Autoconsumo: 500W ou 780W ou 1000W ???
-
CrOhN
- Membro Gold

- Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm
Re: Autoconsumo: 500W ou 780W ou 1000W ???
O facto de serem 2 não quer dizer que a amortização seja metade do tempo...
rocker_pt, onde é que tens o kWh a 0.15?
rocker_pt, onde é que tens o kWh a 0.15?
-
masterchief
Autor do tópico - Membro Silver

- Registado: quarta dez 11, 2013 1:16 pm
mas tambem nao vai ser 20 anos como foi descrito... versus o preço
-
masterchief

Alguem me consegue ajudar neste site...
http://re.jrc.ec.europa.eu/pvgis/apps4/pvest.php
nao percebo que dados inserir
2 paineis. Total 500W
Produção a Sul
Produção a Poente
(instalação directa nas (sob) telhas, logo o grau de inclinação é o normal.
Zona: Lagos
Qual a % de percas?!
EDIT:
Poente será um azimut de 270º
Sul será um azimut de 180º
É os resultados do google, é?
2 paineis. Total 500W
Produção a Sul
Produção a Poente
Qual a % de percas?!
EDIT:
-
Quintas2
- Colaborador

- Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm
No PVGIS, podes carregar na bandeira espanhola, sempre é mais fácil entender.masterchief Escreveu:Alguem me consegue ajudar neste site...
2 paineis. Total 500W
Produção a Sul
Produção a Poente
Qual a % de percas?!
EDIT:
Anexo simulações a Sul e a Poente, mas convinha fazeres tu, para pores a localização exata. Começa por pôr a tua localização exata no mapa à esquerda: amplia-o primeiro, depois podes pôr na vista de satélite e escolher exatamente a tua casa/telhado. O interesse da localização exata não é tanto pelos dados da radiação, mas pelo relevo, conforme podes ver no gráfico do perfil do horizonte, no resultado final.
Mete 0,5kWp (500Wp de painéis). No azimute, Sul = 0 e Poente = 90. O resto deixa como está. Em Formatos de saída, seleciona Gráficos + Mostrar horizonte + PDF para poderes guardar os PDF's no teu PC.
Depois tento dar-te explicações com mais detalhe.
Cumprimentos,
Quintas2
Quintas2
-
Quintas2
- Colaborador

Desculpa lá mas os ficheiros saíram num formatos estranho quando escolhi pdf. Escolhe PDF mas em vez de guardares faz imprimir e, na escolha da impressora, escolhe antes guardar para PDF.
Anexo-os agora.
Anexo-os agora.
- Anexos
-
- PVcalc Lagos Poente.pdf
- (34.17 KiB) Transferido 185 vezes
-
- PVcalc Lagos Sul.pdf
- (33.71 KiB) Transferido 217 vezes
Cumprimentos,
Quintas2
Quintas2
-
Quintas2
- Colaborador

A azul estão considerações próprias para o teu caso.
1 – Tipo de Base de dados da radiação
A atual (após 2010) está selecionada por defeito Climate-SAF PVGIS e dá valores mais corretos, em princípio. Baseia-se em cálculos a partir de imagens de satélite. Penso que deves usar esta, que dá valores maiores do que a antiga, em quase todo o país.
A antiga (Classic PVGIS) baseia-se em dados recolhidos em estações terrestres.
2 – Tecnologia FV
Deixa ficar o silício cristalino, dá para painéis mono ou poilicristalinos, que deve ser o que vais usar.
3 – Potencia FV pico instalada
É a potência anunciada nos painéis, no teu caso 500Wp no total, pelo que deves pôr 0,5kWp.
4 – Perdas estimadas do sistema
São as perdas no inversor, cabos, sujidade painéis, neve. Eles assumem 14%, mas podes alterar. Eu não costumo mexer. Nota que as perdas totais (cerca de 29% para simulação que fiz para Lagos) anunciadas nos cálculos finais incluem, para além daquelas, perdas devido à temperatura e a baixos níveis de irradiância e perdas por efeitos de refletância angular.
5 – Posição de montagem fixa
Para sistemas fixos (sem seguidor solar), a forma de instalação dos painéis influencia a sua temperatura, logo o rendimento.
Montagem livre: os módulos têm livre circulação de ar atrás (ex.º: montagem no solo).
Montagem integrada no edifício: o painel está à face da superfície que o envolve, sem circulação de ar por trás, pelo que aquece mais, logo diminui a produção (ex.º: integrado numa parede).
Existem outros tipos de montagens intermédias (ex.º: sobre telha de canudo, em que há alguma ventilação, que até é o + comum; neste caso – que é o teu - o resultado estará entre os dois de cima).
6, 7 – Ângulo de inclinação
É a inclinação do painel em relação à horizontal, em sistemas fixos. No teu caso, a inclinação do telhado. Não há inclinações normais do telhado. Elas variam entre 5º (alpendre pouco inclinado) e 45º ou mais. Em Lagos, sem risco de queda de neve, será possivelmente 20 a 35º, mas depois pode variar muito com a arquitetura da casa.
Se escolheres Otimizar a inclinação, ele vai considerar a inclinação ótima para a produção máxima anual, normalmente a latitude menos cerca de 5º.
8, 9 – Ângulo de orientação
É o ângulo em relação ao Sul. Este=Nascente=-90; Sul=0; Oeste=Poente=90. Mas podes escolher todas as posições intermédias ou outras (ex.º: Norte=+-180)
Se escolheres Otimizar a orientação, ele vai dar-te a orientação ideal para a produção máxima anual. Aqui, depende muito do teu local, e daí a importância de o escolheres no mapa. Imagina que tens uma montanha a poente da tua casa. A orientação ótima vai ser um pouco mais para nascente, e não diretamente a sul. Lagos (centro) é uma cidade muito plana, pelo que a orientação ótima será +- sul.
Mas em autoconsumo, nem sempre queremos a produção máxima anual, pelo que nos pode interessar virar mais para poente, se o nosso consumo for mais à tarde, por exemplo.
As opções para seguidor solar não interessam, pois vais fazer montagem fixa no telhado.
O ficheiro para o horizonte também não te deve interessar pois é para introduzires os teus próprios dados do perfil (altura) da linha de horizonte. Por defeito, o simulador considera o horizonte a cerca de 90m do ponto que indicas no mapa. Assim, ele não considera sombras de casas ou árvores próximas, mas considera montes ou colinas na envolvente e as sombras que eles vão fazer nos painéis. Aqui também é importante a boa localização no mapa. Poderias introduzir um ficheiro próprio que tivesse em conta sombras próximas para o teu local.
10 – Opções de saída de resultados
Podes incluir gráficos, perfil do horizonte (nele vês a influência das sombras de montes próximos para os solstícios de verão e de inverno) e escolher o tipo de ficheiro de resultados.
Em = produção média mensal em kWh e no fim da coluna o total anual
1 – Tipo de Base de dados da radiação
A atual (após 2010) está selecionada por defeito Climate-SAF PVGIS e dá valores mais corretos, em princípio. Baseia-se em cálculos a partir de imagens de satélite. Penso que deves usar esta, que dá valores maiores do que a antiga, em quase todo o país.
A antiga (Classic PVGIS) baseia-se em dados recolhidos em estações terrestres.
2 – Tecnologia FV
Deixa ficar o silício cristalino, dá para painéis mono ou poilicristalinos, que deve ser o que vais usar.
3 – Potencia FV pico instalada
É a potência anunciada nos painéis, no teu caso 500Wp no total, pelo que deves pôr 0,5kWp.
4 – Perdas estimadas do sistema
São as perdas no inversor, cabos, sujidade painéis, neve. Eles assumem 14%, mas podes alterar. Eu não costumo mexer. Nota que as perdas totais (cerca de 29% para simulação que fiz para Lagos) anunciadas nos cálculos finais incluem, para além daquelas, perdas devido à temperatura e a baixos níveis de irradiância e perdas por efeitos de refletância angular.
5 – Posição de montagem fixa
Para sistemas fixos (sem seguidor solar), a forma de instalação dos painéis influencia a sua temperatura, logo o rendimento.
Montagem livre: os módulos têm livre circulação de ar atrás (ex.º: montagem no solo).
Montagem integrada no edifício: o painel está à face da superfície que o envolve, sem circulação de ar por trás, pelo que aquece mais, logo diminui a produção (ex.º: integrado numa parede).
Existem outros tipos de montagens intermédias (ex.º: sobre telha de canudo, em que há alguma ventilação, que até é o + comum; neste caso – que é o teu - o resultado estará entre os dois de cima).
6, 7 – Ângulo de inclinação
É a inclinação do painel em relação à horizontal, em sistemas fixos. No teu caso, a inclinação do telhado. Não há inclinações normais do telhado. Elas variam entre 5º (alpendre pouco inclinado) e 45º ou mais. Em Lagos, sem risco de queda de neve, será possivelmente 20 a 35º, mas depois pode variar muito com a arquitetura da casa.
Se escolheres Otimizar a inclinação, ele vai considerar a inclinação ótima para a produção máxima anual, normalmente a latitude menos cerca de 5º.
8, 9 – Ângulo de orientação
É o ângulo em relação ao Sul. Este=Nascente=-90; Sul=0; Oeste=Poente=90. Mas podes escolher todas as posições intermédias ou outras (ex.º: Norte=+-180)
Se escolheres Otimizar a orientação, ele vai dar-te a orientação ideal para a produção máxima anual. Aqui, depende muito do teu local, e daí a importância de o escolheres no mapa. Imagina que tens uma montanha a poente da tua casa. A orientação ótima vai ser um pouco mais para nascente, e não diretamente a sul. Lagos (centro) é uma cidade muito plana, pelo que a orientação ótima será +- sul.
Mas em autoconsumo, nem sempre queremos a produção máxima anual, pelo que nos pode interessar virar mais para poente, se o nosso consumo for mais à tarde, por exemplo.
As opções para seguidor solar não interessam, pois vais fazer montagem fixa no telhado.
O ficheiro para o horizonte também não te deve interessar pois é para introduzires os teus próprios dados do perfil (altura) da linha de horizonte. Por defeito, o simulador considera o horizonte a cerca de 90m do ponto que indicas no mapa. Assim, ele não considera sombras de casas ou árvores próximas, mas considera montes ou colinas na envolvente e as sombras que eles vão fazer nos painéis. Aqui também é importante a boa localização no mapa. Poderias introduzir um ficheiro próprio que tivesse em conta sombras próximas para o teu local.
10 – Opções de saída de resultados
Podes incluir gráficos, perfil do horizonte (nele vês a influência das sombras de montes próximos para os solstícios de verão e de inverno) e escolher o tipo de ficheiro de resultados.
Em = produção média mensal em kWh e no fim da coluna o total anual
Cumprimentos,
Quintas2
Quintas2
-
Quintas2
- Colaborador

Masterchief, esqueci-me de referir que as simulações que anexei foram para sistema com montagem integrada no edifício, situação mais desfavorável (> aquecimento):
Produção anual de 500Wp, silício cristalino, inclinação 35º, orientação sul (0º), montagem integrada = 808 kWh, perdas totais = 29,2%
Produção anual de 500Wp, silício cristalino, inclinação 35º, orientação poente (90º), montagem integrada = 653 kWh, perdas totais = 28,9%
Para montagem livre deu:
Produção anual de 500Wp, silício cristalino, inclinação 35º, orientação sul (0º), montagem livre = 858 kWh, perdas totais = 25,0%
Produção anual de 500Wp, silício cristalino, inclinação 35º, orientação poente (90º), montagem livre = 686 kWh, perdas totais = 25,3%
O teu caso, sobre telha curva, dará um resultado entre os dois de cima.
Agora é só fazeres com a tua localização exata, mas não deverá dar grande diferença se estiveres em Lagos - cidade. Já agora, nesta simulação passaste a morar aqui
Produção anual de 500Wp, silício cristalino, inclinação 35º, orientação sul (0º), montagem integrada = 808 kWh, perdas totais = 29,2%
Produção anual de 500Wp, silício cristalino, inclinação 35º, orientação poente (90º), montagem integrada = 653 kWh, perdas totais = 28,9%
Para montagem livre deu:
Produção anual de 500Wp, silício cristalino, inclinação 35º, orientação sul (0º), montagem livre = 858 kWh, perdas totais = 25,0%
Produção anual de 500Wp, silício cristalino, inclinação 35º, orientação poente (90º), montagem livre = 686 kWh, perdas totais = 25,3%
O teu caso, sobre telha curva, dará um resultado entre os dois de cima.
Agora é só fazeres com a tua localização exata, mas não deverá dar grande diferença se estiveres em Lagos - cidade. Já agora, nesta simulação passaste a morar aqui
Cumprimentos,
Quintas2
Quintas2
-
masterchief

Quintas2
MUITO OBRIGADO
já estive a fazer com o local exacto. Já imprimi e vou mostrar ao meu familiar.
As diferenças do Poente para Sul são mais notorias pelo que consigo perceber das tabelas de resultados no inverno, já no verão a diferença entre ambas é reduzida.
Mais uma vez parece comprovar o que todos dizem... montar os paineis a sul dá um maior rendimento nos 12 meses.
Isto realmente é uma ferramenta muito útil para se decidir e mostrar aos indecisos como se deve fazer.
Ainda nao compreendi é como as empresas tentam vender os sistemas e nao fazem força para que os mesmos sejam instalados virados a Sul... ok, vao dizer que, o preço final fica mais caro... mas é por uns euros a mais que vai compensar ter um menor rendimento ao instalar noutra posição?
Ver se consigo convencer o meu familiar a por os paineis a sul... é que a Poente para mim depois de ler os foruns e estes resultados acho que é literalmente estar-se a jogar dinheiro para a rua, porque, o sistema por si só de 500W já tem percas...provavelmente os valores anunciados nesse resultado indicam uns 25% perca, ora, 500 * 25% = 375W
Seria este o valor após todas as condicionantes que se iria obter certo? Mesmo que se arredonda-se para os 400W... seria isto? Ou estou a entender mal as "Perdas estimadas do sistema"?
MUITO OBRIGADO
já estive a fazer com o local exacto. Já imprimi e vou mostrar ao meu familiar.
As diferenças do Poente para Sul são mais notorias pelo que consigo perceber das tabelas de resultados no inverno, já no verão a diferença entre ambas é reduzida.
Mais uma vez parece comprovar o que todos dizem... montar os paineis a sul dá um maior rendimento nos 12 meses.
Isto realmente é uma ferramenta muito útil para se decidir e mostrar aos indecisos como se deve fazer.
Ainda nao compreendi é como as empresas tentam vender os sistemas e nao fazem força para que os mesmos sejam instalados virados a Sul... ok, vao dizer que, o preço final fica mais caro... mas é por uns euros a mais que vai compensar ter um menor rendimento ao instalar noutra posição?
Ver se consigo convencer o meu familiar a por os paineis a sul... é que a Poente para mim depois de ler os foruns e estes resultados acho que é literalmente estar-se a jogar dinheiro para a rua, porque, o sistema por si só de 500W já tem percas...provavelmente os valores anunciados nesse resultado indicam uns 25% perca, ora, 500 * 25% = 375W
Seria este o valor após todas as condicionantes que se iria obter certo? Mesmo que se arredonda-se para os 400W... seria isto? Ou estou a entender mal as "Perdas estimadas do sistema"?
-
Quintas2
- Colaborador

(1) Escrevi isto acima e tem sido amplamente discutido aqui no fórum: "Mas em autoconsumo, nem sempre queremos a produção máxima anual, pelo que pode interessar-nos virar mais para poente, se o nosso consumo for mais à tarde, por exemplo." Também se discutiu bastante que "cada caso é um caso" e "deve analisar-se o perfil de consumos próprio ao longo do dia" para a melhor decisão.masterchief Escreveu: Ainda nao compreendi é como as empresas tentam vender os sistemas e nao fazem força para que os mesmos sejam instalados virados a Sul... ok, vao dizer que, o preço final fica mais caro... mas é por uns euros a mais que vai compensar ter um menor rendimento ao instalar noutra posição? (1)
Ver se consigo convencer o meu familiar a por os paineis a sul...(1) é que a Poente para mim depois de ler os foruns e estes resultados acho que é literalmente estar-se a jogar dinheiro para a rua, porque, o sistema por si só de 500W já tem percas...provavelmente os valores anunciados nesse resultado indicam uns 25% (2) perca, ora, 500 * 25% = 375W
Seria este o valor após todas as condicionantes que se iria obter certo? Mesmo que se arredonda-se para os 400W... seria isto? Ou estou a entender mal as "Perdas estimadas do sistema"? (3)
Se por norma não está ninguém em casa durante o dia de dias úteis e ao fim de semana está-se em casa quase todo o dia, sim, a melhor orientação será para Sul, tentando concentrar consumos nas horas de maior produção, 10-15h.
Mas há muitas situações diferentes. Imagina que trabalhas em part-time e que estás em casa sempre à tarde, com maiores consumos à tarde. Então, é preferível orientar para Oeste (oeste não em sentido restrito, poderá ser sudoeste, pois completamente para oeste poderá não ser a melhor solução).
(2) Para telha curva, o resultado estará entre as duas dituações, logo, entre 25 e 29%, por ex.º 27%.
(3) Talvez não tenhas entendido. Quando se diz que as perdas são de 25%, são 25% do que poderá ser produzido em cada instante caso não houvesse perdas. Mas: 1) 500Wp de paineis vão produzir perto de 500W em apenas raras ocasiões e por curtos períodos. 2) Nem todas as condições permitem produzir 500W, mesmo que não houvesse perdas. De manhã cedo, ou com céu nublado, 500Wp de painéis só irão produzir 100W, sem perdas, por exemplo. A esses 100W terás que descontar uma média de 27% de perdas. As perdas do modelo matemático são a média para a produção potencial em cada instante, não em relação à potência instalada - 500Wp, no teu caso. E estou a simplificar o raciocínio pois, de manhã, até pela maior refletância, as perdas poderão ser de 40%, enquanto que ao meio dia poderão ser de apenas 10%.
Faz a simulação com cuidado (qualquer modelo matemático, por melhor que seja, cospe lixo se lá enfiarmos lixo), olha para os resultados da simulação e conta com esses como aquilo que poderás produzir e, lembra-te, se produzires mais do que o que consegues consumir, não aproveitarás toda a produção pois parte será injetada na rede.
Cumprimentos,
Quintas2
Quintas2
-
masterchief

Bastante esclarecedor.
Obrigado pelas infos, vou pesquisar mais no google.
Obrigado pelas infos, vou pesquisar mais no google.
-
mcarneiro
- Membro Silver

- Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Boas,
isto parece-me tudo bem excepto os telhados a 35º ,95% dos telhados aqui em baixo tem no máximo 25º , o meu por exemplo tem só 20º
isto parece-me tudo bem excepto os telhados a 35º ,95% dos telhados aqui em baixo tem no máximo 25º , o meu por exemplo tem só 20º
Cumprimentos
Mario

http://lagossolar.wordpress.com
http://www.pv-log.com/en/photovoltaicpl ... joao-lagos
Mario

http://lagossolar.wordpress.com
http://www.pv-log.com/en/photovoltaicpl ... joao-lagos
-
masterchief

Update
1000W instalados
Pergunta de noob:
como se passam os dados do inversor, ou melhor, como se pode ligar o inversor à net sem estar a passar cabos?! (pergunta parva né?)
Ele emite uma rede wifi que é possivel conectar com smartphone...
Na rede wifi caseira, nao se consegue agarrar a rede do inversor e juntar tudo numa?!
1000W instalados
Pergunta de noob:
como se passam os dados do inversor, ou melhor, como se pode ligar o inversor à net sem estar a passar cabos?! (pergunta parva né?)
Ele emite uma rede wifi que é possivel conectar com smartphone...
Na rede wifi caseira, nao se consegue agarrar a rede do inversor e juntar tudo numa?!
- Anexos
-
- Jun. 09 14.56.jpg (37.79 KiB) Visto 3817 vezes
-
jmlflorencio
- Membro Gold

- Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am
Pela descrição, só os equipamentos com conectividade WiFi é que terão acesso... Mas desse modo, qualquer PC com um adaptador WiFi terá acesso, desde que esteja dentro do alcance da rede...
-
Patriota
- Membro Dedicado

- Registado: quinta out 03, 2013 11:30 pm
Para emparelhar o Sunny boycom o router na rede privada:
1º Liga o WPS do router
2º Dá 2 toques na tampa do sunny boy (como quem bate à porta)
3º a luz azul começa a piscar
4º Espera que o sunny boy faça o emparelhamento
5º No PC escreve o ip do Sunny boy
1º Liga o WPS do router
-
jmlflorencio
- Membro Gold

- Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am
Re: RE: Re: Autoconsumo: 500W ou 780W ou 1000W ???
jmlflorencio Escreveu:Pela descrição, só os equipamentos com conectividade WiFi é que terão acesso... Mas desse modo, qualquer PC com um adaptador WiFi terá acesso, desde que esteja dentro do alcance da rede...
Pronto, melhor ainda!Patriota Escreveu:Para emparelhar o Sunny boycom o router na rede privada:
1º Liga o WPS do router
-
masterchief

acalmem-se lá um bocado...
"2º Dá 2 toques na tampa do sunny boy (como quem bate à porta)"
Como?
"2º Dá 2 toques na tampa do sunny boy (como quem bate à porta)"
Como?
-
Patriota
- Membro Dedicado

- Registado: quinta out 03, 2013 11:30 pm
-
alexjp4
- Membro Gold

- Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
O material SMA só trabalha a "porrada" rsrsrsrrs "mas não com muita força...."
-
masterchief

eu pensei que me tavam a gozar... afinal é mesmo toc toc
:0
:0
-
alexjp4
- Membro Gold

- Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
aqui o pessoal não brinca em serviço.....rsrsrrrs