1 de 10 ha, que vem de origem, outro que mandei vir de 13 ah.ICEM4N Escreveu:Vais meter 2 de 10ha?
SW - Predator 9000 ex 5000 - Ogadiv
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Registado: sábado abr 16, 2011 4:03 pm
Re: SW - Predator 5000 - Ogadiv
-
Acabadinhas de chegar as baterias. Vou colocar 75 ah de baterias, que penso que serão suficientes para utilizar no percurso que pretendo fazer. A ver vamos...
Jorge, pormenores acerca disto, como serão colocadas e características destas baterias.
Jorge, pormenores acerca disto, como serão colocadas e características destas baterias.
- Anexos
-
- P8050039.JPG (42.6 KiB) Visto 4130 vezes
-
- P8050026.JPG (33.8 KiB) Visto 4130 vezes
-
- P8050024.JPG (40.88 KiB) Visto 4130 vezes
-
Já agora fica aqui uma foto das baterias antigas de gel.
- Anexos
-
- P8050093.JPG (42.19 KiB) Visto 4126 vezes
-
- Moderador
- Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
ui ui... será que sao A123? ou algo parecido???
interessanteeeee...
interessanteeeee...
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 73000Km
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 73000Km
-
- Membro Platinium
- Registado: domingo set 18, 2011 1:13 pm
Está bem abelha! Queres é ter carga à fartazana para andar por aí sem pararogadiv Escreveu:Acabadinhas de chegar as baterias. Vou colocar 75 ah de baterias, que penso que serão suficientes para utilizar no percurso que pretendo fazer. A ver vamos...(...)

Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.
Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
-
- Membro Platinium
- Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Essas baterias tem muito bom aspecto:-)
Nem quero imaginar o preço delas lol. Quantas tem de levar ?:-)
Nem quero imaginar o preço delas lol. Quantas tem de levar ?:-)
Live long and prosper!
-
- Moderador
vá vá mas quero eu saber... 
preços.. e afins... va va va curiosoooo
e quantidade etc etc e claroooooooooooooooo FOTOS!!!! 

preços.. e afins... va va va curiosoooo

-
- Membro Platinium
- Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Suas especificações: http://www.ev-power.eu/docs/pdf/GWL-LFC ... C015Ah.pdf
Serão 120 unidades, 24 (paralelos de 5) em série.
Peso total do pack de litio 50 Kg, contra os 92 Kg das originais de chumbo gel. E muito menos volume também!
Serão 120 unidades, 24 (paralelos de 5) em série.
Peso total do pack de litio 50 Kg, contra os 92 Kg das originais de chumbo gel. E muito menos volume também!
Tudo por um mundo mais limpo!
-
- Membro Silver
- Registado: segunda mar 01, 2010 2:48 am
SW - Predator 5000 - Ogadiv
Eu sou 1 leigo na matéria, por isso explica-me porque recaiu a escolha sobre as cilíndricas ao invés das caixas normais de 3,2v 60ah por exemplo.
Sei que por 75ah cilindricas fica quase ao mesmo preço das 60ah. Foi só a questão monetária, ou as caracteristicas destas sao melhores que as outras?
Sent from my iPhone using Tapatalk
Sei que por 75ah cilindricas fica quase ao mesmo preço das 60ah. Foi só a questão monetária, ou as caracteristicas destas sao melhores que as outras?
Sent from my iPhone using Tapatalk
-
- Moderador
curioso qunato a essa escolha tb
que ao que andei a ver... os valores ainda sao bem diferentes... de 24 celulas 60ah winston de 120 celulas dessas 
va va curioso tb
performance? qualidade?

va va curioso tb

-
- Membro Silver
- Registado: quinta jan 01, 2009 10:54 pm
Preço destas por célula de 5 em paralelo (75Ah)=105$
Preço por uma CALB de 70AH=94.5$
Preço por uma Synopoly de 60Ah=76.59$
Preço por uma Winston de 60Ah=77.97$
O preço da vossa escolha é parecido com os restantes. E têm muita ligação a fazer...
Claro que existe mais flexibilidade na colocação do pack.
Para mim as CALB de 70Ah não seriam uma má opção. Mas o mestre Jorge Rocha é que sabe!
Preço por uma CALB de 70AH=94.5$
Preço por uma Synopoly de 60Ah=76.59$
Preço por uma Winston de 60Ah=77.97$
O preço da vossa escolha é parecido com os restantes. E têm muita ligação a fazer...
Claro que existe mais flexibilidade na colocação do pack.
Para mim as CALB de 70Ah não seriam uma má opção. Mas o mestre Jorge Rocha é que sabe!
- Vectrix 2008 Li++A123 6.5Kw - 100.000 Kms.
- Aquecimento - Ecoforest Hidrocooper;
- AQS - TS 200L da Norquente.
-
- Membro Gold
- Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am
Tenho de passar amanha no JorgeLab para ver isso
Esta escolha de 120 células de 15ah tem desvantagens, mas parece que as vantagens são mais interessantes. Esta marca de baterias tem melhor relação capacidade/peso, por exemplo um pack Winston 60ah pesa 55,2kg, enquanto que os 75ah da mota do Ogadiv pesam 50,5kg. Mas o mais importante, as 5 células em paralelo permitem um extraordinário equilíbrio entre a serie de 24.

Esta escolha de 120 células de 15ah tem desvantagens, mas parece que as vantagens são mais interessantes. Esta marca de baterias tem melhor relação capacidade/peso, por exemplo um pack Winston 60ah pesa 55,2kg, enquanto que os 75ah da mota do Ogadiv pesam 50,5kg. Mas o mais importante, as 5 células em paralelo permitem um extraordinário equilíbrio entre a serie de 24.
-
- Membro Platinium
O macopns disse tudo, ou quase tudo, faltou dizer que será possivel colocar 105Ah (destas cilindricas) no mesmo espaço que umas winston de 60Ah ocupam.marcopns Escreveu:Tenho de passar amanha no JorgeLab para ver isso![]()
Fico à tua espera Marco

-
- Moderador
Uhm isso gosto e soa-me muito bem....Jorge Rocha Escreveu:O macopns disse tudo, ou quase tudo, faltou dizer que será possivel colocar 105Ah (destas cilindricas) no mesmo espaço que umas winston de 60Ah ocupam.
entao mas conta lá mais algumas especificaçoes das ditas

P.s.- desculpa as perguntas

-
- Membro Platinium
Existe uma grande vantagem por se ter mais Amperes!
As baterias nunca serão tão castigadas, tanto em cargas como em descargas, aumentando-lhe assim o seu tempo de vida.
Poder-se-á fazer carregamentos com muito mais potencia, diminuindo assim o tempo de carga por km a percorrer.
Tem-se sempre muito mais capacidade disponivel, para os imprevistos, que estão sempre a acontecer.
Faz-se normalmente descargas de inferior percentagem (relativamente à capacidade total).
Maior o tempo de vida util.
Menor preocupação com autonomia.
Maior confiança transmitida para quem não conhece este modo de mobilidade.
Etc.,...
Eu por exemplo, com 4352W de baterias, para um motor de 2000W e um carregador de 450W (o de origem), nunca coloco em esforço as baterias. Tendo como descarga nominal 0,5C e em carga 0,1C.
Também faço na maior parte das vezes descargas inferiores a 50%.
Com um pouco de sorte chegarei às 5000 recargas ou 250 mil Km (em 7 meses já fiz 14 mil km). Poderei ter baterias por uns 10 anos, sempre a andar bem!
As baterias nunca serão tão castigadas, tanto em cargas como em descargas, aumentando-lhe assim o seu tempo de vida.
Poder-se-á fazer carregamentos com muito mais potencia, diminuindo assim o tempo de carga por km a percorrer.
Tem-se sempre muito mais capacidade disponivel, para os imprevistos, que estão sempre a acontecer.
Faz-se normalmente descargas de inferior percentagem (relativamente à capacidade total).
Maior o tempo de vida util.
Menor preocupação com autonomia.
Maior confiança transmitida para quem não conhece este modo de mobilidade.
Etc.,...
Eu por exemplo, com 4352W de baterias, para um motor de 2000W e um carregador de 450W (o de origem), nunca coloco em esforço as baterias. Tendo como descarga nominal 0,5C e em carga 0,1C.
Também faço na maior parte das vezes descargas inferiores a 50%.
Com um pouco de sorte chegarei às 5000 recargas ou 250 mil Km (em 7 meses já fiz 14 mil km). Poderei ter baterias por uns 10 anos, sempre a andar bem!
-
- Moderador
Obrigado!!! 

-
- Membro Silver
- Registado: sexta abr 11, 2008 2:27 pm
Boas,
Antes de mais, parabéns ao Ogadiv pelo upgrade e ao Jorge pelo acompanhamento e iniciativa ao colaborar nestes projectos.
Vejo muitas vantagens nas células escolhidas para poucas desvantagens face às commumente mais utilizadas (tipo Winston/Thundersky).
Gostaria de ver debatidas as poucas desvantagens que encontrei no que concerne à sua relevância para esta conversão.
Assim, temos como vantagens importantes:
-peso;
-volume;
-corrente óptima de descarga (1c Vs 0,5c);
-flexibilidade na colocação/arrumação.
Desvantagens:
-temperatura máxima de operação contínua (55°C vs 80ºC).
Num país como o nosso, onde as temperaturas ambiente conseguem atingir valores relativamente elevados, poderá este ser um factor a ter em conta? A adaptação de uma ventoinha (por exemplo) será suficiente para manter as células a uma temperatura mais baixa?
-corrente máxima de descarga 3c durante 5 min vs 15 min. Poderá esta característica ser relevante quando por exemplo é efectuada uma condução a fundo durante um período de tempo alargado (por exemplo, à velocidade máxima numa auto-estrada)?
Cumprimentos e continuação de bom trabalho.
Antes de mais, parabéns ao Ogadiv pelo upgrade e ao Jorge pelo acompanhamento e iniciativa ao colaborar nestes projectos.
Vejo muitas vantagens nas células escolhidas para poucas desvantagens face às commumente mais utilizadas (tipo Winston/Thundersky).
Gostaria de ver debatidas as poucas desvantagens que encontrei no que concerne à sua relevância para esta conversão.
-peso;
-volume;
Desvantagens:
Num país como o nosso, onde as temperaturas ambiente conseguem atingir valores relativamente elevados, poderá este ser um factor a ter em conta? A adaptação de uma ventoinha (por exemplo) será suficiente para manter as células a uma temperatura mais baixa?
-corrente máxima de descarga 3c durante 5 min vs 15 min. Poderá esta característica ser relevante quando por exemplo é efectuada uma condução a fundo durante um período de tempo alargado (por exemplo, à velocidade máxima numa auto-estrada)?
-
- Membro Silver
- Registado: domingo ago 15, 2010 10:17 pm
- Contacto:
Crazy Nuts Escreveu:Boas,
-peso;
-volume;
Desvantagens:
Boas,
Da experiencia que tenho posso adiantar que para as motos até 5kw não vejo problemas de temperatura pois o aquecimento é minimo, relativamente á corrente máxima de descarga de 3C depende sempre da capacidade de baterias instaladas, ou seja por exemplo uma de 5kw consome um máximo aproximado de 120Amp, ou seja o problema dos 3C aparece quando a capacidade instalada é igual a 40Amp, assim com capacidades instaladas de +60Amp em que os 3C são 180Amp, não me parece tb que exista problemas.
Uma nota adicional a corrente máxima não é atingida na velocidade máxima, mas sim quando se está a arrancar/subir uma subida.
-
- Membro Silver
- Registado: sexta abr 11, 2008 2:27 pm
Obrigado pela resposta.
Um consumo máximo de cerca de 120 amperes indica uma potência de pico a rondar os 9,2 kW (era um dos dados que me faltava). Assim sendo, no caso em análise a descarga nunca será superior a 1,6C ainda longe dos 3C de corrente máxima de descarga das baterias.
Já agora, alguém tem noção de qual o consumo aproximado quando em velocidade máxima (em plano).
Boas curvas
Um consumo máximo de cerca de 120 amperes indica uma potência de pico a rondar os 9,2 kW (era um dos dados que me faltava). Assim sendo, no caso em análise a descarga nunca será superior a 1,6C ainda longe dos 3C de corrente máxima de descarga das baterias.
Já agora, alguém tem noção de qual o consumo aproximado quando em velocidade máxima (em plano).
Boas curvas
-
- Membro Gold
- Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am
Como tenho mota igual, posso responder... para manter a mota em plano na velocidade máxima (95km/h reais) necessitas de 80-100ah. Tal como o Zointz disse, o valor máximo que vi no meu CB foi de 120ah. Já para manter os 50km/h chegam 20ah.
Quando a mota é usada no limite, o motor aquece a uns 50-60º depende da temperatura ambiente. No controlador (sem ventilação) e baterias o aquecimento é residual.
Mesmo que fosse necessário um sistema de ventilação, penso que seria mais fácil implementa-lo nas células cilíndricas porque existirá sempre espaço vazio entre elas que permitiria a circulação de ar.
Tendo em conta as características desta mota, eu aposto numa autonomia superior a 180km, se o Ogadiv tiver paciência de andar a 50km/h
O meu conselho: Troca de pneus, mete uns pneus redondos! (quem conhece os pneus de origem sabe do que falo)
Offtopic: Jorge e Iceman desculpem-me, falhei o encontro porque o meu trabalho está infernal.
Quando a mota é usada no limite, o motor aquece a uns 50-60º depende da temperatura ambiente. No controlador (sem ventilação) e baterias o aquecimento é residual.
Mesmo que fosse necessário um sistema de ventilação, penso que seria mais fácil implementa-lo nas células cilíndricas porque existirá sempre espaço vazio entre elas que permitiria a circulação de ar.
Tendo em conta as características desta mota, eu aposto numa autonomia superior a 180km, se o Ogadiv tiver paciência de andar a 50km/h
O meu conselho: Troca de pneus, mete uns pneus redondos! (quem conhece os pneus de origem sabe do que falo)
Offtopic: Jorge e Iceman desculpem-me, falhei o encontro porque o meu trabalho está infernal.