Será que passa na inspecção

O lugar privilegiado para aqueles que optam usar óleo vegetal directamente nas viaturas.

Oinq
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta set 28, 2006 8:03 pm

Mensagem por Oinq »

escalavardo Escreveu:a solução, a meu ver, é dirigir à marca do veículo e colocar essa questão.

se eles não nos chamarem nomes por estar a assassinar os veículos que produzem com tanto amor, passam concerteza uma declaração onde alegam que o veículo está habilitado para utilizar outro tipo de combustível.

duvido que consigas que te passem essa declaração...

hynek
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm

Mensagem por hynek »

a solução passa por legalização do ov, como aconteceu na alemanha, dando seguimento à directiva da cee
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

manuelcar
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

para isso serve uma associação. interpelar os serviços públicos e fazer pressão.
Porreiro, pá!

Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm

Mensagem por Eletrico »

ola
aqui onde levo os meus carros a inspecção não apresentam dificuldades ao uso de o.v. nos carros.

o meu velhinho corsa passou por la com +/- 60% sem kit a cheirar bem e o inspector (que me parece era o responsável pelo centro ) nem sequer disse nada devia estar constipado.

uns dias antes passei por la com o meu outro carro e perguntei a um inspector se avia problema em aparecer com uma fritadeira de 4 rodas ,para meu espanto o fulano la foi perguntando das percentagens e depois diz que não avia problema desde que as emissões estivessem dentro dos parâmetros tudo bem .

depois diz ainda a dias por aqui passou um a 80% , só não sei se era "kitado".

mas já agora uma coisa me faz confusão por este tópico já muito se falou das alterações versos homologação, ta,ta,ta

a questão e como e que com um tão grande vazio de legislação já há entidades bancarias com protocolos com empresas no sentido de financiar este tipo de alterações ?

a ser ilegal ou de qualquer outra forma ir contra a lei isso não poderia ser igual (em termos comparativos ) a um banco emprestar ao ladrão dinheiro para comprar o carro com que avia de mais tarde assaltar o banco.

nota: quando falo nos protocolos com as empresas do ramo não quero dizer mal de ninguém nem e de nenhuma forma um ataque a quem quer que seja entenda-se .
cumprimentos
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23

manuelcar
Staff Member
Staff Member

Mensagem por manuelcar »

nem os bancos, nem os centros de inspecção são agentes da lei ou das finanças. os centros limitam-se a verificar a conformidade técnica dos veículos. os bancos emprestam a juros contra garantias. para o ovd poder dar um salto em frente é necessário que produtores, vendedores, instaladores e consumidores se associem e façam pressão sobre o governo para agilizar a coisa.
depois de passar muitos meses a "descascar" os aspectos técnicos do ovd, vou agora dedicar-me aos aspectos jurídicos e fiscais. se alguém me puder ajudar eu apreciava bastante, uma vez que não sou jurista.
Porreiro, pá!

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm

Mensagem por orbis »

acho que sim. bem visto. apoio a 100%.

Oinq
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Oinq »

manuelcar Escreveu:(...)para o ovd poder dar um salto em frente é necessário que produtores, vendedores, instaladores e consumidores se associem e façam pressão sobre o governo para agilizar a coisa.(...)

e para isso perder milhões em impostos sobre os produtos petroliferos? iva de 21 pa 5%... não me parece...

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por orbis »

parece que não conheces é o civa. o iva a 5% aplica-se ao óleo alimentar. o que se faz é comprá-lo nos supermercados como se fosse para fins alimentares. claro que se o óleo fosse vendido explicitamente como combustível, já não seria para fins alimentares e pagaria 21%.
se o governo pudesse controlar as transacções deste óleo que supostamente é comprado para fins alimentares, podes crer que pagava 21% e não era preciso nenhuma lei diferente da actual.

Eletrico
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Eletrico »

penso que já vi em qualquer lado que segundo uma directiva comunitária os bio-combustíveis quando adicionados ao combustíveis tradicionais devem estar isentos ou com uma % de imposto mais baixa proporcional a adição de bio-combustíveis nos combustíveis tradicionais.
assim e a estar correto faz todo o sentido (para os governantes) não considerar o o.v. como combustível porque assim noz ainda lhe entregamos 5% das transacções. e parecendo que não sempre são alguns € a mais para eles endireitarem as contas.

http://diariodigital.sapo.pt/dinheiro_d ... news=85967
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23

Oinq
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Oinq »

orbis Escreveu:se o governo pudesse controlar as transacções deste óleo que supostamente é comprado para fins alimentares, podes crer que pagava 21% e não era preciso nenhuma lei diferente da actual.
sim e o que te impedia de continuar a comprar no supermercado?
eletrico Escreveu:penso que já vi em qualquer lado que segundo uma directiva comunitária os bio-combustíveis quando adicionados ao combustíveis tradicionais devem estar isentos ou com uma % de imposto mais baixa proporcional a adição de bio-combustíveis nos combustíveis tradicionais.
assim e a estar correto faz todo o sentido (para os governantes) não considerar o o.v. como combustível porque assim noz ainda lhe entregamos 5% das transacções. e parecendo que não sempre são alguns € a mais para eles endireitarem as contas.
isso é o imposto petrolifero não?

manuelcar
Staff Member
Staff Member

Mensagem por manuelcar »

o governo português está obrigado, por directiva comunitária, a legislar no sentido de tornar viáveis os biocombustíveis. isso tem vindo a ser feito. de momento as empresas podem deduzir o iva dos biocombustíveis tal como o fazem para o gpl, o gnl e o gasoleo. o ovd consta da lista dos biocombustiveis. vamos ver. temos que ler todos os normativos e pensar quais as questões que devem ser colocadas aos serviços públicos.
é verdade que o estado precisa de contribuições, e também é verdade que quer controlar o processo todo, mas tem obrigações maiores que jogam a nosso favor.
Porreiro, pá!

Oinq
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Oinq »

isso continua a não resolver o problema aos contribuintes individuais...

sobem o imposto petrolifero pa depois permitirem alguns deduzir ivas?

é mm à português...

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por orbis »

é o que acontece agora com o gasóleo. as empresas deduzem 10% ou seja quase metade. este país nunca primorou pela justiça pois não?

manuelcar
Staff Member
Staff Member

Mensagem por manuelcar »

as empresas deduzem 50% excepto nestes casos:
i) - veículos pesados de passageiros;
ii) - veículos licenciados para transportes públicos, exceptuando-se os rent-a-car;
iii) - máquinas consumidoras de gasóleo, gpl, gás natural ou biocombustíveis, que não sejam veículos matriculados;33
iv) - tractores com emprego exclusivo ou predominante na realização de operações culturais inerentes à actividade agrícola.
v) - veículos de transporte de mercadorias com um peso superior a 3500kg.
onde a dedução é total.

o isp sobre os biocombustiveis tb beneficia de regime especial.
Porreiro, pá!

jcn.jnunes
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta jul 19, 2007 5:26 pm

Mensagem por jcn.jnunes »

decreto-lei nº 62/2006 de 21 de março de 2006
transpõe para a ordem jurídica nacional a directiva n.º 2003/30/ce, do parlamento europeu e do conselho, de 8 de maio, relativa à promoção da utilização de biocombustíveis ou de outros combustíveis renováveis nos transportes.

artigo 4.º
definições
1 - para efeitos do presente decreto-lei, entende-se por:
a) «biocombustível» o combustível líquido ou gasoso para transportes, produzido a partir de biomassa;
...
2 - são considerados biocombustíveis, nomeadamente, os produtos a seguir indicados:
...
j) «óleo vegetal puro produzido a partir de plantas oleaginosas», óleo produzido por pressão, extracção ou métodos comparáveis, a partir de plantas oleaginosas, em bruto ou refinado, mas quimicamente inalterado, quando a sua utilização for compatível com o tipo de motores e os respectivos requisitos relativos a emissões.

artigo 10.º
utilização de carburantes com teor de biocombustível superior a 5%
1 - quando haja utilização de biocombustível em mistura com o gasóleo em percentagens superiores a 5% em veículos não adaptados, é obrigatório o controlo dos efeitos da sua utilização no ambiente, nomeadamente no que se refere às emissões para a atmosfera.
2 - a regulamentação do disposto no número anterior é objecto de portaria conjunta dos ministros responsáveis pelas áreas da administração interna e do ambiente.

artigo 14.º
contra-ordenações
1 - constitui contra-ordenação punível com coima de (euro) 500 a (euro) 3740, no caso de pessoas singulares, e de (euro) 2500 a (euro) 44891, no caso de pessoas colectivas:
...
e) a violação do disposto no n.º 1 do artigo 10.º
2 - a negligência e a tentativa são puníveis.
3 - em função da gravidade da infracção e da culpa do infractor, podem ser aplicadas as sanções acessórias previstas no n.º 1 do artigo 21.º do decreto-lei n.º 433/82, de 27 de outubro, com a redacção que lhe foi dada pelos decretos-leis n.os 244/95, de 14 de setembro, e 109/2001, de 24 de setembro.

meus amigos, não sei se a portaria do artº 10º ponto 2 já saiu ou não. se saiu, temos que levar os popós aos ipo de categoria b ou os malucos dos polícias e gnr's afinal têm razão para multar
João Nunes

hynek
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm

Mensagem por hynek »

quer dizer que quem tiver o popó adaptado, está safo.....

.....não será, naturalmente, assim tão simples....
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da

Oinq
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Oinq »

hynek Escreveu:quer dizer que quem tiver o popó adaptado, está safo....
adaptado e homologado...

agora pergunto... como pode o policia na operação stop provar que o gasoléo que tenho no deposito tem mais de 5% de biocombustível???

apreendem o carro e dp logo se vê?

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por orbis »

não pode.

Fry
Staff Member
Staff Member
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm

Mensagem por Fry »

artigo 10.º
utilização de carburantes com teor de biocombustível superior a 5%
1 - quando haja utilização de biocombustível em mistura com o gasóleo em percentagens superiores a 5% em veículos não adaptados, é obrigatório o controlo dos efeitos da sua utilização no ambiente, nomeadamente no que se refere às emissões para a atmosfera.

o meu é controlado nos centros de inspecção anualmente, e os valores estão muito aquém dos limites exigidos.
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

Eletrico
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Eletrico »

hynek Escreveu:
apreendem o carro e dp logo se vê?
bem segundo o decreto-lei n.º 433/82, de 27 de outubro, parece que ate podem apreender a fritadeira

http://www.diramb.gov.pt/data/basedoc/t ... .htm#b0063
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23

Responder

Voltar para “Óleo Vegetal Directo”