Citroen Berlingo Electrique
-
- Membro Platinium
- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Re: Citroen Berlingo Electrique
realmente sobre essas baterias não á muita informação, o melhor mesmo é contactares o fabricante para te aconselhar.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Registado: sexta jul 13, 2007 7:03 pm
- Localização: Painça/Entroncamento/Carregado e agora Alhadas, Figueira da Foz
- Contacto:
pois contactar o fabricante. … estou em vias de adquirir uma ferramenta de diagnóstico para aceder ao carregador e iniciar uma carga de igualização mas até lá... é que grande parte das instruções de manutenção destas baterias inclui a tal ferramenta de diagnóstico, que não é mais que um leitor obdii para centralinas.
como é que vocês lidam com a carga e descarga das vossas baterias? deixam descarregar "até ao nó" ou metem á carga por volta dos 30,40%?
como é que vocês lidam com a carga e descarga das vossas baterias? deixam descarregar "até ao nó" ou metem á carga por volta dos 30,40%?
Boas frituras
Rui Leal
Associado Nº-18
Rui Leal
Associado Nº-18
-
- Contacto:
em relação a mudar as baterias para já não vou ponderar essa situação pois acho que estas ainda devem fazer uns km, é certo que já não dão o que deviam dar quando eram novas mas com a manutenção adequada e um tratamento cuidado acho que devem durar vamos ver...
Boas frituras
Rui Leal
Associado Nº-18
Rui Leal
Associado Nº-18
-
- Membro Platinium
- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
nas de lítio ferro tanto faz, o bms é que faz o serviço de manutenção, as nimh que equipam as vectrix têm de ter alguns cuidados por parte do utilizador, no caso dos hibridos, honda e toyota é o próprio bms que faz toda a gestão, mas estes estão configurados para nunca descarregar alem abaixo dos 40 %, essas baterias não são muito diferentes, e como acontece em todas, o melhor é estarem sempre bem carregadinhas, no entanto nas nicd existe o efeito de memória, elas retém alguma energia devido á criação de uns cristais entre os eléctrodos, e existem processos de manutenção para evitar isso.
no teu caso deves ver no manual caso tenhas ou verificar junto do fabricante.
no teu caso deves ver no manual caso tenhas ou verificar junto do fabricante.
Cumps Inovadores
-
- Contacto:
ok vou pesquisar mais um pouco, no manual dela pouco fala em relação a isso só refere ao utilizador para o uso desregrado da carga rápida, que eu não tenho acesso porque são carregadores externos, e para pelo menos uma vez por semana fazer uma descarga e carga total para evitar fazer cargas parciais, entende-se por cargas parciais estar a cima de 50% da carga e colocar a carregar.
vou tentando compilar documentação para ver se chego a um consenso, porque segundo entendi o efeito memoria pode arruinar uma célula e isso arruína um modulo de 6v e a pouco e pouco vai arruinado com os outros módulos porque a carga não é distribuída igualmente por todos eles, mas a carga de igualização acho que atenua isso vamos ver como o outro diz.
vou tentando compilar documentação para ver se chego a um consenso, porque segundo entendi o efeito memoria pode arruinar uma célula e isso arruína um modulo de 6v e a pouco e pouco vai arruinado com os outros módulos porque a carga não é distribuída igualmente por todos eles, mas a carga de igualização acho que atenua isso vamos ver como o outro diz.
Boas frituras
Rui Leal
Associado Nº-18
Rui Leal
Associado Nº-18
-
- Membro Silver
- Registado: sábado jun 14, 2008 11:38 pm
tenta perguntar ao pessoal dos empilhadores? pode ser que eles saibam

-
- Contacto:
o problema é que as baterias dos empilhadores são normalmente de chumbo com solução acida, e estas são de níquel cádmio com solução alkalina (soda cáustica) e isso não traz semelhança nenhuma no processo de manutenção.
ontem fiz mais uma carga e o ponteiro voltou a ficar nos 90% mas experimentei desligar a ficha da tomada esperei um pouco e depois voltei a ligar e o carregador voltou a ficar activo por mais umas horitas e lá chegou o ponteiro para lá dos 100% como dantes. acho que isto tem tudo a ver com a gestão de carga que o controlador do carregador faz pois, á uns dias atrás fiz o mesmo e o carregador arrancou mas deu como concluída a carga 2 minutos depois, não "acrescentando" mais carga ás baterias.
em principio já encontrei aqui um camarada que se dá bem com centralinas, sendo esta a alcunha dele, e por acaso tem o equipamento lexia3 que suponho ser o adequado á berlingo segundo o buri77.
já fiz 400km mais 100 e vou para-la para fazer uma substituição de rolamentos e retentores da caixa porque estão a deixar passar óleo da caixa para fora.
uma das minhas dúvidas era a que tipo de óleo levava a caixa mas o pessoal da citroen ao final de um dia lá arranjaram documentação do bicho, o óleo da caixa é (segundo eles) 75w80 que no meu ver é um óleo muito fino em comparação com o que se encontrava dentro da caixa, o que verifiquei foi que o resto de óleo que a caixa tinha apresentava um tom cinza e uma textura bastante espessa tipo massa. o óleo que eles recomendam na ficha técnica é o tal total 75w80, por isso quero eliminar a probabilidade dos retentores estarem ressequidos/gastos eliminando assim a questão do óleo.
ontem fiz mais uma carga e o ponteiro voltou a ficar nos 90% mas experimentei desligar a ficha da tomada esperei um pouco e depois voltei a ligar e o carregador voltou a ficar activo por mais umas horitas e lá chegou o ponteiro para lá dos 100% como dantes. acho que isto tem tudo a ver com a gestão de carga que o controlador do carregador faz pois, á uns dias atrás fiz o mesmo e o carregador arrancou mas deu como concluída a carga 2 minutos depois, não "acrescentando" mais carga ás baterias.
em principio já encontrei aqui um camarada que se dá bem com centralinas, sendo esta a alcunha dele, e por acaso tem o equipamento lexia3 que suponho ser o adequado á berlingo segundo o buri77.
já fiz 400km mais 100 e vou para-la para fazer uma substituição de rolamentos e retentores da caixa porque estão a deixar passar óleo da caixa para fora.
uma das minhas dúvidas era a que tipo de óleo levava a caixa mas o pessoal da citroen ao final de um dia lá arranjaram documentação do bicho, o óleo da caixa é (segundo eles) 75w80 que no meu ver é um óleo muito fino em comparação com o que se encontrava dentro da caixa, o que verifiquei foi que o resto de óleo que a caixa tinha apresentava um tom cinza e uma textura bastante espessa tipo massa. o óleo que eles recomendam na ficha técnica é o tal total 75w80, por isso quero eliminar a probabilidade dos retentores estarem ressequidos/gastos eliminando assim a questão do óleo.
Boas frituras
Rui Leal
Associado Nº-18
Rui Leal
Associado Nº-18
-
- Membro Silver
e a citroen portugal, não sabe de nada sobre essa carrinha?rpl Escreveu:o problema é que as baterias dos empilhadores são normalmente de chumbo com solução acida, e estas são de níquel cádmio com solução alkalina (soda cáustica) e isso não traz semelhança nenhuma no processo de manutenção.

-
- Contacto:
saber sabe mas não estão muito familiarizados com ela/eles é normal, não é um carro destes que faz a revisão normal num stand, para encontrar alguma informação de manutenção pelo menos aqui no stand da figueira da foz viram-se á rasca mas encontraram o que queria. certos trabalhadores (novatos) nem se quer sabiam que a citroen tinha carros eléctricos.
Boas frituras
Rui Leal
Associado Nº-18
Rui Leal
Associado Nº-18
-
- Administrador
- Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
boas recordo me agora que tenho um link para um site fantástico de vários diario de bordo de veiculos desses!
francês é certo mas super completo!
francês é certo mas super completo!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
Mapa dos pontos de carga
-
- Membro Silver
e tentando a casa mãe em lisboa? não dá para vir cá. é chatorpl Escreveu:saber sabe mas não estão muito familiarizados com ela/eles é normal, não é um carro destes que faz a revisão normal num stand, para encontrar alguma informação de manutenção pelo menos aqui no stand da figueira da foz viram-se á rasca mas encontraram o que queria. certos trabalhadores (novatos) nem se quer sabiam que a citroen tinha carros eléctricos.
esses db podem ser uteis, e com o google translator

-
- Contacto:
é este? http://www.berlingo-e.co.uk/
Boas frituras
Rui Leal
Associado Nº-18
Rui Leal
Associado Nº-18
-
- Administrador
rpl Escreveu:é este? http://www.berlingo-e.co.uk/
desculpa esqueci de colocar!
aqui, tudo o que precisas, excepto um curso de francês!
Mapa dos pontos de carga
Mapa dos pontos de carga
-
- Contacto:
já fiz mais 150km mas não estou com vontade de a parar, mas vai ter de ser os cinoblocos que sustentam o motor são bastante solicitados por causa da travagem regenerativa, uma vez que eles já estavam meio ressequidos agora vou ter de os substituir porque o motor já manda uns solavancos desagradáveis.
quando tiver o bichinho cá fora vou tirar mais umas fotos, desculpem lá ainda não ter posto um vídeo do quadrante com ela em circulação, mas fica a dica em recta dos 0 ao 95km/h é um tirinho, acho que ela não dá mais de 95 porque deve ter alguma limitação no controlador, mas isso é para outra altura, para agora o maior obstáculo que tenho é a serra das alhadas que tenho de subir sempre que passo para o lado da figueira da foz, digo-vos já que ela na gosta nada pois gasto mais nessa subida que são uns 2 km do que ir e vir do trabalho até a essa maldita serra que são uns 23km. até fazerem um túnel tem de se aguentar a bronca.
quando tiver o bichinho cá fora vou tirar mais umas fotos, desculpem lá ainda não ter posto um vídeo do quadrante com ela em circulação, mas fica a dica em recta dos 0 ao 95km/h é um tirinho, acho que ela não dá mais de 95 porque deve ter alguma limitação no controlador, mas isso é para outra altura, para agora o maior obstáculo que tenho é a serra das alhadas que tenho de subir sempre que passo para o lado da figueira da foz, digo-vos já que ela na gosta nada pois gasto mais nessa subida que são uns 2 km do que ir e vir do trabalho até a essa maldita serra que são uns 23km. até fazerem um túnel tem de se aguentar a bronca.
Boas frituras
Rui Leal
Associado Nº-18
Rui Leal
Associado Nº-18
-
- Membro Silver
es um sortudo em ter esse veiculorpl Escreveu:já fiz mais 150km mas não estou com vontade de a parar, mas vai ter de ser os cinoblocos que sustentam o motor são bastante solicitados por causa da travagem regenerativa, uma vez que eles já estavam meio ressequidos agora vou ter de os substituir porque o motor já manda uns solavancos desagradáveis.

-
- Contacto:
-
- Contacto:
boas pessoal desta vez trago más noticias, não sei o que se passou na segunda mas quando ia a sair de casa senti um ruído estranho e a carrinha mandou um soluço enorme aparecendo logo de seguida a luz de avaria do controlador, fiquei sem respirar uns 10 minutos a pensar que tudo estava perdido, desliguei-a e voltei a ligar andou até a garagem mas com a luz de avaria ligada. já há noite verifiquei que o motor estava bastante babado de óleo lembrei-me do oring manhoso que não substitui, comecei logo a por mãos há obra e os problemas apareceram rapidamente, não sei como mas o freio de fora que agarra o rotor do motor ao rolamento, isto impede-o de desandar axialmente, estava partido e com aspecto retorcido, quando abri o motor os enrolamento do rotor que estava novo tinham roçado na carcaça da caixa de velocidades, nas curvas das espiras faltam bocados de cobre, mas não está aberto . como se não basta-se o estator estava com os enrolamentos impregnados em óleo , hoje durante a limpeza do estator verifique o tom escurecido dos enrolamentos que servem para a travagem regenerativa, como se não chega-se os enrolamentos principais tem o verniz ressequido e a estalar , faltam bocados de verniz nalguns lados . hoje deixei o motor a secar e vamos ver como está o isolamento amanha com um mega.
é só desgraças .
tenho tirado algumas fotos durante a desmontagem mas são muitas vou tentar fazer um vídeo com elas.
é só desgraças .
tenho tirado algumas fotos durante a desmontagem mas são muitas vou tentar fazer um vídeo com elas.
Boas frituras
Rui Leal
Associado Nº-18
Rui Leal
Associado Nº-18
-
- Administrador
ufff boa sorte...
muito técnico...
boa sorte e vê lá se a pões boa para todos nós vermos um video da dita...!
muito técnico...
boa sorte e vê lá se a pões boa para todos nós vermos um video da dita...!
Mapa dos pontos de carga
Mapa dos pontos de carga
-
- Membro Gold
- Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am
bolas, que desgraça, é sempre pelo ponto mais fraco que tudo se estraga
boa sorte com o teu projecto, estou desejoso de ver essa carrinha a rolar ao vivo
boa sorte com o teu projecto, estou desejoso de ver essa carrinha a rolar ao vivo
-
- Membro Silver
- Registado: quinta nov 05, 2009 10:52 am
grande azar.
estas coisas doem sempre quando se tem estima por elas.
força nisso!
estas coisas doem sempre quando se tem estima por elas.
força nisso!