Afinal podemos abater no IRS os nossos VE's de 2008

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.
Responder

Autor do tópico
jmap
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta jul 02, 2008 4:02 pm

Afinal podemos abater no IRS os nossos VE's de 2008

Mensagem por jmap »

meus caros, não sei se houve desenvolvimentos mas as ultimas coisas que tinha lido por aqui era que as medidas do governo para incentivar a compra de ve's não eram aplicáveis a 2008. afinal constatei o contrário!

constate-se o seguinte que apresento só na parte que interessa (no link abaixo poderá ver tudo):
artigo 85º do cirs
encargos com imóveis e equipamentos novos de energias renováveis

(...)
2 - são igualmente dedutíveis à colecta, desde que não susceptíveis de serem considerados custos na categoria b, 30 %, com o limite de (euro) 796 das importâncias despendidas com a aquisição de:
(redacção dada pela lei 64-a/2008, de 31 de dezembro)

a) (...)

b) veículos sujeitos a matrícula exclusivamente eléctricos ou movidos a energias renováveis não combustíveis.
(redacção dada pela lei 64-a/2008, de 31 de dezembro)
(...)
em: http://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt ... /irs89.htm

e assim tive a agradável surpresa de poder abater à colecta 796€!
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Re: Afinal podemos abater no IRS os nossos VE's de 2008

Mensagem por serges »

boas realmente eu já tinha dito que ia tentar agora com esta é garantido...

já entreguei na contabilista a dita pois pode muito bem dar jeito!

assim penso em algo novo para o ano!

afinal nas minhas continhas consegui economizar mair!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Autor do tópico
jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

o volt transmitiu-me que na linha de apoio das finanças (aquele 707 que mama dinheiro aos contribuintes com duvidas), lhe disseram que esta lei não se aplica a 2008.

consultei agora a pessoa responsável do nosso instituto aonde trabalho que tem a mesma leitura que eu. diz esta pessoa que a lei 64-a/2008, publicada a 5 de dezembro de 2008, é uma alteração à lei e entra em vigor no dia seguinte à sua publicação. ou seja, no dia 6 de dezembro de 2008 entrou em vigor a alteração à lei que tem efeitos para o ano desta. assim a leitura desta pessoa que toda a vida tem representado o instituto nestes assuntos que envolvam leis é que: sempre que isto acontece tem efeitos imediatos e como tal a redacção dada pela lei 64-a/2008, de 31 de dezembro é aplicável ao ano de 2008.

sendo assim vou manter para já esta interpretação porque me parece fazer sentido. quanto a linhas de apoio, se coleccionasse as asneiras que nelas me dizem e fosse indmenizado por estas, hoje estava rico. já outra coisa é colocarem por escrito e assumirem a responsabilidade, dessa forma aceito.

pedi esclarecimentos por escrito às finanças mas como quase nunca respondem, eventualmente terei de avançar com a sumissão do irs com a minha interpretação. pelo menos é defensável em tribunal se for caso disso.

portanto ajam com cautela e decidam sabiamente neste país de perguntas sem respostas...
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado

Autor do tópico
jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

adianto que as finanças responderam ao volt contrariamente . a mim ainda não... resta saber porque contraria a lei publicada...

Barrocas
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am

Mensagem por Barrocas »

a mim também disseram que não, só para 2009

Autor do tópico
jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

barrocas Escreveu:a mim também disseram que não, só para 2009
infelizmente assim parece ser. não cabe é na cabeça que redireccionem a ajuda no preenchimento do irs para o cirs do ano que vem...

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”