este tempo de DRT GRID num inversor ligado desde o dia 16/09 e algo normal?

Infelizmente nao consigo testar com diferentes strings , por estas serem fisicas (acho que so com alteracao dos cabos paineis/inversor)
De qualquer modo se estes valores nao forem normais e colocarem em risco o meu inversor eu pedirei ao meu instalador para alterar as strings.


Autor do tópico
Neutrao
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 176
Registado: quarta jun 01, 2011 7:14 pm

Re: Microproducao 3.45 na regiao de Evora

Mensagem por Neutrao »

Mais um update aqui

Hoje a voltagem das strings esta a preocupar-me bastante

A de 6 paineis anda na casa dos 140 volts e a dos 12 paineis ja chegou aos 360 volts.
Nao sei se isto tera a ver com o facto de estar um dia ora nublado , ora solarengo....Mas com isto tudo a sair-me para fora dos parametros permitidos no manual eu comeco a achar que o inversor pode vir a ter problemas.

O TOTAL DRT GRID nao se alterou , mantendo as 5H 30M no log


Autor do tópico
Neutrao
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 176
Registado: quarta jun 01, 2011 7:14 pm

Re: Microproducao 3.45 na regiao de Evora

Mensagem por Neutrao »

Ola Pessoal


Hoje tenho isto mesmo bera por aqui
Tenho tido o inversor em DRT MODE por variadas vezes.

Agora estou mesmo certo de que o problema esta nas voltagens das strings , pois apanhei uma delas com mais de 400V

Entretanto o meu instalador nao me pode ajudar porque nao esta em Portugal durante esta semana :(

Moro numa regiao priviligiada em exposicao solar , e nestes dias solarengos nem aos 20 kws chego.

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Microproducao 3.45 na regiao de Evora

Mensagem por visitante1 »

Viva,
no inicio deste topico dei uma dica que essa questão de 2 strings não é muito vantajosa, parece que não estava longe da verdade uma vez que isso está mesmo mau assim, pelo menos para minimizar tente colocar o mesmo numero de paineis por string.
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


Autor do tópico
Neutrao
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 176
Registado: quarta jun 01, 2011 7:14 pm

Re: Microproducao 3.45 na regiao de Evora

Mensagem por Neutrao »

pnunes Escreveu:Viva,
no inicio deste topico dei uma dica que essa questão de 2 strings não é muito vantajosa, parece que não estava longe da verdade uma vez que isso está mesmo mau assim, pelo menos para minimizar tente colocar o mesmo numero de paineis por string.
cumprimentos
Ola pnunes

A solucao das duas strings ate era boa , porque foi tudo feito com vista a que uma delas mantivesse a producao a 100% (sendo fisicas estas trabalham de modo independente) durante o tempo de sombra de chamine na outra.
O problema aqui foi ter-se exagerado na diferenca de paineis (uma com 6 e a outra com 12) e isso ter feito disparar as voltagens (numa para cima dos parametros e na outra para baixo).

De qualquer modo ainda a pouco consegui contactar o meu instalador e ate ao fim da semana alguem vira resolver o problema , que penso eu que seja equilibrar isto , talvez para 9*9


JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Microproducao 3.45 na regiao de Evora

Mensagem por JDuarte »

Neutrao Escreveu:Ola Pessoal


Hoje tenho isto mesmo bera por aqui
Tenho tido o inversor em DRT MODE por variadas vezes.

Agora estou mesmo certo de que o problema esta nas voltagens das strings , pois apanhei uma delas com mais de 400V

Entretanto o meu instalador nao me pode ajudar porque nao esta em Portugal durante esta semana :(

Moro numa regiao priviligiada em exposicao solar , e nestes dias solarengos nem aos 20 kws chego.
Viva,

Neutrão, qual o modelo especifico dos Qcells? Manda um link para o pdf dos paineis.
Os 400V podem não estar errados, basta que a temperatura baixe um pouco.... por exemplo os meus chinocas normalmente entregam cerca de 300V por string, com calor ficam-se pelos 270, num dia mais frio chegam aos 350V.
O DRT Mode é o quê segundo o manual? Deranting Mode? Será por estar fora da janela 175-350, ou será por temperatura?
Pensa na solução que mencionei, sobe ao telhado e muda a dimensão das strings em vez de 6 + 12, coloca 8+10. Não precisas de instalador para isso.
1. Desliga do lado AC
2. Desliga o lado DC.
3. Altera as strings... as fichas não deixam enganar
3. Volta a ligar
Se precisares de adicionar conectores (normalmente MC4) podes comprar em qualquer loja de electrónica.
Os 8+10 ou 9+9 é suficiente para por as duas strings dentro da janela MPPT óptima.

Cmps,


Autor do tópico
Neutrao
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 176
Registado: quarta jun 01, 2011 7:14 pm

Re: Microproducao 3.45 na regiao de Evora

Mensagem por Neutrao »

Ola JDuarte

Os meus paineis sao os http://www.q-cells.com/uploads/tx_abdow ... WEB_01.pdf de 230W

Quanto ao DRT vi que este nao e por temperatura porque tenho dois logs de DRT no visor ( TOTAL DRT TEMPERATURE que esta a 0 e TOTAL DRT GRID que ja me vai com 7 horas(fora o tempo que nao marca por nao aparecer logs de desligado ou reinicializando))
JDuarte Escreveu: Pensa na solução que mencionei, sobe ao telhado e muda a dimensão das strings em vez de 6 + 12, coloca 8+10. Não precisas de instalador para isso.
1. Desliga do lado AC
2. Desliga o lado DC.
3. Altera as strings... as fichas não deixam enganar
3. Volta a ligar
Se precisares de adicionar conectores (normalmente MC4) podes comprar em qualquer loja de electrónica.
Os 8+10 ou 9+9 é suficiente para por as duas strings dentro da janela MPPT óptima.

Cmps,
Eu bem me sinto tentado a fazer os procedimentos que dizes mas tenho medo de dar cabo de alguma coisa nisto , e assim , e melhor esperar pelo instalador.


JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Microproducao 3.45 na regiao de Evora

Mensagem por JDuarte »

Boas Neutrão,

Se não te sentes capaz de fazeres as alterações fazes bem em esperar pelo instalador.
Os 400V na string de 12 paineis é estranho porque cada painel em aberto debita 33,84V o que dá cerca de 405V. Se tens 400 Volts é porque o circuito está em aberto, ou seja, desligado.
Associando a mensagem DRT GRID, acho que o teu inversor está a desligar por alguma razão associada à rede... Qual a tensão de rede que tens nas horas de pico? A que valores desliga o inversor?
Cmps,


Autor do tópico
Neutrao
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 176
Registado: quarta jun 01, 2011 7:14 pm

Re: Microproducao 3.45 na regiao de Evora

Mensagem por Neutrao »

JDuarte Escreveu: Os 400V na string de 12 paineis é estranho porque cada painel em aberto debita 33,84V o que dá cerca de 405V. Se tens 400 Volts é porque o circuito está em aberto, ou seja, desligado.
Ola JDuarte

Realmente ontem quando li os dados tinha o sistema em PV CONFIG AUTODETETING , ou seja reiniciando-se (coisa que hoje tambem ja vi fazer pelas 11.00H, inclusive STANDBY MODE)
JDuarte Escreveu: Associando a mensagem DRT GRID, acho que o teu inversor está a desligar por alguma razão associada à rede... Qual a tensão de rede que tens nas horas de pico? A que valores desliga o inversor?
Cmps,
Ao fazer essa leitura da voltagem da string em 400V (ou 400 e uns trocos , porque nao me lembro bem) li tambem a tensao em rede que me dava 256 volts GRID VOLTAGE (isto por volta das 17.30 mas deve ter comecado com os problemas muito antes)
Normalmente tenho uma voltagem em rede entre 249V e 252V , mas pelos vistos algo tambem se passa conforme dizes porque a tensao da rede tambem tinha subido para 256V.

Agora quanto a isto , estando as strings muitas vezes a trabalhar em voltagens nao recomendaveis pelo manual (uma sempre abaixo de 180V e a outra por vezes acima de 350V) + tensao de rede ainda ajuda mais o inversor a nao se aguentar , certo?
Sera que fiz bem em pedir ao instalador para me vir equilibrar as strings?.. ou achas que essa solucao nao me vai melhorar a resistencia do inversor quanto a desligar-se?

Ja vi aqui topicos em que so a EDP consegue resolver isto , pelo PT :(


Autor do tópico
Neutrao
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 176
Registado: quarta jun 01, 2011 7:14 pm

Re: Microproducao 3.45 na regiao de Evora

Mensagem por Neutrao »

Boas

35 dias de venda a rede e produzi 649 KWS com montes de derating modes e reinicios de inversor a mistura (e aqui o problema nao e alta voltagem na rede , mas sim ma configuracao das strings).
Sao valores baixos atendendo a que e mais de um mes e setembro e outubro foram autentico verao......E que eu moro numa zona de muito boa exposicao solar .

Quanto ao problema que me penaliza a producao , continua tudo por resolver. O meu instalador deu-me 0% assistencia , tal como a outros colegas que escolheram essa empresa.
Inclusive nem o solar termico me funciona em dias sem sol , e o mau tempo vem ai :evil:
Esta semana terei de resolver tudo atravez de outra pessoa , para pelo menos nao tomar banhos de agua fria..........E a minha paciencia chegou ao limite :evil:

Avatar do Utilizador

Patalhetas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 552
Registado: domingo jul 12, 2009 2:10 pm
Localização: Albufeira

Re: Microproducao 3.45 na regiao de Evora

Mensagem por Patalhetas »

O meu instalador deu-me 0% assistência , tal como a outros colegas que escolheram essa empresa.
Infelizmente existe gente com essa mentalidade, nem lhe chamo instalador pois nem o nome merece, chamemos um "aperta parafusos"
agora acho que fazias bem, tu e outros utilizadores do fórum, denunciar esses "aperta parafusos" aqui, pois assim evitamos que de futuro essas pessoas nos continuem a enganar.

Ou propunha mesmo a criação de uma secção aqui no fórum para as "empresas" a evitar .... assim é uma forma de nos protegermos de futuro.
eu com o meu "aperta parafusos" do solar térmico, salta logo para lá :mrgreen:
Nelson Patalhetas

www.micropatalhetas.tk

Avatar do Utilizador

Bubas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 176
Registado: segunda set 07, 2009 2:50 pm

Re: Microproducao 3.45 na regiao de Evora

Mensagem por Bubas »

Neutrao Escreveu:Boas

35 dias de venda a rede e produzi 649 KWS com montes de derating modes e reinicios de inversor a mistura (e aqui o problema nao e alta voltagem na rede , mas sim ma configuracao das strings).
Sao valores baixos atendendo a que e mais de um mes e setembro e outubro foram autentico verao......E que eu moro numa zona de muito boa exposicao solar .

Quanto ao problema que me penaliza a producao , continua tudo por resolver. O meu instalador deu-me 0% assistencia , tal como a outros colegas que escolheram essa empresa.
Inclusive nem o solar termico me funciona em dias sem sol , e o mau tempo vem ai :evil:
Esta semana terei de resolver tudo atravez de outra pessoa , para pelo menos nao tomar banhos de agua fria..........E a minha paciencia chegou ao limite :evil:

Boas,

Essa empresa tem nome? Então está à espera de quê?
Tem espaço com fartura, ou seja, pode ser a Arial Black, Bold, com tamanho 24, o nome de quem nos aldraba.

Boa sorte,

Bubas


JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Microproducao 3.45 na regiao de Evora

Mensagem por JDuarte »

Viva,

Só de pensar que fui eu quem aconselhou esta empresa ao Neutrão até fico com "comichão".
Pior é que conheço directamente 3 casos semelhantes... instalações com problemas que precisam de ser ajustadas e o instalador está simplesmente incontactável, não responde a telefone, email ou carta registada.
Ainda bem que nestes 3 casos, só pagaram uma primeira tranche (qualquer um pagou menos de 50% do valor acordado), o que deixa margem para contratar outra empresa para fazer as alterações necessárias.
Por razões éticas não mencionarei o nome da empresa, tal como nunca o fiz enquanto a empresa funcionou e muito bem, mas por mp não terei problemas em denunciar a situação.
Aliás às pessoas a quem dei o contacto desta empresa já pedi as minhas desculpas, pois acabo por me sentir culpado pela falta de profissionalismo que estes senhores demonstraram nos últimos 2 meses.
Cmps,


Autor do tópico
Neutrao
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 176
Registado: quarta jun 01, 2011 7:14 pm

Re: Microproducao 3.45 na regiao de Evora

Mensagem por Neutrao »

Boas

Depois de contactar um advogado (que por sinal e familiar) deixei de estar preocupado com a situação.
Estou a tratar dos procedimentos legais para futura rescisão com esta empresa, ou indemnização pelos prejuízos já causados (que englobam falta de garantias futuras, problemas no telhado, produção deficiente, facturas de empresas que fizeram e estão a fazer o trabalho que deveria ser imputado a eles, etc) no caso de levantarem problemas.
Posso-vos afirmar que só a prova já dada de falta de garantias desta empresa seria o suficiente para os arrasar em tribunal.

Também eu tenho metade do investimento do meu lado, e pelo que se passou essa empresa vai ter legalmente um corte profundo no valor devido......Isto se eu ainda lhe pagar algo.
O próximo passo será a barra dos tribunais se não aceitarem as minhas condições.

Quanto ao colega JDuarte eu só lhe tenho a agradecer por ter tentado me ajudar antes e agora.
Eu por aqui não estou nada prejudicado porque tenho ainda do meu lado valor monetário mais que suficiente para corrigir as falhas e sobretudo tenho a lei do meu lado.
Quanto ao facto das cartas registadas dos colegas na mesma situação que eu terem sido recusadas, devem reenviar agora em correio normal para futuras provas documentais (fui assim aconselhado pelo meu familiar advogado) , no caso de essa empresa vir futuramente a requerer judicialmente o valor em falta.


Autor do tópico
Neutrao
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 176
Registado: quarta jun 01, 2011 7:14 pm

Re: Microproducao 3.45 na regiao de Evora

Mensagem por Neutrao »

Update

Normalmente no inverno esta zona onde eu moro e um pouco ventosa mas hoje já com um pouquito de vento noto a minha estrutura a abanar ligeiramente :o
Será que tenho aqui um bom motivo de preocupação? A minha estrutura está mais ou menos como a do Jama.

Responder

Voltar para “Projectos”