o meu nome é antónio , e paralelamente a minha actividade de técnico instalador de sistemas solares térmicos, desenvolvo um trabalho como voluntário na ong sociedade do sol.
a sociedade do sol é uma ong brasileira, e as suas actividades direccionam-se principalmente ao desenvolvimento de tecnologias sociais nas áreas de energias solar e renovável, ao desenvolvimento de programas de educação ambiental, individualmente ou em conjunto com outras instituições, sejam elas de direito público, privado ou associações, levando o conhecimento adquirido para a comunidade
se conhecerem entidades/pessoas preocupadas com o futuro ecológico do nosso planeta ,baixar custos com aquecimento de águas, e com vontade de construir o seu próprio sistema solar ,por favor, divulguem esta informação.
agora que consegui fazer a adaptação do sistema para a realidade portuguesa, e fiquei como monitor da sociedade do sol em portugal, peço que me ajudem na divulgação deste projecto, ( http://sites.google.com/site/paineissolares )
o asbc ( aquecedor solar de baixo custo) é um projecto para livre utilização da população, cuja tecnologia, por sua simplicidade, não é patenteável.
os seus principais objectivos são:
- a melhoria social, a preservação ambiental, a conservação de energia, a possibilidade de criação de empregos, a economia financeira familiar e a redução de emissões do gás estufa - co2.
as principais características do sistema asbc são:
- possibilidade de construção em sistema de "bricolagem"
- o uso de materiais de baixo custo encontrado em lojas de construção.
cumprimentos
antónio
monitor da sociedade do sol ( portugal)
Paineis Solares de Baixo Custo -- ONG Sociedade do Sol
-
tofeliz
Autor do tópico - Membro Dedicado

- Registado: sexta fev 13, 2009 9:11 am
-
tofeliz

Re: Paineis Solares de Baixo Custo -- ONG Sociedade do Sol
é com muita satisfação que tenho visto no fórum que vários usuários estão já a testar este sistema e outros similares.
será que podiam ir partilhando os sucessos (e fracassos ) , para todos aprendermos mais?
eu ,em viseu,tenho conseguido ( neste dias e sol) com um painel de 1m2, que a temperatura num depósito com 100lt de água ronde , os 50º!
e vocês?
será que podiam ir partilhando os sucessos (e fracassos ) , para todos aprendermos mais?
eu ,em viseu,tenho conseguido ( neste dias e sol) com um painel de 1m2, que a temperatura num depósito com 100lt de água ronde , os 50º!
e vocês?
-
tofeliz

Re: Paineis Solares de Baixo Custo -- ONG Sociedade do Sol
obg joão pelo teu email e pelas fotos!
este amigo do algarve fez um asbc de 500lt com 2 painéis de 2m2 cada!
resolveu o problema da pressurização do sistema , ligando uma "bomba de balão" no tubo de saída de água do depósito, regulada para a mesma pressão do resto da rede.( água fria)
tem conseguido nestes dias de sol, temperaturas na ordem dos 50º!
este amigo do algarve fez um asbc de 500lt com 2 painéis de 2m2 cada!
resolveu o problema da pressurização do sistema , ligando uma "bomba de balão" no tubo de saída de água do depósito, regulada para a mesma pressão do resto da rede.( água fria)
tem conseguido nestes dias de sol, temperaturas na ordem dos 50º!