Iluminação por LED

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.
Responder

Autor do tópico
hmgp
Membro Gold
Membro Gold
Registado: terça jun 17, 2008 11:31 am

Iluminação por LED

Mensagem por hmgp »

boas. já vi em imensos post por aqui que o pessoal tenta sempre encontrar maneira de mudar a sua iluminação para lampadas led que duram muito mais, iluminam muito mais e consomem muito menos.

mas esbarra-se sempre no mesmo, nos máximos e até nos médios...

eu não percebo muito disto, mas sei que não será muito barato (são á volta de 275€ só em led's), mas parece-me, talvez, uma alternativa ao médios e máximos, ou não? e poderia ser feita com menos led's logo com um custo menor?

http://tesladownunder.com/leds.htm#100%20w%20led
Blogue.
+22222Km
"Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existirem muito mais crentes do que pensadores."
Bruce Calvert
"O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente."
Gandhi

box8389
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: domingo jul 06, 2008 10:46 pm

Re: Iluminação por LED

Mensagem por box8389 »

hmgp Escreveu:boas. já vi em imensos post por aqui que o pessoal tenta sempre encontrar maneira de mudar a sua iluminação para lampadas led que duram muito mais, iluminam muito mais e consomem muito menos.

eu não percebo muito disto, mas sei que não será muito barato (são á volta de 275€ só em led's), mas parece-me, talvez, uma alternativa ao médios e máximos, ou não? e poderia ser feita com menos led's logo com um custo menor?

utilizo regularmente led em aplicações diferentes ( arquitectura ) e noto na pergunta alguma desinformação:
sintetizo: os led são excelentes alternativas em muitas aplicações em que se exige baixos níveis de iluminação ou esta concentrada sem os problemas de calor e tensões perigosas ou ainda onde seja imprescindível tempos logos de vida.
e eu sou grande adepto dos mesmos sobretudo para acentuação pontual e jogar com cores
mas em termos de iluminação:
- não iluminam mais: uma lâmpada fluorescente de ultima geração consegue quase o dobro de lumens/watt dos leds
- não são a melhor solução para iluminação geral base - as intensidades luminosas são conseguidas usando lentes - ou seja para o caso dos máximos iríamos por vários led com lentes para conseguir o seu espalhamento o que basicamente consiste em anular o seu efeito.

no entanto para que fiquem com alguma ideia do que é actualmente possível em leds ( e "compravel" numa loja ) podem ver um sistema de led de alta potencia pesquisando na osram a linha "ostar" ( espero não ser considerado publicidade...)

para máximos e médios na minha opinião a melhor alternativa ainda é os hid - exceptuando os problemas de alta tensão e tempo de vida de metade da maioria dos led tem rendimentos comparáveis

cump
marc

k__x
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta dez 20, 2006 12:01 pm

Mensagem por k__x »

http://www.inovacaotecnologica.com.br/n ... 0115060706
e
http://www.inovacaotecnologica.com.br/n ... 0110070420

vamos aguardar mais um pouco

box8389
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por box8389 »

k__x Escreveu:http://www.inovacaotecnologica.com.br/n ... 0115060706
e
http://www.inovacaotecnologica.com.br/n ... 0110070420

vamos aguardar mais um pouco
congratulo-me sempre que há avanços nesta área de iluminação mas salientava que tal como nos carros eléctricos existe muitos anúncios mas não todos realmente aparecem. isto porque nesta área conseguir muita luz não é grande problema: o problema é consegui-lo de forma permanente e sem afectar o tempo de vida significativamente.

a unidades citadas da lumileds creio que não tiveram sequência no mercado existindo actualmente as "luxeons" mas já que estamos em maré de anúncios junto algo mais impressionante:

http://www.cree.com/press/press_detail. ... 7101620851

não sendo a unidade mais potente tem rendimentos que rivalizam com as fluorescentes: mas esta ainda não é "comprável"

cump
marc

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

aqui jaz a resposta a tanta questão, creio ser a solução mais promissora com dinheiros europeus e comunitários...

oled100

apos ver na euronews esta informação fui beber da fonte...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

me262
Membro
Membro
Registado: quarta mai 28, 2008 3:14 pm

Mensagem por me262 »

médios e maximos em led, é uam questão de procurarem no google por "led + h7" ou "led + h1"

h1 são as baionetas mais comuns de máximos e h7 as de médios.

e aqui alguns exemplos do que se encontra na web.

http://www.v-leds.com/exterior-led/drl- ... 5-1-2.html

http://www.v-leds.com/exterior-led/drl- ... 2-1-2.html

se isto tem o mesmo rendimento que as halogéneo, em termos de luminosidade, já não sei.. é uma questão de testar

visitante
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Mensagem por visitante »

vivam ...
me262..
se isto tem o mesmo rendimento que as halogéneo, em termos de luminosidade, já não sei.. é uma questão de testar
detailsspecsperfect foraccessoriesreviewsm-smt led
now these are wicked! this is where it's at! m-smt is the latest in led design, and the future of led lighting. it has 42 radial firing led's that fire perfectly into the chrome reflectors of your cars lamp assembly creating a sparkling effect, and 6 forward firing led's to fill out the front of the lens. these are brighter than any other h7 led to date. complete your exterior lighting with a high end, luxury appearance

*note bulbs are not to be used as a primary source of light.
these bulbs are intended for use as a day time running light or for aesthetic purposes only.
they are a great match for hid headlights but not intended to be used as a primary source of light

clean n' clear
leds and housing are clear when lights are off. color comes alive with v-leds!

hid look
replace your ugly filament bulbs! v-leds give your ride that exotic look.
nos tempos que correm é curioso..além de carissimas porque para nada mais servem senão para efeitos estéticos ainda implica ter que :

ou consoante seja dia ou noite ter que andar a substitui-las pelas normais..ou ter que alterar o farol e esquema electrico..

nunca entendi muito bem o desperdicio de recursos para produzir inutilidades..

abraços
[***************]

system32
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta nov 19, 2008 5:51 pm

Mensagem por system32 »

ok, não dá para medios e maximos, mas dá para minimos, luz de matricula etc, mas isso acho que não é legal, ou é? pelo menos meter leds em carros que não os tem de origem, penso eu de que!
Novo Objectivo: Solar fotovoltaico. Reduzir ao minimo consumos em Horario de Cheias (Bi-Horario).
Objectivo I (já alcançado): Aquecer agua com paineis+Caldeira e Gastar 1 bilha gas 13kG p/ano!

mix
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo jun 08, 2008 3:12 pm

Mensagem por mix »

pelo pouco que me lembro do código da estrada no que se refere às luzes de minimos apenas diz que à frente têm que ser brancos ou amarelos e visíveis a pelo menos x metros (penso serem 100m) na traseira deverá ser o mesmo mas com uma cor vermelha...nunca se referem ao tipo de lâmpada utilizada....

[[]]
13000km a electrões
Sócio nº 60

visitante
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Mensagem por visitante »

vivam ...
mix Escreveu:pelo pouco que me lembro do código da estrada no que se refere às luzes de minimos apenas diz que à frente têm que ser brancos ou amarelos e visíveis a pelo menos x metros (penso serem 100m) na traseira deverá ser o mesmo mas com uma cor vermelha...nunca se referem ao tipo de lâmpada utilizada....

[[]]
vermelha para as luzes de presença..já que está conferida aos minimos a iluminação da chapa de matricula..

mas desde que cumpram o estipulado..não vejo onde possam colocar objecções á utilização de led´s..

abraços
[***************]

box8389
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por box8389 »

os led não estão proibidos de serem utilizados nos carros: simplesmente há mais pormenores que são necessários resolver.
hoje em dia os equipamentos usados em automóveis para alem de cumprirem o codigo da estrada ( o ser visto a 100m por ex. ) tem que ser homologados para essa utilização ( por ex. nunca ouviram falar das multas às películas para vidros por não terem o "simbolozito" de homologação? ) . esse processo pode ser longo e encarecer o preço de pequenas series e produtos especiais como os que estamos a falar pelo que há muita boa gente que não o faz.
os farois de "day light" são uma excelente aplicação para leds devido a duração e consumo mas ( do que conheço) usualmente falham as homologações para utilização rodoviária por ser difícil criar o padrão de iluminação para o cruzamento com outros veículos ( baixo e apontado para a direita ). é por isso que eles dizem para apenas usar durante o dia por causa dos encadeamentos.no entanto em relação aos stops e piscas e mínimos já há muitos produtos homologados e muitos carros que os usam

cumprimentos
marc

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm

Mensagem por Bluesky »

ja existem inumeros veiculos que usam leds, os medios e maximos é uma questão de tempo. o futuro da iluminaçao passa pelas estruturas cristalinas e pelos produtos organicos fluorescentes. de futuro quando pintar uma parede a tinta ja conterá produtos fluorescentes que bastaram ser excitados por um campo electromagnetico. os leds e oleds irão evoluir muito num futuro proximo.
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta jul 02, 2008 4:02 pm

Mensagem por jmap »

box8389 Escreveu:
hmgp Escreveu:boas. já vi em imensos post por aqui que o pessoal tenta sempre encontrar maneira de mudar a sua iluminação para lampadas led que duram muito mais, iluminam muito mais e consomem muito menos.

utilizo regularmente led em aplicações diferentes ( arquitectura ) e noto na pergunta alguma desinformação:
sintetizo: os led são excelentes alternativas em muitas aplicações em que se exige baixos níveis de iluminação ou esta concentrada sem os problemas de calor e tensões perigosas ou ainda onde seja imprescindível tempos logos de vida.
e eu sou grande adepto dos mesmos sobretudo para acentuação pontual e jogar com cores
mas em termos de iluminação:
- não iluminam mais: uma lâmpada fluorescente de ultima geração consegue quase o dobro de lumens/watt dos leds
- não são a melhor solução para iluminação geral base - as intensidades luminosas são conseguidas usando lentes - ou seja para o caso dos máximos iríamos por vários led com lentes para conseguir o seu espalhamento o que basicamente consiste em anular o seu efeito.

no entanto para que fiquem com alguma ideia do que é actualmente possível em leds ( e "compravel" numa loja ) podem ver um sistema de led de alta potencia pesquisando na osram a linha "ostar" ( espero não ser considerado publicidade...)

para máximos e médios na minha opinião a melhor alternativa ainda é os hid - exceptuando os problemas de alta tensão e tempo de vida de metade da maioria dos led tem rendimentos comparáveis

cump
marc
pela minha experiência, a eficiência luminosa por watt é sensivelmente a mesma. tenho usado os melhores leds que consegui arranjar numa perspectiva de qualidade/preço e flurescentes das que usualmente se encontram no mercado. quanto à longevidade, não há tecnologia que possa competir com os leds. refiro o facto de as grandes marcas na iluminação estarem longe de deterem as melhores lâmpadas de leds no mercado.
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm

Mensagem por Bluesky »

não há tecnologia que possa competir com os leds
nunca digas nunca. existirá sim...

Link
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta jul 02, 2008 4:02 pm

Mensagem por jmap »

bluesky Escreveu:
não há tecnologia que possa competir com os leds
nunca digas nunca. existirá sim...

Link
sem dúvida, mas referia-me às tecnologias comercializadas actualmente...
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado

marcio
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quarta ago 29, 2007 12:26 am

Mensagem por marcio »

boa tarde.

aqui podes ver a minha aventura com t8 led smd e posso fornecer:
vamos deixar os negócios onde devem de estar neste fórum! by serges
Anexos
Cópia 1 de DSC-0330.jpg
Cópia 1 de DSC-0330.jpg (23.25 KiB) Visto 5305 vezes