ecoway V 3000
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Re: ecoway V 3000
Deve ser o número de série!

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Re: ecoway V 3000
Então como explicam a bicicleta acima?Emanuel Couto Escreveu:O JorgeRocha tem razão no que diz, referente aos motores.
Eu na prática, já constatei isso mesmo.
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Re: ecoway V 3000
Não percebi RJSC!

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Re: ecoway V 3000
O Jorge disse que nos motores BLDC das motas não funcionava ligar em triângulo ou estrela para trocar velocidade por força.
Mas nos vídeos acima aparenta funcionar.
Mas nos vídeos acima aparenta funcionar.
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Re: ecoway V 3000
RJSC Escreveu:O Jorge disse que nos motores BLDC das motas não funcionava ligar em triângulo ou estrela para trocar velocidade por força.
Mas nos vídeos acima aparenta funcionar.
Não era isto que me estava a referir!!
Apesar de ser um assunto que já foi muito debatido nos nossos fóruns, na prática com motores BLDC nunca testei!
Estava a referir-me a isto!
( Os motores podem até ser do mesmo tamanho e apenas seus enrolamentos (bobines) serem umas mais grossas que outras e também a disposição das ligações ser diferente, dando para maior velocidade ou para força. A sua construção fisica, do numero de imans e suas forças, diametro e superficie do rotor/indusido, também infuenciam na potencia, eficacia e eficiencia do motor. Por vezes exteriormente pode parecer igual, mas por dentro ser completamente diferente)
E não a respeito das ligações, estrela/triângulo!
Mas já que falas nisso!
Neste método, o motor arranca em configuração estrela, que proporciona uma maior impedância e menor tensão nas bobinas diminuindo assim a corrente de partida o que ocasionará uma perda considerável do conjugado (torque) de partida.
Através desta manobra o motor realizará um arranque mais suave, reduzindo sua corrente de partida a aproximadamente 1/3 da que seria se acionado em partida direta.
A Partida Estrela-triângulo não pode ser utilizada em qualquer situação.
É necessário que o motor tenha disponível pelo menos seis terminais dos enrolamentos e que a tensão nominal da bateria, seja igual à tensão de triângulo do motor.
Um ponto importantíssimo em relação a este tipo de arranque de motor elétrico trifásico, é que o fechamento para triângulo só deverá ser feito quando o motor atingir pelos menos noventa por cento da rotação nominal. Logo, o ajuste de tempo de mudança estrela-triângulo deverá estar baseado neste fato.
A mudança da configuração para triângulo sem que o motor tenha atingido este percentual de rotação provocaria pico de corrente praticamente igual ao que teria se usasse partida direta.
Se o motor em questão não preenche este requisito por conta da carga instalada, é conveniente que seja usado outro tipo de partida !
Mas como disse acima! (Nuca testei este método, num BLDC !)

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Re: ecoway V 3000
As 6 ligações existem em todos os motores, mas internamente. Nas motas, fazem a ligação estrela ou triângulo dentro do motor e depois só mandam 3 fios cá para fora.
No caso de BLDC com controlador já não se aplica assim, pois o controlador limita a corrente: comporta-se como as fontes de alimentação de bancada com limite de corrente, se a corrente exigida passar do limite a tensão é imediatamente reduzida por forma a manter a corrente.
Pode perfeitamente arrancar em triângulo que a corrente será limitada ao mesmo valor pelo controlador e vai arrancar com menos binário (torque) do que se estivesse em estrela.
Isso que disseste é verdade para motores ligados diretamente à rede elétrica, sem controlador.
Eu já testei nos pequenos BLDC de modelismo.
O único cuidado em especial no caso dos BLDC com controlador e baterias, é que só se pode comutar de triângulo de volta a estrela depois de se chegar à velocidade máxima que se atingia em estrela.
Se se for a uma velocidade só atingível com triângulo e se comutar para estrela o motor vai gerar uma tensão superior à da bateria. Em bons controladores, é entregue corrente à bateria e há uma travagem regenerativa, noutros podem queimar. Especialmente se tiverem um corte de regeneração por excesso de tensão na bateria, não há para onde a corrente ir e parecerá uma tensão que pode ser demasiado alta para o controlador.
Nas Predator de 5kW o controlador com a bateria carregada já nem deixa regenerar porque atinge o limite de 90V.
A implementar isso numa mota há 3 situações possíveis:
- O controlador aguenta uma tensão muito superior à das baterias não sendo necessários cuidados
- Comutar manualmente com o devido cuidado
- Usar um circuito que meça a velocidade do motor e faça a comutação automaticamente
Com o último método uma pessoa acelera e quando chega à velocidade de topo em estrela leva um solavanco e acelera como se tivesse uma caixa de velocidades automática de 2 mudancas.
Aqui um motor de uma scooter de 2kW que já trás um comutador de fábrica (atuado mecânicamente pelo eixo):
Link
O mesmo motor, mostrando o que acontece com o acelerador a topo e se comuta de estrela para triângulo:
Link
A solução para as motos aqui: Instalar 3 relés dentro do motor e fazer sair um pequeno fio de controlo.
Link
No caso de BLDC com controlador já não se aplica assim, pois o controlador limita a corrente: comporta-se como as fontes de alimentação de bancada com limite de corrente, se a corrente exigida passar do limite a tensão é imediatamente reduzida por forma a manter a corrente.
Pode perfeitamente arrancar em triângulo que a corrente será limitada ao mesmo valor pelo controlador e vai arrancar com menos binário (torque) do que se estivesse em estrela.
Isso que disseste é verdade para motores ligados diretamente à rede elétrica, sem controlador.
Eu já testei nos pequenos BLDC de modelismo.
O único cuidado em especial no caso dos BLDC com controlador e baterias, é que só se pode comutar de triângulo de volta a estrela depois de se chegar à velocidade máxima que se atingia em estrela.
Se se for a uma velocidade só atingível com triângulo e se comutar para estrela o motor vai gerar uma tensão superior à da bateria. Em bons controladores, é entregue corrente à bateria e há uma travagem regenerativa, noutros podem queimar. Especialmente se tiverem um corte de regeneração por excesso de tensão na bateria, não há para onde a corrente ir e parecerá uma tensão que pode ser demasiado alta para o controlador.
Nas Predator de 5kW o controlador com a bateria carregada já nem deixa regenerar porque atinge o limite de 90V.
A implementar isso numa mota há 3 situações possíveis:
- O controlador aguenta uma tensão muito superior à das baterias não sendo necessários cuidados
- Comutar manualmente com o devido cuidado
- Usar um circuito que meça a velocidade do motor e faça a comutação automaticamente
Com o último método uma pessoa acelera e quando chega à velocidade de topo em estrela leva um solavanco e acelera como se tivesse uma caixa de velocidades automática de 2 mudancas.
Aqui um motor de uma scooter de 2kW que já trás um comutador de fábrica (atuado mecânicamente pelo eixo):
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O mesmo motor, mostrando o que acontece com o acelerador a topo e se comuta de estrela para triângulo:
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A solução para as motos aqui: Instalar 3 relés dentro do motor e fazer sair um pequeno fio de controlo.
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Re: ecoway V 3000
Na verdade! Não estava a incluir o controlador, na minha afirmação!
Claro com um controlador, numa etapa anterior é difrente.
o próprio esta programado para esta função.
Mas como disse acima!
Nuca testei este método, num motor BLDC !
E claro, estás mais à vontade do que eu, em motores de scooter elétricas.
Claro com um controlador, numa etapa anterior é difrente.
o próprio esta programado para esta função.
Mas como disse acima!
Nuca testei este método, num motor BLDC !
E claro, estás mais à vontade do que eu, em motores de scooter elétricas.

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Re: ecoway V 3000
Aquele motor com aquela comutação interior esta muito bem conseguido sim senhor .
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Re: ecoway V 3000
Eu prefiro com relé, porque uma comutação daquelas sofre muito mais desgaste mecânico, além de não se poder fazer um circuito de que mude automaticamente (ou até pode, com um motor cá fora para mudarvisitante2 Escreveu:Aquele motor com aquela comutação interior esta muito bem conseguido sim senhor .

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Re: ecoway V 3000
Mais uma foto geral do motor da scooter

Entretanto estou a espera de mais um cabo usb-porta serie . O que tenho instala no pc ok mas não consegue ligar ao controlador.
Não tenho sorte com esses cabos. .

Entretanto estou a espera de mais um cabo usb-porta serie . O que tenho instala no pc ok mas não consegue ligar ao controlador.
Não tenho sorte com esses cabos. .
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Re: ecoway V 3000
RJSC Escreveu:Eu prefiro com relé, porque uma comutação daquelas sofre muito mais desgaste mecânico, além de não se poder fazer um circuito de que mude automaticamente (ou até pode, com um motor cá fora para mudarvisitante2 Escreveu:Aquele motor com aquela comutação interior esta muito bem conseguido sim senhor .)
hum mas com reles dentro do motor com o calor e isso. Não será mais componentes para eventualmente falharem ?
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Re: ecoway V 3000
Não tenho sorte com esses cabos!!!!!
Que se passa ?
Que se passa ?

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Re: ecoway V 3000
Emanuel Couto Escreveu:Não tenho sorte com esses cabos!!!!!
Que se passa ?
Ja é o segundo adaptador USB-porta serie que compro e não funcionam.
O 1 adaptador nem instalava no pc.
Este segundo adaptador ja instala no pc mas não reconhece o controlador. e como se não estivesse ligado.
So consegui alterar uma vez os parametros graças ao adaptador que o Jorge Rocha me emprestou.
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Re: ecoway V 3000
Se por acaso falhar o relé fica em estrela como vinha e não muda.visitante2 Escreveu:RJSC Escreveu:Eu prefiro com relé, porque uma comutação daquelas sofre muito mais desgaste mecânico, além de não se poder fazer um circuito de que mude automaticamente (ou até pode, com um motor cá fora para mudarvisitante2 Escreveu:Aquele motor com aquela comutação interior esta muito bem conseguido sim senhor .)
hum mas com reles dentro do motor com o calor e isso. Não será mais componentes para eventualmente falharem ?
Mas se o motor não arder o relé também não arde: não tem eletrónica, só tem um enrolamento de fio de cobre envernizado como o motor.
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Re: ecoway V 3000
Já mediste a continuidade do cabo ?

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Re: ecoway V 3000
Não é bem um cabo é mais um adaptador com interfaceEmanuel Couto Escreveu:Já mediste a continuidade do cabo ?
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Re: ecoway V 3000
Dá para mostrar ?

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Re: ecoway V 3000
E algo tipo istoEmanuel Couto Escreveu:Dá para mostrar ?

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Re: ecoway V 3000
Pois, é isto mesmo que estava a pensar.

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Re: ecoway V 3000
Boas
Bem isto não vai muito bem por aqui continuo com uma falha.
Hoje ao sair de casa e ja na estrada senti uma pequena falha , mas continuei.
Ja na via rapida em cima da ponte a moto desliga-se por completo
Encosto e tive de fazer o procedimento de desligar a chave e o disjuntor por 2 vezes...
Em principio da fichas não é so se tiver aguma escondida que eu não saiba .
Tenho de ver o led de diagnostico, mas como fez na estrada quis foi me desranscarcar ...
Ideias e opiniões
Bem isto não vai muito bem por aqui continuo com uma falha.
Hoje ao sair de casa e ja na estrada senti uma pequena falha , mas continuei.
Ja na via rapida em cima da ponte a moto desliga-se por completo

Encosto e tive de fazer o procedimento de desligar a chave e o disjuntor por 2 vezes...
Em principio da fichas não é so se tiver aguma escondida que eu não saiba .
Tenho de ver o led de diagnostico, mas como fez na estrada quis foi me desranscarcar ...
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