O equívoco da longevidade das baterias

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.
Responder

Autor do tópico
jmap
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta jul 02, 2008 4:02 pm

O equívoco da longevidade das baterias

Mensagem por jmap »

um dos piores pesadelos para os construtores e consumidores de veículos eléctricos são que o comportamento das baterias (o seu componente mais importante) na prática não acompanhe as expectativas teóricas...

como se sabe, apenas com o tempo se poderão tirar conclusões reais sobre o comportamento das baterias sujeitas a diferentes tipos de práticas. a sua utilização perante cargas e descargas muito elevadas e extremamente variáveis torna impossível mesmo ao melhor modelo teórico poder garantir seja o que for.

a vectrix é um dos veículos mais testados a nível mundial por ser pioneiro na aplicação da tecnologia nimh e representa ao mesmo tempo o melhor caso de laboratório real. portanto este deve ser alvo de um olhar mais atento.

relembra-se que a vectrix estimou a vida das suas baterias nimh em 80000km, após a qual haveria uma queda considerável na sua eficiência.
após cerca de 2 anos de utilização, começam-se a tirar as primeiras conclusões. as baterias parecem estar muito dependentes do tipo de exigência que lhes é pedida mas mesmo nos melhores casos, a sua esperança de vida está a ser... absolutamente desapontante. actualmente não há registo de quem tenha conseguido fazer mais de 10000km com um “pack” de baterias e são inúmeros os casos de grandes percas de rendimento a partir dos 5000km, o que representa um desastre total. se as amostras mudarão o seu rumo devido aos condutores com as melhores práticas serem utilizadores menos intensivos, não sei, mas para já não se agoira nada de bom.

não quero ser pessimista mas é necessário, que nós os defensores desta tecnologia estejamos também cientes dos seus problemas actuais. serão os veículos eléctricos o futuro? muito provavelmente! mas é também muito provável que não inclua as nimh. começa desde já a sentir-se/exigir-se a necessidade de baterias muito estáveis e robustas cujas características só podem ser obtidas ao nível da nanotecnologia. as mais usadas actualmente parecem ser demasiado sensíveis a inúmeras situações e se não houver o devido cuidado pela parte dos fabricantes em alongar o seu período de testes (contrariamente à pressão entusiasta), esta primeira geração poderá ficar para a história com uma grande fraude na expectativa do consumidor, o que será certamente aproveitado pela mega industria poderosa que tem como oponente..
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Re: O equívoco da longevidade das baterias

Mensagem por serges »

boas

tudo isso é bem real mas temos exemplos aqui no fórum a dar o contrário...
acredito que um condutor com a consciencia de saber até onde pode dar e fazer com o pack que dispõe e bom tratamento das mesmas...

agora cada cabeça sua sentença... repara nos saxos eléctricos com mais de 50.000km e mais exemplos assim...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Autor do tópico
jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

serges Escreveu:boas

acredito que um condutor com a consciencia de saber até onde pode dar e fazer com o pack que dispõe e bom tratamento das mesmas...

agora cada cabeça sua sentença... repara nos saxos eléctricos com mais de 50.000km e mais exemplos assim...
não conheço as histórias dos saxos eléctricos... usam nimh? quantos são? são hibridos ou puros?
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado

serges
Administrador
Administrador

Mensagem por serges »

jmap Escreveu:

não conheço as histórias dos saxos eléctricos... usam nimh? quantos são? são hibridos ou puros?
purissimos... já tem alguns mais de 6 anos ou mais... e não são tão poucos como pensas!
e sim usam nimh... depois posto foruns onde se escreve muito sobre isso se perceberes francês!
Mapa dos pontos de carga

Autor do tópico
jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

ainda bem. bons exemplos precisam-se para acreditar na tecnologia... quanto ao francês... não sou grande coisa.

RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Mensagem por RJSC »

depois de uma pesquisa e das escassas informações que apareceram, tudo indica que as bateria dos saxos são ni-cd.
o único bom exemplo com ni-mh que conheço que tenha durado é o toyota rav4 ev.
de qualquer maneira ninguém me convence que vale a pena continuar a apostar em packs de níquel (ou chumbo ).

serges
Administrador
Administrador

Mensagem por serges »

rjsc Escreveu:depois de uma pesquisa e das escassas informações que apareceram, tudo indica que as bateria dos saxos são ni-cd.
o único bom exemplo com ni-mh que conheço que tenha durado é o toyota rav4 ev.
de qualquer maneira ninguém me convence que vale a pena continuar a apostar em packs de níquel (ou chumbo ).

tens toda a razão... fiz confusão mas no entanto continuam a demostrar serem resistentes e mais os toyotas rav4 ev ainda continuam por aí e com muitos milhares...
mas amanha ou depois coloco os links...

obrigado pela rectificação!
Mapa dos pontos de carga

Autor do tópico
jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

as nica tinham graves problemas com o efeito de memória, o que obriga a um procedimento extremamente rigoroso... será que não compensa a difrerença das nimh e li-ion para as a123? segundo o que o jmal diz e parece ser consensual, elas são mais caras mas detêm uma tecnologia muito mais evoluída. são mais leves, têm melhores prestações, não têm graves problemas com o aquecimento, são mais seguras, etc. se calhar o caro até sairia barato no final das contas... tenho bastante curiosidade sobre estas... pergunto-me se seriam suficientemente evoluídas para os veiculos eléctricos que irão entrar no mercado ou apenas um pouco melhores... porquê não ouvimos falar na aposta nestas? no minimo no segmento de luxo terão lugar!

RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Mensagem por RJSC »

quanto ao segmento de luxo, tens razão.
é estranho ver a tesla a insistir no raio das células pequeninas de li-ion dos portáteis e gastar balúrdios em montagem de packs que seguram mais de 6000 células individuais.
enquanto que a a123 já tem células de 10 ah que com 100 células em série resolviam o caso.

assim como não percebi porque a vectrix insistiu em ni-mh num modelo topo de gama.

eu ainda continuo ansioso pelo "vaporware" das eestor, mas qualquer dia desisto de esperar.

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

jmap Escreveu:as nica tinham graves problemas com o efeito de memória, o que obriga a um procedimento extremamente rigoroso... será que não compensa a difrerença das nimh e li-ion para as a123? segundo o que o jmal diz e parece ser consensual, elas são mais caras mas detêm uma tecnologia muito mais evoluída. são mais leves, têm melhores prestações, não têm graves problemas com o aquecimento, são mais seguras, etc. se calhar o caro até sairia barato no final das contas... tenho bastante curiosidade sobre estas... pergunto-me se seriam suficientemente evoluídas para os veiculos eléctricos que irão entrar no mercado ou apenas um pouco melhores... porquê não ouvimos falar na aposta nestas? no minimo no segmento de luxo terão lugar!

só não posso afirmar que são as melhores e mais baratas porque ainda não tenho provas para isso, estou a testa-as e a verificar a durabilidade delas, mas o mais certo é que sejam as mais baratas tendo em consideração todos os parâmetros.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Autor do tópico
jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

jmal Escreveu:
jmap Escreveu:as nica tinham graves problemas com o efeito de memória, o que obriga a um procedimento extremamente rigoroso... será que não compensa a difrerença das nimh e li-ion para as a123? segundo o que o jmal diz e parece ser consensual, elas são mais caras mas detêm uma tecnologia muito mais evoluída. são mais leves, têm melhores prestações, não têm graves problemas com o aquecimento, são mais seguras, etc. se calhar o caro até sairia barato no final das contas... tenho bastante curiosidade sobre estas... pergunto-me se seriam suficientemente evoluídas para os veiculos eléctricos que irão entrar no mercado ou apenas um pouco melhores... porquê não ouvimos falar na aposta nestas? no minimo no segmento de luxo terão lugar!

só não posso afirmar que são as melhores e mais baratas porque ainda não tenho provas para isso, estou a testa-as e a verificar a durabilidade delas, mas o mais certo é que sejam as mais baratas tendo em consideração todos os parâmetros.
quando falas em "barato", referes-te claro à relação qualidade/preço... né?

segundo o que tenho lido, estarão entre as melhores... no entanto a sua expansão no mercado fica aquém da sua qualidade... imaturidade do mercado ou não têm a melhor das campanhas promocionais?

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

jmap Escreveu:
jmal Escreveu:

quando falas em "barato", referes-te claro à relação qualidade/preço... né?

segundo o que tenho lido, estarão entre as melhores... no entanto a sua expansão no mercado fica aquém da sua qualidade... imaturidade do mercado ou não têm a melhor das campanhas promocionais?

exacto, a sua divulgação é algo que não existe, até mesmo o contacto com eles é quase inexistente, a divulgação e publicidade que existe é toda por parte de quem as vende.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Autor do tópico
jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

jmal Escreveu: exacto, a sua divulgação é algo que não existe, até mesmo o contacto com eles é quase inexistente, a divulgação e publicidade que existe é toda por parte de quem as vende.
uma estratégia diferente... mesmo que o produto seja muito bom, é dificil vingar assim. no entanto há casos mundialmente bem conhecidos em que esta estratégia deu certo. por exemplo o donut nasceu sem publicidade e o negócio cresceu unicamente através da propaganda boca a boca.

serges
Administrador
Administrador

Mensagem por serges »

boas

o link que te iria dar a informação sobre as nicd e seus utilizadores e claro muitos carros com muitas dezenas de milhares de kms em eléctrico...

procura, eu participei durante um tempo quando existia um emigrante simpático português que amavelmente me traduzia o meu mau francês em alguma coisa legivel!
Mapa dos pontos de carga

Autor do tópico
jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

o link que te iria dar a informação sobre as nicd e seus utilizadores e claro muitos carros com muitas dezenas de milhares de kms em eléctrico...

procura, eu participei durante um tempo quando existia um emigrante simpático português que amavelmente me traduzia o meu mau francês em alguma coisa legivel!
mesmo que a longevidade destas seja interessante, falamos de uma outra tecnologia, tratada de uma outra maneira. não é garantia nenhuma para a longevidade das nimh. espanta-me sinceramente porque as nicd têm grandes problemas com o efeito de memória e tens de as carregar e descarregar sempre totalmente senão vão perdendo autonomia... isso é impraticável para um ve... a não ser que se tenha descoberto um esquema de lhes dar a volta...

serges
Administrador
Administrador

Mensagem por serges »

jmap Escreveu:

mesmo que a longevidade destas seja interessante, falamos de uma outra tecnologia, tratada de uma outra maneira. não é garantia nenhuma para a longevidade das nimh. espanta-me sinceramente porque as nicd têm grandes problemas com o efeito de memória e tens de as carregar e descarregar sempre totalmente senão vão perdendo autonomia... isso é impraticável para um ve... a não ser que se tenha descoberto um esquema de lhes dar a volta...
leitura atenta pois muitos clientes conseguiram alguns carregadores da sagem e faziam milagres mas... muita leitura e claro algum conhecimento de francês.
Mapa dos pontos de carga

Njay
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Mensagem por Njay »

o efeito de memória das nicad deve-se à formação de uns cristais "em ponte" que curto-circuitam a bateria internamente. há quem recupere estas baterias, normalmente de ferramentas eléctricas, com um bom choque eléctrico, fazendo passar muita corrente nelas, o que faz "derreter" os cristais recuperando a bateria.

o outro prolema das nicad e a razão pela qual o mundo está neste momento a tentar deixar de usar é que o cádmio é tóxico.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”