Qual o tipo de colector solar mais apropriado?

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

Autor do tópico
antonio-leal-43
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: segunda abr 13, 2009 12:08 am

Qual o tipo de colector solar mais apropriado?

Mensagem por antonio-leal-43 »

estou a pensar instalar um sistema de aquecimento aqs, mas fui informado que há vários tipos de colectores solares planos, classificados como:
- semi-selectivos (baixo rendimento)
- selectivos (médio rendimento)
- altamente selectivos (alto rendimento)

haverá sempre interesse em instalar um colector com o maior rendimento (à parte custos de equipamento) ou poderá ser preferível optar por colectores com menor rendimento em espaços com climas quentes e muito sol (algarve por exemplo)?

é verdade que colectores com elevado rendimento têm a desvantagem de derramar muita água no verão para arrefecimento do mesmo?

numa zona com clima temperado (como lisboa por exemplo) é desejável ter o colector com maior rendimento (à parte custos de equipamento)

um colector de maior rendimento tem menor tempo de vida se estiver instalado numa zona quente devido ao sobreaquecimento frequente do mesmo?

obrigado.

Ninja
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: domingo mar 01, 2009 10:15 pm

Re: Qual o tipo de colector solar mais apropriado?

Mensagem por Ninja »

para aqs depende dos lts de acumulação e consumo.
para a zona do algarve e lisboa, os paineis semi selectivos chegam perfeitamente.
as instalações solares são dimensionadas para no pico do verão não ultrapassar os 100%, isto para evitar que o sistemas esteja no verão a entrar sempre em carga e a fazer descargas de pressão, diminuindo a sua durabilidade.
cumprimentos
ninjaportuga

Autor do tópico
antonio-leal-43
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: segunda abr 13, 2009 12:08 am

Mensagem por antonio-leal-43 »

ninja Escreveu::good:
para aqs depende dos lts de acumulação e consumo.
para a zona do algarve e lisboa, os paineis semi selectivos chegam perfeitamente.
as instalações solares são dimensionadas para no pico do verão não ultrapassar os 100%, isto para evitar que o sistemas esteja no verão a entrar sempre em carga e a fazer descargas de pressão, diminuindo a sua durabilidade.
cumprimentos
ninjaportuga

obrigado ninjaportugal
sendo assim, estará correcto dizer que os colectores altamente selectivos deverão ser usados em instalacoes onde se exija muito débito de água quente mesmo no verão? como por exemplo: aquecimento de piscinas, balneáreos com muita utilização... ou são apenas mais usados nos países nórdicos onde o sol é escasso?
obrigado.
antonio.l.

2970713
Membro
Membro
Registado: terça abr 21, 2009 11:35 pm

Mensagem por 2970713 »

vi que os painéis da norquente não são selectivos e os da vulcano parece que são.

e sabem-me dizer qual é o tipo de painel da openplus?

leio, nas características dos colector solar ps 2.0 a dizer o seguinte:

placa absorvente em cobre, com tratamento superficial altamente selectivo.

pode-se dizer que é um painel selectivo?

2970713
Membro
Membro
Registado: terça abr 21, 2009 11:35 pm

Mensagem por 2970713 »

a openplus já actualizou a informação no seu site e agora já mencionam os seus colectores como selectivos (ainda bem).

neste momento, penso que as diferenças entre os paineis da vulcano e da openplus são minimas.
desmintam-me se estiver enganado (até agradeço).

openplus
superfície absorvedora 2,02 m2
capacidade 1,063 litro
pressão de trabalho 6 bar
temperatura de estagnação 202 ºc

se aos paineis juntarmos um acumulador com mais 64ltrs que o da vulcano, penso que temos um bom sistema na openplus.
que dizem?

em conversa com o instalador, ele aponta a vulcano como detentora de uma maior variedade de material, mas acho que esta justificação não é suficiente.
no entanto, quero colocar um esquentador a fazer apoio. sei que a vulcano vende esquentadores solares para este efeito.
vou questionar a openplus sobre este assunto.

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”