A minha ZEV...

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Responder

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Re: A minha ZEV...

Mensagem por jmal »

serges Escreveu:
jmal Escreveu:
civic Escreveu:ou seja, se utilizar a vectrix sem que a carga das baterias nunca desça dos 50%+\- não é necessária essa manutenção? e a durabilidade aumenta ou diminui?

aumenta, quanto mais carregadas as manteres, mais duração em termos de tempo vai ter, tal como as dos hibridos, dai não usarem descargas profundas nos hibridos, mas nos ve's é essencial usar, senão ainda menos autonomia tínhamos.
acho estranho essa ideia, já que o pessoal de veiculos eléctricos, saxo e 106, partner... com baterias identicas ou semelhantes e indicam sempre o que o jmap e o volt disseram!

em cada 6 a 8 cargas levar uma carga soft e em cada 20 cargas uma descarga completa!

estás a confundir as coisas, uma é ter longevidade, outra é capacidade. para teres longevidade é manter o mais carregadas possivel, no entanto as nimh têm efeito de memória, logo se não forem descarregadas não se consegue tirar partido da total capacidade delas, dai as descargas profundas.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

boas até pode ser dessa forma, o meu francês é péssimo!!!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta jul 02, 2008 4:02 pm

Mensagem por jmap »

serges Escreveu:
jmal Escreveu:
civic Escreveu:ou seja, se utilizar a vectrix sem que a carga das baterias nunca desça dos 50%+\- não é necessária essa manutenção? e a durabilidade aumenta ou diminui?

aumenta, quanto mais carregadas as manteres, mais duração em termos de tempo vai ter, tal como as dos hibridos, dai não usarem descargas profundas nos hibridos, mas nos ve's é essencial usar, senão ainda menos autonomia tínhamos.
acho estranho essa ideia, já que o pessoal de veiculos eléctricos, saxo e 106, partner... com baterias identicas ou semelhantes e indicam sempre o que o jmap e o volt disseram!

em cada 6 a 8 cargas levar uma carga soft e em cada 20 cargas uma descarga completa!
não só é estranho como incorrecto pois eu antes de sair o novo software e eles avisarem que era preciso fazer as descargas leves e completas, andei uns bons meses sem descer dos 50% (salvo uma excepção ou outra). resultado quando saíram os avisos deles só já tinha uma autonomia de 50km, coisa que depois recuperei até cerca do normal com 3 descargas completas. a única justificação que vejo é serem tipos de baterias diferentes. mas nisto das baterias ainda me confunde muito pois no outro dia comprei uma de lítio da canon que recomendava que se a bateria não fosse usada por mais de 1 mes deveria ser guardada descarregada. não percebo, pois julgava que quando descarregadas abaixo de determinada voltagem corriam o risco de reversão de polaridade, o que as estraga… enfim… muita informação contraditória que me confunde.
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

jmal Escreveu:estás a confundir as coisas, uma é ter longevidade, outra é capacidade. para teres longevidade é manter o mais carregadas possivel, no entanto as nimh têm efeito de memória, logo se não forem descarregadas não se consegue tirar partido da total capacidade delas, dai as descargas profundas.
então a longevidade aumenta mas a capacidade diminui? mas a longevidade não se define pela capacidade da carga?
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

pois creio que a minha sofre do mesmo problema que a tua sofria...

depois da primeira descarga suave, já tenho mais autonomia de pelo menos mais 10km e vou fazer esta semana a descarga completa!
depois coloco resultados... pois creio que nunca levou este tratamento!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

jmap Escreveu:
jmal Escreveu:estás a confundir as coisas, uma é ter longevidade, outra é capacidade. para teres longevidade é manter o mais carregadas possivel, no entanto as nimh têm efeito de memória, logo se não forem descarregadas não se consegue tirar partido da total capacidade delas, dai as descargas profundas.
então a longevidade aumenta mas a capacidade diminui? mas a longevidade não se define pela capacidade da carga?
sim, mas temos o problema do efeito de memória, elas têm a energia lá dentro mas não a disponibilizam toda.
Cumps Inovadores

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

jmal Escreveu:
jmap Escreveu:
sim, mas temos o problema do efeito de memória, elas têm a energia lá dentro mas não a disponibilizam toda.
e nos casos de baterias velhas como as dos hibridos, ao fazer descargas completas (depois de velhas) consegue-se recuperar muita capacidade? isto para mim tem interesse uma vez que não faço muitos quilometros, poderia-me interessar aumentar a longevidade em detrimento da capacidade... se claro passado alguns anos se recuperasse a capacidade com descargas completas senão não há qualquer interesse.

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

jmap Escreveu:
jmal Escreveu:
jmap Escreveu:
e nos casos de baterias velhas como as dos hibridos, ao fazer descargas completas (depois de velhas) consegue-se recuperar muita capacidade? isto para mim tem interesse uma vez que não faço muitos quilometros, poderia-me interessar aumentar a longevidade em detrimento da capacidade... se claro passado alguns anos se recuperasse a capacidade com descargas completas senão não há qualquer interesse.
é um pouco mais complexo que isso, as baterias apesar de serem da mesma tecnologia têm características especiais para cada tipo de uso. as dos hibridos estão preparadas e controladas para esses níveis, no teu caso são carregadas e descarregadas em condições de ciclo profundo, portanto o melhor que fazes é seguir essas recomendações.
Cumps Inovadores

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

jmal Escreveu:é um pouco mais complexo que isso, as baterias apesar de serem da mesma tecnologia têm características especiais para cada tipo de uso. as dos hibridos estão preparadas e controladas para esses níveis, no teu caso são carregadas e descarregadas em condições de ciclo profundo, portanto o melhor que fazes é seguir essas recomendações.
ok. tu é que és o guru das baterias...

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

volt, já és famoso internacionalmente! és conhecido como "the one who leaves everyone in the dust"!
http://visforvoltage.org/forum/6534-vec ... ed-limiter
(parece que também por lá tiveste incompreensão... tás tramado! deculpa lá o mik, o gajo vive no meio do campo aonde só há cobras e poeira debaixo de 40ºc à sombra... é natural que tema razias a carros... não está habituado decerto a eles...)

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Mensagem por Volt »

vivas.

eh verdade, o condutor desse veiculo eh um incompreendido. seja como for, isso jah aconteceu ha mais de 5 anos .
o mik eh um tipo que nao conhece outras realidades, por isso, nao levo a mal, pois acho que nao sabe o que diz e as suas palavras foram da boca pra fora (neste caso, foram dos dedos pra fora). estas situaçoes sao cada vez mais comuns, especialmente na internet, pois as pessoas nao se conhecem pessoalmente e nao toleram (ou temem) o diferente ou desconhecido...

entretanto, na semana passada tirei uma foto ao mostrador central (para provar que ainda nao tinha feito os 11 mil) e o ponteiro parece um sabre de luz:
Os kms da minha ZEV
Os kms da minha ZEV
21052009 (Small).jpg (66.9 KiB) Visto 5448 vezes
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Barrocas
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am

Mensagem por Barrocas »

strong with the force, he is!

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

barrocas Escreveu:|:d| strong with the force, he is!

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

barrocas Escreveu:|:d| strong with the force, he is!
indeed, but there is an dark lord who has more than 21000km on the emperor's berlusconi land (so it is said). yet, i never saw his driving skills or any proof of that... it's a mistery if he is the one with the biggest light sabre...

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

e, jah agora, falta saber em quanto tempo esse italiano fez os 21 mil... pode ser que com mais uns meses de rodagem a minha zev o passe...

e ouvi dizer que a minha zev vai ficar na garagem durante quase todo o proximo mes porque o dono vai de ferias...

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

volt Escreveu:e, jah agora, falta saber em quanto tempo esse italiano fez os 21 mil... pode ser que com mais uns meses de rodagem a minha zev o passe...

e ouvi dizer que a minha zev vai ficar na garagem durante quase todo o proximo mes porque o dono vai de ferias...
sim ouvi o mesmo, que vai passar por uma série de países. vão trocá-la pela busa?

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

parece que sim. a busa vai visitar uns 8 ou 9 paises diferentes enquanto a vectrix fica na garagem ou na oficina...

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

ha pouco, antes de vir para casa, decidi passar pelo leroy que fica ao peh do almada forum. como nas colunas do estacionamento ha tomadas por todo o lado, fui ao balcao de informaçoes e perguntei se nao podia falar com o responsavel pelo parque, pois gostava de lah carregar a zev de vez em quando. passado pouco tempo chega um rapaz simpatiquissimo. tambem tinha uma mota, uma honda. com a quantidade de informaçao que eu estava a debitar, nem me lembrei de lhe perguntar o modelo... mas pronto, o essencial foi a resposta positiva. sempre que alguem, que tenha uma mota electrica, desejar carregar no leroy, pode faze-lo. basta dirigir-se ao balcao das informaçoes a avisar que deixou a mota em abastecimento. as meninas do balcao receberam um email do responsavel a dar tal permissao.

marcoluz
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça nov 04, 2008 11:33 am

Mensagem por marcoluz »

boa volt!
Ecoglady Liberty 2.0
5380 Kms

pulka