trabalho numa empresa de mobiliario urbano, sugeri que se desenvolvessem uns pontos de abastecimento para veiculos electricos, ao qual me responderam para elaborar um conjunto de requisitos a incluir no projecto, e para os quais peço a vossa ajuda.
pontos que me parecem importantes:
1- forma de evitar roubo de electricidade, para que não seja preciso colocar cadeados e que cada veiculo possa abastecer sem problemas.(um máquina com moedas; um identificador electronico tipo viaverde ou de matricula)
2- standarização da ficha e da tomada de interface. (se se optar por uma forma diferente para evitar roubos)
3- corrente e tensão disponibilizada, (poderá ser seleccionável no momento)
4- extensão dos cabos (se não estiverm incluidos no veiculo)
assim de repente é do que me lembro, mas, a principal é o ponto nº 1
Quais os requisitos para um posto de carregamento?
-
sergiomms
Autor do tópico - Membro Gold

- Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
-
Volt
- Membro Platinium

- Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am
Re: Quais os requisitos para um posto de carregamento?
viva.sergiomms Escreveu:trabalho numa empresa de mobiliario urbano, sugeri que se desenvolvessem uns pontos de abastecimento para veiculos electricos, ao qual me responderam para elaborar um conjunto de requisitos a incluir no projecto, e para os quais peço a vossa ajuda.
pontos que me parecem importantes:
1- forma de evitar roubo de electricidade, para que não seja preciso colocar cadeados e que cada veiculo possa abastecer sem problemas.(um máquina com moedas; um identificador electronico tipo viaverde ou de matricula)
2- standarização da ficha e da tomada de interface. (se se optar por uma forma diferente para evitar roubos)
3- corrente e tensão disponibilizada, (poderá ser seleccionável no momento)
4- extensão dos cabos (se não estiverm incluidos no veiculo)
assim de repente é do que me lembro, mas, a principal é o ponto nº 1
na minha opiniao, creio que a melhor soluçao, seria ter um sistema que desbloqueasse a energia apos a passagem de um cartao multibanco, ou de um pre-pagamento em dinheiro. e acho que o indicado seria a tomada ter um bloqueador que prendesse a ficha do ve ao posto e desse a energia paga ateh ah reabertura desse bloqueio. estando desbloqueada e nao tendo "pagamento", nao devia passar energia para a tomada. nada mais simples.
quanto ah tensao e corrente, creio que os 220-230v e uns 9-10a seriam suficientes por tomada.
penso que a minha soluçao responde a todos os requisitos. excepto o 4º. acho que esse nao faz muito sentido... desde que o posto esteja a 1 ou 2 metros no maximo do ve, essa preocupaçao deve pertencer aos ves.
nota importante: neste momento, nao ha enquadramento legal para vender energia fora da rede. mas creio que haveriam vantagens em pagar uns centimos pelo serviço...
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
-
sergiomms

estou a pensar em incluir uma opção para tensões e correntes, quero dizer, prevejo que vá existir uma forma de carregar o veiculo de uma forma mais rápida, assim, estou a pensar em colocar a opção de 380/400v até 45amp.
acham que num futuro +- próximo, será possível, desde que haja corrente, carregar as baterias de uma forma mais rápida?
acham que num futuro +- próximo, será possível, desde que haja corrente, carregar as baterias de uma forma mais rápida?
sergiomms
-
rocker_pt
- Membro Gold

- Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
dá uma olhada no carro eléctrico que está mais próximo de entrar em circulação: o miev tem previsto 2 tipos de carregamento:
- lento (tipicamente durante a noite, em casa) a uma tomada tipo shock, 220v, 15a - este tipo de tomada serve para as scooters e para os carros também.
- carga rápida (durante o dia, em postos de abastecimentos eléctricos públicos), ....v, ...a
"as baterias de iões de lítio podem ser recarregadas em apenas seis horas, através de uma tomada de 220v. no japão, as baterias do i miev podem também ser carregadas através de um carregador rápido – em 30 minutos carregam 80% da capacidade total das baterias."
se conseguirmos saber o tipo de tomadas para carga rápida, era meio passo para a escolha acertada
para carregar em 30min apenas penso que o ideal será uma tomada trifásica (ou melhor 3 fases e não trifásica, pois as baterias são carregadas com pequena voltagem. teria de ter uma potência de carga cerca de 16x.), mas não sei o que escolheram para o miev.
- lento (tipicamente durante a noite, em casa) a uma tomada tipo shock, 220v, 15a - este tipo de tomada serve para as scooters e para os carros também.
- carga rápida (durante o dia, em postos de abastecimentos eléctricos públicos), ....v, ...a
"as baterias de iões de lítio podem ser recarregadas em apenas seis horas, através de uma tomada de 220v. no japão, as baterias do i miev podem também ser carregadas através de um carregador rápido – em 30 minutos carregam 80% da capacidade total das baterias."
se conseguirmos saber o tipo de tomadas para carga rápida, era meio passo para a escolha acertada
para carregar em 30min apenas penso que o ideal será uma tomada trifásica (ou melhor 3 fases e não trifásica, pois as baterias são carregadas com pequena voltagem. teria de ter uma potência de carga cerca de 16x.), mas não sei o que escolheram para o miev.
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!
Mais de 160.000km em VE!
-
sergiomms

bem visto, segundo a mitsubishi:
o que vai de encontro à minha ideia! agora cargas rápidas em baterias......@ mitsubishi Escreveu: o i miev aceita dois tipos de sistemas de carregamento da bateria:
- o sistema de carregamento doméstico (100v, 200v) para carregamento em casa ou num parque de estacionamento.
o i miev pode ser recarregado através de uma tomada eléctrica normal utilizando a ficha de carregamento doméstica localizada do lado direito do veículo.
utilizando a energia eléctrica mais barata durante a noite (tarifa bi-horária), o i miev pode ser recarregado de forma económica em 7 horas numa configuração de 200v (14h em 100v).
- o sistema carregamento rápido, para uma carga mais rápida. neste caso, o carro pode ser recarregado através do carregador rápido localizado do lado esquerdo do veículo.
utilizando o sistema de carregamento rápido trifásico 200v 50 kw, o i miev pode ser carregado até um pico de 80% em cerca de 30 minutos.
sergiomms