boas...
queria expor as minhas duvidas e ver quais sao as vossas opinioes..
estou interessado em colocar algo q aqueça a agua a custo 0
mas nao sei bem qual a melhor opçao.
sera paineis por termosifao, de circulaçao forçada? vacuo? ou termodinamicos???
desde agradeço a vossa ajuda na escolha e tb as vossas opinioes...
qual sera a melhor opçao??
-
fmmf
Autor do tópico - Membro

- Registado: quinta jun 05, 2008 9:17 pm
-
D'eu
- Membro Silver

- Registado: terça abr 21, 2009 5:33 pm
Re: qual sera a melhor opçao??
bem ... se quiseres ter o apoio do estado vais ter de optar por paineis solares termicos. os termodinamicos deixaram de ser apoiados por terem perdido a certificação (não são verdadeiros paineis solares pois a energia obtida é obtida com recurso obrigatório a energia eléctrica).
dos modelos apoiados pelo estado, há várias marcas sendo que, na minha opinião, não há uma melhor do que outra. todos os sistemas são diferentes entre si. há pessoas que gostam mais de uns, outros gostam mais de outros. uns gostam mais de umas marcas e outros gostam mais de outros.
qual o melhor sistema, termosifão ou circulação forçada, bem ... também são diferentes. cada um com as suas características. os peritos dizem que a cf tem maior rendimento mas o investimento também é maior. os arquitectos gostam mais do cf porque não há um trambolho no telhado ... mas o investimento demora mais tempo a ser amortizado.
a melhor opçã é dares uma vista de olhos pelo forum, há muitos tópicos em que estes assuntos são discutidos (às vezes até à exaustão). o mais importante é que formes a tua opinião própria e com base nela tomes a tua decisão ....
d'eu
dos modelos apoiados pelo estado, há várias marcas sendo que, na minha opinião, não há uma melhor do que outra. todos os sistemas são diferentes entre si. há pessoas que gostam mais de uns, outros gostam mais de outros. uns gostam mais de umas marcas e outros gostam mais de outros.
qual o melhor sistema, termosifão ou circulação forçada, bem ... também são diferentes. cada um com as suas características. os peritos dizem que a cf tem maior rendimento mas o investimento também é maior. os arquitectos gostam mais do cf porque não há um trambolho no telhado ... mas o investimento demora mais tempo a ser amortizado.
a melhor opçã é dares uma vista de olhos pelo forum, há muitos tópicos em que estes assuntos são discutidos (às vezes até à exaustão). o mais importante é que formes a tua opinião própria e com base nela tomes a tua decisão ....
d'eu
Porque o Futuro, pode ser melhor ...
-
cblfreitas
- Membro Silver

- Registado: segunda jun 23, 2008 1:36 pm
eu acrescentaria que a melhor solução depende também dos gastos diários de água quente. é que se for um agregado até 3 pessoas a melhor (e única) solução disponível é sempre um ts de 200 litros. isto porque o sistema em circulação forçada mais pequeno é de 300 litros e isso é muita água para 3 pessoas (eu diria mesmo que até é muita água para 4 pessoas...).
-
manuelcar
- Staff Member

- Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm
estás tu e todos os outrosestou interessado em colocar algo q aqueça a agua a custo 0
Porreiro, pá!