Programa Energia Solar - Solahart

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.

saloio
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sábado jun 14, 2008 12:34 am

Re: Programa Energia Solar - Solahart

Mensagem por saloio »

boas

sim @tugamor, referi importador más corrigiu e bem, aguardo assim contacto do instalador.

mais uma vez obrigado pela corecção.

cump's
*****Saloio*****

RicardoA
Membro
Membro
Registado: quinta jun 11, 2009 10:15 pm

Mensagem por RicardoA »

boa noite,

tenho acompanhado a vossa troca de ideias/experiências que têm sido bastante úteis.
estou bastante inclinado para a compra de um solahart 300 litros. no entanto, pelo que já li aqui, a parte do relógio, controlador, disjuntor, etc. tem de ser pago à parte. alguém sabe quanto custa isso?

em relação às manutenções efectuadas durante o período da garantia. estão incluídas no incentivo do estado ou somos nós que temos de pagar? refiro-me a este ponto, por exemplo, se houver a necessidade de trocar alguma válvula, líquido, ou outra peça qualquer que seja considerada como sendo de desgaste.

obrigado.

cpts,

ra

D'eu
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça abr 21, 2009 5:33 pm

Mensagem por D'eu »

ricardoa Escreveu:boa noite,

tenho acompanhado a vossa troca de ideias/experiências que têm sido bastante úteis.
estou bastante inclinado para a compra de um solahart 300 litros. no entanto, pelo que já li aqui, a parte do relógio, controlador, disjuntor, etc. tem de ser pago à parte. alguém sabe quanto custa isso?

em relação às manutenções efectuadas durante o período da garantia. estão incluídas no incentivo do estado ou somos nós que temos de pagar? refiro-me a este ponto, por exemplo, se houver a necessidade de trocar alguma válvula, líquido, ou outra peça qualquer que seja considerada como sendo de desgaste.

obrigado.

cpts,

ra
o que chamas de controlador? se fôr o controlador do sistema de circulação forçada já está incluído. quanto ao preço do relógio e dos disjuntores ... cada caso é um caso, eu não paguei nada. o instalador instalou directamente no meu quadro electrico os disjuntores eu depois é que lhe pedi para acopular ao da resistência um relogio ... e também não me adicionou nada ao preço por isso.

as manutenções para continuo bom funcionamento do sistema são gratuitas ... agora quando é por avaria tens de pagar 10€ por cada chamada (é uma taxa fixa, não me perguntes de onde ela vem ... mas pelo menos nos contratos da vulcano vem la especificada). as peças são pagas por ti a não ser que seja considerada defeituosa e seja coberta pela garantia ...

d'eu
Porque o Futuro, pode ser melhor ...

hugoriba
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo abr 06, 2008 9:56 pm

Mensagem por hugoriba »

vivam.
conheço um equipamento da solahart em funcionamento á cerca de 15 anos, isso demonstra bem a fiabilidade do mesmo.
e os proprietários estão muito satisfeitos!
boas compras.

D'eu
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça abr 21, 2009 5:33 pm

Mensagem por D'eu »

isso não quer dizer que ele não precise de manutenção ...
com sol qualquer superfície preta aquece, aquecer com eficiência já é outra coisa ...
Porque o Futuro, pode ser melhor ...

Magma
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta out 12, 2007 8:24 pm

Mensagem por Magma »

boas.

manutenção todos os sistemas precisam, no entanto ao nível da eficiência e coeficiente de perdas, os painéis da solahart são muito bons. para confirmar basta consultar e comparar os certificados keymark para verificar que têm os melhores valores de todos os painéis do programa. aliás, no caso da vulcano só os painéis fkt (não incluídos no programa) conseguem rivalizar com estas performances.

ao nível da fiabilidade temos exemplos de que são duráveis, o que é importante dado o montante investido.
Vamos lutar por um desenvolvimento sustentável

Autor do tópico
Tugamor
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sábado jun 06, 2009 2:44 pm

Mensagem por Tugamor »

ricardoa Escreveu:boa noite,

obrigado.

cpts,

ra
realmente todos os disjuntores etc... têm de ser pagos á parte, se optar pelo termosifão de 300l, aconselho-o a verificar numa loja da especialidade o valor desses equipamentos de forma a que possa depois negociar com o instalador. para além disso se optar, tal como eu fiz pelo sistema sem módulo solar, dado que prescindi do esquentador e decidi que o sistema ficava só apoiado pela resistência, deverá tambem junto do instalador, solicitar a colocação de uma misturadora termostática, de preferência a indicada para os sistemas solares.

cumprimentos,
Vamos Tornar o Mundo Melhor...

Autor do tópico
Tugamor
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Tugamor »

hoje é que pensei que ia ficar sem água quente

pois pela manhã, a chuva estava presente, chovendo até final da manhã e manteve-se o céu nublado todo o dia, mas até este momento a água continua bem quente. já baixei o nivel da misturadora para o 2 - 39ºc. vamos ver como estará amanhã.

Autor do tópico
Tugamor
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Tugamor »

caro tugamor:

quando lhe fiz a pergunta a confirmar se era tubo "multicamada" era de facto para ter essa confirmação. é que, com este tipo de tubagem logo à saída de água quente do sistema (antes da válvula misturadora) poderá ter alguns problemas, visto que este tipo de tubagem não suporta temperaturas muito elevadas (não sei qual a marca aplicada mas a maioria que existe no mercado suporta 90ºc com tempo limitado).
se souber a marca, facilmente temos acesso ao certificado do tubo e aí pode-se verificar os limites de temperatura.
o "tubo verde" colado a que se refere é o ppr.

quanto ao isolamento, sendo ele de cor branca, indicia, em princípio que tem protecção uv.

cumprimentos,

as[/quote]

caro as,

aqui vai a descrição daquilo que consegui ler no tubo:

- pepf multicapa pex b/al/pe - b 20x2.0 c clas 1-2-4 / 10 bar clas 5/6 20ºc 20 bar aenor 001/004619 une5396-ex 23-10-2008 6:52:24 095 m c

foi o que consegui tirar, não sei se conseguirá tirar alguma daqui.

cumprimentos,

RicardoA
Membro
Membro

Mensagem por RicardoA »

boas

antes de mais obrigado pelas respostas.

tugamor,
a minha situação vai ser como a sua. o sistema vai ser só apoiado pela resistência visto ter prescindido também do esquentador. pelo que li anteriormente, ainda não sabe o valor que lhe irá ficar esta instalação à parte. o instalador não lhe deu uma ideia?

obrigado.

ra

juikiuj
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: terça jun 09, 2009 10:03 pm

Mensagem por juikiuj »

tugamor Escreveu:- ... aenor 001/004619 une5396-
fabricante com certificação aenor 1/4619
tubo fabricado segundo a norma europeia 5396
ficamos na mesma, nem tudo o google encontra.

infravermelho
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: terça abr 29, 2008 10:54 pm

Mensagem por infravermelho »

caro tugamor,

pelo que li, instalou um termocifao de 300l sem modulo solar e com misturadora termostática, correcto?

esta misturadora teve que pagar a parte ou estava incluida?

se pagou a parte qual foi o preço?

obrigado

juikiuj
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por juikiuj »

saloio
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por saloio »

infravermelho Escreveu:caro tugamor,

pelo que li, instalou um termocifao de 300l sem modulo solar e com misturadora termostática, correcto?

obrigado

boas

bem eu também fiz a encomenda e estou a espera.

no meu caso foi pedido sem modulo solar, visto eu ter uma caldeira a diesel e ser a meu ver pouco interessante.

sei e isto porque já falei com o instalador que vou ter de adquirir a válvula termo-estática a parte, bem como reguladores horários entre outros (material que pode ser adquirido ao instalador), valores concretos ainda não tenho.

cump's
*****Saloio*****

Autor do tópico
Tugamor
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Tugamor »

ricardoa Escreveu:boas

antes de mais obrigado pelas respostas.

tugamor,
a minha situação vai ser como a sua. o sistema vai ser só apoiado pela resistência visto ter prescindido também do esquentador. pelo que li anteriormente, ainda não sabe o valor que lhe irá ficar esta instalação à parte. o instalador não lhe deu uma ideia?

obrigado.

ra
a instalação do quadro eléctrico, disjuntores e algum trabalho na parte de electricidade, pois foi necessário fazer chegar cabo de 2,5 até ao quadro, já que apenas tinha disponivel o de secção 1,5, mais a misturadora termoestática ca... solar (oferta do instalador), vai-me ficar tudo entre os 100,00 e os 150,00eur.

cumprimentos,

Autor do tópico
Tugamor
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Tugamor »

infravermelho Escreveu:caro tugamor,

obrigado
pelo que sei, já li algures no forum, estas misturadoras rondam os ointenta e cinco euros mais iva ou seja, mais ou menos 100eur. na minha instalação a misturadora não estava incluida.

cumprimentos,

RicardoA
Membro
Membro

Mensagem por RicardoA »

boas,

como já disse anteriormente, penso instalar um solahart 300l. ao consultar o catálogo da marca surgiu-me uma questão.
existe o modelo 302j (fora do programa de incentivo do estado) e 302kf. o primeiro é não-selectivo / semi-selectivo (para 4-5 pessoas) e o segundo é selectivo (para 6-7 pessoas). o consumo de água quente será efectuado em 99% das vezes apenas por 2 pessoas. se colocar o 302kf, não terei problemas, por exemplo, com deteorização do material em consequência de sobreaquecimento?

cps
ra

saloio
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por saloio »

boas

@tugamor, apenas a titulo de curiosidade, quantos dias demorou desde a compra/encomenda na instituição bancaria.

eu fiz a encomenda na sexta-feira passada e queria ter uma ideia do tempo que me falta.

cump's
*****Saloio*****

juikiuj
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por juikiuj »

ricardoa Escreveu: .... não terei problemas, por exemplo, com deteorização do material em consequência de sobreaquecimento?
esta é uma questão que me preocupa, vivo no interior do alentejo onde no verão faz mesmo muito calor.

Autor do tópico
Tugamor
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Tugamor »

saloio Escreveu:boas

@tugamor, apenas a titulo de curiosidade, quantos dias demorou desde a compra/encomenda na instituição bancaria.

eu fiz a encomenda na sexta-feira passada e queria ter uma ideia do tempo que me falta.

cump's
fiz o contrato numa quinta-feira, paguei a pronto, na sexta-feira fui contactado pelo instalador, que tinha disponibilidade para fazer a instalação na 2ªfeira seguinte, só não se realizou devido ao mau tempo, mas realizou-se logo na 3ªfeira e ficou terminada na quarta ao fim do dia.

cumprimentos,

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”