Microprodução 3,45KW - Thin Film Caldas da Rainha

Tudo que seja relacionado com Projectos
Responder

Autor do tópico
JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm

Re: Microprodução 3,45KW - Thin Film Caldas da Rainha

Mensagem por JDuarte »

Boas,
Estamos a 16/Jan (um belo dia para a minhoca, por sinal... :( ) e já começo a ter saudades do sol de 2012.
Estou a considerar oferecer barbatanas aos meus painéis, pois o quintal está alagado com tanta água. Nos momentos em que chove com mais intensidade parece que tenho um arrozal... só se vêem as pontas das ervinhas a flutuar.
É caso para dizer... Já chega!

ogadiv
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado abr 16, 2011 4:03 pm

Mensagem por ogadiv »

E pelas previsões temos muita chuva nos próximos dias (e não são poucos)
Sw Predator 75 Ah
Micro Produção - 4940W – Solarmax 4.200
http://mp.portelinha.info

PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm

Mensagem por PaulOL »

Na verdade, este Janeiro está a ser o oposto ao de 2012... :o mas, como dizem "enquanto os cães não beberem de pé" não há azar maior! :lol:
... melhores dias virão(!?) :mrgreen:

Marco P G Silva
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta set 02, 2011 11:00 am

Mensagem por Marco P G Silva »

viva
Ao ver pelos primeiros dias, diria que iamos ter um bom janeiro, mas foi so para enganar. :D
Esta na época dela mas já me começa a desgastar os paineis. :lol:
http://marcopgs.jgduarte.com/
4940w+Kaco 3600+deger 5000nt
Solaharte 300l
Laguna e Clio GPL
Renault fluence ZE
1500w autoconsumo.

RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Mensagem por RJSC »

Ao menos fica água nas barragens, que muitas no ano que passou desceram a mínimos históricos.
Uma aldeia espanhola submersa pela albufeira do Alto Lindoso ficou pela primeira vez fora de água desde que submergiu.

Autor do tópico
JDuarte
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por JDuarte »

Hoje foi um dia muito negro para o litoral oeste. O forte vento que se fez sentir, especialmente durante a manhã, provocou imensos danos em edificios, rodovias e rede elétrica (durante todo o dia tive apenas tive hora e meia de alimentação - a aldeia onde moro ainda está totalmente às escuras).
Vários edificios de grande dimensão, como escolas, hipermercados, etc, viram os seus telhados serem literalmente arrancados.
Pelo menos um colega microprodutor viu o seu investimento ser "virado do avesso", porque o vento decidiu arrancar as estruturas de suporte dos paineis, causando danos graves.
Esperemos que o Fevereiro venha mais bem intensionado, porque este Janeiro não está a deixar contente nenhum de nós.

lopes
Membro Gold
Membro Gold
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm

Mensagem por lopes »

Viva, estava preocupado com isso por ai, pois ouvi relatos que a coisa pelo oeste não correu bem.
Eu só agora ao inicio da noite e depois de 3 longos dias, vejo restabelecidas electricidade, telefone, internet, etc etc... foi duro! :?

Autor do tópico
JDuarte
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por JDuarte »

Olá Pedro,
Deixa lá, por aqui esses 3 dias renderam 3,8kWh e uns grandes sustos...
Os danos na minha mp não passaram de alguns parafusos partidos... mas outros colegas não tiveram a mesma sorte!
A escola onde trabalho perdeu mais de 800m2 de telhado... ontem passei a tarde a retirar água de dentro das salas!
Melhores dias virão.
Um abraço,

mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm

Mensagem por mcarneiro »

Boas

Ainda bem que não tiveste estragos por ai , a sorte também ajudou, eu fui no domingo a Alcobaça, éepelo caminho só vi desgraças , agora precisa-mos é de muito sol para secar , e já a agora para produzir alguma coisa!

Autor do tópico
JDuarte
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por JDuarte »

Boas,

Os fortes ventos do fim de semana passado, deixaram muitas marcas... fica o registo cedido por um colega microprodutor.
Efeitosdofortevento.JPG
A estrutura em alumínio não se mostrou capaz de suportar o temporal... para a história ficam pelo menos 3 painéis danificados.
Já se trabalha numa nova estrutura, desta vez em aço galvanizado e com fixação dos lancis à placa com cimento cola.

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am

Mensagem por visitante1 »

Isso é o terror de qq microprodutor, oxalá não se repita com frequencia.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por RJSC »

Bom, pelo menos como a estrutura é baixa relativamente à placa só se viraram.
Se caiam abaixo da casa não se aproveitava nada.
Quem os tem em seguidores ou estruturas fixas altas, se se parte vão os painéis todos para o lixo...

lopes
Membro Gold
Membro Gold
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm

Mensagem por lopes »

Ui isso não ficou nada com bom aspecto...
Se foram só 3 paineis posso dizer que o rapaz teve um mal menor.
Força para ele mete isso a trabalhar depressa.

Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm

Mensagem por Celestino »

Vejam estes em Aveiro!!

Que pouca sorte...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets

RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por RJSC »

Celestino Escreveu:Vejam estes em Aveiro!!

Que pouca sorte...
Pouca sorte aliada à pouca fixação...

Muita gente não pensa nas tempestades quando monta as coisas.

Fazem-me lembrar os americanos que tornado após tornado voltam a fazer casas de palitos (madeira) para no próximo daí a uns 10 ou 20 anos irem pelo ar novamente.
Se esta tempestade tivesse sido nos EUA era só cavacos de madeira no chão como de costume.

No tsunami de 2004 só os edifícios de betão modernos e as construções portuguesas da época dos descobrimentos resistiram.
As casas de palitos foram todas!
Pelo menos no que toca aos edifícios propriamente ditos, o povo português não se esquece da história dos três porquinhos!

PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm

Mensagem por PaulOL »

Celestino Escreveu:Vejam estes em Aveiro!!

Que pouca sorte...

Isso é uma desgraça completa... os prejuizos elevados! :o

Muito provavelmente este tipo de aplicação, terá sido das mais "sacrificadas" ou "vitimas" desta tempestade... mas existe nestes casos muita incuria e desleixo :evil: da parte dos instaladores e as consequências estão à vista, infelizmente quem paga a factura é o produtor com a excepção de quem se preveniu com um seguro cobrindo o risco de tempestades.
Ningém está livre de problemas com estas tempestades, seja quem for!... mas, a provabilidade de acontecerem está directamente dependente do tipo de aplicação executada e com o sentido economissita das mesmas...depois não há milagres!...já vi um termossifão virado de "pernas para o ar" :shock: com depósito de 300 litros, o que são pelo menos uns 350Kg de peso, mas por coincidencia, ou não... estava aplicado numa placa direita, como na foto!
Quem se safou sem estragos..., deve analisar se foi sorte ou se será melhor reforçar as respectivas estruturas e suas fixações, melhorando as condições de segurança de toda a MP... pois, devemos tirar alguma lição desta tempestade!

Cpts. :mrgreen:

Autor do tópico
JDuarte
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por JDuarte »

Boas,
Eu tive a oportunidade de visitar esta instalação quando ela foi feita e gostei do trabalho, pareceu-me muito seguro na altura.
Neste caso, o problema foi os perfis de aluminio horizontais não terem suportado a força e rasgaram literalmente (na época que eu vi a mp os paineis estavam com 30º de inclinação, agora estavam com 48º, o que de certa forma ajudou à festa).
perfil.JPG
perfil.JPG (95.69 KiB) Visto 2577 vezes
Na minha MP, ao verificar muita oscilação da estrutura (perfil isostrut) fui passar a pente fino e verifiquei que 8 parafusos de 10 mm partiram (apresentavam sinais de oxidação e com a violência do vento partiram junto à cabeça), agora estão a ser subtituídos por primos em Inox para ver se resistem mais algum tempo.
Cmps,

mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm

Mensagem por mcarneiro »

JDuarte Escreveu:Boas,
Eu tive a oportunidade de visitar esta instalação quando ela foi feita e gostei do trabalho, pareceu-me muito seguro na altura.
Neste caso, o problema foi os perfis de aluminio horizontais não terem suportado a força e rasgaram literalmente (na época que eu vi a mp os paineis estavam com 30º de inclinação, agora estavam com 48º, o que de certa forma ajudou à festa).
perfil.JPG
Na minha MP, ao verificar muita oscilação da estrutura (perfil isostrut) fui passar a pente fino e verifiquei que 8 parafusos de 10 mm partiram (apresentavam sinais de oxidação e com a violência do vento partiram junto à cabeça), agora estão a ser subtituídos por primos em Inox para ver se resistem mais algum tempo.
Cmps,
Viva João,

acho que fazes bem em mudar os parafusos, mas não te esqueças que o aço inox é um material mais macio que o aço normal , devido à percentagem de cromio que contem , para os parafusos terem a mesma resistencia têm que ser de maior diametro.

RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por RJSC »

Os furos nos perfis enfraquecem-nos bastante.

Se calhar os instaladores quando vêm os dados do fabricante sobre a resistência mecânica do perfil não se lembram que depois os furos a reduzem drasticamente.

Autor do tópico
JDuarte
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por JDuarte »

Boas,
Procuram-se subscritores para um "Abaixo-Assinado" contra o São Pedro! O pessoal do sul também pode participar, mas só por solidariedade... :)
Já não basta os cortes impostos pela troika, ainda temos o S. Pedro a alinhar com o governo a cortar nas horas de sol.
A continuar assim... temos de procurar estratégias!
Cmps,

Responder

Voltar para “Projectos”