Inclinação ideal de Paineis solares para AQS

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

Autor do tópico
antonio-leal-43
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: segunda abr 13, 2009 12:08 am

Inclinação ideal de Paineis solares para AQS

Mensagem por antonio-leal-43 »

viva!

tenho tido uma dúvida, e já procurei neste fórum mas ainda não vi nenhum tópico que me esclarecesse totalmente, por isso lanço este tópico.

é sabido que o sol “viaja” mais baixo no inverno que no verão. no pico do inverno, o sol quando está a sul chega a ter uma posição em relação a portugal de aprox 28º (solstício de inverno), enquanto que no verão chega a ser 74º (solstício de verão).

a minha dúvida é: sabendo que no inverno é quando o sol é mais escasso, não deveriam os painéis solares para aqs estarem orientados na perpendicular com o sol no inverno? isto significa que poderíamos ter painéis com uma inclinação de aprox 55~60º. (note-se que há catálogos técnicos onde são referidas inclinações até 60º)
por outro lado, uma inclinação menos favorável para o verão ajudaria a reduzir situações de sobrecarga de aquecimento.
ora, d’aquilo que sei, a inclinação ideal é entre os 30º e os 40º, o que significa que os painéis estão na perpendiicular com o sol na primavera e no outono. alguém me poderá esclarecer porque é que é essa a inclinação ideal.

é sabido que painés acoplados por termossifão não podem estar demasiadamente inclinados para não perderem a sua eficiência, mas, se pensarmos em paineis ligados com cir. forç. isso também se aplica?

obrigado pelo esclarecimento que me possam dar.
cumprimentos,
antonio.l.

pseudominus
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo nov 30, 2008 11:05 pm

Re: Inclinação ideal de Paineis solares para AQS

Mensagem por pseudominus »

boas

no inverno o ar está muito mais frio, o sol mais fraco (maior distância á terra), existem muitos dias com nevoeiro, nuvens etc, o que limita muito o aproveitamento solar por ter menos radiação e maiores perdas térmicas. suponha que num mês apenas aproveita em média 8 dias. se utilizar a inclinação ideal para o inverno, no outono e na primavera vai ter muitos dias com boas condições e vai perder em rendimento por diferença de inclinação ideal muito mais do que ganhou de inverno com a inclinação ideal deste. daí a inclinação ideal ser para estações intermédias, pois de verão existe aquecimento que chegue com essas inclinações.

cumprimentos

Autor do tópico
antonio-leal-43
Membro Dedicado
Membro Dedicado

obrigado "pseudóminos" pelo esclarecimento .

faz sentido que seja assim.
já agora, alguma diferença entre circ. forçada e temossifão? ou seja, será que os de cir. forçada toleram mais inclinação que os anteriores devido a se ter uma bomba a "obrigar" o líquido a circular?

obrigado e cumprimentos,
antonio.l.

Hugo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: terça jul 04, 2006 2:44 pm

Mensagem por Hugo »

viva,

e que tal ir de vez em quando ao telhado e perder alguns minutos a ajustar o painel?

h
Veículos ecológicos?

- 0% Emissões
- 0% Ruído
- 0% Impacto ambiental
- 100% corpo e mente saudável

http://www.amigosdapagaia.com
http://www.furatrilhos.com

manuelcar
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

ao contrário dos fotovoltaicos que estão ligados à instalação por cabos electricos e são relativamente leves, os colectores térmicos não têm ligações muito flexíveis e são bastante pesados. a inclinação ideal é a que permite maior fração solar anual. isto é, a que retira mais energia do sol ao longo do ano inteiro poupando assim no apoio. o facto de ser no inverno que mais necessitamos de energia e termos maiores consumos é um facto. mas temos que ver sempre o panorama anual.
Porreiro, pá!

Hugo
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Hugo »

manuelcar Escreveu:ao contrário dos fotovoltaicos que estão ligados à instalação por cabos electricos e são relativamente leves, os colectores térmicos não têm ligações muito flexíveis e são bastante pesados. a inclinação ideal é a que permite maior fração solar anual. isto é, a que retira mais energia do sol ao longo do ano inteiro poupando assim no apoio. o facto de ser no inverno que mais necessitamos de energia e termos maiores consumos é um facto. mas temos que ver sempre o panorama anual.
há muito que se inventaram soluções flexíveis para liquidos, até para equipamentos de alta pressão hidráulica é fácil arranjar.

quanto ao peso basta despejar que fica leve e até pode aproveitar para fazer a limpeza anual ao calcário. se mesmo assim não tiver força basta um simples macaco de carro. para ajustar alguns graus de inclinação não é preciso grande coisa.

hugo
Veículos ecológicos?

- 0% Emissões
- 0% Ruído
- 0% Impacto ambiental

Autor do tópico
antonio-leal-43
Membro Dedicado
Membro Dedicado

olá hugo,

acho que estou de acordo com o manuelcar.
também é verdade que desde que haja disponibilidade e vontade, "tudo" se faz. no entanto, convém também ver o lado práctico das coisas.
disseram-me também que os sistemas de "sun tracking" para aqs em geral nao compensam o seu custo (o que já não acontece com os paineis pv).

cumprimentos
antonio.l.

Hugo
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Hugo »

viva,

que eu me tivesse apercebido o interesse deste post não é arranjar apoiantes, isto não é politica.

de qualquer forma continuo na minha e como não sou preguiçoso não me incomoda subir ao telhado 2 vezes por ano para ajustar uns cms a inclinação do painel ainda mais porque me parece uma parvoíce gastar uns valentes milhares de € que custa muito tempo de trabalho e depois não me dar ao trabalho de usar uns minutos por ano para melhorar significativamente e eficiência do meu investimento consequentemente recuperando-o num periodo de tempo mais baixo.

quanto ao sistema de seguir o sol não foi a isso que me referi mas concordo que ainda não compensa.

cumprimentos,
hugo
Veículos ecológicos?

- 0% Emissões
- 0% Ruído
- 0% Impacto ambiental

manuelcar
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

tranquilo amigo!
todos podemos fazer mais um pouquito para melhorar os sistemas. apenas chamei a atenção para a necessidade de ter uma boa inclinação logo de raiz porque a reorientação pode ser problemática.
Porreiro, pá!

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”