Programa Energia Solar - Solahart

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

juikiuj
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: terça jun 09, 2009 10:03 pm

Re: Programa Energia Solar - Solahart

Mensagem por juikiuj »

olá magma, os tubos ficaram tapados com calha técnica?
agradeço desde já sua resposta.

Magma
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta out 12, 2007 8:24 pm

Mensagem por Magma »

os tubos que vão desde a caixa até ao tecto não vão levar calha técnica porque neste canto da casa de banho irei instalar um móvel que irá esconder os tubos.

mesmo que não colocasse o móvel (o que não vai ser o caso) não seria dramático porque os tubos são em inox, devidamente alinhados com abraçadeiras em inox e ficam atrás da porta.

cumprimentos.
Vamos lutar por um desenvolvimento sustentável

juikiuj
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por juikiuj »

obrigado pela pronta resposta magma.
pelo que percebo deixam os tubos á vista o que no meu caso não me agrada nada, já o suspeitava, estética também custa dinheiro e o "protocolo" não se preocupa com isso.

juikiuj
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por juikiuj »

olá ferra, aí é que está e estou de acordo, gás é mais barato mesmo pagando todas as infra-estruturas e logisticas para o levar a casa de cada um de nós.
sendo assim, centrais eléctricas a gás natural teriam obrigação de produzir electricidade mais barata sem desperdícios e sem poluição ao domicílio.

josé
Membro
Membro
Registado: quarta jun 24, 2009 12:02 pm

Mensagem por josé »

bom dia,
caros amigos o meu esquentador deu o berro, por isso pensei no painel solar visto que tenho de gastar num novo esquentador cerca de 300 ou 400 euros +/-.
será que compensa colocar o sistema solar financiado pelo estado?

segundo algumas informações que me têm dado, poucos meses vou ter que ligar a resistência eléctrica visto que grande parte dos banhos são feitos por volta das 19:00 horas.
esta informação foi-me dada por técnicos da marca solahart e vulcano será verdade?

seria melhor e mais barato colocar também um esquentador (próprio para aqs) em vez de gastar luz com apoio da resistência eléctrica?

_ somos 4 pessoas em casa

_ gastamos +/- 300€ em gás

_ temos telhado virado a sul

localidade: moita

o meu computador é muito velhinho , por isso já não suporta muitos programas, não dá para tirar o programa solterherm.

caros amigos ando mesmo muito baralhado com tudo isto, preciso mesmo muito da vossa ajuda!

um grande abraço para todos,
josé

manuelcar
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

calma josé
isto vai correr bem. precisas de um tempinho para ler alguma da informação aqui disponibilizada antes de tomar uma decisão.
é verdade que um sistema aqs é suficiente durante a maior parte do ano, mas necessitamos sempre de algum apoio para os dias muito pequenos e muito nublados. uma resistência eléctrica no tanque deve ser o suficiente para esses dias sendo que preferencialmente deve ser activada durante as horas de vazio. nesse caso empochavas os 400 euros do esquentador e amortizavas mais rapidamente a instalação. mais difícil será optar por uma marca do que decidir da instalação ou não do sistema.
boa sorte!
Porreiro, pá!

josé
Membro
Membro
Registado: quarta jun 24, 2009 12:02 pm

Mensagem por josé »

boa tarde amigos,

em princípio, já escolhi a marca que pretendo comprar, que é a solahart. a dúvida que ainda persiste é em relação ao sistema de apoio. não sei se hei-de optar pelo esquentador ou pela eléctricidade.
penso que o esquentador poderá ser a melhor opção, mas não tenho a certeza, pois apenas trabalha quando a água passa por ele a uma temperatura inferior à indicada.
para além disto, quando me ausento de casa o esquentador não trabalha de certeza. já com a resistência isso não vai acontecer, pois ela vai actuar logo que a água arrefeça.

mais uma vez amigos, peço a vossa ajuda!!!

um abraço,
josé

Autor do tópico
Tugamor
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sábado jun 06, 2009 2:44 pm

Mensagem por Tugamor »

caro josé,

se optares pela resistência eléctrica, deverás colocar também um programador horário de forma a poderes ter controlo absoluto da situação, sendo que com este programador poderás utilizar este apoio nas horas de vazio da tarifa bi-horária, ficando a electricidade a metade do preço.

cumprimentos,
Vamos Tornar o Mundo Melhor...

Autor do tópico
Tugamor
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sábado jun 06, 2009 2:44 pm

Mensagem por Tugamor »

a minha pergunta é: alguém montou um contador no cilindro para saber quanto fica o dito em electricidade por mês para o bicho?

penso que só assim se tiram as duvidas pois a teoria é diferente da prática e dizer que 150l aquecido a electricidade fica mais barato que aquecer os mesmos litros em gás não tem em conta os desperdícios de energia durante a noite que o cilindro faz...
desculpem o testamento...[/quote]

amigo ferra,

segundo as suas contas gasta cerca de 150 a 190 eur ano em gás, mais coisa menos coisa, no caso do ts300l da solahart, este tráz uma resistância de 2,4kw, ou seja gasta 2400w hora se a água não estiver a 60ºc. a partir daqui é só fazer contas, tendo em consideração que a resistência em circunstâncias normais passa entre 7 a 8 meses desligada, temos então 4 a 5 meses em que é necessário utilizar o apoio.
logo em tarifa bi-horária horas de vazio preço kw/hora é de 0,063 +-, em tarifa bi-horária horas de cheio preço kw/hora é de 0,123 +-.
se utilizarmos o apoio cerca de 3 horas de madrugada, penso ser suficiente, embora ainda não tenha a experiência do inverno, durante 30 dias, 4 meses, não chega a gastar 60eur, agora tudo vai depender da utilização.

cumprimentos,
Vamos Tornar o Mundo Melhor...

juikiuj
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por juikiuj »

boa noite participantes neste fórum.

porque também estou interessado em saber sobre consumos, partilho convosco este link:
http://www.electricity-monitor.com/ener ... -i-26.html
sobre medidores de consumo baratos.

acompanhar o que o google está fazendo também será útil, vejam aqui:
http://www.google.org/powermeter/howitworks.html

Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm

Mensagem por Ferra »

tugamor Escreveu:
amigo ferra,

segundo as suas contas gasta cerca de 150 a 190 eur ano em gás, mais coisa menos coisa, no caso do ts300l da solahart, este tráz uma resistância de 2,4kw, ou seja gasta 2400w hora se a água não estiver a 60ºc. a partir daqui é só fazer contas, tendo em consideração que a resistência em circunstâncias normais passa entre 7 a 8 meses desligada, temos então 4 a 5 meses em que é necessário utilizar o apoio.
logo em tarifa bi-horária horas de vazio preço kw/hora é de 0,063 +-, em tarifa bi-horária horas de cheio preço kw/hora é de 0,123 +-.
se utilizarmos o apoio cerca de 3 horas de madrugada, penso ser suficiente, embora ainda não tenha a experiência do inverno, durante 30 dias, 4 meses, não chega a gastar 60eur, agora tudo vai depender da utilização.

cumprimentos,
amigo tugamor,

deste modo estamos a comparar aspectos diferentes pois o que explicitou foi "eléctrico como apoio".
sendo assim e durante esses 4 meses em gás gastava 80€ +-. tendo em conta a diferença de tarifa do “aluguer do contador” das duas versões (normal e bi-horária) passava a ter uma despesa de 60 €, poupando mais ainda por necessitar de menos potencia contratada. como o apoio eléctrico ia fazer a compensação da diferença de temperatura, se o gás estivesse nas mesmas condições ainda gastava menos pois também ia fazer a tal compensação e não ia aquecer água que não ia utilizar. lembro que o consumo que referi é para um esquentador de tecnologia ultrapassada, (já estava no apartamento e funciona lindamente, por enquanto não o troco. quando avariar é outra conversa) que funciona para aquecer a água da rede e não vinda de painéis!
aparentemente apoio a gás fica mais barato… mas gostava de dados mais concretos. no lidl por vezes aparecem contadores a bom preço. vou tentar não perder a oportunidade de o comprar para o montar no cilindro dos meus pais. se ficar mais barato dava-me jeito pois evitava de carregar botijas para o 2º andar!
cumprimentos
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)

system32
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta nov 19, 2008 5:51 pm

Mensagem por system32 »

ferra Escreveu:
tugamor Escreveu:
amigo ferra,

cumprimentos,
amigo tugamor,

deste modo estamos a comparar aspectos diferentes pois o que explicitou foi "eléctrico como apoio".
sendo assim e durante esses 4 meses em gás gastava 80€ +-. tendo em conta a diferença de tarifa do “aluguer do contador” das duas versões (normal e bi-horária) passava a ter uma despesa de 60 €, poupando mais ainda por necessitar de menos potencia contratada. como o apoio eléctrico ia fazer a compensação da diferença de temperatura, se o gás estivesse nas mesmas condições ainda gastava menos pois também ia fazer a tal compensação e não ia aquecer água que não ia utilizar. lembro que o consumo que referi é para um esquentador de tecnologia ultrapassada, (já estava no apartamento e funciona lindamente, por enquanto não o troco. quando avariar é outra conversa) que funciona para aquecer a água da rede e não vinda de painéis!
aparentemente apoio a gás fica mais barato… mas gostava de dados mais concretos. no lidl por vezes aparecem contadores a bom preço. vou tentar não perder a oportunidade de o comprar para o montar no cilindro dos meus pais. se ficar mais barato dava-me jeito pois evitava de carregar botijas para o 2º andar!
cumprimentos

mais uma achega:
ter um esquentador a poiar um sistema solar é diferente de ter uma resistencia ou um esquentador a aquecer o deposito via circuito secundario).
ou seja:
na 1º hipotese o esquentador só liga se gastarmos agua e se a mesma não estive suficientemente quente no deposito.
na 2º hipotese a agua é mantida aquecida no deposito via solar ou via apoio( gas ou electricidade)

o consumo será sempre superior na 2º hipotese pois vamos ter sempre a agua quente no deposito, mesmo se não a gastarmos.
por exemplo:
se tomarmos um banho à noite, o apoio entra durante a noite e aquece a agua que entrou fria no deposito. e manhã vem o sol e não tem nada para aquecer pois o apoio já aqueceu!!

mesmo que tomemos banho de manhã (7/8h) o apoio entra e começa a quecer a agua do deposito, mas o sol só lá para a 10h começa a fazer efeito. e se tivermos o temporizador para só funcionar à noite, arriscamos a, no inverno , não ter agua quente no resto do dia, pois o apoio só loga já de noite.
não é pratico nem confortavel! :banghead

a unica vantagem da 2º hipotese (electrico ou a gas) poderá ser no caudal de agua quente que já está disponivel, ou seja podem estar "n" pessoas a tomar banho ao mesmo tempo, enquanto que com o esquentador poderemos não ter capacidade de aquecer tanta agua ao mesmo tempo. mas isso parece-me se pouco provavel, pois ao usarmos um esquentador de chama modulante ele consegue adaptar-se à situação.

por isso até que provem o contrario só resta o apoio por esquentador sem chama piloto e com chama modulante!
(e não não vendo esquentadores!! )
Novo Objectivo: Solar fotovoltaico. Reduzir ao minimo consumos em Horario de Cheias (Bi-Horario).
Objectivo I (já alcançado): Aquecer agua com paineis+Caldeira e Gastar 1 bilha gas 13kG p/ano!

Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm

Mensagem por Ferra »

system32 Escreveu:
mais uma achega:
ter um esquentador a poiar um sistema solar é diferente de ter uma resistencia ou um esquentador a aquecer o deposito via circuito secundario).
ou seja:
na 1º hipotese o esquentador só liga se gastarmos agua e se a mesma não estive suficientemente quente no deposito.
na 2º hipotese a agua é mantida aquecida no deposito via solar ou via apoio( gas ou electricidade)

o consumo será sempre superior na 2º hipotese pois vamos ter sempre a agua quente no deposito, mesmo se não a gastarmos.
por exemplo:
se tomarmos um banho à noite, o apoio entra durante a noite e aquece a agua que entrou fria no deposito. e manhã vem o sol e não tem nada para aquecer pois o apoio já aqueceu!!

mesmo que tomemos banho de manhã (7/8h) o apoio entra e começa a quecer a agua do deposito, mas o sol só lá para a 10h começa a fazer efeito. e se tivermos o temporizador para só funcionar à noite, arriscamos a, no inverno , não ter agua quente no resto do dia, pois o apoio só loga já de noite.
não é pratico nem confortavel! :banghead

a unica vantagem da 2º hipotese (electrico ou a gas) poderá ser no caudal de agua quente que já está disponivel, ou seja podem estar "n" pessoas a tomar banho ao mesmo tempo, enquanto que com o esquentador poderemos não ter capacidade de aquecer tanta agua ao mesmo tempo. mas isso parece-me se pouco provavel, pois ao usarmos um esquentador de chama modulante ele consegue adaptar-se à situação.

por isso até que provem o contrario só resta o apoio por esquentador sem chama piloto e com chama modulante!
(e não não vendo esquentadores!! )
pois eu também não vendo e concordo com todas as linhas, mas gostava que surgissem mais opiniões para se poder comparar e defender as ideias.
ps: tirando o facto de poder ficar sem água usando o cilindro, se o preço de exploração fosse o mesmo, preferia o cilindro.
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)

manuelcar
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

pareceu-me, pela leitura transversal do tópico (admito) que partem do pressuposto de que o apoio aquece a totalidade do volume do tanque a uma temperatura pré-definida e que, estando quente o colector não vai funcionar.
convém não esquecer que existem aqui diversas variáveis e fenómenos físicos que convém ponderar, e que os sistemas são ainda passiveis de algumas afinações (quer de temperatura quer de horário) que podem fazer alguma diferença na nossa procura por uma energia mais limpa e mais económica, senão vejamos:
por estratificação, a água quente menos densa sobe para o topo do tanque e essa é a que vai servir primeiro, portanto, convém ter presente qual a temperatura, volume e horário que convém prever.
neste ponto de vista, e dependendo do tipo de tanque e sistema de circulação utilizado, o ideal será apontar para a disponibilidade necessária estar presente a partir da hora a que a família retorna a casa ao fim do dia (ainda que a "hora de ponta dos duches seja de manhã). caso os colectores tenham acumulado essa energia durante o dia, o termostato deverá manter o apoio desligado ou, eventualmente, dar uma pequena achega pela manhã. caso o tempo esteja fortemente nublado e a energia fornecida pelos colectores seja insuficiente, convém que o horário de activação do apoio preveja o tempo necessário para cobrir as necessidades.
desta forma, quando a família sai de casa pela manhã, o sistema está com um baixo nível de acumulação (aqui vale todo o volume do tanque e não apenas o topo) e em condições de aproveitar ao máximo o que o sol der.
caso tenham uma tarifa bi-horária, parece-me muito razoável habituar a família a tomar banho pela manhã, embora o resto do raciocínio me pareça manter-se válido, isto é, reduzir o apoio ao minimo necessário e com disponibilidade concentrada nas horas de ponta.
depois de instalado há toda uma aprendizagem a realizar para melhor afinação do sistema ao longo do ano.
prevejo portanto que no inverno a discussão esteja mais centrada na afinação a realizar de acordo com o apoio que cada um adoptou.
Porreiro, pá!

fyntas
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda mai 18, 2009 10:45 pm

Mensagem por fyntas »

bem sr josé.
existem varias situações que o sr terá de ponderar, por ex se for comprar o esquentador de propósito pessoalmente considero uma asneira.
ora repare:
se o esquentador custa 400€ - esse valor dará para gastar 3.333 kwh em tarifa normal
a resistência de um equipamento solahart 300 litros tem 2.4kw, se dividir os 3.333 por os 2.4 daria para utilizar a resistência 1388 h.
se considerar que vai utilizar a resistência 4 horas por dia em 6 meses por ano (obviamente que irá utilizar menos horas por dia e menos meses por ano)
dividindo as 1388 h por 4 h daria para 347 dias de funcionamento da resistência.
dividindo os 347 dias por 30 (dias por mês) daria para 12 meses
dividindo os 12 meses por 6 (meses de utilização da resistência por ano) daria para 2 anos.
se for em utilização de bi-horario duplicamos para os 4 anos, e ainda terá de ter em conta o gás que poupou.

é só um raciocínio como é óbvio.

a questão da resistência aquecer a totalidade da agua não é correcta, será sim mas não para todos os sistemas (quer queiram quer não os sistemas são diferentes de marca para marca)
no caso da solahart a entrada do fluido aquecido nos colectores para o deposito entra na parte inferior do lado esquerdo do deposito e sai na parte inferior do lado direito, portanto como a agua mais fria do deposito será a parte inferior, toda a energia produzida pelo colector será aproveitada, alem disso o formato da resistência é diferente de todas as outras tem um formato de meia lua, essa meia lua fica próxima da saída de agua quente para a rede, logo fará um aquecimento mais rápido junto á zona de utilização, o térmostato também tem localização especifica esta mais ao menos a 1/3 do deposito e próximo da saída de agua quente, todos estes promenores fazem muita diferença.
agora vendo por exemplo a vulcano, a saída da agua quente esta do lado esquerdo a resistência está colocada exactamente a meio do deposito e na zona oposta, obviamente que aqui teremos muito mais agua aquecida pela resistência ( e ainda por cima a entrada do fluido no deposito é feita a meio, aqui sim quando aparecer o sol o sistema só vai debitar temperatura quando os colectores atingirem temperatura superior à que está no deposito.

cumprimentos

juikiuj
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por juikiuj »

boas noites.
uma pergunta ao im fyntas que pelos vistos está bem dentro do sistema solahart, a ligação de uma sonda em que posição está no depósito?
ficou-me aqui uma formiguinha por causa da estratificação.
a minha decisão de à muito que é por este equipamento, tão rápido quanto possível encomedarei o mesmo, 300litros.
obrigado antecipadamente.

fyntas
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por fyntas »

no sistema de termossifão não existem sondas, existe sim um termostato que em funçaõ da tamperatura defenida irá dár autotização á resistencia para funcionar e desligar.
o térmostato está colocado +- a 1/3 do depósito na zona de saida da agua quente

Magma
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta out 12, 2007 8:24 pm

Mensagem por Magma »

fyntas-

esse termostato que regula resistência é regulável?

bem pré-definido para que temperatura?

obrigado.
Vamos lutar por um desenvolvimento sustentável

fyntas
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por fyntas »

é regulavél. vem de fabrica regulado a 60º, que é a temperatura recomendada para depositos de acumulação de a.q.s

juikiuj
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por juikiuj »

adeptosolar Escreveu:
juikiuj Escreveu:olá a todos.
é possível nestes paineis instalar uma sonda para saber no interior da casa a que temperatura está a água no depósito?
obrigado.
boa tarde juikiuj:

sim, é possível instalar uma sonda/termómetro que permita a leitura da temperatura da água.

cumprimentos,

as

meu caro fyntas afinal quem está correcto?

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”