Qual o melhor sistema solar térmico apoiado pelo governo?
-
Magma
Autor do tópico - Membro Silver

- Registado: sexta out 12, 2007 8:24 pm
Qual o melhor sistema solar térmico apoiado pelo governo?
não sou entendido nesta matéria, nem tenho pretensões de o ser.
a análise que fiz, relativamente ao sistema termossifão de 300l da vulcano, foi baseada na análise de tabelas e gráficos, tanto dos documentos da pme-link e nas páginas dos diferentes fabricantes aderentes ao projecto.
já estive inclinado para instalar o sistema termossifão da norquente. na minha qualidade de leigo na matéria, baseando-me apenas nos documentos referidos, considero que esta solução, para além de significativamente mais barata, apresenta valores melhores ao nível da eficiência que a vulcano (de 300l), tendo, no entanto um maior indice de perdas, mas tem a vantagem de ter três painéis. ao nível da construção tem também mais vantagens pois utiliza preferencialmente materiais mais resistentes - inox no exterior contra o aço galvanizado das concorrentes, muito mais susceptível de corrosão, no interior do depósito utiliza cobre estanhado, mais uma vez metais não susceptíveis de corrosão, comparativamente ao aço esmaltado dos concorrentes (lembram-se do aspecto das banheiras antigas ao fim de alguns anos).
mais uma vez, reforço que são apenas opiniões de leigo nas matéria, mas que têm que temos de reconhecer que têm algum fundamento.
no momento, face aos novos desenvolvimentos, estou muito seduzido pela opção de circulação forçada da energie, pois sabendo que têm consumos energéticos (da bomba de calor), estes são equivalentes ao de um frigorífico. tem no entanto vantagens pelo facto de fluido circular a uma temperatura de -20ºc e conseguir retirar temperatura do exterior mesmo no inverno (0ºc é maior do que -20ºc).
será que este sistema consegue aquecer a água no inverno sem sistema de apoio?
mas a grande vantagem deste sistema é o preço. para um sistema de circulação forçada custa pouco mais do que o termossifão de 300l vulcano ou solargus.
se tiverem opiniões diferentes, por favor façam os vossos comentários pois estou aqui para aprender.
a análise que fiz, relativamente ao sistema termossifão de 300l da vulcano, foi baseada na análise de tabelas e gráficos, tanto dos documentos da pme-link e nas páginas dos diferentes fabricantes aderentes ao projecto.
já estive inclinado para instalar o sistema termossifão da norquente. na minha qualidade de leigo na matéria, baseando-me apenas nos documentos referidos, considero que esta solução, para além de significativamente mais barata, apresenta valores melhores ao nível da eficiência que a vulcano (de 300l), tendo, no entanto um maior indice de perdas, mas tem a vantagem de ter três painéis. ao nível da construção tem também mais vantagens pois utiliza preferencialmente materiais mais resistentes - inox no exterior contra o aço galvanizado das concorrentes, muito mais susceptível de corrosão, no interior do depósito utiliza cobre estanhado, mais uma vez metais não susceptíveis de corrosão, comparativamente ao aço esmaltado dos concorrentes (lembram-se do aspecto das banheiras antigas ao fim de alguns anos).
mais uma vez, reforço que são apenas opiniões de leigo nas matéria, mas que têm que temos de reconhecer que têm algum fundamento.
no momento, face aos novos desenvolvimentos, estou muito seduzido pela opção de circulação forçada da energie, pois sabendo que têm consumos energéticos (da bomba de calor), estes são equivalentes ao de um frigorífico. tem no entanto vantagens pelo facto de fluido circular a uma temperatura de -20ºc e conseguir retirar temperatura do exterior mesmo no inverno (0ºc é maior do que -20ºc).
será que este sistema consegue aquecer a água no inverno sem sistema de apoio?
mas a grande vantagem deste sistema é o preço. para um sistema de circulação forçada custa pouco mais do que o termossifão de 300l vulcano ou solargus.
se tiverem opiniões diferentes, por favor façam os vossos comentários pois estou aqui para aprender.
- Anexos
-
- QuadrosComparativosMarcas.pdf
- Quadros comparativos das marcas/opções
- (36.84 KiB) Transferido 5139 vezes
Vamos lutar por um desenvolvimento sustentável
-
D'eu
- Membro Silver

- Registado: terça abr 21, 2009 5:33 pm
Re: Qual o melhor sistema solar térmico apoiado pelo governo?
já tive interessado em instalar um sistema do tipo energie ... e, basicamente, o que me fez voltar atrás na minha opinião foi:
i) o consumo de energia - já li em vários foruns que é ligeiramente mais elevado do que aquele que a marca refere e em nada aproximado a um do frigorífico;
ii) alguns possuidores referem que o sistema consome menos energia em dias enublados do que nos dias com sol - o que me fez perguntar, qual a verdadeira razão de, isto sendo verdade (e acho que ninguem teria necessidade de mentir numa informação destas), existir um painel no exterior;
iii) chamar ao sistema da energie sistema solar termico é um bocadinho abusador. o principio é totalmente o de uma bomba de calor. sem tirar nem por.
ivi) sendo uma bomba de calor, há modelos mais práticos e com melhor rendimento no mercado; e a maioria dele não obriga andar a fazer furos para pôr uma placa no telhado.
vi) o sistema continua a ter uma resistência eléctrica em permanência para compensar os dias em que não é auto-suficiente. pode funcionar a -20ºc ... mas o rendimento é muito reduzido e não consegue aquecer 300l de água a essa temperatura. precisa da dita resistência.
mas, o sistema funciona e deve haver pessoas a quem este sistema compense. para mim, por todas as razões apontadas anteriormente, deixou de ser a melhor opção.
só ainda quero saber como é que o estado vai resolver o problema das microproduções de energia. acho que li em qualquer lado que para estas poderem vender a energia à rede necessitavam de ter 2m2 de painéis solares térmicos no mínimo ... aguardemos pelos proximos episódios
i) o consumo de energia - já li em vários foruns que é ligeiramente mais elevado do que aquele que a marca refere e em nada aproximado a um do frigorífico;
ii) alguns possuidores referem que o sistema consome menos energia em dias enublados do que nos dias com sol - o que me fez perguntar, qual a verdadeira razão de, isto sendo verdade (e acho que ninguem teria necessidade de mentir numa informação destas), existir um painel no exterior;
iii) chamar ao sistema da energie sistema solar termico é um bocadinho abusador. o principio é totalmente o de uma bomba de calor. sem tirar nem por.
ivi) sendo uma bomba de calor, há modelos mais práticos e com melhor rendimento no mercado; e a maioria dele não obriga andar a fazer furos para pôr uma placa no telhado.
vi) o sistema continua a ter uma resistência eléctrica em permanência para compensar os dias em que não é auto-suficiente. pode funcionar a -20ºc ... mas o rendimento é muito reduzido e não consegue aquecer 300l de água a essa temperatura. precisa da dita resistência.
mas, o sistema funciona e deve haver pessoas a quem este sistema compense. para mim, por todas as razões apontadas anteriormente, deixou de ser a melhor opção.
só ainda quero saber como é que o estado vai resolver o problema das microproduções de energia. acho que li em qualquer lado que para estas poderem vender a energia à rede necessitavam de ter 2m2 de painéis solares térmicos no mínimo ... aguardemos pelos proximos episódios
Porque o Futuro, pode ser melhor ...
-
Magma

essas informações são importantes porque não costumam vir nos catálogos.
dado que tenho bastante espaço no telhado voltado a sul, que fica na parte de trás da casa, vou voltar a ponderar a solução norquente termossifão 300l.
a vulcano é uma marca aparentemente mais garantida, mas é bastante mais cara e nesta versão têm painéis semi-selectivos.
as restantes marcas não conheço mas a diferença de preços para a vulcano já não é tão significativa para optar por elas.
alguém tem conhecimentos sobre os sistemas norquente?
os materiais visíveis parecem bons e tem três painéis.
segundo o quadro comparativo da pme-link, este sistema fornece 3126kwh contra os 2778kwh da vulcano, por isso se estes dados forem verdadeiros é dos melhores nesta categoria.
no entanto, devem haver outros factores que desconheço.
dado que tenho bastante espaço no telhado voltado a sul, que fica na parte de trás da casa, vou voltar a ponderar a solução norquente termossifão 300l.
a vulcano é uma marca aparentemente mais garantida, mas é bastante mais cara e nesta versão têm painéis semi-selectivos.
as restantes marcas não conheço mas a diferença de preços para a vulcano já não é tão significativa para optar por elas.
segundo o quadro comparativo da pme-link, este sistema fornece 3126kwh contra os 2778kwh da vulcano, por isso se estes dados forem verdadeiros é dos melhores nesta categoria.
-
Sèrgio Almeida
- Membro

- Registado: sexta jan 09, 2009 10:38 pm
boas
quando se refere á energie,
quando se refere á energie,
este sistema não é solar, portanto faça chuva ou sol é sempre "obrigado"a ter energia elétrica para poder aquecer a agua do depósito.magma Escreveu: será que este sistema consegue aquecer a água no inverno sem sistema de apoio?
Atentamente
Sérgio Almeida
Sérgio Almeida
-
Sèrgio Almeida
- Membro

boasmagma Escreveu:essas informações são importantes porque não costumam vir nos catálogos.
a vulcano não é superior a qualquer outra marca representada pela pmelink,
por isso pondere bem a sua decisão, relativamente preço qualidade, " mais caro nem sempre é melhor"
informação da norquente
www.norquente.pt
tecnologia colectores
os actuais colectores solares norquente, são do tipo plano, selectivos, com soldadura do absorsor por ultra-sons.
colectores solares de alto rendimento, ideais para zonas de fraca radiação solar, e com as seguintes características principais:
absorçao-95%
emissão - 5%
comprimento - 2013 mm
largura - 1017 mm
área - 2 m2
peso - 53 kg
fluido - glicol + água
pressão de funcionamento - 3 bar
pressão de ensaio - 6 bar
temperatura estagnação - 180 ºc
cobertura - vidro temperado
absorsor - cobre
revestimento - selectivo (pulv. catódica)
caixa colector - inox 304/2b
isolamento térmico - lã de rocha
aproveitamento de apróximadamente 90%, com temperatura de equilíbrio de 87ºc.
para a obtenção de melhor rendimento, deverão respeitar-se os seguinte princípios:
instalar colectores em número suficiente para captar a energia necessária, escolhendo a inclinação correcta.
a energia solar é gratuita. a prioridade no consumo deverá ser dada à energia produzida pel sol, recorrendo à energia de apoio apenas quando não for de todo possível.
não juntar energia solar com energias convencionais. não misturar no depósito acumulador, a energia solar e a de apoio.
nas instalações verificar a segurança:
colectores solares cuidadosamente fixados a uma estrutura resistente
protecção contra sobreaquecimento e congelamento
protecção contra contaminação de água de consumo
principais características
circuito indirecto
acumulador de alta eficiência, de dupla envolvente
acabamento exterior em aço inoxidável
revestimento esmaltado do interior do depósito
vaso de expansão incorporado no interior do depósito
volume do vaso de expansão: 2,8 litros
isolamento em poliuretano
espessura do isolamento: 50 mm
estrutura de suporte em aço galvanizado, de fácil montagem
uniões hidráulicas flexíveis de fácil instalação
dimensões 150l: a 1150mm; l 2365mm; p 1705 mm
dimensões 200l: a 1320mm; l 2365mm; p 1705 mm
dimensões 300l: a 2320mm; l 2365mm; p 1705 mm
Atentamente
Sérgio Almeida
Sérgio Almeida
-
DPM
- Membro

- Registado: quarta set 19, 2007 10:22 pm
boa noite
os sistemas vulcano, solargus, são instalados e assistidos por agentes regionais, criados pelas empresas.
quem instala e da assistencia a norquente, open plus e outras, sem do porto ao alentejo, algarve. agora para montar vem ? depois para manutenção fazem um mapa e passam a correr e preenchem o documento, e quando avariar ? vem do porto ? quanto tempo demoram ? quanro custa ?
qual a garántia que daqui a 10 anos, existam ?
é que das marcas apresentadas, ou vulcano que todos conhece-mos, ou solargus que a muitos anos dessenvolvem a energia solar
eu vou comprara um painel para futuro, e o dinheiro que vou pagar e para dividir por menos por 20 anos, qual a grantia que o posso fazer, e que depois vou ter assistencia
os sistemas vulcano, solargus, são instalados e assistidos por agentes regionais, criados pelas empresas.
quem instala e da assistencia a norquente, open plus e outras, sem do porto ao alentejo, algarve. agora para montar vem ? depois para manutenção fazem um mapa e passam a correr e preenchem o documento, e quando avariar ? vem do porto ? quanto tempo demoram ? quanro custa ?
é que das marcas apresentadas, ou vulcano que todos conhece-mos, ou solargus que a muitos anos dessenvolvem a energia solar
eu vou comprara um painel para futuro, e o dinheiro que vou pagar e para dividir por menos por 20 anos, qual a grantia que o posso fazer, e que depois vou ter assistencia
-
D'eu
- Membro Silver

quanto há assistência técnica o problema é fácil resolver durante os seis anos (mesmo nas marcas mais desconhecidas). isto porque, há um prazo estipulado (48 ou 72h já não tenho a certeza ...) para ser dada resposta ao pedido de assistência técnica.
a assistência técnica não é pedida ao instalar ... pelo que percebi há um número para o qual contactamos no caso de necessitarmos de assistência técnica ... esse centro centraliza os pedidos e distribui as tarefas.
após os seis anos a coisa complicasse ... há aqui sistemas cujas marcas eu nunca ouvi falar ... se vai haver peças para substituição não sei .... neste aspecto, penso que a vulcano dá mais garantias. isto porque, quando os seis anos do contracto terminarem sempre podemos facilmente prolonga-los directamente com a marca.
chamo atenção também às novas marcas que entraram no programa ... sinceramente, eu não alterava a minha opção contudo, penso que as outras duas marcas (retiro a energie por não considerar aquilo painel solar termico) possuem materiais de boa qualidade. para aqueles que acham o sistema da vulcano caro, acho que também deve ser uma hipótese a considerar.
a assistência técnica não é pedida ao instalar ... pelo que percebi há um número para o qual contactamos no caso de necessitarmos de assistência técnica ... esse centro centraliza os pedidos e distribui as tarefas.
após os seis anos a coisa complicasse ... há aqui sistemas cujas marcas eu nunca ouvi falar ... se vai haver peças para substituição não sei .... neste aspecto, penso que a vulcano dá mais garantias. isto porque, quando os seis anos do contracto terminarem sempre podemos facilmente prolonga-los directamente com a marca.
chamo atenção também às novas marcas que entraram no programa ... sinceramente, eu não alterava a minha opção contudo, penso que as outras duas marcas (retiro a energie por não considerar aquilo painel solar termico) possuem materiais de boa qualidade. para aqueles que acham o sistema da vulcano caro, acho que também deve ser uma hipótese a considerar.
-
Magma

os painéis até podem durar 20 anos, mas será que daqui a 10 anos não estarão completamente obsoletos?
por vezes as diferenças entre as marcas também está forma como fazem o seu marketing. basta visitar algumas páginas dos fornecedores deste programa para verificar que as marcas mais baratas têm mais dificuldades a este nível.
continuo a pensar que dar mais 650 euros por uma marca ou por ter mais garantias no futuro (sendo que o futuro é uma incógnita) é excessivo.
no entanto esta é apenas uma opinião, pois a minha decisão final ainda precisa de amadurecer muito.
talvez a partilha de pontos de vista seja vantajosa para todos.
por vezes as diferenças entre as marcas também está forma como fazem o seu marketing. basta visitar algumas páginas dos fornecedores deste programa para verificar que as marcas mais baratas têm mais dificuldades a este nível.
continuo a pensar que dar mais 650 euros por uma marca ou por ter mais garantias no futuro (sendo que o futuro é uma incógnita) é excessivo.
no entanto esta é apenas uma opinião, pois a minha decisão final ainda precisa de amadurecer muito.
talvez a partilha de pontos de vista seja vantajosa para todos.
-
2970713
- Membro

- Registado: terça abr 21, 2009 11:35 pm
alguém confirma que os painéis do sistema de cf da norquente são selectivos?sèrgio almeida Escreveu: informação da norquente
www.norquente.pt
tecnologia colectores
os actuais colectores solares norquente, são do tipo plano, selectivos, com soldadura do absorsor por ultra-sons.
colectores solares de alto rendimento, ideais para zonas de fraca radiação solar, e com as seguintes características principais:
acho estranho, porque toda a gente me informou que os painéis da norquente eram ultrapassados e normais (não selectivos).
-
Magma

também não ponho a minhas mãos no fogo, mas no documento facultado pela pme-link pode ler-se:
modelo n2 tipo plano com cobertura selectiva
área total 2,04 m2
dimensão 2015x1015x90 mm
material cobertura vidro temperado 4 mm espessura
nº canais absorsor 9
material absorsor cobre
transferência calor água + fluido anticongelante
caixa aço inox 3042 b
isolamento lã de rocha com folha alumínio
peso 53 kg
pressão ensaio 5 bar
pressão funcionamento 3 bar ?0 – 0,731
temperatura de estagnação 153 ºc
mais abaixo no mesmo documento:
vantagens do sistema solar norquente®
caixa exterior fechada em aço inox.
isolamento em lã mineral, porque o isolamento em poliuretano a partir dos 1000 está totalmente deteriorado.
absorsor em cobre selectivo com soldadura por ultra sons.
cobertura em vidro prismático.
áreas de captação superiores.
200 litros – 2 colectores +/- 4m2
300 litros – 3 colectores +/- 6m2
sou leigo na matéria, portanto também não posso avaliar se é de facto selectivo, mas essa palavra é referida nas características técnicas.
no entanto a vantagem centra-se essencialmente no preço.
se o sistema termossifão 300l da vulcano tivesse painéis selectivos, a minha opção já estaria tomada à muito, assim tenho a sensação de estar comprar fiat por mercedes ( sem querer melindrar os proprietarios de fiat ou vulcano)
e as outras marcas deste programa, alguém conhece, serão de qualidade?
modelo n2 tipo plano com cobertura selectiva
área total 2,04 m2
dimensão 2015x1015x90 mm
material cobertura vidro temperado 4 mm espessura
nº canais absorsor 9
material absorsor cobre
transferência calor água + fluido anticongelante
caixa aço inox 3042 b
isolamento lã de rocha com folha alumínio
peso 53 kg
pressão ensaio 5 bar
pressão funcionamento 3 bar ?0 – 0,731
temperatura de estagnação 153 ºc
mais abaixo no mesmo documento:
vantagens do sistema solar norquente®
caixa exterior fechada em aço inox.
isolamento em lã mineral, porque o isolamento em poliuretano a partir dos 1000 está totalmente deteriorado.
absorsor em cobre selectivo com soldadura por ultra sons.
cobertura em vidro prismático.
áreas de captação superiores.
200 litros – 2 colectores +/- 4m2
300 litros – 3 colectores +/- 6m2
sou leigo na matéria, portanto também não posso avaliar se é de facto selectivo, mas essa palavra é referida nas características técnicas.
no entanto a vantagem centra-se essencialmente no preço.
se o sistema termossifão 300l da vulcano tivesse painéis selectivos, a minha opção já estaria tomada à muito, assim tenho a sensação de estar comprar fiat por mercedes ( sem querer melindrar os proprietarios de fiat ou vulcano)
e as outras marcas deste programa, alguém conhece, serão de qualidade?
-
Pedro Dias
- Membro Dedicado

- Registado: terça out 14, 2008 9:33 am
esta para mim é nova... estamos a falar de que tipo de microprodução - fotovoltaica?d'eu Escreveu: só ainda quero saber como é que o estado vai resolver o problema das microproduções de energia. acho que li em qualquer lado que para estas poderem vender a energia à rede necessitavam de ter 2m2 de painéis solares térmicos no mínimo ... aguardemos pelos proximos episódios
e como podem pedir exigir a instalação de térmicos para quem quiser vender? parece-me difícil do ponto de vista da lei da concorrência.
pedro
-
Magma

de facto parece que nos projectos de microgeração fotovoltaica é obrigatório incluir painéis solares térmicos (2m2).
não sei se há alguma excepção para os painéis termodinâmicos.
não sei se há alguma excepção para os painéis termodinâmicos.
-
Magma

no documento fornecido pela pme-link pode ler-se acerca da energie:
com simples painéis solares de alto rendimento e sem vidro, funcionam por meio de um fluído ecológico (frigorigénio), captando
imediatamente a radiação solar, tanto directa como difusa, bem como o calor do meio envolvente por convecção natural. aumentando ainda
o nível da energia captada o que permite que o sistema solar energie funcione com:
* sol
* céu nublado
* chuva
* noite
o alto rendimento do sistema permite ainda uma redução da área útil de painéis em relação aos sistemas tradicionais.
mais baixo no mesmo documento:
bloco termodinâmico
potência absorvida 390 – 550 w
potência fornecida 1690 – 2900 w
fluído frigorigéneo (pré-carregado de fábrica) r134a (585 gr)
alimentação 230 v / 50 hz
painel solar termodinâmico
vantagens do sistema solar energie®
um dos aspectos inovadores reside no facto de pelo painel solar passa um fluído ecológico á temperatura de -20c, permitindo maior
captação da energia solar e maior absorção da energia ambiente ou seja, do sol, da chuva e do vento.
se o painel consumir apenas os 390 a 550w anunciados e dispensar um sistema de apoio no inverno que funcione a gás ou outra fonte energética, será uma opção a considerar.
ainda não fiz as contas, mas no inverno posso gastar 100 a 150 euros em gás para aquecer a água, se este valor chegar para pagar o consumo de energia eléctrica deste sistema (durante um ano) e se não for necessário de facto o sistema de apoio, então é uma hipótese a considerar.
com simples painéis solares de alto rendimento e sem vidro, funcionam por meio de um fluído ecológico (frigorigénio), captando
imediatamente a radiação solar, tanto directa como difusa, bem como o calor do meio envolvente por convecção natural. aumentando ainda
o nível da energia captada o que permite que o sistema solar energie funcione com:
* sol
* céu nublado
* chuva
* noite
o alto rendimento do sistema permite ainda uma redução da área útil de painéis em relação aos sistemas tradicionais.
bloco termodinâmico
um dos aspectos inovadores reside no facto de pelo painel solar passa um fluído ecológico á temperatura de -20c, permitindo maior
captação da energia solar e maior absorção da energia ambiente ou seja, do sol, da chuva e do vento.
se o painel consumir apenas os 390 a 550w anunciados e dispensar um sistema de apoio no inverno que funcione a gás ou outra fonte energética, será uma opção a considerar.
ainda não fiz as contas, mas no inverno posso gastar 100 a 150 euros em gás para aquecer a água, se este valor chegar para pagar o consumo de energia eléctrica deste sistema (durante um ano) e se não for necessário de facto o sistema de apoio, então é uma hipótese a considerar.
-
D'eu
- Membro Silver

pelo que tenho lido não necessitas de ter paineis solares termicos se quiseres instalar paineis fotovoltaicos / aerogeradores ... mas se pretenderes vender à rede alguma parte da energia produzida por esses equipamentos tens de possuir paineis solares termicos. é um pré-requesito.pedro dias Escreveu: esta para mim é nova... estamos a falar de que tipo de microprodução - fotovoltaica?
e como podem pedir exigir a instalação de térmicos para quem quiser vender? parece-me difícil do ponto de vista da lei da concorrência.
pedroesta para mim é nova... estamos a falar de que tipo de microprodução - fotovoltaica?d'eu Escreveu: só ainda quero saber como é que o estado vai resolver o problema das microproduções de energia. acho que li em qualquer lado que para estas poderem vender a energia à rede necessitavam de ter 2m2 de painéis solares térmicos no mínimo ... aguardemos pelos proximos episódios
pedro
se esses consumos fossem verdadeiros ... era muito bom. mas o que se pode constatar é que são muito variáveis e que cada caso é um caso. ou seja, o painel tem um consumo na tua casa mas na minha a uns km de distancia a coisa já não é idêntica.magma Escreveu:no documento fornecido pela pme-link pode ler-se acerca da energie:
* sol
* céu nublado
* chuva
* noite
bloco termodinâmico
penso ser uma boa opção para pessoas que vivem em apartamentos. já que o painel não tem de ficar propriamente no telhado e pode ficar na vertical sem grande perda de capacidade. é tudo um caso de reflexão, possibilidades e, para alguns, (para os radicalistas) de filosofia.
-
Sèrgio Almeida
- Membro

boaspedro dias Escreveu:esta para mim é nova... estamos a falar de que tipo de microprodução - fotovoltaica?d'eu Escreveu: só ainda quero saber como é que o estado vai resolver o problema das microproduções de energia. acho que li em qualquer lado que para estas poderem vender a energia à rede necessitavam de ter 2m2 de painéis solares térmicos no mínimo ... aguardemos pelos proximos episódios
pedro
para ser um micro-produtor de energia "microgeração",max. produção 3.68kw no regime bonificado é obrigatório 2m2 de colector solar térmico no mínimo.
não sei se os paineis termodinâmicos da energie são aceites.
Atentamente
Sérgio Almeida
Sérgio Almeida
-
Sèrgio Almeida
- Membro

boasdpm Escreveu:boa noite
como a vulcano tem os seus instaladores regionais, qual uma das outras marcas estão interessadas em instaladores
que possam fazer as instalações na sua área de residência. quanto à assistência depois dos 6 anos depende se os instaladores ou marcas aguentaram a crise .
Atentamente
Sérgio Almeida
Sérgio Almeida
-
Magma

em conversa com um vendedor da baxi-roca sobre a promoção desta marca, que tinha preços equivalentes aos do programa do governo, durante a feira de março, este falou que a torneira termostática misturadora, o modulo solar para integração do sistema de apoio e a resistência eléctrica eram pagas à parte.
neste extras poderíamos acrescentar à volta de 400 euros.
no programa do de apoio do governo, todas as marcas parecem incluir o modulo solar/torneira misturadora termostática. no que disz respeito ao apoio electrico, é possível ler nas informações da pme-link que a norquente, rigsun e solargus têm uma resistência. as restantes marcas também têm ?
ligar a resistência eléctrica, através de um temporizador, durante a madrugada, aproveitando a energia mais barata do horário de vazio, pode ser uma opção mais barata do que um outro apoio com outra fonte de energia, por isso temos que ter atenção também a este pormenor.
neste extras poderíamos acrescentar à volta de 400 euros.
no programa do de apoio do governo, todas as marcas parecem incluir o modulo solar/torneira misturadora termostática. no que disz respeito ao apoio electrico, é possível ler nas informações da pme-link que a norquente, rigsun e solargus têm uma resistência. as restantes marcas também têm ?
ligar a resistência eléctrica, através de um temporizador, durante a madrugada, aproveitando a energia mais barata do horário de vazio, pode ser uma opção mais barata do que um outro apoio com outra fonte de energia, por isso temos que ter atenção também a este pormenor.
-
Interrogação
- Membro Dedicado

- Registado: sexta mai 01, 2009 6:16 pm
pelo que li, na baxi também não estão incluídos os 6 anos de manutenção... e são mito mais restritivos quanto à instalação (basicamente é tudo extra... abrir roços para os tubos, mais de 5 metros de tuvo, etc...)
-
Sèrgio Almeida
- Membro

boasinterrogação Escreveu:pelo que li, na baxi também não estão incluídos os 6 anos de manutenção... e são mito mais restritivos quanto à instalação (basicamente é tudo extra... abrir roços para os tubos, mais de 5 metros de tuvo, etc...)
o programa do estado também não inclui a abertura de roços.
a instalação depende de cada caso, em casos normais fica tudo incluído "programa do estado"
Atentamente
Sérgio Almeida
Sérgio Almeida
-
D'eu
- Membro Silver

pelo papel que me entregaram no banco o que está incluido no programa do governo é unicamente pequenos trabalhos de adaptação do sistema à estrutura existente. isso inclui calhas de protecção (pelo menos foiu op que o instalar me disse) .. ... ...sèrgio almeida Escreveu:boasinterrogação Escreveu:pelo que li, na baxi também não estão incluídos os 6 anos de manutenção... e são mito mais restritivos quanto à instalação (basicamente é tudo extra... abrir roços para os tubos, mais de 5 metros de tuvo, etc...)
o programa do estado também não inclui a abertura de roços.
a instalação depende de cada caso, em casos normais fica tudo incluído "programa do estado"
no programa da gasokol (que diz ser similar ao apoio do estado) pelo menos no orçamento que eu pedi não estava incluido:
- abertura de furos para passagem da tubagem;
- calhas;
- manutenção era só de um ano.
e se pensarmos bem, 6 anos de manutenção é dinheiro. a vulcano cobra 120€ por ano pelo seu contrato de manutenção para um sistema de circulação forçado. se formos a ver isso ao final de 6 anos ainda dá um rico dinheirinho ... ... ...