Modulo Solar
-
infravermelho
Autor do tópico - Membro Dedicado

- Registado: terça abr 29, 2008 10:54 pm
Modulo Solar
hoje esteve em minha casa um instalador da solahart pois disse que queria instalar um termocifao de 300l. tenho uma caldeira a gás natural junkers euroline.
ele viu a minha instalação e disse-me como a minha caldeira já lia a temp de entrada da agua e depois modulava a chama que nao necessitava do modulo solar e que necessitava de colocar uma válvula termostatica que não estava incluída no programa.
esta valvula não é obrigatoria? não deveria estar incluida uma vez que faz parte da seguranca? para evitar de abrir a torneira e sair agua a 80 graus???
obrigado
ele viu a minha instalação e disse-me como a minha caldeira já lia a temp de entrada da agua e depois modulava a chama que nao necessitava do modulo solar e que necessitava de colocar uma válvula termostatica que não estava incluída no programa.
esta valvula não é obrigatoria? não deveria estar incluida uma vez que faz parte da seguranca? para evitar de abrir a torneira e sair agua a 80 graus???
obrigado
-
antonio-leal-43
- Membro Dedicado

- Registado: segunda abr 13, 2009 12:08 am
Re: Modulo Solar
olá infravermelho,
efectivamente não há nada na documentação fornecida pela pmelink que diga que a digal fornece essa válvuka, o que pode indicar haver aqui um pouco de concorrência deslealpois há outras marcas dizem que instalam essa válvula.
no entanto, pode tirar as dúvidas ligando diretamente para a digal que é quem está a promover a solahart:
telefone: 800 213 141
email: [email protected]
site: www.digal.pt
no meu caso, fiz uma quantidade enorme de contactos directamente com várias marcas antes de ter iniciado o processo com o banco.
cumprimentos,
antonio
efectivamente não há nada na documentação fornecida pela pmelink que diga que a digal fornece essa válvuka, o que pode indicar haver aqui um pouco de concorrência deslealpois há outras marcas dizem que instalam essa válvula.
no entanto, pode tirar as dúvidas ligando diretamente para a digal que é quem está a promover a solahart:
telefone: 800 213 141
email: [email protected]
site: www.digal.pt
no meu caso, fiz uma quantidade enorme de contactos directamente com várias marcas antes de ter iniciado o processo com o banco.
cumprimentos,
antonio
-
fyntas
- Membro Silver

- Registado: segunda mai 18, 2009 10:45 pm
sim realmente a melhor forma de tirar duvidas é contactar o importador.
já deve de ter reparado que também sou instalador e também estou no programa, e realmente a solahart não tem incluída a misturadora e o modulo se for adquirido o preço do equipamento é mais caro, mas essa situação acontece com todas as marcas, inclusive a vulcano tinha só um valor de inicio e neste momento apresenta dois valores um com modulo e outro sem, o que tem toda a lógica.
a válvula termostática bem como o quadro eléctrico ou o módulo solar são opcionais.
já agora posso-lhe dizer que o valor real da misturadora solar são 85.69€ + iva, o valor da misturadora normal é 53.55€ + iva.
no seu caso o que a fazer é chegar a um acordo com o instalador
já deve de ter reparado que também sou instalador e também estou no programa, e realmente a solahart não tem incluída a misturadora e o modulo se for adquirido o preço do equipamento é mais caro, mas essa situação acontece com todas as marcas, inclusive a vulcano tinha só um valor de inicio e neste momento apresenta dois valores um com modulo e outro sem, o que tem toda a lógica.
a válvula termostática bem como o quadro eléctrico ou o módulo solar são opcionais.
já agora posso-lhe dizer que o valor real da misturadora solar são 85.69€ + iva, o valor da misturadora normal é 53.55€ + iva.
no seu caso o que a fazer é chegar a um acordo com o instalador
-
manuelcar
- Staff Member

- Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm
... e ainda assim informar por escrito o importador de que lhe estão a cobrar por um componente fundamental.(!) já agora informaria também a pmelink de que a marca se faz cobrar por esse importante componente. ( em última análise, como na ausência desse componente a segurança dos utilizadores não está garantida, podes sempre resolver o contrato e requerer a devolução do dinheiro adiantado). por último importa ir informando a deco destas situações. eles devem estar muito interessados em avaliar este programa e emitir recomendações aos consumidores.
Porreiro, pá!
-
D'eu
- Membro Silver

- Registado: terça abr 21, 2009 5:33 pm
fyntas:fyntas Escreveu:inclusive a vulcano tinha só um valor de inicio e neste momento apresenta dois valores um com modulo e outro sem, o que tem toda a lógica.
isso não é totalmente verdade ... eu fui buscar os papeis com a descrição dos sistemas ao banco na primeira semana de anuncio do programa e vinha já lá a indicação do dosconto que seria realizado ao total no caso de o cliente não querer o modulo solar. agora temos nas tabelas de preços o preço com módulo e sem módulo. no início era somente uma nota no final ... podem argumentar que uma nota é diferente ... concordo, mas não deixa de estar la escrito.
d'eu
Porque o Futuro, pode ser melhor ...
-
Magma
- Membro Silver

- Registado: sexta out 12, 2007 8:24 pm
boas
alguém sabe se o ts300l solahart com módulo solar inclui a resistência eléctrica.
se não inclui quanto custará a sua instalação.
alguém sabe se o ts300l solahart com módulo solar inclui a resistência eléctrica.
se não inclui quanto custará a sua instalação.
Vamos lutar por um desenvolvimento sustentável
-
Tugamor
- Membro Dedicado

- Registado: sábado jun 06, 2009 2:44 pm
viva,
o ts300l solahart kf, inclui a resistência elétrica.
deve quanto a mim ser ligada a um programador horário de forma a poder controlar a hora a que ela deve ligar, de preferência no horário económico da tarifa bi-horária.
o ts300l solahart kf, inclui a resistência elétrica.
deve quanto a mim ser ligada a um programador horário de forma a poder controlar a hora a que ela deve ligar, de preferência no horário económico da tarifa bi-horária.
Vamos Tornar o Mundo Melhor...
-
Magma
- Membro Silver

obrigado tugamor.
sendo assim, uma vez que pedi o ts com modulo solar, pode ser que não tenha despesas adicionais.
não sei, no entanto, se posso ligar a resistência a uma tomada existente no sótão (que também alimenta o amplificador da antena), com um programador, ou se será preferível uma instalação dedicada, com disjuntor dedicado.
sendo assim, uma vez que pedi o ts com modulo solar, pode ser que não tenha despesas adicionais.
não sei, no entanto, se posso ligar a resistência a uma tomada existente no sótão (que também alimenta o amplificador da antena), com um programador, ou se será preferível uma instalação dedicada, com disjuntor dedicado.
-
henriquefala
- Membro Dedicado

- Registado: terça jan 13, 2009 6:11 pm
caro amigo poder voçe pode fazer essa ligação agora se quer ficar com as coisas como mandam as regras e daquilo que ainda me lembro da minha formação em electrotecnia o sr tem que ter um dijuntor com uma intenidade de corrente definida de 16a para suportar uma resistencia que deve andar na casa dos 2000w e um diferencial de 25a com uma sensibilidade de 30ma. é que a agua e a electricidade gostam demais uma da outra dai um diferencial com um valor de sensibilidade como esse para o sr nao dar por nada caso haja problemas. agora o sr e que sabe é que tenho visto por ai muitas instalações em que o proprio cliente mesmo depois de todas as informaçoes apenas quer o dijuntor montado entrando num caminho um bocado facilitista com a anuencia do proprio instalador. enfim isso ja são outras contas.
-
antonio-leal-43
- Membro Dedicado

- Registado: segunda abr 13, 2009 12:08 am
caro henrique,henriquefala Escreveu:caro amigo poder voçe pode fazer essa ligação agora se quer ficar com as coisas como mandam as regras e daquilo que ainda me lembro da minha formação em electrotecnia o sr tem que ter um dijuntor com uma intenidade de corrente definida de 16a para suportar uma resistencia que deve andar na casa dos 2000w e um diferencial de 25a com uma sensibilidade de 30ma. é que a agua e a electricidade gostam demais uma da outra dai um diferencial com um valor de sensibilidade como esse para o sr nao dar por nada caso haja problemas. agora o sr e que sabe é que tenho visto por ai muitas instalações em que o proprio cliente mesmo depois de todas as informaçoes apenas quer o dijuntor montado entrando num caminho um bocado facilitista com a anuencia do proprio instalador. enfim isso ja são outras contas.
que tal proteger essa tomada com o disjuntor de 16a e com um diferencial no próprio quadro? (caso haja espaço suficiente). resta saber o que mais está pendurado nessa linha, mas, assumindo que são coisas menores, eu até diria que se pode fazer. apenas porque isso pouparia mão de obra, uma quantidade enorme de metros de cabo e uma instalação externa que fica sempre horrível dentro de uma habitação.
cumprimentos,
antonio
-
AdeptoSolar
- Membro Dedicado

- Registado: terça mai 26, 2009 9:44 pm
caros foristas:
do que me tenho apercebido, quase todas as marcas incluem a misturadora termostática apenas nos sistemas de circulação forçada. para os sistemas tipo termossifão terá ser pago à parte. já para os módulos solares é opção. se bem que, na altura do cliente efectuar o contrato no banco, eles somam sempre essa parcela.
quanto aos módulos solares, noto que cada marca tem a sua opção, desde os módulos que têm incluído a tal dita válvula misturadora, como outras marcas optam apenas por um termostato e uma válvula de 3 vias.
cumprimentos,
as
do que me tenho apercebido, quase todas as marcas incluem a misturadora termostática apenas nos sistemas de circulação forçada. para os sistemas tipo termossifão terá ser pago à parte. já para os módulos solares é opção. se bem que, na altura do cliente efectuar o contrato no banco, eles somam sempre essa parcela.
quanto aos módulos solares, noto que cada marca tem a sua opção, desde os módulos que têm incluído a tal dita válvula misturadora, como outras marcas optam apenas por um termostato e uma válvula de 3 vias.
cumprimentos,
as
-
Magma
- Membro Silver

boas
há um aspecto do funcionamento do módulo solar em que tenho dúvidas.
é sabido que se a água ts estiver a uma temperatura superior a 45ºc, é feito um bypass ao esquentador.
mas, se a água do ts estiver a menos de 45ºc, qual é a água que vai ao esquentador para ser aquecida? a água do ts que ainda não está suficientemente quente, ou a água fria da rede?
se for a segunda opção, nos dias de menos sol provavelmente será apenas o gás a aquecer a água.
se for relevante, o meu esquentador é um vulcano clickhdg.
obrigado.
é sabido que se a água ts estiver a uma temperatura superior a 45ºc, é feito um bypass ao esquentador.
mas, se a água do ts estiver a menos de 45ºc, qual é a água que vai ao esquentador para ser aquecida? a água do ts que ainda não está suficientemente quente, ou a água fria da rede?
se for a segunda opção, nos dias de menos sol provavelmente será apenas o gás a aquecer a água.
obrigado.
-
AdeptoSolar
- Membro Dedicado

- Registado: terça mai 26, 2009 9:44 pm
olá magma:magma Escreveu:boas
obrigado.
aí é que reside a diferença nos módulos solares (ou kits solares como muita gente diz) comercializados neste programa. se o esquentador for modulante, faz todo o sentido adquirir um módulo solar que permita, não só servir de misturador mas também de enviar para o esquentador a água proveniente do sistema solar. caso contrário estamos perante uma instalação em paralelo e não em série, que permitiria efectuar um aproveitamento da água quente (ou morna, ou semi-fria...etc).
cumprimentos,
as
-
henriquefala
- Membro Dedicado

ola concerteza caro antonio sera uma opção viavel pois se e como diz e nao ha muitas coisas penduradas no dijuntor nao havera grande problema. em relação as duvidas do modulo solar aquilo que sei e que o modulo solar nao e mais do que duas termoestaticas uma que faz o bypass ao esquentador e a outra que faz a agua do solar passar no esquentador caso a agua nao esteja a temperatura defenida.agora e assim se tiver um esquentador modulante nao precisa de o modulo para nada o proprio esquntador atraves de sistemas de medição de temperatura faz a gestao da temperutura de agua.
-
Magma
- Membro Silver

boas.
estive a consultar a documentação relativa aos esquentadores vulcano hdg e é referido que ao instalar o modulo solar (que faz passar a água que ainda não está suficientemente aquecida pelo esquentador) é necessário mudar o microswitch do aparelho.
alguém sabe o que isto é e quem faz esta intervenção?
obrigado.
estive a consultar a documentação relativa aos esquentadores vulcano hdg e é referido que ao instalar o modulo solar (que faz passar a água que ainda não está suficientemente aquecida pelo esquentador) é necessário mudar o microswitch do aparelho.
alguém sabe o que isto é e quem faz esta intervenção?
obrigado.
-
henriquefala
- Membro Dedicado

caro amigo voce e lixado esta me a fazer ir aqui a literatura que tenho em casa da marca vulcano. mas o que me parece e que a função desse micro sera de impedir o funcionamento do esquentador quando a temperatura da agua estiver acima dos 45 graus atraves de um contacto que devera ser nf e que abrira quando da passagem de agua fazendo um corte ao micro gerador do esquentador. eu penso que seja assim. um instalador certificado pela marca concerteza fara isso.