angulos de radiação solar
-
Autor do tópico - Novo membro
- Registado: quarta jan 14, 2009 5:57 pm
angulos de radiação solar
boas tardes!
tenho como projecto realizar um seguidor solar para implementação em placas em telhados.
para projectar este seguidor tenho que saber entre que graus tenho que fazer a orientação em relação aos dias/meses de inverno e de verão.
sabem dizer-me onde encontrar essa informação?
tenho como projecto realizar um seguidor solar para implementação em placas em telhados.
para projectar este seguidor tenho que saber entre que graus tenho que fazer a orientação em relação aos dias/meses de inverno e de verão.
-
- Membro Silver
- Registado: terça jan 20, 2009 1:33 pm
Re: angulos de radiação solar
boas. manda mais alguns dados... em que zona é para instalar?
abraço
abraço
-
Autor do tópico - Novo membro
- Registado: quarta jan 14, 2009 5:57 pm
obrigado jbaptista pela resposta!
a situação de angulos esta resolvida. tenho agora outros dilemas quanto aos suportes que devo usar e de como devo
fazer o mecanismo de rotação biaxial!
tenho procurado um pouco por todo lado mas nao existe nada feito para telhados
pelo menos que tenha encontrado até agora.
desta feita alguma sugestão seria bem vinda!
um muito obrigado
abraço
a situação de angulos esta resolvida. tenho agora outros dilemas quanto aos suportes que devo usar e de como devo
fazer o mecanismo de rotação biaxial!
tenho procurado um pouco por todo lado mas nao existe nada feito para telhados
pelo menos que tenha encontrado até agora.
desta feita alguma sugestão seria bem vinda!
um muito obrigado
abraço
-
- Membro
- Registado: quarta jun 04, 2008 12:14 am
bom dia já fiz uma coisa semelhate, um seguidor solar.
no meu projecto exitem duas opcçoes no codigo implentado que controla a orientaçao do modulos no meu caso fotovoltaico, a primeira reside num algoritmo que consoante a data e hora, orienta os módulos para o sol, a segunda opção é um modo de funcionamento automático que por meio de leitura da potencia produzida orienta o modulo para a direcção de maior potencia, no meu site pessoal tenho lá os detalhes da construção deste projecto o qual intitulei de girassol.
para o seu seu caso ou seja instalação em telhados tenho uma quantas ideias mas ainda nada executado nem testado. acho que no caso de instalaçao em telhados iria optar por utilizar actuadors lineares mas o seguimento do sol iria ser sempre parcial pois seria difícil acompanhar o movimento total, ou seja desde que o sol nasce até que se poe.
um bom programa para calcular a posiçao do sol num dado dia e hora para uma dada localização é o cybersky, mas online também se encontra, calculadores mais especificos, em que utilizador insere as coordenadas da sua localizaçao, e este diz os angulos de posição do sol.
o meu site é onde tenho informação sobre o assunto é
cumprimentos
no meu projecto exitem duas opcçoes no codigo implentado que controla a orientaçao do modulos no meu caso fotovoltaico, a primeira reside num algoritmo que consoante a data e hora, orienta os módulos para o sol, a segunda opção é um modo de funcionamento automático que por meio de leitura da potencia produzida orienta o modulo para a direcção de maior potencia, no meu site pessoal tenho lá os detalhes da construção deste projecto o qual intitulei de girassol.
para o seu seu caso ou seja instalação em telhados tenho uma quantas ideias mas ainda nada executado nem testado. acho que no caso de instalaçao em telhados iria optar por utilizar actuadors lineares mas o seguimento do sol iria ser sempre parcial pois seria difícil acompanhar o movimento total, ou seja desde que o sol nasce até que se poe.
um bom programa para calcular a posiçao do sol num dado dia e hora para uma dada localização é o cybersky, mas online também se encontra, calculadores mais especificos, em que utilizador insere as coordenadas da sua localizaçao, e este diz os angulos de posição do sol.
o meu site é onde tenho informação sobre o assunto é
, mas esta secção sobre o seguidor solar ainda está em desenvolvimento, bem como todas as outras secções lololol.retirado por ter conteudo comercial!
cumprimentos
Lingtronic
Ivanling
Ivanling
-
- Membro Dedicado
- Registado: segunda abr 13, 2009 12:08 am
olá vespas,vespas Escreveu:boas tardes!
tenho tido a mesma dúvida, quanto à inclinação ideal de painéis solares.
umas contas rapidas de trigonometria (com distancias ao sol, raios da terra, etc..) deram-me qualquer coisa como 30º aprox no inverno (em portugal) mas não tenho a certeza se está correcto.
uma vez que o vespas já tem essa informação, podia-me por favor confirmar se isto está correcto, ou alternativamente indicar-me onde posso adquirir essa informação?
obrigado
antonio.l.
-
- Membro
quanto ao estudo que fiz para o meu projecto de módulos solares auto orientáveis, obtive os ângulos e horas que estão representado no seguinte quadro, convém notar que estes dados são validos para minha localização, latitude e longitude, podem considerar a minha localização na cidade de tomar no centro do pais, e a tabela foi construída para os dias dos equinócios e solsticial.
tabela 1: data e ângulos máximos e mínimos (estimados pelo programa cybersky)
data nascente sul poente
hora altitude azimute hora altitude azimute hora altitude azimute
22-12-2008 7.51.36 0 119º 52’ 12:35:19 28º 22’ 0º 5:19:02 0 240º 07’
21-03-2009 6:38:38 0 88º 57’ 12:43:39 52º 05’ 0º 18:49:29 0 271º 19’
21-06-2009 5:11:59 0 58º 34’ 12:38:21 75º 16’ 0º 20:04:42 0 301º 25’
23-09-2009 6:25:09 0 89º 31’ 12:28:51 51º 27’ 0º 18:31:55 0 270º 13’
acho que para obter a melhor orientação, para a instalação de um modulo fixo será apontado para sul e com um ângulo 51º visto ser o ângulo médio ou seja a elevação que o sol atinge nos dias dos equinócios.
espero ter respondido as duvidas.
cumprimentos lingtronic.com
tabela 1: data e ângulos máximos e mínimos (estimados pelo programa cybersky)
data nascente sul poente
hora altitude azimute hora altitude azimute hora altitude azimute
22-12-2008 7.51.36 0 119º 52’ 12:35:19 28º 22’ 0º 5:19:02 0 240º 07’
21-03-2009 6:38:38 0 88º 57’ 12:43:39 52º 05’ 0º 18:49:29 0 271º 19’
21-06-2009 5:11:59 0 58º 34’ 12:38:21 75º 16’ 0º 20:04:42 0 301º 25’
23-09-2009 6:25:09 0 89º 31’ 12:28:51 51º 27’ 0º 18:31:55 0 270º 13’
acho que para obter a melhor orientação, para a instalação de um modulo fixo será apontado para sul e com um ângulo 51º visto ser o ângulo médio ou seja a elevação que o sol atinge nos dias dos equinócios.
espero ter respondido as duvidas.
cumprimentos lingtronic.com
Lingtronic
Ivanling
Ivanling
-
- Membro Dedicado
obrigado pelas respostas!
esses valores batem certo com as minhas contas
quanto ao seu projecto (sem citar nomes nem fazer publicidade), isso foi feito para consumo interno (portugal) ou foi um projecto para exportação?
será que podia fazer uma breve descrição da sua estrutura, equipamento electronico envolvido e tipo de linguagem de programacao utilizada?
obrigado,
antonio.l
esses valores batem certo com as minhas contas
quanto ao seu projecto (sem citar nomes nem fazer publicidade), isso foi feito para consumo interno (portugal) ou foi um projecto para exportação?
será que podia fazer uma breve descrição da sua estrutura, equipamento electronico envolvido e tipo de linguagem de programacao utilizada?
obrigado,
antonio.l
-
- Membro
bom dia,
de nada pelas respostas, e agrada-me saber que há pessoas interessadas em saber mais.
bem este projecto foi desenvolvido no âmbito de um projecto de fim de curso, o curso em questão era engenharia electrotécnica no ipt de portugal.
bem para responder brevemente as sua questões o projecto foi sugerido por um professor que estuda os seguidores solares e suas relações custo/beneficio já a alguns anos, posteriormente mostraram-se interessados no projecto um par de empresas de alguma dimensão uma dela multinacional (interessadas não em comprar mas em saber mais e continuar a desenvolver).
bem quanto aos aspectos técnicos, foram estudados a partir do pressuposto, que se queria estudar a viabilidade de um seguidor solar ou seja monitorizar a produção em seguidor e parado,
a estrutura foi de simples construção em tudo de ferro soldado, pensada com o intuito de ser portatil, resistente aos ventos e adaptável a módulos de diferentes tamanho, para os movimento utilizamos dois motores de passo, para o controlo do sistema um microcontrolador pic18f458 programado com o software mplab ide v8 e o código escrito em c. de modo a fazer a monitorização da produção utilizamos modulo de comunicação wireless xbee da maxtrem que assentam no protocolo de comunicação, ieee 802.15.4.

mais informações sobre o projecto podem ser encontradas na minha pagina pessoal.
cumprimentos
de nada pelas respostas, e agrada-me saber que há pessoas interessadas em saber mais.
bem este projecto foi desenvolvido no âmbito de um projecto de fim de curso, o curso em questão era engenharia electrotécnica no ipt de portugal.
bem para responder brevemente as sua questões o projecto foi sugerido por um professor que estuda os seguidores solares e suas relações custo/beneficio já a alguns anos, posteriormente mostraram-se interessados no projecto um par de empresas de alguma dimensão uma dela multinacional (interessadas não em comprar mas em saber mais e continuar a desenvolver).
bem quanto aos aspectos técnicos, foram estudados a partir do pressuposto, que se queria estudar a viabilidade de um seguidor solar ou seja monitorizar a produção em seguidor e parado,
a estrutura foi de simples construção em tudo de ferro soldado, pensada com o intuito de ser portatil, resistente aos ventos e adaptável a módulos de diferentes tamanho, para os movimento utilizamos dois motores de passo, para o controlo do sistema um microcontrolador pic18f458 programado com o software mplab ide v8 e o código escrito em c. de modo a fazer a monitorização da produção utilizamos modulo de comunicação wireless xbee da maxtrem que assentam no protocolo de comunicação, ieee 802.15.4.

mais informações sobre o projecto podem ser encontradas na minha pagina pessoal.
cumprimentos
Lingtronic
Ivanling
Ivanling
-
- Membro Platinium
- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
belo projecto, boa continuação.
tenho uma dúvida, não tiveram problemas para que ao fim do dia o painel volte para nascente, ou só volta pela manha, ou como funciona nesse caso.
tenho uma dúvida, não tiveram problemas para que ao fim do dia o painel volte para nascente, ou só volta pela manha, ou como funciona nesse caso.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
-
- Membro
o controlo tem vários modos de funcionamento, pode funcionar controlado pelo um algoritmo que o posiciona tendo em conta a posição do sol para cada dia a cada hora e em cada minuto, de x em x tempo ajustável. e pode funcionar procurando o próprio modulo a potencia máxima também de x em x tempo.(tem tambem a opçao de que de x em x mundancao de ppossição que podem ser de x em x minutos procure a maxima potencia) ao fim do dia no fim do por do sol este regressa a possiçao de nacer do sol, voltando para traz de modo a nao enrrolar os cabos, de amanha volta a arrancar ficando em stand by durante a noite, posso dizer do que estudei que obtive um aumento de rendimento da ordem do 30%.
Lingtronic
Ivanling
Ivanling
-
- Membro Dedicado
caro ivanling,
antes de mais, quero dar-lhe os meus parabéns pela iniciativa.
acho o projecto interessantíssimo, e com muito conteúdo técnico e científico.
no entanto, e mais uma vez sem desvalorizar o projecto, sou tentado a fazer uma pergunta:
qual é o ganho de rendimento no caso de se utilizarem apenas reflectores solares para reencaminharem a luz do sol para os paineis, e como é que se pode comparar ao sistema de rotatividade do painel? por outras palavras, quanto é que se ganha com o sistema rotativo em comparação com uma estrutura de reflectores simples?
cumprimentos,
antonio.l.
antes de mais, quero dar-lhe os meus parabéns pela iniciativa.
acho o projecto interessantíssimo, e com muito conteúdo técnico e científico.
no entanto, e mais uma vez sem desvalorizar o projecto, sou tentado a fazer uma pergunta:
qual é o ganho de rendimento no caso de se utilizarem apenas reflectores solares para reencaminharem a luz do sol para os paineis, e como é que se pode comparar ao sistema de rotatividade do painel? por outras palavras, quanto é que se ganha com o sistema rotativo em comparação com uma estrutura de reflectores simples?
cumprimentos,
antonio.l.
-
- Membro
antes de mais obrigado sr. antónio.
gostaria de poder responder a sua pergunta, mas os únicos testes e comparações que realizei foi com um modulo seguidor e outro estático orientado a sul e com 40º de inclinação.
mas já tinha pensado em fazer esse teste, mas ainda não consegui reunir as condições necessárias, mas pensando nisso agora, acho que um dos problemas é que para utilizar os reflectores a potencia instalada por m2 iria diminuir em relação aos sistemas seguidores solares (ou seja o espaço ocupado).
se se refere aos reflectores tipo concentrador solar ou seja aumentar a radiação permanente no modulo também irá fazer com que o painel aqueça demasiado e perca rendimento.
na minha opinião os seguidores são os mais vantajosos mas só irei ficar descansado e ter a certeza quando realmente testar isto que digo.
uma das conclusões que já cheguei é que é menos dispendioso em termos energéticos movimentar os módulos.
gostaria de poder responder a sua pergunta, mas os únicos testes e comparações que realizei foi com um modulo seguidor e outro estático orientado a sul e com 40º de inclinação.
mas já tinha pensado em fazer esse teste, mas ainda não consegui reunir as condições necessárias, mas pensando nisso agora, acho que um dos problemas é que para utilizar os reflectores a potencia instalada por m2 iria diminuir em relação aos sistemas seguidores solares (ou seja o espaço ocupado).
se se refere aos reflectores tipo concentrador solar ou seja aumentar a radiação permanente no modulo também irá fazer com que o painel aqueça demasiado e perca rendimento.
na minha opinião os seguidores são os mais vantajosos mas só irei ficar descansado e ter a certeza quando realmente testar isto que digo.
uma das conclusões que já cheguei é que é menos dispendioso em termos energéticos movimentar os módulos.
Lingtronic
Ivanling
Ivanling