A ultima do Socrates!!

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

cblfreitas
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda jun 23, 2008 1:36 pm

Re: A ultima do Socrates!!

Mensagem por cblfreitas »

já agora, neste momento com a certificação solar keymark , é considerado um painel solar térmico e poderão adquirir o sistema, no programa do governo, como painel solar térmico de recirculação forçada.
pois... mas julgo que isso só acontece porque quem tira cursos de engenheiro, de fim de semana, tem tendência para confundir térmico com termodinâmico...

Pestana
Membro
Membro
Registado: sábado fev 07, 2009 6:16 pm

Mensagem por Pestana »

mais do mesmo...

em vez do soll 4-2 agora temos o soll 4-3, bonito...

a energie sempre teve uma postura muito pouco 'certificada' no mercado, houve uma altura em que os comerciais da energie afirmavam que a bomba de calor deles tinha um cop de 10, certificado pelo isep (que é um instituto superior e não uma entidade certificadora, como sabem...).

sem desprezar o facto de o sistema ser uma bomba de calor, cuja eficiência é sempre superior à de um sistema tradicional a gás, gasóleo ou resistência eléctrica, não é, nem nunca poderá ser, um sistema solar térmico - pois não depende do sol para aquecer a água, não transforma a energia do sol em calor, mas apenas a aproveita para aumentar o rendimento da bomba de calor, e cujos painéis nem necessitam de estar expostos ao sol para funcionarem.

o facto de o sr. luis rocha da energie se 'mexer' muito bem junto do governo, e poder ameaçar este com o despedimento de funcionários e deslocalização da fábrica para espanha, permite-lhe fazer parte, ainda que de forma muito duvidosa (será que o certif sabe que certificou uma bomba de calor como sendo um painel solar?), do grupo dos 3 magnificos, que irão poder vender os sistemas solares térmicos com o apoio do estado, nos bancos.

resta-nos a esperança de que outros fornecedores, como a roca e a sanitop, iniciem a guerra dos preços que prometeram, fazendo corar de vergonha o governo, pelos preços que pratica nas soluções que apresenta...

FAS
Membro
Membro
Registado: sexta fev 27, 2009 9:42 pm

Mensagem por FAS »

post moderado por conter publicidade, vetada pelo art. 4º do regulamento do forum.

Oinq
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta set 28, 2006 8:03 pm

Mensagem por Oinq »

pestana Escreveu:resta-nos a esperança de que outros fornecedores, como a roca e a sanitop, iniciem a guerra dos preços que prometeram, fazendo corar de vergonha o governo, pelos preços que pratica nas soluções que apresenta...
quanto muito igualam, duvido muito que baixem!!!

fas Escreveu:que sistema posso sugerir ao cliente com a fiabilidade deste!?

nenhum...
mas se calhar podes sugerir ao cliente varios sistemas que ao fim desse tempo tenham gasto o mesmo dinheiro que o termodinâmico, pois como sabes, ele gasta energia...
atenção que não sou anti termodinâmico, ate está na mesa das negociações para a minha futura casa...
Cumprimentos
Nuno Leitão

Autor do tópico
system32
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta nov 19, 2008 5:51 pm

Mensagem por system32 »

tendo sido eu a lançar este topico explosivo, agradeço todos os vossos contributos!

agora torna-se premente fazer um resumo das alterações (recuo chamem-lhe o que quizerem ) que já foram autorizadas oficialmente, bem como o que os instaladores conseguem fazer pela porta do cavalo.

é que existem aqui muitas promessas/converças de café/etc , mas talvez nem todas concretizadas.

assim, resumidamente:

já podemos escolher o equipamento que quizermos (dentro dos certificados)?
já podemos escolher o instalador que quizermos (dentro dos certificados)?
já podemos negociar o preço com o instalador/banco/seja quem for, e manter o desconto dos 1800€?

Novo Objectivo: Solar fotovoltaico. Reduzir ao minimo consumos em Horario de Cheias (Bi-Horario).
Objectivo I (já alcançado): Aquecer agua com paineis+Caldeira e Gastar 1 bilha gas 13kG p/ano!

FAS
Membro
Membro
Registado: sexta fev 27, 2009 9:42 pm

Mensagem por FAS »

eu até compreendo, esse sonho que é o de aquecer agua sem consumo de energia.

mas parece que todos por aqui são unanimes.

o painel solar térmico, não consome qualquer tipo de energia, nem tem qualquer tipo de custo com manutenção.

os srs pensam que quem gasta 2000 euros num painel não sabe isto?

eu tenho uma loja, colaboradores e não é com pseudo utupia que vou gerir a minha empresa.

eu trabalho com a energie á 10 anos e não vendo um painel solar térmico á 20(embora os tenha para venda), e só preciso de falar no que ele faz, nao preciso de dizer mal de ninguem.

cumprimentos

jbaptista
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça jan 20, 2009 1:33 pm

Mensagem por jbaptista »

boas sr. fas tenho estado bem atento ás suas intrevenções no fórum... já deu para entender que é defensor deste sistema e tudo bem. mas se tiver tempo leia as regras do fórum, sobretudo o ponto 4. se quiser vender ou publicitar algo, faça-o nas categorias correctas ou na sua loja.

por sinal, ficou uma pergunta a fazer... quem assina os termos de responsabilidade das instalações termodinâmicas? não pode ser certamente um instalador solar com cap, pois esses conteúdos n fazem parte do curso.
o sr instala-os... tem o cap? assina os termos?

abraço

jbaptista
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por jbaptista »

lucros de 1500€??? era bom era... há outra coisa que se passa aqui em portugal, que é uma coisinha chamada concorrência... acha mesmo que conseguimos ter 1500€ de lucro? deixe-me dizer-lhe que um sistema térmico de 200l custa ao instalador (seja de que marca for) cerca de 1000€ +iva (1120€). acha que o estamos a vender por 2620€ + iva?? onde vou instalar isto a este preço?

vamos pensar simples! o estado quer dar apoio (acho uma grande ideia) ok! vamos aos instaladores pedir cotações chegamos ao banco e já está. simples...

henriquefala
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: terça jan 13, 2009 6:11 pm

Mensagem por henriquefala »

oi amigos ca estou novamente não me aguentei perante tanta porcaria que tenho lido e visto nos ultimos tempos. é que eu continuo sem saber e ai talvez algum dos amigos me saiba esclarecer talvez esteja mais iluminado que eu porque eu neste momento sinto me como que metido numa especie de trevas talvez comparaveis so as da idade media dai talvez ate portugal todo esteja assim.bem mas afinal alguem me sabe dizer se com este programa genial do governo eu posso ter direito a um dos mais elementares direitos da democracia que e o direito a livre escolha e que eu quero escolher instalador que melhoir preço me faz e que mais qualidade me promete por no trabalho alem disso continuo sem saber porque tenho que ir alimentar aquelas instituições que normalmente sao conhecidas por siglas sim essa que meteram a economia global de rastos com a avidez e lucros fabulosos mas so para amigos. bem é que eu ate tenho o dinheiro para dar a pronto pagamento para comprar um sistema desses e ate sou eu proprio um instalador e quero ter acesso aos beneficios do estado mas pelo que me tem respondido so indo alimentar um qualquer banco e eu como qualquer cidadão cumpridor e que pago tudo todos os anos não quero. eu ate tenho o dinheiro e quero os beneficios so que nao quero ir ao banco alguem me pode tirar esta pescadinha de rabo na boca das minhas preocupações? bem vou me ja não os maço mais com as minhas papaias mas volto.

pimentel
Novo membro
Novo membro
Registado: segunda abr 06, 2009 10:58 am

Mensagem por pimentel »

boas
espero não estar a começar mal mas à 3 horas que ando aqui na pesquisa e nada,só vejo aqui conversas politicas e pouco formação tecnica sobre os paineis escolhidos pelo o governo,estou pouco importando se escolheu a ou b uma pessoa como eu que não vê um bovino disto à frente só quer saber se os paneis são bons ,pois financeiramente é actrativo,além disso a marca que me foi vendida (v) parece ser de confiança,alguns lojistas criticam mas se eu fosse lá e se ele me vende-se o mesmo eu dizia que sim.
então a questão é a seguinte moro em montemor-o-velho perto da figueira da foz já escolhi a capacidade (200l)amanha penso ir aderir a este apoio,o que dizem vale apena?

jbaptista
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por jbaptista »

caro amigo pimentel. é claro que vale a pena, o estado paga metade!
vá ao banco e informe-se convenientemente. os sistemas são bons, já estão no mercado há muito tempo e têm provas dadas que funcionam. tal como todos os outros sistemas não abrangidos pelo programa. não conseguimos contudo é competir com isso. vai-lhe sair mais barato se fizer pelo banco.

tenho que lhe dizer contudo que este fórum não é uma loja e os users não são todos comerciais ou instaladores ou compradores.
aqui discutimos a forma como foram atribuidos os "subsídios" para as 3 ou 4 empresas.

vá ao banco, informe-se e instale. não se vai arrepender.

abraço

jbaptista
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por jbaptista »

desculpe mas respondi ao sr pimentel acerca do facto de ser ou não boa política ir ao banco e aproveitar o apoio e, nesse sentido digo e repito, sim deve aproveitar.
sou instalador e não estou incluído nesse apoio, contudo, não consigo competir com o preço praticado. não tenho o mesmo material (tenho melhor). faltam-me 1640€...

quanto ás suas perguntas, respondo abaixo;

- onde estão escritos os rendimentos dos colectores (paineis) e dos kits para comparar-mos.
_ no site das referidas marcas e no estif (solarkeymark)
- temos marcas com 10 anos de garantia nos colectores ao mesmo preço do socrates.
_ algumas até lhe dão 20 anos. (irrelevante pois não têm sequer credibilidade no mercado)
- marcas com 30 anos de existencia nao 5 como a vulcano nos sistemas solares.
_ a vulcano tem 12 anos juntamente com a bosch. 30 anos só a solarhart.
- estruturas de fixação em aluminio e inox. no socrates nao sabemos?
_ no site das referidas marcas
- quem é o funcionario do banco, pra saber se o meu telhado aguenta 450kg de sistema solar?
_ o funcionário do banco reencaminha para o instalador o que levantou ao cliente (site do banco)
- e quem garante que as empresas criadas este mes nao vao fechar no final do ano com a campanha?
_ martifer e vulcano? estou mais preocupado com as que não estão na campanha. não brinque com isto...
- pois com as margens de lucro e a responsabilidade? quando pingar agua do telhado ligo a quem? banco á marca ou á empresa instaladora?
_ obviamente á empresa instaladora....
- a empresa instaladora depois de receber a instalação, 700euros com materiais incluidos, nao vai voltar lá pra reparar?nada a obriga a isso?
_ obriga a garantia e a manutenção (contratual)
- livro de reclamações?
_ instaladores...

se não vê benefícios, não vá ao banco, vá directo ao instalador. não diga é que a campanha é má, pq de facto não é, é uma ajuda para quem não pode pagar. agora, que está mal feita, que é mafiosa, que está a beneficiar só duas ou três empresas... isso sim. isso podemos falar...

não me leve a mal...

abraço

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Mensagem por Volt »

chiça... foram precisas 11 paginas de posts para haver um minimamente esclarecedor...
estes posts têm servido a maior desmoralizaçao que vi para esta campanha.

ando aqui num vira-nao-vira sem saber se hei-de aderir ou nao...

333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

jbaptista
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por jbaptista »

eheheheh. é verdade. opinião;

não adira sem falar antes com um instalador.

abraço

box8389
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: domingo jul 06, 2008 10:46 pm

Mensagem por box8389 »

realmente a relação sinal ruido está muito baixa e penso que há muitas
respostas dadas com o coração e não com a razão.
solicitava a moderação se seria possivel subdividir esta discussão em uma que abrangesse apenas os aspectos tecnicos e comerciais dos paineis "subsidiados" "vendidos" pelos bancos e um outro que discuta os reais meritos/demeritos politicos economicos e de emprego da medida do governo socrates. penso que todos ficariamos a beneficiar porque nem todos os que leem são instaladores e com o devido respeito de quem compreende os efeitos laterais de qualquer programa de subsidiação essa discussão não nos ajuda a fazer julgamentos objectivos sobre o programa

obrigado
marc

p.s - já tenho painel instalado por uma pequena pme e escolhi a unica marca que tenho a certeza de que não me vai não dar problemas futuros por estar já há 30 anos no ramo, e que não é vendida pelos bancos

R_C
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: segunda set 24, 2007 11:45 am

Mensagem por R_C »

lbvp Escreveu:os instaladores vao ter muitas revisões pra fazer a sistemas mal instalados e ai vao receber a bom preço
o portugues tudo quer, tudo perde....

já parece as instalações do gas natural, tudo a correr e a maluca agora: inspecção, trabalho mal feito corta o gas e manda arranjar como deve de ser.
já começam a aparece novamente paineis solares virados a norte... já para não falar no poupar de glicol, vasos de expansão, válvulas termostaticas... voltamos aos anos 80
ao menos no magalhães dá para formatar e meter um windows pirata, boa sorte no solar

joao pestana
Membro
Membro
Registado: sexta fev 13, 2009 12:04 am

Mensagem por joao pestana »

post moderado por violar o artigo 4º das regras do fórum
jmal

tvcrabo
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta fev 16, 2007 12:53 pm

Mensagem por tvcrabo »

o mais engraçado é que isto é claramente publicidade. já li dois posts hoje, de dois users diferentes mas... ambos registados hoje sobre esta promoção.

cuidado com as regras do forum sff...

ffbento
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quarta fev 25, 2009 2:38 pm

Mensagem por ffbento »

ora então muito boa tarde,

de facto esta discussão está um pouco confusa e tal como já foi expresso por outros participantes, eu sinto aqui algumas respostas de coração em vez de razão, ou então se calhar não percebo a plenitude do seu alcance, dado que sou leigo na matéria.

por exemplo, um dos colegas escreveu (se percebi) que os instaladores pelos bancos se vão cortar em alguns detalhes que poderão significar economia e que depois trarão problemas. eu percebo esse racional, se não estiverem preocupados com a satisfação do cliente e com garantir o correcto funcionamento por um determinado período. e portanto poderão cair nessa tentação.

reparem que isto também pode ter outras leituras e não me levem a mal, não quero pôr em causa a seriedade nem o profissionalismo de ninguém, mas gente séria e gente menos séria existe em todo o lado e pensem neste cenário:

- os outros instaladores para conseguirem competir em preço têm também de ser ainda mais competitivos. e para isso se calhar terão de começar a cortar em alguns aspectos e nesse caso também eles poderiam começar a deixar "cair" aquilo que não é fundamental.

onde quero chegar é: o que vai em última instância ser sempre mais importante é o profissionalismo e a boa fé de quem instala, quer sejam instaladores pelos bancos quer sejam outros. eu sei que os que vão pelos bancos não terão de "lutar" tanto pelos clientes, mas se criam "má fama", rapidamente serão consumidos por ela.

dado que já passaram algumas semanas, deixo aqui a pergunta: quem é que já instalou painéis através da campanha (pelos bancos)?

ffb

jbaptista
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por jbaptista »

caro ffb. acho que isso é um novo tópico!

vou abrir o tópico.

vemo-nos lá!

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”