Baterias em paralelo.
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Registado: domingo dez 05, 2010 8:23 pm
Re: Baterias em paralelo.
Isso era muito útil.
Um abraço.
Um abraço.
-
- Moderador
- Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Realmente tb não sei quem fabrica estas baterias, tb ainda não fiz pesquisas neste sentido.
Mas tenho a certeza que o pnunes vai descobrir
Abraço.
Mas tenho a certeza que o pnunes vai descobrir

Abraço.

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450
Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/
-
- Membro Silver
- Registado: sexta jan 25, 2013 8:04 pm
Além da união de baterias de diferentes capacidades também temos o problema de poderem ser de diferentes tipo,
união de baterias AGM com baterias Acidas por exemplo. Quais os inconvenientes destas ligações?
união de baterias AGM com baterias Acidas por exemplo. Quais os inconvenientes destas ligações?
A Green Power já ultrapassou os 200KW mês (no verão)
.

-
- Membro Platinium
- Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Um dos inconvenientes são os valores de carga que são diferentes, tanto em corrente como em voltagem.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E
-
De modo algum se devem juntar baterias de tipos diferentes, pois como o pnunes disse, as tensões de carga são diferentes.
-
- Membro Platinium
- Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Não podemos afirmar que não se possa de modo algum, pois por vezes, não sendo necessário usar muita corrente, desde que as tensões das células sejam idênticas, até se pode fazer paralelos! Isso só irá fazer que haja alguns patamares de descarga que são umas que estão a fornecer a energia quase toda e outros as outras.nunopaulo1975 Escreveu:De modo algum se devem juntar baterias de tipos diferentes, pois como o pnunes disse, as tensões de carga são diferentes.
Tudo por um mundo mais limpo!
-
Baterias em paralelo.
Encontrei no ebay uns voltimetros digitais e pensei isto era porreiro para fazer um voltimetro para o banco de baterias.
Mandei vir 5 unidades , para poder ver a tensão das 4 baterias do meu sistema sem estar sempre a medir com o multimetros.
Depois foi só montar tudo numa placa e ligar.
Mandei vir 5 unidades , para poder ver a tensão das 4 baterias do meu sistema sem estar sempre a medir com o multimetros.
Depois foi só montar tudo numa placa e ligar.
- Anexos
-
- 20130803_200257.jpg (36.84 KiB) Visto 4369 vezes
-
- Membro Silver
Podia ter ido aqui
http://www.castroelectronica.pt/loja-vi ... ltmetros-1
http://www.castroelectronica.pt/loja-vi ... ltmetros-1
.

-
Olá pessoal.
Já consegui obter os dados técnicos das baterias usadas que me arranjaram.
Posso dizer que o pessoal da Autosil, foram muito prestaveis.
Quando tiver isto ligado, meto umas fotos.
Já consegui obter os dados técnicos das baterias usadas que me arranjaram.
Posso dizer que o pessoal da Autosil, foram muito prestaveis.
Quando tiver isto ligado, meto umas fotos.
-
- Moderador
Ainda bem.... Podes compartilhar cmg <!>
Abraço.
Abraço.

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450
-
Das baterias Deta Solar, eu já tinha as caracteristicas C100, C20 e C5, estão no autocolante que vem na bateria.
Só me faltava confirmar se esses valores batiam certo com um certo ficheiro PDF, do qual já aqui falei.
O Pnunes disse que ia tentar falar/confirmar com alguem.
Entretando arranjei duas baterias Autosil STC 210.
São baterias de arranque, e falei com o pessoal da Autosil que me forneceu a ficha técnica da dita cuja.
Parece que são de 210Ah (C20), pelo menos é o que diz na ficha técnica.
Vou meter estas em paralelo com as outras e ver o que o meu inversor diz.
Pelas minhas contas vou ficar +/- com 405Ah.
Só me faltava confirmar se esses valores batiam certo com um certo ficheiro PDF, do qual já aqui falei.
O Pnunes disse que ia tentar falar/confirmar com alguem.
Entretando arranjei duas baterias Autosil STC 210.
São baterias de arranque, e falei com o pessoal da Autosil que me forneceu a ficha técnica da dita cuja.
Parece que são de 210Ah (C20), pelo menos é o que diz na ficha técnica.
Vou meter estas em paralelo com as outras e ver o que o meu inversor diz.
Pelas minhas contas vou ficar +/- com 405Ah.
-
- Membro Silver
Eu já tinha colocado isto no meu tópico mas acho que aqui fica mais correto, até porque só tive duas opiniões e antes que as baterias cheguem gostaria de ter mais algumas.
No esquema 1 que é o atual quero colocar mais um par de baterias de 250A, ou seja tenho dois conjuntos de 155A/24V e vou juntar outro de 250A/24V.
Se cada um gastar 50A, nos primeiros gasto 1/3 da carga e no terceiro gasto 1/5 ou seja não tiro rendimento dos 250A (ficava mais equilibrado com baterias de 160A) certo?
No esquema 2 penso que tenho um conjunto de 310A/24V se juntar outro de 250A/24V se gastar os mesmo 50A por cada um já tenho uma descarga mais equilibrada e já tiro mais partido das novas bateria. Está correto este pensamento?
Uma alternativa que o jmal me deu foi esta.
.

-
- Membro Platinium
- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Em qualquer um dos esquemas que apresentas incluido o que sugeri, o comportamento é igual (salvo pequenissimas diferenças de balanceamento), e nunca vais saber de quais é que retiraste mais ou quanto, isso não interessa, só conseguiras saber se usares os packs em separado e tiveres hardware a controlar o gasto de cada 1, o que sugeri não tem alternativa, porque é a maneira correcta de ligar as baterias em paralelo, não existe outra forma mais correcta, se as queres poupar e ter vida longa, essa é a única maneira de as ligar nesse tipo de circuito e utilização.JMLorenzo Escreveu:Pessoal preciso de ajuda a ver se estou certo ou não.
Eu já tinha colocado isto no meu tópico mas acho que aqui fica mais correto, até porque só tive duas opiniões e antes que as baterias cheguem gostaria de ter mais algumas.
No esquema 1 que é o atual quero colocar mais um par de baterias de 250A, ou seja tenho dois conjuntos de 155A/24V e vou juntar outro de 250A/24V.
Se cada um gastar 50A, nos primeiros gasto 1/3 da carga e no terceiro gasto 1/5 ou seja não tiro rendimento dos 250A (ficava mais equilibrado com baterias de 160A) certo?
No esquema 2 penso que tenho um conjunto de 310A/24V se juntar outro de 250A/24V se gastar os mesmo 50A por cada um já tenho uma descarga mais equilibrada e já tiro mais partido das novas bateria. Está correto este pensamento?
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
-
- Moderador
JMLorenzo! O Jmal já te tinha informado a maneira correcta desta ligação!!!JMLorenzo Escreveu:Pessoal preciso de ajuda a ver se estou certo ou não.
O esquema (1) em modo paralelo, é o modo correto!
O esquema (2) está fora de questão!!
É só olhares com atenção para os dois esquemas!
(Sabes qual o sentido da corrente! Em (DC/BT) ! Agora segue este sentido, no esquema um, e a seguir no dois!
Vais perceber que vai haver um desequilíbrio na distribuição da corrente, e (diferentes resistências) (no esquema dois!!)
Se tivesse tempo, fazia-te uma simulação num programa para o efeito.
Quanto ao adicionares mais baterias ao banco!
Logo que respeites a regra de formares as strings com baterias com a mesma amperagem, na boa, pois em paralelo podes colocar baterias com diferentes amperagens, que não vai acontecer nada!

-
Penso que será importante garantir que os condutores de interligação entre as string's de baterias sejam de igual comprimento e que o inversor seja alimentado de modo cruzado (condutores 3 e 4).
Condutores 1 e 5, igual comprimento.
Condutores 2 e 6, igual comprimento.
Podendo estes dois ultimos diferir dos dois primeiros.
O comprimentos dos condutores 7, 8 e 9 é de extrema importancia, pois é por aqui que se garante que as string's ficam equilibradas entre si.
O comprimento dos condutores 3 e 4 não é relevante para o equilibrio do sistema.
No caso de várias string's de baterias em paralelo, devemos ligar o + na primeira string e o - na ultima, assim garantimos que a distancia que a corrente tem que percorrer é sempre a mesma, independentemente do numero de string's existentes.
Condutores 1 e 5, igual comprimento.
Condutores 2 e 6, igual comprimento.
Podendo estes dois ultimos diferir dos dois primeiros.
O comprimentos dos condutores 7, 8 e 9 é de extrema importancia, pois é por aqui que se garante que as string's ficam equilibradas entre si.
O comprimento dos condutores 3 e 4 não é relevante para o equilibrio do sistema.
No caso de várias string's de baterias em paralelo, devemos ligar o + na primeira string e o - na ultima, assim garantimos que a distancia que a corrente tem que percorrer é sempre a mesma, independentemente do numero de string's existentes.
-
- Membro Platinium
-
- Membro Platinium
- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Acho que continuam a complicar o que é simples.
Baterias em paralelo, ligam-se em paralelo, baterias em série ligam-se em série, sendo assim fica;
Não sendo necessária qualquer preocupação com comprimento e até mesmo diferença na grossura de fios entre as série.
Reparem que nas extremidades da string existe um cabo que liga paralelamente a 3 baterias, porque não fazer o mesmo entre as séries ????
Baterias em paralelo, ligam-se em paralelo, baterias em série ligam-se em série, sendo assim fica;
Não sendo necessária qualquer preocupação com comprimento e até mesmo diferença na grossura de fios entre as série.
Reparem que nas extremidades da string existe um cabo que liga paralelamente a 3 baterias, porque não fazer o mesmo entre as séries ????
Cumps Inovadores
-
- Membro Silver
Fazendo um pequeno teste com 6 pilhas (1.3/1.4v), verifiquei que o circuito do jmal apresentava mais tensão no conjunto (2.74v) que o circuito paralelo normal (2.70v).
Já com pilhas completamente carregadas as tensões eram iguais nos dois circuitos (3.24v).
Já com pilhas completamente carregadas as tensões eram iguais nos dois circuitos (3.24v).
.

-
- Membro Platinium
Como o jmal concluio ainda está mais correto. Mas se seguirmos as condições das iguais resistencias entre os chantes (mesmo comprimento, espessura e igual material) melhor ainda!
Tudo por um mundo mais limpo!
-
- Moderador
Jmal! "se a boca" de estarem a complicar as coisas for para mim.
Podes me dizer em que ponto do meu comentário, compliquei as coisas!?
Referente as espessuras do cabo!
Mesmo que haja alguma diferença (entre as séries)! Se os valores mínimos foram respeitados não vejo qualquer problema.
Pois (neste caso), os desequilíbrios são mínimos, e na verdade por mais ajustes que fazemos na corrente que entra, a que saí do banco, equações regulares etc, etc.. vai sempre haver pequenas diferenças de potencial!!!
(Não acredito, que num banco inteiro, haja uma única célula com a tensão (exatamente) igual às demais)
Claro que por vezes são pequenas diferenças, que na maior parte das vezes, nem nos apercebemos.
Podes me dizer em que ponto do meu comentário, compliquei as coisas!?
Referente as espessuras do cabo!
Mesmo que haja alguma diferença (entre as séries)! Se os valores mínimos foram respeitados não vejo qualquer problema.
Pois (neste caso), os desequilíbrios são mínimos, e na verdade por mais ajustes que fazemos na corrente que entra, a que saí do banco, equações regulares etc, etc.. vai sempre haver pequenas diferenças de potencial!!!
(Não acredito, que num banco inteiro, haja uma única célula com a tensão (exatamente) igual às demais)
Claro que por vezes são pequenas diferenças, que na maior parte das vezes, nem nos apercebemos.