Opinião sobre que opção escolher, visto residir á beira mar.

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

Autor do tópico
pastapvz
Membro
Membro
Registado: quarta jun 24, 2009 10:12 am

Opinião sobre que opção escolher, visto residir á beira mar.

Mensagem por pastapvz »

olá

visto ser um leigo no assunto gostaria de ter uma opinião sobre qual o sistema solar térmico(programa do estado) mais adequado para aplicar num prédio á beira mar (devido á corrosão). estava a pensar num rigsun termossifão 200l( para já somo apenas 2 na família ), mas como já mencionei os meus conhecimentos neste campo são muito limitados. já agora, é melhor opção a rigsun? ou acham que devo optar pela portuguesa vulcano?

obrigado

D'eu
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça abr 21, 2009 5:33 pm

Re: Opinião sobre que opção escolher, visto residir á beira mar.

Mensagem por D'eu »

continuo a considerar que dizer que há sistemas melhores do que outros é injusto ... porque todos eles têm diferenças entre si e só podemos comparar objectos comparáveis ou seja, idênticos. a resposta que lhe dou à sua pergunta é que analise caso a caso (os sites das marcas dão uma boa ajuda) e a escolha dependerá sobretudo dos seus gostos e da sua carteira
Porque o Futuro, pode ser melhor ...

Autor do tópico
pastapvz
Membro
Membro

Mensagem por pastapvz »

bêm a resposta que me deu de pouco me serviu, mas desde já agradeço pois foi a única que tive :p
se perguntei foi porque gostava de ter uma orientação, porque se não precisasse não perguntaria...se me viessem perguntar sobre, por exemplo, que computador deveria adquirir para servir de htpc ou uma maquina barata para jogar e eu respondesse para ir aos sites ver e decidir não estaria a dar uma grande ajuda...
no entanto se eu perguntasse se queria apenas fazer funçao de htpc, talvez sugerir um nmt para streaming(caso possuisse outro pc)...se desse indicações sobre o que escolher já seria uma ajuda, ou se sugerisse para a máquina de jogar adquirir equipamento para fazer overclocking a ar(ou água) caso se sentisse á vontade com overclocking e dessa forma conseguir uma máquina bastante mais barata com performance excelente no que toca a qualidade preço, qual a gráfica adequada,dissipador e por ai adiante(claro que era sempre uma opinião e a decisão final seria do comprador)...aí estaria a dar uma ajuda.
se calhar dizerem quais os apectos mais relevantes a ter em conta na aquisição do equipamento, pormenores que normalmente falham a quem não têm os conhecimentos adequados aquelas pequenas coisas que fazem a diferença
se calhar fiz mal em perguntar
de qualquer maneira quero agradecer por ter pelo menos respondido(não estou a ser irónico), visto ter sido o único :p

cumps

nj05
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta mai 28, 2009 8:31 pm

Mensagem por nj05 »

boas

seguramente não deve escolher equipamentos com estruturas em ferro lacado. e mesmo o aço inox deve ser evitado a menos que seja usado inox 316. julgo que seguramente o inox usado nas estruturas e revestimento exterior dos tanques de algumas marcas será o 304, o que de modo algum é aconselhável nesse caso.

na minha opinião acho preferível optar por equipamentos com tanques revestidos a fibra (se os houver) e paineis com estrutura no mesmo material. ao nível das estruturas de suporte dos paineis, existem também perfis em prfv que são excelentes tanto ao nível da resistência mecânica como das garantias anti-corrosão.

em último caso acho preferível optar por equipamentos em alumínio anodizado do que por exemplo em inox 304. quanto a estruturas com base ferrosa, é para esquecer. e tenha em atenção os parafusos que são usados na montagem: tudo inox e nada de zincado.

Autor do tópico
pastapvz
Membro
Membro

Mensagem por pastapvz »

obrigado pelas dicas nj05 , irei dar uma olhada nesses pontos que acabaste de mencionar.

cumps
sérgio silva

D'eu
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por D'eu »

há que avaliar para além dos materiais o rendimento óptico dos colectores e as perdas do mesmo. quanto maior o rendimento, maior a energia capaz de captar e quanto maior as perdas, menos o colector aquece.
há que avaliar também a marca (sua dimensão e peso no mercado), sua assistencia tecnica e respectiva rede. quanto maior esta for maior será a probabilidade de em caso de avaria ter uma resposta breve. a marca é importante para que haja peças de substituição no futuro e estas sejam faceis de encontrar.

eu vivo junto ao mar e optei pelo sistema da vulcano. há quem diga que o aluminio como estrutura do painel seja melhor. mas a fibra é mais resistente - não é por acaso que os iates são feitos neste material - à carrosão e ao desgaste. em minha casa tudo que é metais dura pouco, muito pouco. a fibra também proporciona um bom isolamento termico.

D'eu
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por D'eu »

deve ter em atenção que os paineis devem ser selectivos. no ts de 200l da vulcano os paineis são selectivos mas o mesmo já não acontece no ts de 300l em que estes são somente semi-selectivos.

Autor do tópico
pastapvz
Membro
Membro

Mensagem por pastapvz »

mais uma vez obrigado por responderes :p
andei a ponderar na vulcano muito pelas razões que mencionou "há que avaliar também a marca (sua dimensão e peso no mercado), sua assistencia tecnica e respectiva rede", e sendo uma marca portuguesa estabelecida no mercado e com boa reputação é um ponto importante a ter em conta. o fim de semana está á porta, vou aproveitar e ver com calma e tentar tomar uma decisão.
obrigado pelas dicas

cumps
sérgio silva

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”