olá:
o meu nome é nuno pedrosa, sou professor de física e química na esc. sec. de raul proença em caldas da rainha (portugal).
tenho como interesses, tudo o que seja relacionado com a física, a química, a astronomia, ambiente, energia renováveis, ..., enfim, tudo assuntos que fazem parte do leque de conteúdos que costumo ensinar aos meus alunos. adoro também trabalhar com o filemaker para construir bases de dados. uma excelente ferramenta.
encontrei este fórum na sequência de uma pesquisa que estou a fazer para a preparação de um trabalho prático sobre indicadores caseiros de ácido-base. encontrei aqui uma discussão de 2007 sobre o indicador preparado com pétalas de papoilas e de couve-rouxa. a de couve-roxa já a conhecia e já a usei. mas a de pétalas de papoilas achei muito interessante e vou usar a ideia nas minhas aulas. depois se estiverem interessados coloco aqui algumas fotos das cores dos indicadores que obtive.
um abraço
nuno pedrosa
Olá a todos os participantes
-
nicuu
Autor do tópico - Novo membro

- Registado: quarta abr 15, 2009 11:11 pm
-
RED BARON
- Staff Member

- Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm
Re: Olá a todos os participantes
olá nuno.
bem vindo ao forum.
fico orgulhoso por saber que o indicador de ph feito com petalas de papoila tem alguma utilidade.
descobri acidentalmente, em criança, uma outra planta que funciona como indicador de ph e que, na altura com os meus 12 anos, usei para imitar sange verdadeiro.
são umas flores amarelas cujo suco, ou extracto, vira vermelho em meio básico.
um forte abraço.
bem vindo ao forum.
fico orgulhoso por saber que o indicador de ph feito com petalas de papoila tem alguma utilidade.
descobri acidentalmente, em criança, uma outra planta que funciona como indicador de ph e que, na altura com os meus 12 anos, usei para imitar sange verdadeiro.
são umas flores amarelas cujo suco, ou extracto, vira vermelho em meio básico.
um forte abraço.