Programa Energia Solar - Vulcano

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

Shrek
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta out 22, 2009 10:26 pm

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por Shrek »

a questão é saber a quantos kw correspondem "meia dúzia de cavacos"...

posso-te dizer que se a tua resistência for de 1,8kw (não sei ao certo de quanto é no teu sistema) vais precisar de cerca de 1h20m para elevar 10º em 200l de água. elevar 20º (de 25º para 45º), é o dobro do tempo.

dependendo da localização da resistência no depósito, ela pode aquecer mais uma parte da água o que permite uma temperatura mais alta nas camadas superiores (onde normalmente se encontra a saída da água).

lrds
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Mensagem por lrds »

boas

não sei se será assim, eu não preciso de aquecer os 200l
para tomar 3 duches e a loiça 100l chegam perfeitamente, a bailarina tem 90l e dá para isso e ainda tenho água bem morna no dia seguinte35 a 40º
no caso do ts 200l a resistência está no centro, dep. deitado, acho que aquece rápido 100l de agua a uns 50º se ela já estiver a uns 35º, acho que só num dia muito frio é que a água do ts está mais baixa, acho eu, não tenho nenhuma experiência em aqs

e depois penso que se gasta mais energia a levar a água de 10º a 20º, do que de 30º a 50º
eu noto que isso acontece com a bailarina.
Inté

Shrek
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta out 22, 2009 10:26 pm

Mensagem por Shrek »

lrds Escreveu:boas

para tomar 3 duches e a loiça 100l chegam perfeitamente, a bailarina tem 90l e dá para isso e ainda tenho água bem morna no dia seguinte35 a 40º
no caso do ts 200l a resistência está no centro, dep. deitado, acho que aquece rápido 100l de agua a uns 50º se ela já estiver a uns 35º, acho que só num dia muito frio é que a água do ts está mais baixa, acho eu, não tenho nenhuma experiência em aqs

e depois penso que se gasta mais energia a levar a água de 10º a 20º, do que de 30º a 50º
eu não disse que precisavas de 200l nem faço ideia de quanto gastas para 3 banhos e louça.
os dados que te dei são resultado da fórmula de cálculo. se achas que não é assim, tu é que sabes...
já agora, para elever 10º em 100l de água, é metade do tempo que referi (40m).

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Mensagem por CrOhN »

no primeiro parágrafo acho que tens razão, no segundo não.

se calhar dá-te essa ideia porque a bailarina está completamente fria, e estás a aquecer o corpo da bailarina junto com a água. o termometro pode não ser bem linear. assim como, à medida que a temperatura vai subindo tambem vão subindo as percas no isolamento.

lrds
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por lrds »

crohn Escreveu:

no primeiro parágrafo acho que tens razão, no segundo não.

se calhar dá-te essa ideia porque a bailarina está completamente fria, e estás a aquecer o corpo da bailarina junto com a água. o termometro pode não ser bem linear. assim como, à medida que a temperatura vai subindo tambem vão subindo as percas no isolamento.
boas
se calhar é melhor esperar e depois de ter o sistema a funcionar e fazendo algumas experiências é que se vai chegar à conclusão de qual o melhor apoio a usar. tenho 3 sistemas de apoio, resistência, esquentador e bailarina. já me lembrei de fazer um circuito entre o deposito e a bailaria, com uma bomba electrica, comandada por termostato, que quando tivesse água a 45 ou 50º a enviasse para o depósito.
Inté

manuelcar
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

já me lembrei de fazer um circuito entre o deposito e a bailarina, com uma bomba eléctrica, comandada por termostato, que quando tivesse água a 45 ou 50º a enviasse para o depósito.
é mais ou menos isso que eu tenho. mas tens que instalar um controlador diferencial e duas sondas de temperatura. assim a bomba só liga quando a diferença de temperatura o justifica e desliga quando deixa de compensar ou a temperatura limite tiver sido atingida.
Porreiro, pá!

Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm

Mensagem por Ferra »

lrds Escreveu:álém disso, o uso do esquentador é mais desconfortável, porque se quisermos pôr água morna a correr pouco ele acaba por se apagar. de vez em quando apercebo-me disso quando me toca a lavar a loiça, para não molhar tudo reduzo o caudal da água e para não me queimar tempero com fria, passado pouco tempo ele apaga-se. e tenho 2 esquentadores passa-se o mesmo com os dois, e são inteligentes. para isto não acontecer tenho de gastar mais água e mais gaz, tem de estar a trabalhar no maximo sem haver necessidade
toda a minha vida usei esquentador e realmente isso acontece mas é devido a má regulação! no meu caso um esquentador manual com piloto, tem por baixo uma regulação de caudal! com o selector de gás na mesma posição e rodando essa "torneira" a água vai de escaldar (pouca água) a morna (máximo de água)! demorei muitos meses até encontrar a posição ideal para o meu caso mas agora funciona perfeitamente! neste momento apenas mexo no selector de gás! para o acender e depois ficando nessa mesma posição lavo a louça a 1 metro de distancia, para tomar banho de verão uso essa mesma posição, no inverno avanço o selector de gás de acordo com a necessidade ou gosto! só uso a torneira de água quente, muito raramente uso a torneira de água fria! uma coisa curiosa é que se eu por acaso avanço pouco o selector de gás e a água do banho está um pouco fria basta fechar um pouco a torneira de água quente do duche e lá vem a água mais quentinha sem precisar de sair do banho! para mim o esquentador só não é bom se a casa estiver servida por um motor de água de pressão pois as flutuações de pressão originadas pelo motor em funcionamento ou parado tornam muito dificil qualquer regulação!
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)

lrds
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por lrds »

para mim o esquentador só não é bom se a casa estiver servida por um motor de água de pressão pois as flutuações de pressão originadas pelo motor em funcionamento ou parado tornam muito dificil qualquer regulação![/quote]

boas
já estou a ver que é por isso que n consigo regular bem os meus esq. (inteligentes). realmente como a pressão não é constante, e se estiver o esq. estiver regulado por baixo quando a pressão baixar ele desliga-se. acho que há uma pequena bomba que se insere na tubagem que mantém a pressão constante independentemente de o balão ter mais ou menos pressão, será?
Inté

manuelcar
Staff Member
Staff Member

Mensagem por manuelcar »

um balão maior tb estabiliza a pressão.
Porreiro, pá!

Ferra
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Ferra »

já estou a ver que é por isso que n consigo regular bem os meus esq. (inteligentes). realmente como a pressão não é constante, e se estiver o esq. estiver regulado por baixo quando a pressão baixar ele desliga-se. acho que há uma pequena bomba que se insere na tubagem que mantém a pressão constante independentemente de o balão ter mais ou menos pressão, será?
desconheço... mas parece-me pouco provavel...
manuelcar Escreveu:um balão maior tb estabiliza a pressão.
desculpe mas discordo. conheço instalações alimentadas por bombas de furos e balões de 200l e isso acontece na mesma... basta que quando começa o banho tenha pouca água e a bomba arranque durante o banho... torna-se chato ao longo do tempo! a unica coisa que resolve de maneira minimamente satisfatória é uma misturadora termostática, pois compensa as variações de forma automática!

PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm

Mensagem por PaulOL »

ferra Escreveu:
desculpe mas discordo. conheço instalações alimentadas por bombas de furos e balões de 200l e isso acontece na mesma... basta que quando começa o banho tenha pouca água e a bomba arranque durante o banho... torna-se chato ao longo do tempo! a unica coisa que resolve de maneira minimamente satisfatória é uma misturadora termostática, pois compensa as variações de forma automática!
viva
a questão das variações de pressão na rede e daí todos os problemas relatados anteriormente, têm uma solução (experiência própria).
passa por retirar o balão, independentemente do tamanho (que não é solução) e aplicar um aparelho que se dá pelo nome de “brio 2000” ou outra marca que exista no mercado, no meu caso é este.
o funcionamento é simples, mal se abra uma torneira (fria ou quente) ele dá quase instantaneamente ordem o motor para ligar, a partir daí mantém sempre uma pressão constante na rede até que se volte a fechar a torneira ou as torneiras que deram origem a ligar.
a questão do valor da pressão (constante) na rede é que pode variar em função da potência do motor e do tipo de bomba que estivar acoplada, poderá precisar de um redutor de pressão, por exemplo!

manuelcar
Staff Member
Staff Member

Mensagem por manuelcar »

já agora, a vantagem destes sistemas solares é que debitam água à mesma temperatura seja qual for o caudal e pressão.
Porreiro, pá!

lrds
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por lrds »

paulol Escreveu:
ferra Escreveu:
viva
a questão das variações de pressão na rede e daí todos os problemas relatados anteriormente, têm uma solução (experiência própria).
passa por retirar o balão, independentemente do tamanho (que não é solução) e aplicar um aparelho que se dá pelo nome de “brio 2000” ou outra marca que exista no mercado, no meu caso é este.
o funcionamento é simples, mal se abra uma torneira (fria ou quente) ele dá quase instantaneamente ordem o motor para ligar, a partir daí mantém sempre uma pressão constante na rede até que se volte a fechar a torneira ou as torneiras que deram origem a ligar.
a questão do valor da pressão (constante) na rede é que pode variar em função da potência do motor e do tipo de bomba que estivar acoplada, poderá precisar de um redutor de pressão, por exemplo!
não posso tirar o balão, a minha água é captada a cerca de 25m de profundidade e o meu motor está lá no fundo e essa brio 2000 não deve ter capacidade para me tirar água.
posso é liga-la entre o deposito que é de 1000l e a rede de abastecimento, assim mantem-me a pressão da água constante
Inté

manuelcar
Staff Member
Staff Member

Mensagem por manuelcar »

se tens problemas de estabilidade aumentas a capacidade do balão e reduzes o intervalo de comutação. liga aos 2 bares e desliga aos 4, ou assim.
Porreiro, pá!

Ferra
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Ferra »

ideias:

1 embora seja contraproducente pode interpor uma valvula de redução de pressão depois do balão, ela estabiliza a pressão a por exemplo 3 bares com a condição de a entrada ser sempre uma pressão superior...
2 pode colocar uma misturadora termostática
3 pode usar uma caldeira em circuito fechado com um acumulador, em vez de ser a resitência electrica é a caldeira a aquecer a água do acumulador. quando abre a torneira a água que sai é do acumulador... (eu não devia dizer isto mas, com algum engenho e respeitando as tolerancias a temperaturas também é possivel usar o esquentador mas perdendo de imediato a garantia do mesmo pois não foi construido para funcionar em circuito fechado mas sim em circuito aberto)

eu optava pela 2...

sol_maiato
Membro
Membro
Registado: quarta ago 26, 2009 1:59 pm

Mensagem por sol_maiato »

gostaria de juntar algumas fotos mas ainda estou a tentar perceber como isso se faz...
Anexos
vulc3.JPG
vulc3.JPG (40.91 KiB) Visto 3859 vezes

sol_maiato
Membro
Membro

boas a todos!

como disse nas minhas intervenções iniciais, há já alguns dias atrás, a minha casa está virada a sul quase perfeito e a intalação está do meu agrado. quero dizer que os painéis assentes e paralelamente à inclinação do telhado esteticamente agrada-me, mas a inclinação não é a aconselhada para esta latitude (maia - 10 km n do porto). a inclinação andará talvez pelos 25º quanto o preferível seria aí pelos 40º.
o curioso é que a instalação foi feita sem que me tivessem perguntado nada sobre isso. todas as fotos que eu tenho visto aqui no fórum de sistemas vulcano, estes estão instalados do mesmo modo...
Anexos
vulc3.JPG
vulc3.JPG (40.91 KiB) Visto 3858 vezes

sol_maiato
Membro
Membro

mais fotos
Anexos
vulc4.JPG