calcular inclinação ?
-
Patalhetas
Autor do tópico - Membro Silver

- Registado: domingo jul 12, 2009 2:10 pm
-
BRICOLEIRO
- Membro Silver

- Registado: quarta set 24, 2008 7:32 pm
Re: calcular inclinação ?
num quadrado com 100 mm de lado tracei um angulo de 30 graus deu 57 mm. logo em cada metro sobe 57 cm.
-
Volt
- Membro Platinium

- Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am
zero de maçada. foi muito interessante a discussão.patalhetas Escreveu:ok, não vos maço mais,
obrigado
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
-
uggabugga
- Membro Silver

- Registado: sexta mar 20, 2009 11:09 pm
estamos cá é para discutir...volt Escreveu:zero de maçada. foi muito interessante a discussão.patalhetas Escreveu:ok, não vos maço mais,
obrigado
-
Patalhetas
Autor do tópico - Membro Silver

- Registado: domingo jul 12, 2009 2:10 pm
lol é isto que mantem os foruns vivosuggabugga Escreveu:estamos cá é para discutir...volt Escreveu:zero de maçada. foi muito interessante a discussão.patalhetas Escreveu:ok, não vos maço mais,
obrigado
-
Batalha
- Membro Dedicado

- Registado: sexta mai 23, 2008 5:37 pm
claro que é a tangente tentei usar a lógica e esqueci a trignometria
estava numa de resolver as coisas na pratica sem recorrer a maquinismo pesado, confesso que achei que era esse o intuito da pergunta
mas ainda não entendi como concluíste (uggabugga) que a hipotenusa tinha 2mt?? por isso a raiz de 3 não me fazia sentido.
prometo esforçar-me mais para a próxima.
estava numa de resolver as coisas na pratica sem recorrer a maquinismo pesado, confesso que achei que era esse o intuito da pergunta
mas ainda não entendi como concluíste (uggabugga) que a hipotenusa tinha 2mt?? por isso a raiz de 3 não me fazia sentido.
-
uggabugga
- Membro Silver

só por essa tua observação dá para ver que estás atentobatalha Escreveu:mas ainda não entendi como concluíste (uggabugga) que a hipotenusa tinha 2mt?? por isso a raiz de 3 não me fazia sentido.
também neste caso há certamente outros processos de lá chegar mas tenta o seguinte:
- desenha uma circunferência.
- desenha duas linhas dentro dessa circunferência a passar pelo centro (de modo a ficarem divididos os 4 quadrantes).
- desenha um triângulo dentro da circunferência no lado direito desta (por exemplo), com um dos vértices no centro com um ângulo de 60º e os outros dois vertices a tocarem a linha da circunferência de modo a ficar metade do triângulo em cada quadrante.
neste momento já podes tirar estas conclusões:
- se o ângulo que está no centro da circunferência tiver 60º (e uma vez que a soma dos ângulos internos de qualquer triângulo terá que ser 180) a soma dos outros dois terá que ser 120.
- se os lados do triângulo que vão desde o centro até à linha da circunferência são iguais, os ângulos também terão que se iguais, logo terão também 60º cada.
- em função disto, os três lados do triângulo são iguais.
podem-se tirar muitas outras, mas para o que pretendemos, estas chegam…
agora vamos concentrar-nos apenas no “meio triângulo” superior:
- se estava metade em cada lado e o ângulo total no centro era 60º, o da metade de cima terá que ser 30º (que era o que nos interessava).
- se todos os lados eram iguais, o “meio lado” que está na parte de cima (na vertical),terá metade do que o que vai desde o centro até à linha da circunferência (que passaremos a ver como hipotenusa). logo a proporção entre estes lados é de 1 para 2.
-
Ferra
- Membro Gold

- Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
sem maquinismo pesado faça como o bricoleiro! consegue-se uma boa aproximação... mas necessita do transferidor que disse não possuir! como sei que tem computador (porque está a escrever neste forum) também sei que tem uma calculadora que lhe faz estes calculos (calculadora do windows), daí a minha dica da tangente.batalha Escreveu:claro que é a tangente tentei usar a lógica e esqueci a trignometria
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! 
-
Ferra
- Membro Gold

homem, voçê percebe mesmo disto!uggabugga Escreveu:só por essa tua observação dá para ver que estás atentobatalha Escreveu:mas ainda não entendi como concluíste (uggabugga) que a hipotenusa tinha 2mt?? por isso a raiz de 3 não me fazia sentido.
também neste caso há certamente outros processos de lá chegar mas tenta o seguinte:
- desenha uma circunferência.
- desenha duas linhas dentro dessa circunferência a passar pelo centro (de modo a ficarem divididos os 4 quadrantes).
- desenha um triângulo dentro da circunferência no lado direito desta (por exemplo), com um dos vértices no centro com um ângulo de 60º e os outros dois vertices a tocarem a linha da circunferência de modo a ficar metade do triângulo em cada quadrante.
neste momento já podes tirar estas conclusões:
- se o ângulo que está no centro da circunferência tiver 60º (e uma vez que a soma dos ângulos internos de qualquer triângulo terá que ser 180) a soma dos outros dois terá que ser 120.
- se os lados do triângulo que vão desde o centro até à linha da circunferência são iguais, os ângulos também terão que se iguais, logo terão também 60º cada.
- em função disto, os três lados do triângulo são iguais.
podem-se tirar muitas outras, mas para o que pretendemos, estas chegam…
agora vamos concentrar-nos apenas no “meio triângulo” superior:
- se estava metade em cada lado e o ângulo total no centro era 60º, o da metade de cima terá que ser 30º (que era o que nos interessava).
- se todos os lados eram iguais, o “meio lado” que está na parte de cima (na vertical),terá metade do que o que vai desde o centro até à linha da circunferência (que passaremos a ver como hipotenusa). logo a proporção entre estes lados é de 1 para 2.
-
Batalha
- Membro Dedicado

tá bem visto sim sr.

mas só serve para 60 - 30 certo? gosto dessa visão espacial, aproveitei para arranjar uma aplicação para o ipad

mas só serve para 60 - 30 certo? gosto dessa visão espacial, aproveitei para arranjar uma aplicação para o ipad
-
Batalha
- Membro Dedicado

a tua, para mim, foi a melhor resposta, não pretendi desvalorizar. só não comentei porque não me deixou duvidas. comentei a do uggabugga porque não entendi e estava certaferra Escreveu: sem maquinismo pesado faça como o bricoleiro! consegue-se uma boa aproximação... mas necessita do transferidor que disse não possuir! como sei que tem computador (porque está a escrever neste forum) também sei que tem uma calculadora que lhe faz estes calculos (calculadora do windows), daí a minha dica da tangente.
-
uggabugga
- Membro Silver

na realidade a circunferência não faz falta para nada. é quase como o gelado na anedota do joaozinho
tem apenas a vantagem de o triângulo já ficar dividido entre os dois quadrantes e de se conseguir fazer o ângulo de 60º do centro sem transferidor, uma vez que cada um dos lados que partem desse ângulo terão que ser ligados à linha da circunferência a 1/3 do arco.
mas, mais simples ainda, é desenhar um triângulo equilátero e com ângulos de 60º sem precisar da circunferência para nada e dividi-lo ao meio a partir de um vértice até ao meio do cateto oposto.
se olharmos para o que fica, vemos dois triângulos rectângulos cada um deles com ângulos de 30,60 e 90 e em que o lado mais curto é metade da hipotenusa pois resulta da divisão ao meio de um lado que era igual a ela no triângulo original.
claro que pelas fórmulas chega-se lá mais rápido e tem ainda a vantagem de servir para qualquer ângulo. mas por vezes quando já se está um bocado “enferrujado”, temos que ir ver como é que as coisas surgem, pois as fórmulas não apareceram por acaso.
confesso que também não me lembrei da tangente.
já serviu para relembrar alguma coisa
tem apenas a vantagem de o triângulo já ficar dividido entre os dois quadrantes e de se conseguir fazer o ângulo de 60º do centro sem transferidor, uma vez que cada um dos lados que partem desse ângulo terão que ser ligados à linha da circunferência a 1/3 do arco.
mas, mais simples ainda, é desenhar um triângulo equilátero e com ângulos de 60º sem precisar da circunferência para nada e dividi-lo ao meio a partir de um vértice até ao meio do cateto oposto.
se olharmos para o que fica, vemos dois triângulos rectângulos cada um deles com ângulos de 30,60 e 90 e em que o lado mais curto é metade da hipotenusa pois resulta da divisão ao meio de um lado que era igual a ela no triângulo original.
claro que pelas fórmulas chega-se lá mais rápido e tem ainda a vantagem de servir para qualquer ângulo. mas por vezes quando já se está um bocado “enferrujado”, temos que ir ver como é que as coisas surgem, pois as fórmulas não apareceram por acaso.
-
Ferra
- Membro Gold

por mim tass bem! no problem! nem me passou pela cabeça ter sido desvalorizado. apenas pretendi justificar a minha afirmação que embora não precise de transferidor precisa de um pouco mais de matemática! e eu não faço ideia até onde vão os seus conhecimentos e vontade de aprender...batalha Escreveu:a tua, para mim, foi a melhor resposta, não pretendi desvalorizar. só não comentei porque não me deixou duvidas. comentei a do uggabugga porque não entendi e estava certaferra Escreveu: sem maquinismo pesado faça como o bricoleiro! consegue-se uma boa aproximação... mas necessita do transferidor que disse não possuir! como sei que tem computador (porque está a escrever neste forum) também sei que tem uma calculadora que lhe faz estes calculos (calculadora do windows), daí a minha dica da tangente.
e a mim nem me passou pela cabeça a sua visão espacial e dominio de figuras geometricas. apenas digo que me estou a deliciar com a sua capacidade de resolver as situações sem matemática complicada. simples, mas com uma grande capacidade de raciocinio!uggabugga Escreveu:claro que pelas fórmulas chega-se lá mais rápido e tem ainda a vantagem de servir para qualquer ângulo. mas por vezes quando já se está um bocado “enferrujado”, temos que ir ver como é que as coisas surgem, pois as fórmulas não apareceram por acaso.
você é desenhador, não???
-
uggabugga
- Membro Silver

a minha área não tem muito a ver com isto, é mais informática...ferra Escreveu:batalha Escreveu:ferra Escreveu: você é desenhador, não???
mas, honestamente, não estou a ver aqui nada de complicado
gosto de compreender as coisas, só isso, e reconheço que por vezes chego lá da maneira mais complicada, mas é apenas porque não encontro a outra.
-
Ferra
- Membro Gold

eu também gosto de compreender as coisas, mas o que me deliciou foi o modo de obter o tal triângulo! eu teria ido pela semelhança de triângulos ou pela matemática! passava-me lá pela cabeça dividir uma circunferência para posteriormente dividir o arco de circunferência para ir obter os tais 30º...uggabugga Escreveu:a minha área não tem muito a ver com isto, é mais informática...
mas, honestamente, não estou a ver aqui nada de complicado
gosto de compreender as coisas, só isso, e reconheço que por vezes chego lá da maneira mais complicada, mas é apenas porque não encontro a outra.
também não vejo nada de complicado apenas o raciocínio (atalho) que usou para obter o fim é que achei rebuscado! mas uma capacidade de visão espacial e um bom raciocínio ficou aqui demonstrado sem dúvida! os meus parabéns. (se é que valem alguma coisa )