Deposito em aço esmaltado vs cobre estanhado

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

Autor do tópico
pmsd
Novo membro
Novo membro
Registado: terça abr 21, 2009 12:18 am

Deposito em aço esmaltado vs cobre estanhado

Mensagem por pmsd »

boa noite,

qual a melhor opção a nível de depósitos?
em aço esmaltado(vulcano) ou cobre estanhado(norquente)?
outra dúvida, os meus pais tiveram um sistema da bp durante 17anos, o deposito acabou por furar. a minha duvida é se existe perigo do glicol se misturar com a agua potável?

obrigado
pedro

pseudominus
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo nov 30, 2008 11:05 pm

Re: Deposito em aço esmaltado vs cobre estanhado

Mensagem por pseudominus »

boas

se assim fôr eu preferia o esmaltado. embora um esmalte vidrado possa ter alguma toxicidade, um estanhado tem de certeza. a água em contacto com depósito vai arrastando residuos das paredes. se temos uma torneira onde retiramos água quente ou fria para beber, existe sempre o perigo de inserir pequenas particulas destes residuos, e no caso do estanho, o chumbo que entra nas ligas normais. o chumbo com o tempo afecta o cerebro e provoca doenças no mesmo.

talvez esteja a exagerar, muita gente não utiliza a água da rede porque não dá ou não quer, mas mesmo assim eu não arrisco.

cumprimentos

Magma
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta out 12, 2007 8:24 pm

Mensagem por Magma »

o raciocínio parece-me correcto no que diz respeito à toxicidade, no entanto, no caso remoto de haver dissolução de metais pesados, parece-me pouco provável alguém beber água quente da rede pública. há, contudo, outro perspectiva que não podemos esquecer, que é a duração do reservatório. aqui a vantagem vai inteiramente para o acumulador em cobre, que não oxida, contrariante ao aço esmaltado da vulcano.
no exterior, o reservatório da norquente também é melhor, pois é revestido a aço inoxidável, enquanto que no caso da vulcano é aço galvanizado pintado, mais susceptível de oxidar e mais sensível às radiações uv.
ao nível da construção tanto o reservatório como a caixa dos painéis solares da norquente parecem ter vantagem, dado que utilizam materiais mais duradouros e não oxidáveis, no entanto, no que diz respeito à eficiência a vantagem vai para a vulcano.
talvez esta desvantagem da norquente seja compensada pelo facto de ter um painel a mais, para além de outro factor fundamental, que é o preço.
Vamos lutar por um desenvolvimento sustentável

Autor do tópico
pmsd
Novo membro
Novo membro
Registado: terça abr 21, 2009 12:18 am

Mensagem por pmsd »

concordo que o aço inox no exterior é de facto melhor! agora no interior (não sei se será disparate a minha comparação) mas o esmalte não será parecido às das banheiras antigas? é que desde que não sejam picadas aquilo dura e dura........
quanto à questão do glicol, sabem me explicar se será possivel acontecer?

manuelcar
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

não haverá aqui alguma confusão?
depósito em cobre estanhado? porque razão alguém iria construir um depósito (cujo objectivo é ser económico, durável e conter água quente num ambiente mais frio) num material cujo custo é diversas vezes superior e ainda por cima revestido por um metal precioso, se no fim ele ainda vai ser melhor condutor com todos os problemas de isolamento e de má estratificação?
uma serpentina em cobre estanhado faz sentido, agora um depósito....
vamos lá ver isso melhor.
Porreiro, pá!

Magma
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta out 12, 2007 8:24 pm

Mensagem por Magma »

boas.

de facto, os sistemas da norquente e da solargus, tem depósitos cujo revestimento interno é de cobre estanhado.

segundo o documento distribuído pela pme-link a solargus alega que este revestimento é o mais adequável às oscilações térmicas.

o cobre é de facto um bom condutor, mas será que é este efeito é relevante, considerando que entre o revestimento interno e externo existe uma camada isoladora de poliuretano injectado?

quanto à estratificação, o efeito negativo pode ser de facto mais evidente, mas o aço também é um condutor de calor.
Vamos lutar por um desenvolvimento sustentável

alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm

Mensagem por alexjp4 »

manuelcar Escreveu:não haverá aqui alguma confusão?
depósito em cobre estanhado? porque razão alguém iria construir um depósito (cujo objectivo é ser económico, durável e conter água quente num ambiente mais frio) num material cujo custo é diversas vezes superior e ainda por cima revestido por um metal precioso, se no fim ele ainda vai ser melhor condutor com todos os problemas de isolamento e de má estratificação?
uma serpentina em cobre estanhado faz sentido, agora um depósito....
vamos lá ver isso melhor.

boas

não há confusão nenhuma! os depositos da norquente são em cobre e estanhados por dentro para maior duração do deposito.

camart
Membro
Membro
Registado: quarta jul 01, 2009 10:49 am

Mensagem por camart »

alexjp4 Escreveu:
manuelcar Escreveu:
não há confusão nenhuma! os depositos da norquente são em cobre e estanhados por dentro para maior duração do deposito.
já viram que o deposito do tsf da norquente não tem "ânodo de magnésio" para protecção, porque dizem eles não ser necessário por ser em cobre .

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”