Microprodução 3,45KW - Thin Film Caldas da Rainha

Tudo que seja relacionado com Projectos
Responder

Bubas
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda set 07, 2009 2:50 pm

Re: Microprodução 3,45KW - Thin Film Caldas da Rainha

Mensagem por Bubas »

boas jduarte,

muitos parabéns pelo seu site. genial .
respeitante à produção, reporto que no campeonato da miséria não estive muito melhor, pois o sistema produziu 1,7kw.
mas seria de esperar. como dizia alguém "só percebemos o valor da água depois que a fonte seca".

cumps,

bubas

saloio
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sábado jun 14, 2008 12:34 am

Mensagem por saloio »

boas

muito bom o teu site parabéns.

cump's
*****Saloio*****

DavidX
Membro
Membro
Registado: quarta out 13, 2010 10:50 pm

Mensagem por DavidX »

muito bom o seu site.

parabéns.

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Mensagem por Volt »

o site está fantástico, já tinha tido oportunidade de o ver. está muito completo, mesmo. um dia, se tiver tempo para isso, gostava de fazer algo parecido para mim. nem precisava ser tão completo...

333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

MarioSolar
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sábado out 02, 2010 12:37 pm

Mensagem por MarioSolar »

excelente o teu site.

falas te bem..para os curiosos...mesmo que sejam sistemas completamente diferente do meu, gosto de ver as produções dos outros.

continua

cumps

Autor do tópico
JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm

Mensagem por JDuarte »

boas. obrigado pelas vossas opiniões simpáticas.

ainda faltam limar algumas arestas.... a página de histórico está pesada... vou colocar um gráfico mensal de cada vez e um sistema de navegação entre meses por miniaturas dos gráficos.
também está em estudo um gráfico diário que será actualizado ao longo do dia... em vez de ser criado só no final do dia.

como todo o site está construído com software freeware, quando tiver mais tempo faço um guião de como foi construído, pode ser que sirva para ajudar alguém em construir algo semelhante.

votos de muito sol,

jduarte

MarioSolar
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sábado out 02, 2010 12:37 pm

Mensagem por MarioSolar »

so queria dizer mais uma coisa...

colocas te o link do teu site na pagina 6, já vamos na 7 e daqui a algum tempo para poder encontrar esse link por outros users deste fórum não vai ser fácil. so pedindo a um moderar para editar o tópico inicial e colocar la o link.

jduarte não sei se te faz diferença, mas para mim/nos que temos tópicos para apresentar as nossas mp acho que devíamos ter a possibilidade de ao menos poder editar o post principal.

sim eu sei isto de editar tópicos já foi discutido e tal... mas para este tipo de tópicos acho que devia ser discutido essa possibilidade...

um outro expemplo:
para aqueles que apresentam os valores produzidos mensalmente, podiam aparecer todos no primeiro post. assim permitia aqueles que visitam a area dos projectos e aqueles que querem entrar na mp, poderem ver logo no primeiro post todos os valores.

se calhar ate não interessa a todos esta ideia, mas fica aqui o meu desabafo.

fiquem bem e sol para todos

cumps

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Mensagem por Volt »

mário, a sugestão é boa, mas nós temos no fórum um local próprio para a colocar...

nós (eu, o jduarte e mais alguns), temos preenchido quase diariamente uma folha de excel do google (esta) onde se podem consultar e comparar rapidamente as produções. o acesso à folha é restrito, mas basta darem-me o vosso email que eu acrescento-vos nas permissões.

333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Autor do tópico
JDuarte
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por JDuarte »

mais um mês terminado, infelizmente com muito menos sol do que o habitual... mas estamos na época das chuvas!
fica a imagem do gráfico mensal, tirado do site da minha mp (para ver site clicar aqui)
mes2010-11.png
balanço:
- produção novembro: - estimado 327kw, produzido 343,3kw (+4,9%)
- acumulado: - estimado 2869kw, produzido 2917kw (+1,7%)
- média diária: - estimado 10,9kw, produzido 11,6kw
- ponta máxima no contador: 3,63kw
- máximo diário: 19kw
- mínimo diário: 1,5kw

para o mês de dezembro fica como objectivo os 326kw previstos no pvsyst, a que corresponde uma média de 10,5kw/dia.

Autor do tópico
JDuarte
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por JDuarte »

boas,

numa semana muito "negra" aqui para as mps do oeste, hoje lá tivemos um dia que quase deu para chegar à média diária prevista.
aos que vão visitando o site da minha mp informo que o endereço de acesso passará a ser http://www.jgduarte.com.
para além de algumas novas funcionalidades, decidi recorrer aos anúncios google para ajudar nos custos, esteticamente não agrada muito... mas vou experimentar durante um mês, depois logo se vê.

votos de "mais dias com sol"

jduarte

Autor do tópico
JDuarte
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por JDuarte »

boas,

depois de alguns dias com o tópico dos projectos mais parado, fico contente pela agitação com os novos projectos.

agora que a minha micro está a atingir os 6 meses de vida, já apanhou meses de sol agora muita chuva, e já é possível tirar algumas conclusões.

ao contrário do que me foi dito os thinfilm não apresentam melhores resultados que os mono/poli durante o inverno, assim a história que os thinfilm são melhores na luz difusa cai por terra, senão vejamos, nos meses de calor a minha mp produzia em média + 2kw por dia do que a mp da minha vizinha (4200w connergy c/kaco 3500), nas últimas semanas ela tem produzido mais do que eu, sendo as diferenças de 0,2 a 1kw por dia.

essa mp vizinha fechou agora o primeiro ano com 5790kw produzidos, o que me leva a pensar que a estimativa de 6400kw anuais pelo pvsyst é demasiado optimista para uma instalação fixa 3,45... vamos aguardar os próximos episódios.

votos de dias com mais sol.

jduarte
http://www.jgduarte.com

Bubas
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda set 07, 2009 2:50 pm

Mensagem por Bubas »

boas jp,

espero que os proximos episódios não sejam constantemente assim, como a foto ilustra . ainda ontem começou o inverno. já tenho saudades de um dia de sol resplandecente. isto irá melhorar... se o são pedro quiser.

bubas

"a esperança é o sonho do homem acordado"
Anexos
Meteo.JPG
Meteo.JPG (76.2 KiB) Visto 4123 vezes

m_martins
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: segunda dez 20, 2010 7:30 pm

Mensagem por m_martins »

jduarte Escreveu:a inspeção foi dia 9/6, ficou registada uma "condicionante - problemas na interligação das terras (terra pv com a terra da moradia)", agora aguarda-se decisão da certiel.

ficam as fotos prometidas sobre a instalação.

qual a distancia entre as fileiras de paineis?

abraço
m.carlos

Autor do tópico
JDuarte
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por JDuarte »

m_martins Escreveu:
jduarte Escreveu:a inspeção foi dia 9/6, ficou registada uma "condicionante - problemas na interligação das terras (terra pv com a terra da moradia)", agora aguarda-se decisão da certiel.

abraço
m.carlos
viva,

eu tenho 3,5 m mas deveria ser maior, actualmente (pico do inverno) só às 9:45 é que a fila de trás fica totalmente ao sol.
para evitar as sombras a distância de segurança é de 3 vezes a altura do objecto que produz a sombra.
no meu caso deveria ter 5,1m (3 x 1,7 m).

votos de santo natal e um próspero e solarengo ano de 2011.

jduarte

Autor do tópico
JDuarte
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por JDuarte »

mais um mês terminado, infelizmente muito mau... mas... é o sol que temos.
fica a imagem do gráfico mensal, tirado do site da minha mp (para ver site clicar aqui)
mes2010-12.png
balanço:
- produção dezembro: - estimado 326kw, produzido 250kw (-23%)
- acumulado: - estimado 3171kw, produzido 3167kw (-0,1%)
- média diária: - estimado 10,5kw, produzido 8,1kw
- ponta máxima no contador: 3,27kw
- máximo diário: 17,1kw
- mínimo diário: 0,9kw

terminou o primeiro semestre da minha mp, dos 3171kw previstos, foram produzidos 3167kw apenas menos 4, a que corresponde uma média diária de 17,2kw, o que me deixa muito satisfeito, pois o objectivo é conseguir os 6mw anuais, tal como mencionado no primeiro post deste tópico.

votos de um 2011 cheio de sol.

Autor do tópico
JDuarte
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por JDuarte »

boas,

aos que se preparam para a instalação das suas mp´s validem a tensão de rede e os eventuais limites do inversor a instalar.
se tal como eu, morarem numa zona de menor consumo, correm riscos de ter tensões de rede altas o que acaba por diminuir o rendimento da mp.
principalmente aos fins de semana, a tensão de rede mantêm-se muito tempo acima do limite permitido os tais 253 de 230+10%.
jduarte_260V.png
jduarte_260V.png (27.44 KiB) Visto 3548 vezes
ontem por exemplo contei 8 re-inicios do inversor (tensão superior a 261v) com o inversor a injectar abaixo da potência nominal.

votos de muito sol,

Autor do tópico
JDuarte
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por JDuarte »

mais um mês terminado, fica a imagem do gráfico mensal de janeiro/2011
mes2011-01.png
balanço:
- produção janeiro: - estimado 326kw, produzido 318,3kw (-2,4%)
- acumulado: - estimado 3500kw, produzido 3486kw (-0,4%)
- média diária: - estimado 10,6kw, produzido 10,3kw
- ponta máxima no contador: 3,37kw
- máximo diário: 19,8kw
- mínimo diário: 2kw

janeiro acabou por não ser tão mau quanto parecia ao dia 17, altura em que a média diária estava com 6,5kw.

votos de muito sol

jama
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça jul 28, 2009 12:04 am

Mensagem por jama »

jduarte Escreveu:
m_martins Escreveu:

abraço
m.carlos
viva,

eu tenho 3,5 m mas deveria ser maior, actualmente (pico do inverno) só às 9:45 é que a fila de trás fica totalmente ao sol.
para evitar as sombras a distância de segurança é de 3 vezes a altura do objecto que produz a sombra.
no meu caso deveria ter 5,1m (3 x 1,7 m).

votos de santo natal e um próspero e solarengo ano de 2011.

jduarte
boas duarte, porque nao fazes o seguinte ,na fiada da frente desapertas os parafusos que fixao os paineis e baixa-los o maximo possivel, na fiada de traz fazes precisamente o contrario ou seja sobe-los ao maximo, eu tinha esse problema mesmo no pico do inverno entre a 1ª hora da manha e a ultima da tarde e consegui reduzir o tempo de sombra para metade, isto tambem me acontecia no mes de dezembro e janeiro e com esta soluçao ganhei meia hora de manha e outra meia á tarde agora que o sol já subiu um pouco já nao ha sombra nenhuma
obs. este trabalho é facil de fazer basta uma chave sextavada de 6mm desapertar o perfil que fixa o painel ao suporte de aluminio e desloca-los para a posiçao desejada, mas atençao tens que desapertar um de cada vez de maneira a ficar um de cada vez solto.
O SOL quando nasce é para todosImagem

A produzir acima dos 4200W/h
http://www.youtube.com/watch?v=ME00MNoekHM

Autor do tópico
JDuarte
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por JDuarte »

obrigado jama,

vou arranjar mais um par de braços e por mão à obra... mas esse infelizmente não é o meu maior problema, continua a ser a tensão de rede ao fim de semana.

hoje por exemplo, como podem ver no gráfico http://www.jgduarte.com/graficos/grafdi ... 2&ano=2011 entre as 12:10 e as 15:08 o inversor só desligou 43 vezes (tensão superior a 261v) isto sempre com o inversor abaixo da potência nominal.

vou ter de continuar a massacrar a edp, pois mesmo com a mp desligada em casa tenho de 254 a 257...

durante a semana como os consumos na zona industrial aqui perto isto não se verifica.

soluções procuram-se!??!!

cmps

m_martins
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: segunda dez 20, 2010 7:30 pm

Mensagem por m_martins »

volt Escreveu:mário, a sugestão é boa, mas nós temos no fórum um local próprio para a colocar...

nós (eu, o jduarte e mais alguns), temos preenchido quase diariamente uma folha de excel do google (esta) onde se podem consultar e comparar rapidamente as produções. o acesso à folha é restrito, mas basta darem-me o vosso email que eu acrescento-vos nas permissões.

:drinks:
boa tarde,
eu quando começar a produzir também gostaria de inserir os dados na mesma ficha, mais uma contribuição, gostaria de saber como se faz para entrar e também fornecer os dados, pode-se colocar aqui o email?

abraço e boas produções
m.carlos

Responder

Voltar para “Projectos”