jmal Escreveu:
Eu aposto no motor, até neste teu post tá a explicação para isso, e no post onde ele fala desse teste também. Esse motor deve ter um cheiro a queimado já algo intenso, basta desapertar alguns parafusos para terem a certeza.
Penso que o motor já foi aberto para trocar os sensores hall que derreteram com o sobreaquecimento desse mesmo teste.
Ok, então problema detetado.
Se os sensores derreteram, imagina como tá o verniz do cobre no centro das bobines !!!
Derreteram é uma maneira de dizer que queimaram.
Eu sem bem me lembro vi os sensores que de lá saíram e não tinham o plástico derretido.
Mesmo assim desconfio daquele motor...
Tenho por aqui um adaptador para medir miliohms com o multímetro, com precisão de 1% que talvez dê para detetar um curto circuito numa espira, mas precisava de medir outro motor para comparar e os terminais nas outras predator estão debaixo de muito plástico na frente...
marcopns Escreveu:
Penso que o motor já foi aberto para trocar os sensores hall que derreteram com o sobreaquecimento desse mesmo teste.
Esse motor já foi aberto umas 4 vezes, embora da ultima vez não foi nenhum dos sensores hall, mas um sensor de temperatura que seria para a visualização no CB. Por descuido meu nem me tinha apercebido que sua temperatura maxima era 85º, e entrou em curto!
O motor não tem qualquer cheiro a queimado, nem cor disso, por incrivel que pareça! Mas algo se passa...
visitante2 Escreveu:Alguém não tem um motor que empreste para testar ?
O MarcoPNS até já ofereceu!!! Teria de ser feito o que foi ao cabo do motor da Predator Ogadiv, interrompendo-o com uns ligadores para facil tira e põe! Se for para ver resolvido esse mistério eu até ofereço a aplicação! Quem fornece os materiais???
São 6 fichas duplas 50A Anderson (2 para cada fase), duas de 5 pinos femea estanque e uma macho (para os sensores hall), e mais uns outros materiais de protecção mecanica e isolante!
visitante2 Escreveu:Alguém não tem um motor que empreste para testar ?
O MarcoPNS até já ofereceu!!! Teria de ser feito o que foi ao cabo do motor da Predator Ogadiv, interrompendo-o com uns ligadores para facil tira e põe! Se for para ver resolvido esse mistério eu até ofereço a aplicação! Quem fornece os materiais???
São 6 fichas duplas 50A Anderson (2 para cada fase), duas de 5 pinos femea estanque e uma macho (para os sensores hall), e mais uns outros materiais de protecção mecanica e isolante!
Poe a ficha na minha mota para fácil retirada da roda e pago os materiais. Fica assim caro?
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Poe a ficha na minha mota para fácil retirada da roda e pago os materiais. Fica assim caro?
Nem fica assim tão caro, mas, encomendando, pode demorar um pouco a chegar. Em stock só tenho duas das de 50A, embora existem aqui numa loja em Aveiro que as tenha a 14€ cada (das originais), que é para esquecer... Das de 5 pinos estanques já as tenho encomendadas, mas ainda demorará!
Como ninguém tem as baterias que tu tens, nenhum exemplo deverá ser seguido. Terás tu mesmo de começar com os parametros por baixo, e ires aumentando até encontrar uma armonia entre o que que gasta e o que anda.
Esses ultimos parametros que postaste, pensei estarem bem mais reduzidos. Experimenta colocar o Max Motor Current em 30%. Se bem entendo, sendo 350A o maximo que o controlador dá, ficará ainda com 105A de pico. Nem todas as suas irmãs o dão.
Ouvi o HR dizer que se a mota puxar mais de 120A em pico, já está a ultrapassar seus limites. Outra coisa que disse foi que se pode colocar a mota no descanso central e ao acelerar a fundo, o consumo deverá andar por volta dos 10A. Até, para quem tem CB, que queira ajudar a verificar esse valor, o pode fazer e publicar, para podermos comparar. Obrigado a todos desde já!
A minha em aceleração com o descanso central, anda nos 12A a 15A, os valores do meu computador de bordo são um pouco instáveis, por isso está sempre a variar.
Fiz dois testes consecutivos com alguns segundos de intervalo entre eles.
O valor da intensidade da corrente elétrica ronda os 10A-11A. O pico, no segundo teste, logo depois de rodar a fundo chegou aos 58A, mas foi menos de um piscar de olhos. Depois, travei com o botão da travagem regenerativa e teve um pico de 50A.
Mesmo com estes testes intensos, o pack não se queixou e o carregador não ligou. Curiosamente o valor da autonomia voltou aos 120
Após aceder ao controlador, hoje foi dia de testes para tentar afinar a máquina e evitar o consequente aquecimento do motor.
As sugestões do Jorge e do RJSC foram colocar:
Max Motor Current: entre 20% a 30%
Max battery Currente: a 100%
Após colocar o motor currente a 30%, para arrancar tinha que ter a ajuda dos pés, tal é a lentidão dela. Fui aumentando esse valor, após várias testes, que ficou no valor da imagem em baixo (70%).
Quanto à battery current, tem o máximo de 70%, e também após vários testes decidi colocar no valor em baixo (25%), isto faz com que o gasto dos ampares não ultrapasse os 105A/110A.
A mota ficou mais lenta, quer no arranque, quer o tempo para atingir uma velocidade mais elevada, mas não atinge picos de quase 200 ampares como acontecia primeiro. Não sei se isto irá contribuir para um menor aquecimento do motor.
O que aconteceu também foi que a regenerativa ficou muito mais fraca e eu aumentei-a.
A imagem apresenta os valores que tinha antes das alterações.
O que eu pedia a todos os camaradas elétricos, era que me dissessem a vossa opinião sobre estes valores do controlador, e aos colegas predatorianos, me fizessem o favor de me dizer os valores que têm nas vossas motas.
A minha tem 60ah como tu sabes. Tal como está, creio que está com o comportamento ideal (é a minha opinião), tanto nos parametros da aceleração como regeneração. Mesmo sabendo que tu tens 75AH, se ficasses com um comportamento semelhante à minha ficarias com uma boa configuração e as tuas baterias até ficariam com mais folga em relação à minha. Não te posso dar a ajuda que pedes agora pois não tenho como medir, mas podes faze-lo numa próxima concentração... (ou se quiseres fazer um passeio até Gaia) )
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!
Obrigado rocker_pt, espero que mais colegas elétricos, dêm a opinião sobre as configurações e seus comentários.
Quando for ao porto, e tiveres disponível podemos combinar e verificamos os valores, mas também podes fazer uma visita a minha casa, teria todo o gosto.