katzilla Escreveu:pelo que entendi num forum espanhol o transistor de potencia 2n2055 ou mj15023 com caixa t03 saca a bateria do circuito quando estiver carregada, isto está correcto?
um transístor é um componente que tem um certo funcionamento, mais ou menos genérico, e como tal pode ser utilizado em milhentas aplicações... como por exemplo sacar a bateria do circuito quando ela estiver carregada.
katzilla Escreveu:o 2n3055 ou mj2955 com caixa t03 de 15 amperes servem para o mesmo fim?
o 2n3055 e o mj2955 são ambos "transístores bi-polares de potência". eles são como que o "simétrico" um do outro (digamos, de uma forma simplista, que um foi feito para actuar no pólo negativo da bateria, e o outro para actuar no positivo).
katzilla Escreveu:o mosfet transistor irf740 faz o mesmo que o 3055? deverá servir como interuptor ou não?
ambos podem servir como interruptor, mas são estruturalmente diferentes. isto quer dizer que se poêm a funcionar de maneiras diferentes e que quando funcionam apresentam características também um pouco diferentes. o mosfet é um transístor cujo funcionamento se aproxima mais de um interruptor ideal.
katzilla Escreveu:acho importante determinar a resistencia termica do dissipador que irá ligar ao transistor, por causa da temperatura maxima de 200º do 2n3055 para conseguir 8,25w max sobre os 12v.
eu acho que não vai ser preciso dissipador. a potência redireccionada pelo reflector não será muita. o reflector consegue recolher na melhor das hipóteses, ~35w. destes 35w, apenas uma parte vai incidir sobre a pastilha de silicio dos transístores e eles são 6. logo, cado transístor "leva" no máximo com 35/6 = 5.8w. não me parece que precise de dissipador...