Erider Thunder @Madeira

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Responder

RuFuS
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta ago 06, 2008 7:13 am

Re: Gray Spark@Madeira 5.0 kw

Mensagem por RuFuS »

visitante2 Escreveu:
RuFuS Escreveu:
visitante2 Escreveu:Bom tudo o que dizem é verdade .
A questão é que deu para ver que tinha bastante força.
Pena que foi por pouco tempo.
Acredito se fosse um motor e controlador em condições ela andava muito bem.

É verdade que ainda tinha a questão das baterias.
Por falar em baterias aproveitei para medir e umas tinham 14,05 v e outras tinham 13,89 v ....

Enfim ...

Mas as boas notícias é que ainda não vai ser desta que vou desistir da mobilidade electrica.

Quantos kms já fizeste com essas baterias para apresentarem esse desbalanceamento?
Não sei aí certo mas tenho mais de 800 km . Poderia ter mais km

Bem se só com 800km já estão assim, imagino daqui a outros tantos... :shock:
Montador de Bereco, Vectrix VX-1 Premium, Vectrix VX-1 Limited Edition entre muitas outras scooters eléctricas

Mais de 70.000km a electrões em 5 anos... ;)

Autor do tópico
MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm

Mensagem por MRider »

Eu não sei se foram balenciadas antes de serem montadas.

Na outra mota as 20 células não estavam balenciadas .
Live long and prosper!

galt
Membro Gold
Membro Gold
Registado: segunda ago 16, 2010 7:53 pm

Mensagem por galt »

As baterias podem perder o balanceamento se apertares com a mota a acelerar ou mesmo a carregar com grande intensidade nas descidas acentuadas.
É necessário o componente de balanceamento permanente. Até ao momento o da minha mota tem feito a sua função sem reparos. Não te sei dar detalhes do modelo.

Força nos electrões.
Sw Predator 60 ah - 33000 kms (3200 kms com baterias de Gel)
[DB - SW Predator 60ah - Odivelas]
[DB - Leaf Odivelas]
[»» Pontos de carga ««]

Nunio
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo set 28, 2008 9:01 pm

Mensagem por Nunio »

jmal Escreveu:O pessoal quer barato ? ai está o barato...
O pessoal quer barato porque gosta da "Bricolage".
Mas muitas vezes o barato + a bricolage saem mais caro que o caro.

A vantagem é que se vão aprendendo umas coisas, mas até que ponto compensa?... Cada qual sabe de sí.

Nunio

Autor do tópico
MRider
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por MRider »

Nunio Escreveu:
jmal Escreveu:O pessoal quer barato ? ai está o barato...
O pessoal quer barato porque gosta da "Bricolage".
Mas muitas vezes o barato + a bricolage saem mais caro que o caro.

A vantagem é que se vão aprendendo umas coisas, mas até que ponto compensa?... Cada qual sabe de sí.

Nunio
Concordo
Live long and prosper!

Autor do tópico
MRider
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por MRider »

Bom para dar seguimento ao Diario de Bordo vou publicar umas fotos.

O novo controlador de onda pura de 72V 150A
Imagem

Os cabos que vão para o motor com o isolamento danificado devido ao calor excessivo.
Imagem

Os km feitos com o novo controlador.
Imagem

Os km totais
Imagem
Live long and prosper!

Nunio
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo set 28, 2008 9:01 pm

Mensagem por Nunio »

Eu percebo que andas nisto mais pela paixão que pela razão, mas também acho que tens uma "base" muito ruim. E se calhar cara?
O que o pessoal te está a tentar dizer é que isso não tem ponta por onde se pegue. Eu também acho.

As baterias são o coração de um VE. Problemas...
Sem o controlador, nada feito. Problemas...
O motor... Será que aguenta quando tiveres baterias e controlador resolvido?
Os manómetros. Parece que também têm um comportamento estranho...
Resta o chassis. Será que vale a pena?

Se achas que vale, continua. Força com isso. ;)

Autor do tópico
MRider
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por MRider »

A Mota vai ser devolvida .

Falta acertar os pormenores da devolução.

Como já referi e já foi dito eu não me importo de mexer na mota pois é assim que se aprende.
Também como já referi e já foi dito com o material que tenho a minha disposição, não há mais nada a fazer.

Tudo começou mal desde o inicio quando não veio as 24 células de Lítio, e depois veio o resto....
Eu gosto do aspecto desta mota e tenho pena que a tenho de devolver. Mas como venho a descrever no meu diário de bordo, só com material em condições é que poderia andar minimamente por aqui.
E mesmo assim teria de ser só com um ocupante.

É pena também a devolução da scooter eléctrica, pois assim mais um vez fui "gozado" por ter comprado uma mota de "brincar", e já vou na 2 mota...

A primeira foi para aprender um bocado como as coisas funcionavam. Mas esta segunda scooter já foi comprada para ser usada a vontade e não ter que escolher os caminhos mais planos.
E se mantivesse a performance sem problemas, que tive nos últimos 2 km com o novo controlador não haveria mais queixas de falta de força nas subidas.

Não tenho tido muita sorte,mas também tem me vendido modelos cujas as especificações são um bocado ( bastante) esticadas levando a induzir o comprador ( eu) em erro...

Espero em breve voltar a mobilidade eléctrica e mostrar a todos aquele incrédulos que afinal podemos andar por aqui de scooter eléctrica sem problemas.
Live long and prosper!

RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Mensagem por RJSC »

Controlador de onda pura, daí o silêncio!

Autor do tópico
MRider
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por MRider »

RJSC Escreveu:Controlador de onda pura, daí o silêncio!
Sim é verdade, e que silencio :shock: :shock:
Live long and prosper!

RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Mensagem por RJSC »

Não fossem os cabos do motor tão finos e as baterias em blocos de 4, ficava uma mota porreira: VE quer-se silencioso.
Os carros vêm todos com controladores silenciosos.

Autor do tópico
MRider
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por MRider »

Era como se tivesse uma força oculta a empurrar a mota com força :mrgreen:

Não sei se este tipo de controladores são robustos , mas era uma boa solução para que tem motores deste tipo.
Live long and prosper!

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm

Mensagem por Jorge Rocha »

visitante2 Escreveu: Por falar em baterias aproveitei para medir e umas tinham 14,05 v e outras tinham 13,89 v ....
Eu faço as contas e verifico que umas células têm como valores médios 3,512V e outras 3,472V. Para quem percebe todo o funcionamento das células de LiFePO4 Winston só verifica que existe um pouco de desbalanceamento, mas que ambos conjuntos podem estar com mais de 99% de carga.
Não é motivo para tanto alarido!

Ainda bem que verificaste essa diferença, que agora é pequena, e que não tendo qualquer controlo poderá vir a ser fatal.

Já anteriormente recomendei a retirar as células de dentro dessas caixas e refazer o pack como deve ser feito, balanceando célula a célula de forma manual ou com aparelhos para tal. Da mesma forma na sua manutenção.

jmal Escreveu:Eu também defendo esse conceito, no entanto acho-o impossivel de implementar, passa na cabeça de algum vendedor,fornecedor, etc comprar um bmw e depois colocar um motor de mercedes ??? acho que não, quem suportaria a garantia, que segurança tinham os fabricantes que os seus equipamentos eram utilizados segundo as especificações do mesmo ? como eram cumpridas as normas ?
Acho que estás a pensar muito superficialmente, pois na verdade isso acontece quase em todas a marcas de carros.
Tive um Seat Leon que seu motor era igual em varios modelos e marcas diferentes, como a Audi, Volkswagen, Skoda.
Sua plataforma era a mesma do Golf e a do A3.
Seu auto-radio era o mesmo para as mesmas marca em cima referidas e para a Nissan.
Bastava abrir o capo para ver muitas grandes marcas de fornecedores de peças como Bosch entre outras.
Eu trabalho na Renault e lá fazemos caixas de velocidade para várias marcas, inclusive para a Mercedes.
Se assim não fosse um simples Clio custaria mais de que um Ferrari.

Quanto mais diferente, mais caro fica o produto!

Quanto maior for a compatibilidade, maior é a aceitação no mercado. Quem é que vai compra um veiculo que só é comercializado no outro lado do mundo? Basta olhar para este exemplo deste diário de bordo... Como só do outro lado do Atlântico é que poderia experimentar o veiculo, teve de arriscar e fazer a compra totalmente às escuras, dando no que deu!

Ainda assim eu acho que o caso não está completamente perdido! Penso até que nunca esteve tão claro e fácil a sua solução!
Tudo por um mundo mais limpo!

Autor do tópico
MRider
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por MRider »

Qual a tua sugestão ? Jorge
Live long and prosper!

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium

Se tu já viste o que está bem e o que está mal, agora é só pedires que te substituem o que está mal!
Se fores tu mesmo a fazer o trabalho, podes pedir o respectivo desconto da tua mão de obra!
Vais ver que vais ter a mota de graça! :lol: :lol: :lol:

Autor do tópico
MRider
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por MRider »

Jorge Rocha Escreveu:Se tu já viste o que está bem e o que está mal, agora é só pedires que te substituem o que está mal!
Se fores tu mesmo a fazer o trabalho, podes pedir o respectivo desconto da tua mão de obra!
Vais ver que vais ter a mota de graça! :lol: :lol: :lol:
É uma ideia :mrgreen:
Mas ai teria de ser controlador de 300A e motor de 5000w como deve ser :mrgreen:
Depois teria de ver se as baterias tem realmente a células dentro :mrgreen:
Live long and prosper!

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium

Ainda com duvidas sobre as células? Achas que iam fabricar umas em exclusivo para ti? Eu já as vi! Separam-se muito facilmente!

Se o controlador estiver regulado para disponibilizar 100A, isso já é mais que suficiente para abusar de um motor de 5000W, ou de umas baterias de 3072Wh desse tipo! Também será o suficiente para subir tudo, com bastante moderação, claro!

Autor do tópico
MRider
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por MRider »

Sim mas quando falei em 300A era por causa de o controlador limitar a corrente e não aquecer com as subidas prolongadas.
Live long and prosper!

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium

Sim, tudo bem! Os das Predatores são de 350A pico! E realmente não aquecem nada!

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

Jorge Rocha Escreveu: Acho que estás a pensar muito superficialmente, pois na verdade isso acontece quase em todas a marcas de carros.
Tive um Seat Leon que seu motor era igual em varios modelos e marcas diferentes, como a Audi, Volkswagen, Skoda.
Sua plataforma era a mesma do Golf e a do A3.
Seu auto-radio era o mesmo para as mesmas marca em cima referidas e para a Nissan.
Bastava abrir o capo para ver muitas grandes marcas de fornecedores de peças como Bosch entre outras.
Eu trabalho na Renault e lá fazemos caixas de velocidade para várias marcas, inclusive para a Mercedes.
Se assim não fosse um simples Clio custaria mais de que um Ferrari.

Quanto mais diferente, mais caro fica o produto!

Quanto maior for a compatibilidade, maior é a aceitação no mercado. Quem é que vai compra um veiculo que só é comercializado no outro lado do mundo? Basta olhar para este exemplo deste diário de bordo... Como só do outro lado do Atlântico é que poderia experimentar o veiculo, teve de arriscar e fazer a compra totalmente às escuras, dando no que deu!

Ainda assim eu acho que o caso não está completamente perdido! Penso até que nunca esteve tão claro e fácil a sua solução!
Acho que não entendeste o que disse, uma coisa são os fabricantes usarem as suas linhas de produção em série para também produzirem produtos que podem ser usados por outros, tornando assim o custo de produção mais pequeno, outra coisa é usar o conceito modular que o RSJC falou. Essas marcas podem partilhar peças, mas não podes trocar umas com outras, eu não posso chegar á audi e comprar uma carroçaria e depois ir á VW pedir o motor, apesar de serem iguais não funcionam, porque têm diferenças :roll: .

Isto faz-me lembrar o conceito do PhoneBloks, onde cada utilizador pode personalizar o seu telefone de acordo com a sua utilização, mas infelizmente num mundo virado para o dinheiro, é uma ideia que não tem pernas para andar, um dos principais entraves é a fisica, blocos que pode ser ligados e desligados a comunicar sobre uma motherboard, velocidade, etc, alimentação, enfim seria como ter um pc com uma motherboard e adicionar dispositivos. Outro entrave é o preço, o proprio autor reconhece que os custos desta tecnologia seriam muito acima do que inicialmente previsto, ficando a um preços que não seriam concorrenciais. Depois vem a parte ecologica, que apesar da ideia dar aspecto de ser mais ecologico, na verdade não é, basta imaginar todos os sistemas de segurança, controle, alimentação que cada modulo teria de ter para trabalhar em conjunto com outros. A parte boa é que quando se avaria um modulo, basta substituir, tal como em um carro ou pc, evitando enviar todo o telefone para o lixo.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”