preciso de ajuda

Responder

Autor do tópico
DrLabel
Membro
Membro
Registado: segunda abr 27, 2009 8:10 pm

preciso de ajuda

Mensagem por DrLabel »

tenho neste momento um painel de 10w 17v 0.5a com um controlador cmp12-5a

Código: Selecionar todos

moderado: retirado o link por ser comercial:mauri
e uma bateria de 12v 7ah gostaria de saber se podia ligar mais 2 painéis de 5w juntos com o de 10w a este controlador e se sim como. é que ele gera energia suficiente para manter o meu router ligado durante o dia mas não consegue carregar a bateria toda é que o consumo do router é de 0,384a com o wireless desligado e eu queria ligar o wireless e carregar a dita bateria.
para além disso queria ligar a este sistema o meu nslu2 http://www.nslu2-linux.org/ só que este tenho de ver como fazer um circuito que transforme de 12v em 5v que não gaste muita energia se alguém tiver um esquema assim agradecia. já pensei usar um 7805 mas ele aquece muito e não consegue alimentar o disco usb.

obrigado a todos
jaime branco

Ivanling
Membro
Membro
Registado: quarta jun 04, 2008 12:14 am

Re: preciso de ajuda

Mensagem por Ivanling »

boas,
vou tentar responder as suas duvidas.
1º ligar "juntos", o melhor que tem a fazer é ligar os 3 modulos em paralelo, porque se os ligar em serie vai prejudicar.
2º era importante saber a tensão que os módulos de 5w fornecem é igual ao de 10w (tambem é necessario)
3º com o 7805 pode fornecer uma corrente até 1a se não atingir este valor aguenta e sempre pode por um dissipador. é ver quanto consome o disco. (penso que é um disco a que se refere).
Lingtronic

Ivanling

Autor do tópico
DrLabel
Membro
Membro

Mensagem por DrLabel »

1º obrigado pela resposta
2º acabei por mandar vir 1 painel de 20w e não os 2 de 5w. o meu painel de 10w é de 18v assim como o de 20w que mandei vir vou ligar em paralelo e colocar um díodo de 3a em cada um dos positivos de cada painel.
3º quanto ao nsul2 e o disco vou ver este fim de semana quanto consome o conjunto com um multímetro em varias condições ( a ligar, a sacar da net, com a cpu a 100%, e a copiar ficheiros pela rede), mas acho que o 7805 não vai dar vou ver se arranjo um lm350 e ver quanto consome com o circuito para o colocar a 5v.

Ivanling
Membro
Membro
Registado: quarta jun 04, 2008 12:14 am

Mensagem por Ivanling »

boas,
é isso, já agora fiquei curioso sobre o que é o nsul2??? pensava que era um disco.
podia-me esplicar melhor do que se trata??
obrigado
Lingtronic

Ivanling

Autor do tópico
DrLabel
Membro
Membro

Mensagem por DrLabel »

o nslu2 é um aparelho de rede da linksys que tem 2 portas usb e se liga á rede http://en.wikipedia.org/wiki/nslu2 corre uma firmware que basicamente é um so linux, de origem serve para partilhar discos usb na rede mas com o firmware alterado pode fazer muitas coisas já que é um "mini computador" cpu 266mhz com 32mb ram.
para ter uma ideia das potencialidades http://www.nslu2-linux.org/wiki/main/homepage.

antonio-leal-43
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: segunda abr 13, 2009 12:08 am

Mensagem por antonio-leal-43 »

viva,

em relação ao regulador, já pensou em usar um dc-dc converter?
seguramente será uma solução mais cara(confesso que desconheço os preços...), mas penso que ficará com uma solução mais optimizada em termos de potência consumida, isto porque o regulador apenas lhe impoe uma queda de tensão de modo a se obter os 5v na saída deste. a potencia gasta será i*12 (e não i*5. i*(12-5) serão "queimados" no regulador).
com o dc-dc converter já não é assim: a potência consumida da bateria de 12v é pouco maior que a potencia consumida no dispositivo(s) de 5v, ou seja, aproximadamente 5*i.
se esta solução funcionasse, poderia eventualmente poupar na exigência dos paineis, compensando assim o preço do dc-dc.

cumprimentos,
antonio.l.

Autor do tópico
DrLabel
Membro
Membro

Mensagem por DrLabel »

vou estudar isso do regulador

Responder

Voltar para “Energia Solar”