Quem é que já instalou Solar Térmico através do Apoio?
-
jbaptista
Autor do tópico - Membro Silver

- Registado: terça jan 20, 2009 1:33 pm
Quem é que já instalou Solar Térmico através do Apoio?
boas.
lanço este tópico para feedbacks sobre a instalação de solar térmico com o apoio estatal.
há malta que já se informou? como foi? já instalou? contem-nos a vossa experiência
abraço
lanço este tópico para feedbacks sobre a instalação de solar térmico com o apoio estatal.
há malta que já se informou? como foi? já instalou? contem-nos a vossa experiência
abraço
-
ccarvalho
- Membro Dedicado

- Registado: quinta abr 16, 2009 6:04 pm
Re: Quem é que já instalou Solar Térmico através do Apoio?
boa tarde;
eu coloquei hoje os papéis no banco para adquirir um sistema termossifão 300l da vulcano.
ainda não tenho nada mas vou falar pelo meu vizinho que há cerca de 15 dias que já tem o dele (igual ao que será o meu) instalado.
burocracias? - nada, apenas os papéis normais para assinar.
instalador? - excelente. foi fazer um estudo prévio da instalação e n se opôs a nada que o meu vizinho perguntou ou sugeriu.
funcionalidade? mais contente não pode estar. mesmo em dias cinzentos tem sempre água quente.
ora bem...o que será preciso dizer mais? confesso que o deixei colocar e esperei um pouco para ver a opinião dele. hoje entrei eu com a papelada e espero daqui a 1 mês ter tudo no sítio.
note-se que desde a 1ª vez que foi ao banco até ao dia que lhe instalaram...demorou tudo apenas 14 dias.
eficiente, prático e bom...e pelos visto...de aproveitar.
cmpts a todos;
carvalho
eu coloquei hoje os papéis no banco para adquirir um sistema termossifão 300l da vulcano.
ainda não tenho nada mas vou falar pelo meu vizinho que há cerca de 15 dias que já tem o dele (igual ao que será o meu) instalado.
burocracias? - nada, apenas os papéis normais para assinar.
instalador? - excelente. foi fazer um estudo prévio da instalação e n se opôs a nada que o meu vizinho perguntou ou sugeriu.
funcionalidade? mais contente não pode estar. mesmo em dias cinzentos tem sempre água quente.
ora bem...o que será preciso dizer mais? confesso que o deixei colocar e esperei um pouco para ver a opinião dele. hoje entrei eu com a papelada e espero daqui a 1 mês ter tudo no sítio.
note-se que desde a 1ª vez que foi ao banco até ao dia que lhe instalaram...demorou tudo apenas 14 dias.
eficiente, prático e bom...e pelos visto...de aproveitar.
cmpts a todos;
carvalho
-
mix
- Membro Silver

- Registado: domingo jun 08, 2008 3:12 pm
boas, obrigado por relatares a tua experiência.
amanhã já tenho na agenda ir ao banco (cgd) preencher a papelada toda para um sistema de termossifão 300l.
só ainda não tenho a certeza qual empresa escolher (se for possivel escolher). estou indeciso entre a vulcano e a norquente. porque escolheste a vulcano?
[[]]
amanhã já tenho na agenda ir ao banco (cgd) preencher a papelada toda para um sistema de termossifão 300l.
só ainda não tenho a certeza qual empresa escolher (se for possivel escolher). estou indeciso entre a vulcano e a norquente. porque escolheste a vulcano?
[[]]
13000km a electrões
Sócio nº 60
Sócio nº 60
-
ccarvalho
- Membro Dedicado

mix;
escolhi vulcano por 2 razões:
1 - apesar de a vulcano ter uma experiência de apenas 5 anos nos painéis (segundo tenho lido por aí)...vulcano é vulcano. já tive esquentadores dessa marca e sei que é uma marca de topo. isso é inquestionável. presumo que para preservar o bom nome que a empresa não se iría aventurar assim de qualquer maneira na energia solar. tenho a certeza que o que fazem...é bem feito e bom. estou a pagar mais caro por causa do nome da marca? paciência. tb pago mais pela sony do que pela electric mas tenho a certeza que sou bem servido. sinceramente...fico mais descansado assim.
2 - norquente? pode ser bom...mas nunca ouvi falar. factor determinante: vi o material do meu vizinho e posso lhe dizer que é muito bem acabado. vê-se alí perfeição entendes? pode ser paranóia minha...não sei. o que sei é que este é um investimento que se faz uma vez na vida e se é para investir e ter o apoio do governo de uma envergadura dessas (eur 1.641,00)...siga para bingo.
é que convenhamos...33 euros de prestação por mês é irrisório...ou quase. e quem paga 15 ou 20 (norquente) tb paga 30. pense assim mix.
um abraço e espero ter ajudado.
escolhi vulcano por 2 razões:
1 - apesar de a vulcano ter uma experiência de apenas 5 anos nos painéis (segundo tenho lido por aí)...vulcano é vulcano. já tive esquentadores dessa marca e sei que é uma marca de topo. isso é inquestionável. presumo que para preservar o bom nome que a empresa não se iría aventurar assim de qualquer maneira na energia solar. tenho a certeza que o que fazem...é bem feito e bom. estou a pagar mais caro por causa do nome da marca? paciência. tb pago mais pela sony do que pela electric mas tenho a certeza que sou bem servido. sinceramente...fico mais descansado assim.
2 - norquente? pode ser bom...mas nunca ouvi falar. factor determinante: vi o material do meu vizinho e posso lhe dizer que é muito bem acabado. vê-se alí perfeição entendes? pode ser paranóia minha...não sei. o que sei é que este é um investimento que se faz uma vez na vida e se é para investir e ter o apoio do governo de uma envergadura dessas (eur 1.641,00)...siga para bingo.
é que convenhamos...33 euros de prestação por mês é irrisório...ou quase. e quem paga 15 ou 20 (norquente) tb paga 30. pense assim mix.
um abraço e espero ter ajudado.
-
mix
- Membro Silver

- Registado: domingo jun 08, 2008 3:12 pm
obrigado pela resposta!
sim concordo com consigo no que respeita à vulcano também sou dessa opinião. a minha indecisão não se prende com a questão monetária mas sim técnica em termos de performance-se, pois a vulcano tem um maior rendimento optico, menor coeficiente de perdas linear e uma maior area de abertura por painel que o sistema da norquente, mas a vulvano tem apenas 2 paineis e a norquente tem 3. como isto é um pouco chinês para mim não sei qual dos 2 será tecnicamente superior (embora devam ser mt semelhantes).
um leigo nesta matéria como eu pensa, 3 painéis é melhor que 2 pois tem uma maior área de transferência de calor, mas provavelmente estou errado dai a minha indecisão.
como tenho uma caldeira a gás e estou a pensar ligar os 2 sistemas estou mais inclinado para a vulcano pois para além do que referiu, no que respeita a sistemas a gás esta ganha...
[[]]
ps: deixo aqui o quadro comparativo onde fui buscar as diferenças dos 2 sistemas.
sim concordo com consigo no que respeita à vulcano também sou dessa opinião. a minha indecisão não se prende com a questão monetária mas sim técnica em termos de performance-se, pois a vulcano tem um maior rendimento optico, menor coeficiente de perdas linear e uma maior area de abertura por painel que o sistema da norquente, mas a vulvano tem apenas 2 paineis e a norquente tem 3. como isto é um pouco chinês para mim não sei qual dos 2 será tecnicamente superior (embora devam ser mt semelhantes).
um leigo nesta matéria como eu pensa, 3 painéis é melhor que 2 pois tem uma maior área de transferência de calor, mas provavelmente estou errado dai a minha indecisão.
como tenho uma caldeira a gás e estou a pensar ligar os 2 sistemas estou mais inclinado para a vulcano pois para além do que referiu, no que respeita a sistemas a gás esta ganha...
[[]]
ps: deixo aqui o quadro comparativo onde fui buscar as diferenças dos 2 sistemas.
13000km a electrões
Sócio nº 60
Sócio nº 60
-
ccarvalho
- Membro Dedicado

mix;
tb tenho uma caldeira a gas que vai dar apoio ao sistema.
aliás...vi o do meu vizinho e ficou excelentemente bem montado.
uma caixa montada mesmo ao lado da caldeira com uma temperatura pré-programada. ao atingit aquela temperatura (no caso dele 35º) a caldeira dispara.
qto aos 3 paineis vs 2. a mim dá que pensar...embora pouco ou nada perceba disto. o que vejo nos testes é que mesmo com os 3 painéis os rendimentos conseguem ser menores que a vulcano apenas com 2, ou mesmo a outra marca. isso tb me deixou a pensar.
aliás...isto dos painéis dá-nos muito que pensar
eu já tomei a minha decisão...vamos lá ver.
um abraço!
tb tenho uma caldeira a gas que vai dar apoio ao sistema.
aliás...vi o do meu vizinho e ficou excelentemente bem montado.
uma caixa montada mesmo ao lado da caldeira com uma temperatura pré-programada. ao atingit aquela temperatura (no caso dele 35º) a caldeira dispara.
qto aos 3 paineis vs 2. a mim dá que pensar...embora pouco ou nada perceba disto. o que vejo nos testes é que mesmo com os 3 painéis os rendimentos conseguem ser menores que a vulcano apenas com 2, ou mesmo a outra marca. isso tb me deixou a pensar.
aliás...isto dos painéis dá-nos muito que pensar
eu já tomei a minha decisão...vamos lá ver.
um abraço!
-
Volt
- Membro Platinium

- Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am
vivas a todos.
este eh um topico que me interessa muito, pois estou determinado em aproveitar a campanha.
deixo jah uma opiniao:
pelo que vi, a cgd e o bpi têm o calculo da euribor 3 meses a 360 dias. o bes tem-na a 365 dias. quem quiser aproveitar o financiamento, tenha consciencia que, se escolher o bes, estarah a escolher o calculo do indexante mais prejudicial ao cliente (nós)...
este eh um topico que me interessa muito, pois estou determinado em aproveitar a campanha.
deixo jah uma opiniao:
pelo que vi, a cgd e o bpi têm o calculo da euribor 3 meses a 360 dias. o bes tem-na a 365 dias. quem quiser aproveitar o financiamento, tenha consciencia que, se escolher o bes, estarah a escolher o calculo do indexante mais prejudicial ao cliente (nós)...
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
-
ccarvalho
- Membro Dedicado

no meu caso estou a fazer com o montepio.
é onde tenho toda a minha história financeira concentrada.
o montepio entrou na campanha no dia 7 de abril.
é onde tenho toda a minha história financeira concentrada.
o montepio entrou na campanha no dia 7 de abril.
-
hugoriba
- Membro Silver

- Registado: domingo abr 06, 2008 9:56 pm
boas, relativamente á questão de marcas, nao se esqueçam que vulcano é basicamente bosch e daí que se eu estivesse realmente interessado nem vacilaria na escolha. não estou a dizer que a norquente não seja fiavel ou de fraca qualidade. pela diferença de preço, eu optava pela vulcano.
experimentem ver no site a diversidade de esquentadores solares da vulcano, realmente foi um salto de gigante nos ultimos tempos, há para todos os gostos e usos. eu tenho um e confirmo que é excelente.
abraço e boas aquisições, que tudo corra bem seja qual for a marca que optarem.
experimentem ver no site a diversidade de esquentadores solares da vulcano, realmente foi um salto de gigante nos ultimos tempos, há para todos os gostos e usos. eu tenho um e confirmo que é excelente.
abraço e boas aquisições, que tudo corra bem seja qual for a marca que optarem.
-
ccarvalho
- Membro Dedicado

hugo...
em todas as minhas intervenções esqueci-me de mencionar isso. vulcano = bosch
bem lembrado!
em todas as minhas intervenções esqueci-me de mencionar isso. vulcano = bosch
bem lembrado!
-
jbaptista
Autor do tópico - Membro Silver

- Registado: terça jan 20, 2009 1:33 pm
pessoal! obrigado pelos posts!
informações importantes! já agora, sem querer abusar... e valores?
abraço
informações importantes! já agora, sem querer abusar... e valores?
abraço
-
ccarvalho
- Membro Dedicado

jbaptista:
o meu sistema:
vulcano 300l com 2 painéis - termossifão.
preço pelo apoio do governo: eur 2.006,30
extras: tubagens - eur 160,00
total com tudo no sítio: eur 2.166,30
vou pagar em 72 prestações de eur 33,00/mês
podia pagar já tudo, mas tenho um bebé com 1 ano e não se sabe o dia de amanhã...e toda a gente sabe as despesas que estes gajos nos dão
não é por 33 euros/mês que o negócio se torna insustentável e sempre tenho a hipótese de amortizar e/ou abater qdo quiser.
o meu sistema:
podia pagar já tudo, mas tenho um bebé com 1 ano e não se sabe o dia de amanhã...e toda a gente sabe as despesas que estes gajos nos dão
não é por 33 euros/mês que o negócio se torna insustentável e sempre tenho a hipótese de amortizar e/ou abater qdo quiser.
-
tlicas
- Membro Dedicado

- Registado: sexta abr 17, 2009 10:22 am
olá
realmente acho esta questão interessante, já que estou com a mesma dúvida entre estas 2 marcas -vulcano e norquente- embora esteja também hesitante entre os 300l e 200l; se o ccarvalho pudesse indicar onde viu os testes que dão vantagem ao vulcano, agradecia. eu tenho feito algumas simulações em tecsol.fr e a vantagem vai sempre para o norquente, tanto nos 200l (aqui é enorme)como nos 300l. já agora se alguém me puder elucidar, o norquente tem o depósito de cobre estanhado e o vulcano é esmaltado. qual é melhor? penso que o melhor é o cobre estanhado ...
em relação à marca, a vulcano também me inspira mais confiança, mas a diferença de preço ainda é grande. vou esperar mais um pouco a ver se aparecem outras opções, porque parece que o preço está a baixar.
cumprimentos
tlicas
realmente acho esta questão interessante, já que estou com a mesma dúvida entre estas 2 marcas -vulcano e norquente- embora esteja também hesitante entre os 300l e 200l; se o ccarvalho pudesse indicar onde viu os testes que dão vantagem ao vulcano, agradecia. eu tenho feito algumas simulações em tecsol.fr e a vantagem vai sempre para o norquente, tanto nos 200l (aqui é enorme)como nos 300l. já agora se alguém me puder elucidar, o norquente tem o depósito de cobre estanhado e o vulcano é esmaltado. qual é melhor? penso que o melhor é o cobre estanhado ...
em relação à marca, a vulcano também me inspira mais confiança, mas a diferença de preço ainda é grande. vou esperar mais um pouco a ver se aparecem outras opções, porque parece que o preço está a baixar.
cumprimentos
tlicas
-
Volt
- Membro Platinium

vivas a todos.
eu procurei informações nos sites de todos os bancos que aderiram a esta campanha. o melhor de todos e com mais informação, é o do montepio:
http://www.montepio.pt/eportal/v10/pt/j ... ares.jsp#0
a única informação que eles não dão no site (mas como eu sou um gajo "muita" chato já telefonei a perguntar), é que o indexante do leasing (euribor 3 meses) se calcula na base 360. bom sinal, portanto.
eu procurei informações nos sites de todos os bancos que aderiram a esta campanha. o melhor de todos e com mais informação, é o do montepio:
http://www.montepio.pt/eportal/v10/pt/j ... ares.jsp#0
a única informação que eles não dão no site (mas como eu sou um gajo "muita" chato já telefonei a perguntar), é que o indexante do leasing (euribor 3 meses) se calcula na base 360. bom sinal, portanto.
-
ccarvalho
- Membro Dedicado

tlicas;
http://www.montepio.pt/imagens/34/quadr ... edores.pdf
aí tem as comparações entre os 3 sistemas disponíveis.
http://www.montepio.pt/imagens/34/quadr ... edores.pdf
aí tem as comparações entre os 3 sistemas disponíveis.
-
boaventurabrasil
- Registado: sexta abr 17, 2009 1:25 pm
oi pessoau, tou sabendo dessa campanha de 50% de desconto, pago pelo governo portugues, valeu é melhor que nada...ccarvalho Escreveu:jbaptista:
o meu sistema:
mas tou achando que tais colocando a carroça à frente das vacas !!!
eu falei pro banco bpi, aqui em vila nova gaia, junto ao macdonals; e eles me dizeram para esperar 2 semanas.
pelos vistos à mais empresas ai rondando, valeu !!!
1 termosifão de 200 litros, (que no brasiu se chama bidão solar) com a ajuda do vosso governo portugues (1600€), só tenho à pagar 49,99 euros c/ iva !!!!
e se adotar um outro ...
1 termosifão de 300 litros, com a ajuda do governo, de 1600€; vou ter de pagar apenas 450 euros c/ iva
voce vai pagar 2166 euros pelo mesmo serviço ????
vale a pena esperar !!!
valeu pessoau.
-
Volt
- Membro Platinium

esta mensagem anterior eh uma beca asquerosa (falando em portugues popular)... eu para jah, vou ignora-la e espero que o resto do "pipol" faça o mesmo.
entretanto, fiz uns cálculos para os interessados (podem fazer copy/paste para o excel):
entretanto, fiz uns cálculos para os interessados (podem fazer copy/paste para o excel):
empresa; valor final; leasing 72 m.; taeg; dev. irs; valor virtual (c/irs)
(sistema termossifão ts 200l com instalação e manutenção)
norquente; 698,30 euros; 12,04 euros; 7,65%; 209,49 €; 488,81 €
openplus; 1.013,30 euros; 17,32 euros; 7,32%; 303,99 €; 709,31 €
vulcano; 1.172,30 euros; 19,98 euros; 7,22%; 351,69 €; 820,61 €
(sistema termossifão ts 300l com inst. e manu. com módulo solar)
norquente; 1.350,30 euros; 22,96 euros; 7,14%; 405,09 €; 945,21 €
openplus; 1.828,30 euros; 30,98 euros; 6,99%; 548,49 €; 1.279,81 €
vulcano; 2.006,30 euros; 33,96 euros; 6,95%; 601,89 €; 1.404,41 €
(sistema circulação forçada cf 300l com inst. e manu. com módulo solar)
norquente; 2.190,30 euros; 37,04 euros; 6,92%; 657,09 €; 1.533,21 €
openplus; 3.118,30 euros; 52,59 euros; 6,22%; 796,00 €; 2.322,30 €
vulcano; 3.324,30 euros; 56,05 euros; 6,81%; 796,00 €; 2.528,30 €
-
ccarvalho
- Membro Dedicado

volt...5*****
obrigado!
obrigado!
-
ccarvalho
- Membro Dedicado

tenho uma dúvida...a ver se alguém me sabe responder. tenho quase a certeza da resposta mas certezas certezas n tenho.
um exemplo: tenho crédito habitação, sou casado e tenho 1 dependente menor.
o valor dedutível em irs da casa + despesas anuais de saúde etc fazem com que consiga receber a totalidade do que eu e a minha esposa retivémos na fonte. ou seja, recebemos tudo.
este valor dos painéis solares que é dedutível em irs...no meu caso n se vai reflectir ou para além das nossas retenções na fonte ainda vou receber esse valor?
eu penso que n o vou receber, mas n tenho a certeza.
se alguém souber...
já agora, desculpem-me se parece ser uma pergunta parva e muito ignorante da minha parte :s
um exemplo: tenho crédito habitação, sou casado e tenho 1 dependente menor.
o valor dedutível em irs da casa + despesas anuais de saúde etc fazem com que consiga receber a totalidade do que eu e a minha esposa retivémos na fonte. ou seja, recebemos tudo.
este valor dos painéis solares que é dedutível em irs...no meu caso n se vai reflectir ou para além das nossas retenções na fonte ainda vou receber esse valor?
eu penso que n o vou receber, mas n tenho a certeza.
se alguém souber...
já agora, desculpem-me se parece ser uma pergunta parva e muito ignorante da minha parte :s
-
ccarvalho
- Membro Dedicado

sr. boaventurabrasil
epá...então espere 2 semanas, compre esse sistema e depois diga-nos quantas horas durou
epá...então espere 2 semanas, compre esse sistema e depois diga-nos quantas horas durou