Baterias
-
diogomoura03
Autor do tópico - Membro

- Registado: segunda abr 27, 2009 9:23 pm
Baterias
boas,
eu estou a desenvolver um projecto na escola e estamos a alterar uma scooter convencinal para uma e-scooter
já temos o motor, controlador, acelerador. só nos falta as baterias e gostava de vos perguntar quais é que me aconselham.
como somos todos estudantes não temos grandes possibilidades de comprar "bom" material, por isso alguma coisa já é mais que optimo. no entanto se alguem quiser patrocinar nós estamos sempre abertos a todo o tipo de ajuda.
conhecimento já é uma grande ajuda, por isso deixo aqui o meu apelo.
obrigado,
diogo moura
eu estou a desenvolver um projecto na escola e estamos a alterar uma scooter convencinal para uma e-scooter
já temos o motor, controlador, acelerador. só nos falta as baterias e gostava de vos perguntar quais é que me aconselham.
como somos todos estudantes não temos grandes possibilidades de comprar "bom" material, por isso alguma coisa já é mais que optimo. no entanto se alguem quiser patrocinar nós estamos sempre abertos a todo o tipo de ajuda.
conhecimento já é uma grande ajuda, por isso deixo aqui o meu apelo.
obrigado,
diogo moura
-
tavares
- Membro Gold

- Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm
Re: Baterias
olá,
para podermos ajudar tens que nos dizer as caracteristicas do motor e controlador , voltagem , potencia , etc.
as baterias de gel-chumbo são as mais baratas dentro das utilizáveis para uma e-scooter.
na minha tenho 4 baterias de 12v em serie ( 48v ) , 18 ah para alimentar um motor de 450-500w e já garante uma autonomia razoável +- 40km. custaram-me novas 45 euros cada uma.
para podermos ajudar tens que nos dizer as caracteristicas do motor e controlador , voltagem , potencia , etc.
as baterias de gel-chumbo são as mais baratas dentro das utilizáveis para uma e-scooter.
na minha tenho 4 baterias de 12v em serie ( 48v ) , 18 ah para alimentar um motor de 450-500w e já garante uma autonomia razoável +- 40km. custaram-me novas 45 euros cada uma.
-
Zerocool
- Membro Silver

- Registado: quinta jul 06, 2006 2:21 am
sem duvida que para um projecto "low-cost", as de gel-chumbo chegam perfeitamente.
se quiserem usar lithium, e manter o baixo preço(o que ia resultar numa baixa autonomia), podem falar com o user jmal.
se colocares aqui as especificações, a autonomia esperada, e os € que pensam gastar , podemos ajudar mais.
se quiserem usar lithium, e manter o baixo preço(o que ia resultar numa baixa autonomia), podem falar com o user jmal.
se colocares aqui as especificações, a autonomia esperada, e os € que pensam gastar , podemos ajudar mais.
Diario de bordo da Chopper
E-Chopper(White): :badgrin:
Motor: Hub 1,2KW c\ DELTA/WYE
Controller by e-crazyman
Twist Grip by Crystalyte
Battery by A123(26650A) and SONY KONION(US18650V)
Controller by e-crazyman
Twist Grip by Crystalyte
-
diogomoura03
Autor do tópico - Membro

ora, o nosso motor tem 1200w de potencia, 60volts.
a niveis de €, é o minimo possivel mesmo porque como somos todos alunos temos o orçamento muito muito reduzido.
autonomia, não queremos nada de mais, apenas para concretizar-mos o projecto. se der apenas 1 hora já é optimo.
a niveis de €, é o minimo possivel mesmo porque como somos todos alunos temos o orçamento muito muito reduzido.
autonomia, não queremos nada de mais, apenas para concretizar-mos o projecto. se der apenas 1 hora já é optimo.
-
jmal
- Membro Platinium

- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
zerocool Escreveu:sem duvida que para um projecto "low-cost", as de gel-chumbo chegam perfeitamente.
exactamente, quando quiserem começar a partir transmissões falem comigo.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
-
Zerocool
- Membro Silver

precisam de baterias de pelo menos 20ah, e de 5 baterias de 12v....diogomoura03 Escreveu:ora, o nosso motor tem 1200w de potencia, 60volts.
para gastarem o menos possivel -> baterias de gel-chumbo.
como sabes as scooters não sao como os telemoveis, não é pelo tempo que duram, mas sim pelo uso(arranques, velocidades...), teoricamente podem ter um valor medio de autonomia, mas como uso é que tem valores mais concretos.
Controller by e-crazyman
Twist Grip by Crystalyte
Controller by e-crazyman
Twist Grip by Crystalyte
-
diogomoura03
Autor do tópico - Membro

zerocool Escreveu:precisam de baterias de pelo menos 20ah, e de 5 baterias de 12v....diogomoura03 Escreveu:ora, o nosso motor tem 1200w de potencia, 60volts.
como sabes as scooters não sao como os telemoveis, não é pelo tempo que duram, mas sim pelo uso(arranques, velocidades...), teoricamente podem ter um valor medio de autonomia, mas como uso é que tem valores mais concretos.
pois, eu compreendo. já agora, não sabe de nenhum modelo / marca especifica ? ou entao um site para venda
cumprimentos
-
Zerocool
- Membro Silver

não sei onde vives, mas na tua zona deve haver lojas de componentes electricos, que normalmente tem baterias...diogomoura03 Escreveu:zerocool Escreveu:precisam de baterias de pelo menos 20ah, e de 5 baterias de 12v....diogomoura03 Escreveu:ora, o nosso motor tem 1200w de potencia, 60volts.
pois, eu compreendo. já agora, não sabe de nenhum modelo / marca especifica ? ou entao um site para venda
cumprimentos
Controller by e-crazyman
Twist Grip by Crystalyte
Controller by e-crazyman
Twist Grip by Crystalyte
-
diogomoura03
Autor do tópico - Membro

vivo no centro do porto.
ou seja, "qualquer" loja de componentes electricos terá baterias certo?
já agora, aproveito para deixar o url do blog que o meu grupo está a tentar manter actualizado com fotos relevantes daquilo que estamos a fazer:
hxxp://motaelectrica.blogspot.com
ou seja, "qualquer" loja de componentes electricos terá baterias certo?
já agora, aproveito para deixar o url do blog que o meu grupo está a tentar manter actualizado com fotos relevantes daquilo que estamos a fazer:
hxxp://motaelectrica.blogspot.com
Última edição por diogomoura03 em terça abr 28, 2009 7:34 pm, editado 1 vez no total.
-
tavares
- Membro Gold

- Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm
normalmente estas baterias utilizam-se em ups´s e centrais de alarme portanto qualquer loja de material de electronica as tem.
eu poderia dizer-te onde comprei as minhas mas não sei se violo as regras.
-
jmal
- Membro Platinium

- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
convem que sejam baterias de ciclo profundo (deep cycle), senão o prazer de andar de veículo eléctrico vai ser curto.zerocool Escreveu:não sei onde vives, mas na tua zona deve haver lojas de componentes electricos, que normalmente tem baterias...diogomoura03 Escreveu:zerocool Escreveu: precisam de baterias de pelo menos 20ah, e de 5 baterias de 12v....
cumprimentos
Cumps Inovadores
-
diogomoura03
Autor do tópico - Membro

tavares Escreveu:normalmente estas baterias utilizam-se em ups´s e centrais de alarme portanto qualquer loja de material de electronica as tem.
penso que por mp não violas regras :s
-
rocker_pt
- Membro Gold

- Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
as baterias devem ser do tipo "ciclo profundo" (deep cycle) ou seja que permitam descargas profundas e recarga ao máximo constantemente.
atenção que a colocação de baterias iguais às usadas nos motores de arranque carros, não permitem altas descargas. convém ver as correntes de descarga máximas admissíveis.
mas não sou eu um perito em baterias.
atenção que a colocação de baterias iguais às usadas nos motores de arranque carros, não permitem altas descargas. convém ver as correntes de descarga máximas admissíveis.
mas não sou eu um perito em baterias.
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!
Mais de 160.000km em VE!
-
diogomoura03
Autor do tópico - Membro

mais que eu pelo menos
-
Zerocool
- Membro Silver

faltava esse pequeno grande pormenor.jmal Escreveu:
convem que sejam baterias de ciclo profundo (deep cycle), senão o prazer de andar de veículo eléctrico vai ser curto.
Controller by e-crazyman
Twist Grip by Crystalyte
Controller by e-crazyman
Twist Grip by Crystalyte
-
Fallingup
- Novo membro

- Registado: sábado jul 25, 2009 10:02 pm
olá!
eu tb estou com o mesmo problema, tenho uma e-bike com4 baterias de acido 12v 12ah, e pretendia aumentar a sua autonomia substituindo as mesmas por uotras com mais capacidade.
desse modo, gostaria de saber se as baterias de "gel chumbo" indicadas acima são baterias " deep cycle" ?
que capacidades a nivel intensidade me aconselham?
e se possivel tambem onde posso comprar a preço rasoavel?
obrigado!
eu tb estou com o mesmo problema, tenho uma e-bike com4 baterias de acido 12v 12ah, e pretendia aumentar a sua autonomia substituindo as mesmas por uotras com mais capacidade.
desse modo, gostaria de saber se as baterias de "gel chumbo" indicadas acima são baterias " deep cycle" ?
obrigado!
-
serges
- Administrador

- Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
fallingup Escreveu:olá!
obrigado!
olá já devias era criar um diario de bordo!
fantástico já temos tantos eléctricos por cá!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
-
hjmrodrigues
- Membro Dedicado

- Registado: quinta set 25, 2008 3:55 pm
boas!
por experiencia própria verifiquei que a melhor relação custo/capacidade em baterias de chumbo de ciclo profundo, consegue-se nas baterias de 12v 18a/h. pesam cerca de 6 kg cada tem boa capacidade de descaga rápida e tambem podem ser carregadas em cerca de 4 horas (dependendo das marcas), o que é bom para baterias de chumbo.
em relação ao preço, se for bem negociado conseguem-se a partir de 40€ (preço para revenda ou grandes quantidades).
muita atenção ás marcas! se não conseguirem obter as curvas de descarga desconfiem. barato demais regra geral não significa bom negócio.
por experiencia própria verifiquei que a melhor relação custo/capacidade em baterias de chumbo de ciclo profundo, consegue-se nas baterias de 12v 18a/h. pesam cerca de 6 kg cada tem boa capacidade de descaga rápida e tambem podem ser carregadas em cerca de 4 horas (dependendo das marcas), o que é bom para baterias de chumbo.
em relação ao preço, se for bem negociado conseguem-se a partir de 40€ (preço para revenda ou grandes quantidades).
muita atenção ás marcas! se não conseguirem obter as curvas de descarga desconfiem. barato demais regra geral não significa bom negócio.
HR
-
edupatorod
- Patrocinador Master

- Registado: segunda jul 30, 2007 3:08 pm
caros amigos,
venho aqui postar uma experiencia sobre baterias.
no outro dia tive aqui um cliente que veio pedir uma celula nova ts de 40ah. diz que uma das dele da mota que tem pifou.
aqui fica a foto. a celula tem 0.1v e não aceita qualquer carga. se tentarmos puxar currente da celula a tensão é invertida pra valores negativos de tensão.
esta mota tinha pouco mais de 3000km e o cliente quando chegava a 1 subida quando tentava acelerar, a mota perdia força e começava a cortar.
esta durou 3000km, agora nada é garantido... pode durar 1000km 2000km ou 3000km ou mesmo 5000km mas vai acontecer a qq mota que n tenha sistema de gestão de baterias. a mota dele é uma igual a voltio/teycars...
de qq maneira eu avisei o cliente que eu podia-lhe vender uma celula, mas ia acontecer o mesmo. daqui a mais uns km's voltava-me a ligar-me a pedir mais cels...!!!!
eduardo
team bereco.pt
venho aqui postar uma experiencia sobre baterias.
no outro dia tive aqui um cliente que veio pedir uma celula nova ts de 40ah. diz que uma das dele da mota que tem pifou.
aqui fica a foto. a celula tem 0.1v e não aceita qualquer carga. se tentarmos puxar currente da celula a tensão é invertida pra valores negativos de tensão.
esta mota tinha pouco mais de 3000km e o cliente quando chegava a 1 subida quando tentava acelerar, a mota perdia força e começava a cortar.
esta durou 3000km, agora nada é garantido... pode durar 1000km 2000km ou 3000km ou mesmo 5000km mas vai acontecer a qq mota que n tenha sistema de gestão de baterias. a mota dele é uma igual a voltio/teycars...
de qq maneira eu avisei o cliente que eu podia-lhe vender uma celula, mas ia acontecer o mesmo. daqui a mais uns km's voltava-me a ligar-me a pedir mais cels...!!!!
eduardo
team bereco.pt
- Anexos
-
- bateria_inchada_2.jpg (53.46 KiB) Visto 4169 vezes
-
Prevaricador
- Membro

- Registado: quinta out 27, 2011 10:38 pm
Essa bateria não estará grávida?
Dentro de uns meses deve dar pilhas de 9Volts...
hehehhe
Agora a sério... podem indicar-me lojas onde comprar baterias deep cycle de 100 AH?
Procurei na internet mas só encontro baterias de algumas dezenas de AH...
Cumprimentos
Dentro de uns meses deve dar pilhas de 9Volts...
hehehhe
Agora a sério... podem indicar-me lojas onde comprar baterias deep cycle de 100 AH?
Procurei na internet mas só encontro baterias de algumas dezenas de AH...
Cumprimentos