Quem é que já instalou Solar Térmico através do Apoio?
-
D'eu
- Membro Silver

- Registado: terça abr 21, 2009 5:33 pm
Re: Quem é que já instalou Solar Térmico através do Apoio?
nem os 6 anos de manutenção pensando que não ainda são uns euritos que se poupa se a sua casa está em construção pode aderir ao programa do governo, desde que instale o seu sistema solar até dezembro de 2009. fica mais em conta e o material é de boa qualidade
Porque o Futuro, pode ser melhor ...
-
gonça
- Membro

- Registado: terça jan 20, 2009 9:36 pm
mas pensa mal.jfkpt Escreveu:sccf Escreveu:olá a todos!
nõs também vamos por na nossa casa (ainda em construção).
temos 2 orçamentos: um da baxi-roca e outro da ferroli.
estamos mais inclinados para optar pela baxi-roca que, ainda por cima, está mais economico também!
alguém tem experiência com estar marcas?
porque não aproveita o programa do governo.
a baxi-roca faz um desconto que diz ser semelhante, mas não o é, a instalação não está incluida, penso eu.
a baxi roca não faz um desconto semelhante,faz um desconto igual ao do programa do governo,1.641,70 €,a instalação está incluida nas mesmas condições do programa do governo, a manutenção é que é só por 1 ano.
o meu interesse na marca é igual a todas as outras das quais já fiz montagens.
pode não se gostar da marca pelos mais variados motivos mas,vamos com calma nas afirmações.
-
jfkpt
- Membro Dedicado

- Registado: segunda mai 04, 2009 11:35 am
gonça Escreveu:mas pensa mal.jfkpt Escreveu:sccf Escreveu:olá a todos!
nõs também vamos por na nossa casa (ainda em construção).
temos 2 orçamentos: um da baxi-roca e outro da ferroli.
estamos mais inclinados para optar pela baxi-roca que, ainda por cima, está mais economico também!
alguém tem experiência com estar marcas?
porque não aproveita o programa do governo.
a baxi-roca faz um desconto que diz ser semelhante, mas não o é, a instalação não está incluida, penso eu.
a baxi roca não faz um desconto semelhante,faz um desconto igual ao do programa do governo,1.641,70 €,a instalação está incluida nas mesmas condições do programa do governo, a manutenção é que é só por 1 ano.
o meu interesse na marca é igual a todas as outras das quais já fiz montagens.
pode não se gostar da marca pelos mais variados motivos mas,vamos com calma nas afirmações.
portanto, se a manutenção é só por um ano, então o desconto final não é igual, é semelhante.
-
D'eu
- Membro Silver

o desconto é igual. as condições é que não são as mesmas ...
è que seis anos de manutenção ainda custam mais de 600€!
-
gonça
- Membro

na campanha da baxi roca os 6 anos de manutenção tambem não custam mais de 600 €,custam 366 €.d'eu Escreveu:o desconto é igual. as condições é que não são as mesmas ...
-
ampaio
- Membro

- Registado: segunda mai 25, 2009 9:14 am
continuação...ampaio Escreveu:ampaio Escreveu:
hoje fui à cgd e fiz a encomenda de um termossifão da wikora.
o processo foi pacifico (paguei a pronto) e agora estou a aguardar o contacto do instalador.
vou aproveitar esta thread para relatar os acontecimentos...
continuação...:
ontem (24 depois de fazer a encomenda) recebi o contacto da enrepo que me perguntou se eu pretendia escolher algum instalador especifico. como não tenho conhecimento de nenhum, a enrepo ficou de contactar um que fique perto da área onde será realizada a instalação.
continuação....
na passa 5a feira fui contactado pelo instalador que me indicou que gostaria de visitar o local da instalação. indiquei-lhe que a instalação seria feita num predio (eu moro no 3º de 4 andares) e fiquei com a sensação que isso ira ser um problema. de qq forma combinamos a vista para o sabado às 10:00
no sabado pelas 11:00 (com 1 h de atraso em relação ao combinado e sem indicar que iria chegar atrasado) o sr da anel solar visitou o predio e eu indiquei logo o que me procupava:
1. a tela do topo do predio não poderia ser furada
2. os paineis teria de ser trans portados para o topo por conta do instalador
3. qual a duração da instalação
as respostas foram:
1. dava jeito furar a tela, mas em alternativa podia arranjar uns blocos de cimentos que comprava no aki. não fiquei convencido.
2. o transporte iria fazer-se com amarrando os painsi a umas cordas e puxando-os para o topo.
3. a instalação iria durar 2 dias.
ficou combinado que assim que os paineis chegarem irá agendar-se a instalação.
continuação...
a entrega dos paineis foi marcada para dia 3 de junho e depois adiada para dia 4 e finalmente para dia 5. no dia 5 fiquei toda a tarde em casa á espera da entrega e depois de contactar a enrepo disseram-me que houve um problema com o transportador e que iriam fazer a entrega no sabado pelas 11:00
tive que adiar a minha entrada nas ferias, mas no sabado pelas 10:00 a entrega foi realizada.
entretanto tenho a instalação para os proximos dias 22 e 23 de junho.
espero que corra bem...
a instalação:
- o instalador chegou pontualmente às 9:00 que tinhamos combinado
- após analise do material entregue na minha casa o instalador verificou que o módulo solar não tinha sido entregue
- após contactar a enrepo (a distribuidora do equipamento wikora) chegamos à conclusão que mesmo na altura da encomenda eles não tinham este tipo de equipamento e só agora estão a encomendá-lo à alemenha. disseram-me que tenho de esperar umas 3 semanas para que esse modulo chegue.
- ficou acordado que iria fazer a ligação directa às aguas sanitárias sem apoio da caldeira.
- a instalação da empresa anel solar correu muito bem. a instalação ficou com muito bom aspecto, com os tubos devidamente amarrados e dispostos da melhor forma. deixaram tudo limpo e conseguiram colocar os tubos na cozinha sem necessitar de mexer no pladur (na visita inicial tinhamos posto como hipotese muito provavel a necessidade de ter de abrir um buraco no pladur.
- a instalação foi feita em apenas 1 dia em vez de 2 dias, tendo sido terminada pelas 21:00
feedback da utilização até hoje:
1º dia - como a instalação tinha sido terminada de noite, de manha obviamente a agua estava fria. ao fim do dia já tinha alguma temperatura
2º dia - 1º banho de agua... morna, mas aceitavel para um banho no verão
3º dia - neste banho já tive que misturar um pouco de agua fria
4º dia - a água já está bem quente! para já estou muito satisfeito
problemas:
- o instalador não tinha instruções para instalar a parte electrica do apoio da resistencia e até hoje tenho estado a negociar com a enrepo quem é que vai assumir os custos da instalação desta parte. necessito de colocar um disjuntos + diferencial e provavelmente vou ter de suportar o custo desse equipamento. a mão de obra será por conta da enrepo.
assim que receber o modulo solar volto a postar
ap
-
Coulson
- Membro

- Registado: quinta jun 25, 2009 6:02 pm
pretendo adquirir painéis solares com a finalidade de obter aqs e como um sistema de pré-aquecimento da água utilizada nos radiadores. para o efeito necessito de um reservatório de inércia de 600l. a minha actual dúvida é saber se é possível ao abrigo do programado do governo alterar a configuraçãos dos kits de forma a que a empresa fornecedora me substitua o depósito de 300l por um acumulador de inércia de 600l, pagando evidentemente a diferença. alguém tem informações sobre este assunto, ou já esteve envolvido numa situação semelhante?
outra dúvida que tenho tem que ver com os vacutube (colectores solares de vácuo com heatpipe) da gasokol. alguém sabe se estes tubos são certificados?
obrigado
outra dúvida que tenho tem que ver com os vacutube (colectores solares de vácuo com heatpipe) da gasokol. alguém sabe se estes tubos são certificados?
obrigado
-
D'eu
- Membro Silver

o programa do estado é um programa chave-na-mão. ou seja, tudo pronto. durante 6 anos não pode alterar o sistema da forma que fica montado sob pena de perder a garantia e a manutenção entretanto paga. como já tem sido dito neste forum o aproveitamento deste apoio para aquecimento central é impossível.coulson Escreveu:pretendo adquirir painéis solares com a finalidade de obter aqs e como um sistema de pré-aquecimento da água utilizada nos radiadores. para o efeito necessito de um reservatório de inércia de 600l. a minha actual dúvida é saber se é possível ao abrigo do programado do governo alterar a configuraçãos dos kits de forma a que a empresa fornecedora me substitua o depósito de 300l por um acumulador de inércia de 600l, pagando evidentemente a diferença. alguém tem informações sobre este assunto, ou já esteve envolvido numa situação semelhante?
obrigado
ao abrigo deste programa pode pedir um cilindro de maiores dimensões mas 600l para um sistema de circulação forçada com 2 colectores é capaz de ficar curto (pelo menos a nivel dos colectores) ... digo eu!
-
Coulson
- Membro

a minha ideia é usar um recuperador para aquecer a 90ºc a água que se encontra no acumulador de inércia. o aquecimento só funciona à noite, uma vez que durante o dia não está ninguém em casa. qualquer incremento diurno de temperatura é bem-vindo, mas o ideal é que pelo menos seja atingida a temperatura de 45ºc para os banhos. contudo, a sua resposta, que desde já agradeço, suscitou-me outra dúvida: em dias de luminosidade normal, os painéis térmicos dos kits disponíveis não conseguem aquecer 600l de água a, pelo menos, 45ºc? há alguma solução solar que me consiga tal temperatura? tubos de vácuo, é essa a solução?d'eu Escreveu: o programa do estado é um programa chave-na-mão. ou seja, tudo pronto. durante 6 anos não pode alterar o sistema da forma que fica montado sob pena de perder a garantia e a manutenção entretanto paga. como já tem sido dito neste forum o aproveitamento deste apoio para aquecimento central é impossível.
ao abrigo deste programa pode pedir um cilindro de maiores dimensões mas 600l para um sistema de circulação forçada com 2 colectores é capaz de ficar curto (pelo menos a nivel dos colectores) ... digo eu!
-
gonça
- Membro

aí está um pormenor muito importante e que nunca tinha visto ser referido neste forum,o de durante 6 anos o sistema não poder ser alterado sob pena de perder a garantia.d'eu Escreveu:o programa do estado é um programa chave-na-mão. ou seja, tudo pronto. durante 6 anos não pode alterar o sistema da forma que fica montado sob pena de perder a garantia e a manutenção entretanto paga. como já tem sido dito neste forum o aproveitamento deste apoio para aquecimento central é impossível.coulson Escreveu:pretendo adquirir painéis solares com a finalidade de obter aqs e como um sistema de pré-aquecimento da água utilizada nos radiadores. para o efeito necessito de um reservatório de inércia de 600l. a minha actual dúvida é saber se é possível ao abrigo do programado do governo alterar a configuraçãos dos kits de forma a que a empresa fornecedora me substitua o depósito de 300l por um acumulador de inércia de 600l, pagando evidentemente a diferença. alguém tem informações sobre este assunto, ou já esteve envolvido numa situação semelhante?
obrigado
há muitos casos em que o cliente depois de instalado o sistema chega à conclusão de substituir o acumulador por maior capacidade(por exemplo)isto mesmo o primeiro ano,já tive casos desses.
mais uma vez e sem ter qualquer interesse na marca refiro que a garantia apresentada pela baxi-roca independentemente da opção escolhida é sempre assegurada mesmo que o instalador não a queira assumir,o valor a pagar é o mesmo,61 € por ano e a garantia é da marca efectuada pela rede nacional de assistência técnica.
todas as marcas maioritariamente referidas,(embora com duvidas por desconhecimento real),julgo não garantirem desta forma,a garantia é assumida pelo instalador que,pode desaparecer de um momento para o outro.
-
Coulson
- Membro

gonça Escreveu: aí está um pormenor muito importante e que nunca tinha visto ser referido neste forum,o de durante 6 anos o sistema não poder ser alterado sob pena de perder a garantia.
há muitos casos em que o cliente depois de instalado o sistema chega à conclusão de substituir o acumulador por maior capacidade(por exemplo)isto mesmo o primeiro ano,já tive casos desses.
mais uma vez e sem ter qualquer interesse na marca refiro que a garantia apresentada pela baxi-roca independentemente da opção escolhida é sempre assegurada mesmo que o instalador não a queira assumir,o valor a pagar é o mesmo,61 € por ano e a garantia é da marca efectuada pela rede nacional de assistência técnica.
todas as marcas maioritariamente referidas,(embora com duvidas por desconhecimento real),julgo não garantirem desta forma,a garantia é assumida pelo instalador que,pode desaparecer de um momento para o outro.
esta empresa faz instalações em qualquer parte do país? qual é o seu endereço web? pode disponibilizaqr contactos?
-
gonça
- Membro

coulson Escreveu:gonça Escreveu: aí está um pormenor muito importante e que nunca tinha visto ser referido neste forum,o de durante 6 anos o sistema não poder ser alterado sob pena de perder a garantia.
esta empresa faz instalações em qualquer parte do país? qual é o seu endereço web? pode disponibilizaqr contactos?
mensagem moderada por referência publicitária explicita em contravenção com as normas de utilização do fórum. moderador: manuelcar
-
cblfreitas
- Membro Silver

- Registado: segunda jun 23, 2008 1:36 pm
o contrato de garantia é assinado entre o cliente final e o fabricante (não o instalador). o instalador garante a instalação, como é óbvio.a garantia é assumida pelo instalador que,pode desaparecer de um momento para o outro.
não estou a ver a baxi-roca, ou qualquer outra marca, a passar atestados de garantia pelo trabalho dos seus instaladores. se assim fosse tinham, no mínimo, muitos metros de mau isolamento para substituir por este país fora e acabavam por não ter tempo para se dedicar a outras coisas.
a propósito, estes tópicos do solar térmico não andarão a ficar muito carregados de publicidade (alguma até enganosa)?????
-
manuelcar
- Staff Member

- Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm
exactamente. caro gonça, recomendo uma leitura atenta das normas do fórum e peço-lhe que modere a sua intenção de publicitar os serviços da empresa que tão frequentemente refere. a referencia a fabricantes e instaladores deve, neste caso, ater-se às marcas que subscreveram o protocolo com o estado. considere isto como um pré-aviso.
Porreiro, pá!
-
manuelcar
- Staff Member

caro coulson, qualquer colector consegue aquecer a essa temperatura nas condições que referes. a questão que me parece colocar-se refere-se ao elevado volume de água que pretendes aquecer. caso possa contribuir para melhor esclarecimento, deixa-me colocar a minha experiência pessoal de 3 anos: tenho um tanque de 600 litros alimentado por dois circuitos, um conjunto de 4 colectores perfazendo 8 m2 e um recuperador a lenha que adaptei para aquecimento de água (não recomendo essa alteração, existem caldeiras a lenha que se enquadram na maior parte das lareiras existentes, embora o aquecimento local seja muito inferior ao que eu obtenho). desses 600 litros parte vai circular pelo piso radiante assim que a temperatura medida no topo do tanque atinge os 45º e desliga assim que baixa para os 44º. no entanto, função da estratificação que ocorre e da configuração particular do meu tanque, existe sempre uma reserva de água quente necessária para os duches rápidos que são norma cá em casa (agregado de 2 adultos e 2 crianças). assim, entre os colectores e a lareira, tenho sempre as necessidades cobertas e ainda uam temperatura de conforto de 20ºc mesmo nos dias mais curtos de inverno.outra dúvida: em dias de luminosidade normal, os painéis térmicos dos kits disponíveis não conseguem aquecer 600l de água a, pelo menos, 45ºc? há alguma solução solar que me consiga tal temperatura? tubos de vácuo, é essa a solução?
em conclusão, e sem descartar as virtualidades dos colectores de tubo de vácuo ou dos colectores planos, para um maior consumo requer-se uma maior superfície de colecção e um apoio convenientemente dimensionado para as necessidades previsíveis.
resta referir que o meu consumo de lenha entre dezembro e fevereiro é de 3 cargas completas do recuperador (até ao topo) por dia, isto é, como o piso radiante tem uma elevada inercia, nunca desligo o circuito durante estes 3 meses. portanto, como vês, se exceptuarmos o fogão que é a gás e a iluminação e bombeamento que são eléctricas, toda a energia é renovável. durante o verão, claro, o desperdício de energia é brutal.
espero ter ajudado.
Porreiro, pá!
-
Coulson
- Membro

desde já agradeço-lhe tão didáctica resposta. de facto as minhas pretensões coincidem com as suas: independência de energias não renováveis. tem uma vantagem porque é bom conhecedor deste marcado e das opções técnicas que aqui são oferecidas. o meu caso é mais complexo pois desconheço as opções e temo ser enganado por um qualquer vendedor, ewmbora acredite que existem por aí pessoas de bem. queria aproveitar a sua disponibilidade para lhe pedir um parecer sobre a proposta (se o instalador for membro deste fórum, que me perdoe a ousadia) que a seguir indico:
2 paineis solares heat pipe de 20 tubos ......................... 2000 euros
1 termoacumulador 600l.................................................2000 euros
estação solar......................................................................400 euros
centralina...........................................................................200 euros
acessórios e outros.............................................................800 euros
total....................................................................................5400 euros
recuperador a lenha.............................................................2200
evidentemente que nesta configuração não há apoio do estado e esse é o meu principal lamento. pelo seu pm vou-lhe indicar as marcas em questão.
2 paineis solares heat pipe de 20 tubos ......................... 2000 euros
1 termoacumulador 600l.................................................2000 euros
estação solar......................................................................400 euros
centralina...........................................................................200 euros
acessórios e outros.............................................................800 euros
total....................................................................................5400 euros
recuperador a lenha.............................................................2200
evidentemente que nesta configuração não há apoio do estado e esse é o meu principal lamento. pelo seu pm vou-lhe indicar as marcas em questão.
-
Coulson
- Membro

-
Coulson
- Membro

como não consigo enviar mp, deixo aqui os dados do equipamento (peço desculpa pela publicidade)
os paineis solares são da marca gasokol (vacutube) que me parece que não são certificados.
o termoacumulador é da mesma marca gasokol, modelo ecogénio 600 l
o recuperador é chami 30 kw.
obrigado.
os paineis solares são da marca gasokol (vacutube) que me parece que não são certificados.
o termoacumulador é da mesma marca gasokol, modelo ecogénio 600 l
o recuperador é chami 30 kw.
obrigado.
-
manuelcar
- Staff Member

caro coulson
não sei bem o que responder pois não conheço tão bem o mercado como sugeres.
para decidir do investimento é necessário saber quais as utilizações que vai ter (como por exemplo se vai apoiar o aquecimento central e se este é por radiadores ou piso radiante.)
sem conhecer o fabricante ou o modelo da caldeira a lenha, atrevo-me a dizer que este importante equipamento está a um preço adequado. relativamente ainda aos colectores, que desconheço igualmente, só posso dizer que um fabricante que queima etapas na comercialização e não investe no processo de certificação é sempre de evitar. mesmo os certificados, por vezes...
o acumulador está barato, convém verificar os materiais e o nº de serpentinas e de saídas.
o controlador, a que dá o nome de centralina e também está a um bom preço, convém verificar se é adequado à instalação.
sugiro que reúnas o máximo de informação sobre marcas e modelos e, sem citar a referência do instalador, abres um tópico aqui nesta secção do fórum descrevendo tudo pormenorizadamente. como já observaste andam por aqui alguns instaladores que poderão dar alguma opinião sobre a matéria (desde que se comportem a moderação nada tem a obstar).
depois convém apenas manter alguma reserva sobre os comentários e não perder de vista que se trata de uma proposta completa a um preço decente e que não deve incluir equipamentos topo de gama.
ao trabalho portanto.
não sei bem o que responder pois não conheço tão bem o mercado como sugeres.
para decidir do investimento é necessário saber quais as utilizações que vai ter (como por exemplo se vai apoiar o aquecimento central e se este é por radiadores ou piso radiante.)
sem conhecer o fabricante ou o modelo da caldeira a lenha, atrevo-me a dizer que este importante equipamento está a um preço adequado. relativamente ainda aos colectores, que desconheço igualmente, só posso dizer que um fabricante que queima etapas na comercialização e não investe no processo de certificação é sempre de evitar. mesmo os certificados, por vezes...
o acumulador está barato, convém verificar os materiais e o nº de serpentinas e de saídas.
o controlador, a que dá o nome de centralina e também está a um bom preço, convém verificar se é adequado à instalação.
sugiro que reúnas o máximo de informação sobre marcas e modelos e, sem citar a referência do instalador, abres um tópico aqui nesta secção do fórum descrevendo tudo pormenorizadamente. como já observaste andam por aqui alguns instaladores que poderão dar alguma opinião sobre a matéria (desde que se comportem a moderação nada tem a obstar).
depois convém apenas manter alguma reserva sobre os comentários e não perder de vista que se trata de uma proposta completa a um preço decente e que não deve incluir equipamentos topo de gama.
ao trabalho portanto.
Porreiro, pá!
-
raposo
- Membro Silver

- Registado: domingo ago 03, 2008 6:12 am
cblfreitas Escreveu:o contrato de garantia é assinado entre o cliente final e o fabricante (não o instalador). o instalador garante a instalação, como é óbvio.a garantia é assumida pelo instalador que,pode desaparecer de um momento para o outro.
não estou a ver a baxi-roca, ou qualquer outra marca, a passar atestados de garantia pelo trabalho dos seus instaladores. se assim fosse tinham, no mínimo, muitos metros de mau isolamento para substituir por este país fora e acabavam por não ter tempo para se dedicar a outras coisas.
a propósito, estes tópicos do solar térmico não andarão a ficar muito carregados de publicidade (alguma até enganosa)?????
---------------------------------------------------------------------------------------------------
publicidade engano e o que mais se encontra no programa do governo.
reparem que não encontram nenhuma empresa instaladora credenciada a trabalhar no programa do governo, mas sim e só instaladores individuais.
só trabalham paras as marcas aqueles quem tem pouco que fazer,a grande fatia do bolo fica para as marcas, galinhas gordas por pouco dinheiro e de desconfiar!