Concentração e transmissão solar

toze_feup
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta set 06, 2007 1:30 pm

Mensagem por toze_feup »

blueskyh20 Escreveu:as ventoinhas gastam electricidade, é melhor meter dissipadores como a os dos antigos processadores - folhas laminares nas costas da pastilha de silicio.
exacto se a dissipação passiva der conta do resultado é preferível, qt maior for a superficie de dissipação melhor, até existiam aki há uns anos uns dissipadores em "borboleta" da zalman todos em cobre com uma capacidade de dissipação passiva excelente pq a área era enorme mas eram carotes na altura tipo 50€ ou 60€.

cumps!

Njay
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re:

Mensagem por Njay »

katzilla Escreveu:pelo que entendi num forum espanhol o transistor de potencia 2n2055 ou mj15023 com caixa t03 saca a bateria do circuito quando estiver carregada, isto está correcto?
um transístor é um componente que tem um certo funcionamento, mais ou menos genérico, e como tal pode ser utilizado em milhentas aplicações... como por exemplo sacar a bateria do circuito quando ela estiver carregada.
katzilla Escreveu:o 2n3055 ou mj2955 com caixa t03 de 15 amperes servem para o mesmo fim?
o 2n3055 e o mj2955 são ambos "transístores bi-polares de potência". eles são como que o "simétrico" um do outro (digamos, de uma forma simplista, que um foi feito para actuar no pólo negativo da bateria, e o outro para actuar no positivo).
katzilla Escreveu:o mosfet transistor irf740 faz o mesmo que o 3055? deverá servir como interuptor ou não?
ambos podem servir como interruptor, mas são estruturalmente diferentes. isto quer dizer que se poêm a funcionar de maneiras diferentes e que quando funcionam apresentam características também um pouco diferentes. o mosfet é um transístor cujo funcionamento se aproxima mais de um interruptor ideal.
katzilla Escreveu:acho importante determinar a resistencia termica do dissipador que irá ligar ao transistor, por causa da temperatura maxima de 200º do 2n3055 para conseguir 8,25w max sobre os 12v.
eu acho que não vai ser preciso dissipador. a potência redireccionada pelo reflector não será muita. o reflector consegue recolher na melhor das hipóteses, ~35w. destes 35w, apenas uma parte vai incidir sobre a pastilha de silicio dos transístores e eles são 6. logo, cado transístor "leva" no máximo com 35/6 = 5.8w. não me parece que precise de dissipador...

katzilla
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta nov 28, 2007 8:32 pm

Re: Concentração e transmissão solar

Mensagem por katzilla »

penso que não há necessidade de correr o risco de eventualmente esturricar transistores. os preços dos dissipadores para esses transistores são irrisorios, vale a pena adaptá-los na montagem do equipamento. o meu aconselho para transistores de potencia é terem sempre um dissipador.

toze_feup
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta set 06, 2007 1:30 pm

Mensagem por toze_feup »

better be safe than sorry

cumps!

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

oi, fiz agora mesmo um teste muito simples, encontrei por aqui um 2n3055 e pelas medições no multimetro parece estar bom, e saquei-lhe a cobertura e expus a pastilha de silício ao sol. medindo entre o colector e a base tinha cerca de .35 volts, medindo entre a base e o emissor também tem a mesma tensão, entretanto fui buscar uma lupa com cerca de 8 cm de diametro e foquei de maneira que apenas a pastilha de silício ficasse com a concentração total da luz, nessa altura medi 0.66 volts tanto do emissor para a base como da base para o colector, do emissor para o colector fica a 0 volts. depois mudei o multimetro para a escala de currente e foi a desilusão porque não consegui medir qualquer currente.

vou tentar arranjar outro transistor para testar, e também saber se este está mesmo bom através de um pequeno circuito de teste.

Njay
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Njay »

o transístor está óptimo. ele dá sempre uma tensão por volta desses valores, ~0.6v, a queda de tensão num díodo... uma célula solar fotovoltaica também é um díodo e gera uma tensão dessa ordem. o que tu não mediste e que é onde vês a diferença entre ter lupa e não ter lupa é a corrente. nas mesmas condições, além da tensão deves também colocar o multímetro nos "a dc" (tenta começar com uma escala de 200ma ou mais) e medir essa corrente. o ideal era medir ambas as situações na mesma escala do multímetro para teres uma comparação directa, mas com uma lupa de 8cm de diâmetro acho que não vai ser possível.
depois, para saberes a energia que estás a captar, é multipliciar a tensão pela corrente, como sabes.
obténs um pouco mais de potência se juntares o colector e o emissor, ficando assim os "2" díodos do transístor em paralelo, o díodo base -> emissor e o base -> colector.

edição: é por cada célula (neste caso, transístor) dar uma tensão tão baixa que escolhi 6 células para o design (os painéis fotovoltaicos comerciais também funcionam sempre com várias células em série). com 6 células vamos ter em média pelo menos uns 2v, que já servem para alimentar circuitos de aumentar a tensão. mais células tornava o painél demasiado grande, menos células não geravam voltagem suficiente para se "trabalhar".
Última edição por Njay em sábado jan 12, 2008 5:20 pm, editado 2 vezes no total.

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

oi, njay é isso mesmo, para saber se está bom é medir um diodo do colector à base e do emissor à base, mesmo assim testei com um pequeno circuito, basta apenas uma fonte de alimentação uma carga que pode ser uma lampada ou um pequeno motor e uma resistência para exitar base, e está tudo certo.

a razão pela qual não medi corrente é porque o fusível do amperímetro está queimado, dai não medir nada.

vou tentar novamente.

Njay
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Njay »

eu referi os díodos mas era com a intenção de que ligasses o colector e o emissor, para a célula dar mais energia. se medires a tensão e a corrente só entre o emissor e a base, ou só entre o colector e a base, só vais estar a aproveitar 1 dos díodos para captar a energia; se ligares o colector e emissor, aproveitas os 2 e tens um pouco mais de tensão e corrente.

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

sim, eu percebi.

Autor do tópico
Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm

Mensagem por Bluesky »

nesta pagina governamental do eua falam de concentradores

http://www.nrel.gov/learning/re_solar.html
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

tópico movido para o geral solar, por solicitação do autor e ficar o mesmo melhor localizado.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Autor do tópico
Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Bluesky »

obrigado luciano

as grandes concentradoras por reflexao solar (espelhos) e turbinagem do vapor!

um les-a-les ecologico seria muito mais vantajoso se fosse iberico com a visita a estes grandes parques solares. fica a ideia

sevilha, sul de espanha, central solar da solucar, sanlúcar la mayor

Link

Link

andaluzia, almeria, espanha, varios tipos de concentradores solares, mas está em alemao!

Link

outro tipo de torre concentradora solar por convecçao do ar quente e a sua turbinagem. que melhor sitio senao os desertos para as colocar? ironico, nao é? mesmo sem petroleo nenhum na arabia saudita nao faltam desertos logo ainda o potencial produtor energetico mundial. mas graças à desertificaçao causada pelo seu petroleo agora tem muito mais concorrencia e cada chamine é um furo energetico. nada melhor que a nossa peninsula iberica, australia, estados unidos etc

Link

Link

Link

manzanares, madrid, espanha, chaminé solar - projecto piloto.

Link

#

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

gostei muito do que vi bluesky, mas o problema é que o sol ainda não se paga, portanto daqui a muitos anos talvez se veja essa tecnologia implementada.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium

e se nao se paga, não gera impostos...

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

luciano kaefer Escreveu:e se nao se paga, não gera impostos...
ora nem mais.
Cumps Inovadores

Autor do tópico
Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Bluesky »

a natureza nao reclama impostos, reclama vidas. sabem quantas maneiras existem de morrer? nao estou a ver onde esteja a graça e nao por nao entender a graçola. escolham, lutem contra o sistema ou contra a natureza. portanto se querem salvar-se façam o favor de se mexer e alterar o rumo aos acontecimentos para o vosso bem. palavra da salvaçao #

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium

bluesky Escreveu:nao estou a ver onde esteja a graça e nao por nao entender a graçola. escolham, lutem contra o sistema ou contra a natureza. portanto se querem salvar-se façam o favor de se mexer e alterar o rumo aos acontecimentos para o vosso bem. palavra da salvaçao #
ora pois, o que estamos fazendo aqui no forum novaenergia ?

cada um fazendo o que pode e dentro de suas possibilidades.

aqui na fazenda, 40% do combustível provém de fonte renovável. antes, era 0%.

e os seus motores magnéticos ? avanços ?

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

bluesky Escreveu:a natureza nao reclama impostos, reclama vidas. sabem quantas maneiras existem de morrer? nao estou a ver onde esteja a graça e nao por nao entender a graçola. escolham, lutem contra o sistema ou contra a natureza. portanto se querem salvar-se façam o favor de se mexer e alterar o rumo aos acontecimentos para o vosso bem. palavra da salvaçao #
blue não fiques assim, essa é a minha maneira de mostrar ás pessoas que estão erradas, já quando estou com os meus amigos também sou assim, ou seja, gozo com as verdades da vida em jeito de brincadeira, primeiro que tudo temos de alterar os nossos mini-mini-mini-cérebros para aceitar que podemos viver sem estarmos sempre a pagar ao mesmo. temos de aceitar que existem outras tecnologias viáveis e que só não são usadas porque existem interesses económicos muito grandes por parte dos governantes e das grandes empresas. primeiro que tudo temos de mostrar ás pessoas que andam sobretudo a financiar os interesses destes e a partir daí será uma bola de neve. fora com o consumismo....
Cumps Inovadores

Autor do tópico
Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Bluesky »

e os seus motores magnéticos ? avanços ?
poderiamos tambem chamar simplesmente motores electricos avançados pois estamos a falar de principios electromagneticos. o meu unico problema é trabalhar sozinho, não é facil. tenho feito muitas experiencias e tenho passado por muitos revezes, por vezes fico uns tempos deprimido. existe uma linha tenua entre o golpe de genio e a simples loucura e é preciso ter cuidado. por vezes pergunto-me porque estou a fazer uma coisa condenada à aparente inutilidade. nao me estigmatizo pois sei que todos nós somos vitimas das nossas proprias crenças e eu nao sou diferente. a natureza definitivamente nao revela os seus segredos com facilidade mas o segredo está claramente lá, como uma mulher pudica que se recusa a despir. o que eu estou a dizer é que o facto de vermos uma mulher atraente nao significa que a vejamos nua. a nudez será a descoberta. o senso comum é o nosso principal inimigo, temos de aprender a pensar em total liberdade, o que nao é facil devido aos conhecimentos adquiridos na escola que nos condicionam. temos que seguir os fenomenos irregulares e mal explicados. pode pareçer novamente loucura, mas depois de um periodo de depressao normalmente duplico os meus esforços na procura da solução. isto significa que ainda nao desisti nem penso desistir tao cedo.

mas deixemos as minhas loucuras de parte pois tenho algo mais importante a vos dizer: é bom que todos procuremos soluçoes diferentes - o biodiesel, o hidrogenio, o eolico, o solar e o hidraulico maritimo tem imenso potencial futuro. nao estou assim tao zangado convosco como possa parecer. penso que o fundamental é produzirmos energia nacional e nao pressionarmos um determinado pais produtor. isso é conseguido com as energias renovaveis. assim se os portugueses produzirem energia portuguesa, os espanhois produzirem energia espanhola etc, entao estamos no caminho do nao-conflito e isso é bom. e no processo salvamos o ambiente. tenham é cuidado com os governantes, que sao na verdade uns grandes irresponsaveis ao tentarem ser subservientes de determinados interesses "europeus" ou "mundiais" que nao sao os nossos, no fundo à espera que lhes aqueçam o traseiro. viva o nacionalismo e os electrões lusos (brasileiros, franceses, italianos etc)! ninguem gosta de andar nu, mas uns simples trapinhos (energias renovaveis) sao suficientes para manter a nossa dignidade. digamos que tanto em portugal, espanha e brasil o "tecido" é bastante bom #

Autor do tópico
Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Bluesky »

eficiencia do fotovoltaico é conseguido com lentes, que separam o espectro e concentram os raios.

http://energiasrenovaveis.wordpress.com ... gia-solar/

Responder

Voltar para “Energia Solar”