Termossifao: temperatura, pressao e outras duvidas...

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

Autor do tópico
costah
Novo membro
Novo membro
Registado: terça mai 26, 2009 1:37 pm

Termossifao: temperatura, pressao e outras duvidas...

Mensagem por costah »

bom dia, encontro-me presentemente a construir de raiz a minha casa, pretendo aproveitar os apoios concedidos pelo governo e instalar um termossifao da vulcano 150l. as minhas duvidas sao:

1.ainda nao possuo esquentador, caldeira ou qualquer outro tipo de sistema de aquecimento de agua, necessito de um, ou o termossifao e por si proprio suficiente?

1b. o termossifao tem capacidade para manter a agua quente durante o periodo nocturno, de forma a que se possa por exemplo tomar um duche pela manha?

2. parto do principio que a pressao da agua apos sair do deposito nao seja muita...e suficiente para vencer alguns obstaculos, ou a canalizacao necessita de ser feita de modo a nao contrariar a gravidade?

3.o termossifao aquece a agua da mesma forma independentemente da quantidade de luz solar?

obrigado,
helder

D'eu
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça abr 21, 2009 5:33 pm

Re: Termossifao: temperatura, pressao e outras duvidas...

Mensagem por D'eu »

boas tardes!
costah Escreveu:1.ainda nao possuo esquentador, caldeira ou qualquer outro tipo de sistema de aquecimento de agua, necessito de um, ou o termossifao e por si proprio suficiente?
vai sempre precisar de um apoio ... para aqueles dias em que o céu se encontra mais nebulado, dias de chuva. no inverno apesar de termos alguns periodos de abertura do tempo com sol isso pode ser suficiente para amornar a águas mas não para satisfazer a totalidade das necessidades. portanto, a resposta à sua pergunta é sim. o equipamento a escolher depende dos gostos individuais e das necessidades sendo claro de que se possuir aquecimento central e pretender utilizá-lo como forma de aquecimento vai ter de optar por uma caldeira (seja ela a gas, gasoleo ou pellets/biomassa). há ainda pessoal a optar por bombas de calor ... ... tem diversos tópicos espalhados pela net sobre esse assunto sendo que consensos não há.
costah Escreveu:1b. o termossifao tem capacidade para manter a agua quente durante o periodo nocturno, de forma a que se possa por exemplo tomar um duche pela manha?
os membros do forum que possuem este sistema dizem que sim. consulte o tópico "quem é que já instalou solar térmico através do apoio?" ... tem lá informações de membros que instalaram sistemas desse tipo e que lhe podem dar o seu feedback
costah Escreveu:2. parto do principio que a pressao da agua apos sair do deposito nao seja muita...e suficiente para vencer alguns obstaculos, ou a canalizacao necessita de ser feita de modo a nao contrariar a gravidade?
não me lembro de ouvir alguém a falar de canalizações especiais ... os sistemas solares também não possuem bombas próprias que concedem algum tipo de pressão especial à água pelo que parto do princípio que a gravidade é suficiente. se estiver errado, alguém me corrija.
costah Escreveu:3.o termossifao aquece a agua da mesma forma independentemente da quantidade de luz solar?
da mesma forma como? a água fica toda à mesma temperatura mas claro que quanto maior for a luz solar a incidir no painel mais quente fica a água ... até se atingir o ponto máximo a partir do qual o material atinge o seu limite e os sistemas de segurança actuam ... ... ...

d'eu
Porque o Futuro, pode ser melhor ...

Autor do tópico
costah
Novo membro
Novo membro
Registado: terça mai 26, 2009 1:37 pm

Mensagem por costah »

obrigado d'eu,
creio que sendo assim, tendo que comprar equipamento auxiliar e visto que a incidencia solar nos acores nao e a mesma que no continente...melhor sera talvez por enquanto por esta ideia de parte...

obrigado

Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm

Mensagem por Ferra »

creio que os termoacomuladores possuem uma resitencia que sendo ligada não necessita de mais nada!
passa a aquecer a agua com a electricidade
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)

nj05
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta mai 28, 2009 8:31 pm

Mensagem por nj05 »

costah Escreveu:
2. parto do principio que a pressao da agua apos sair do deposito nao seja muita...e suficiente para vencer alguns obstaculos, ou a canalizacao necessita de ser feita de modo a nao contrariar a gravidade?

helder

boas

a água quente não é distribuída a consumo por gravidade. o termoacumulador é pressurizado pela alimentação de água fria da rede. desta forma a saída de água quente tem aproximadamente a mesma pressão que a sua pressão de rede.

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”