Curso de Técnico de Energias Renovaveis

No fórum geral debatem-se temas sobre as energias renováveis e alternativeis que não se encaixem nos restantes sub fóruns.
Também serve para discutir formas de melhorar a eficiência energética.

ncosta
Membro
Membro
Registado: terça mar 17, 2009 3:30 pm

Re: Curso de Técnico de Energias Renovaveis

Mensagem por ncosta »

talvez exagerei no termo engenheiro..

instalador termico ?? isso significaria que iria instalar o que propriamente ?

eu estava mais virado para tecnico de instalacao e manutencao de equipamentos eolicos e fotovoltaicos...

Filho da Natureza
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta ago 13, 2008 2:56 pm

Mensagem por Filho da Natureza »

se querem seguir um curso,que seja através do estado. ao menos nesse não têm de pagar para frequentar.
não se metam em cursos privados,além do preço a pagar não têm credibilidade nenhuma.

ncosta se não quer chorar o dinheiro esqueça o idep e master d.

Autor do tópico
Pixos
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta fev 26, 2009 11:48 pm

Mensagem por Pixos »

filho da natureza Escreveu:se querem seguir um curso,que seja através do estado. ao menos nesse não têm de pagar para frequentar.
não se metam em cursos privados,além do preço a pagar não têm credibilidade nenhuma.

ncosta se não quer chorar o dinheiro esqueça o idep e master d.
peço desculap mas um curso a nivel estado seria nivel iii, ou seja, tres anos, sendo apenas 1 ano direccionado para as energias renovaveis! o resto seria as disciplinas obrigatórias para equivalencia ao 12º ano!
alguém como eu (curso ensino superior) nunca iria repetir o nivel iii, até porque seria frustante! além disso o master-d é credenciado!
se existe outro curso que ache credenciado avise!

cumps.

Filho da Natureza
Membro Silver
Membro Silver

vou-lhe dar a minha opinião. se quiser estudar por estudar, o meu manual é uma cópia dos manuais que coloracam neste fórum. saque e estude em casa.
agora se quiser um curso para pôr no currículo então vá para uma formação profissional. vai aprender bastante. agora, se procura com isto algum tipo de emprego,aí a coisa complica. só com alguma cunha é que consegue arranjar de uma forma fácil emprego com estes cursos.

em relação a minha situação, a bolsa de estudo foi realizada com os contactos que me deram. agora se vou ser respondido ou não,o curso já não tem mais nada a fazer. o certificado está em processo e o estágio vão tentar arranjar. só espero que não seja um estágio de 6 meses para eu ficar contente e no fim levar um pontapé.

com isto tudo aprendi que da próxima vês ler muito bem o contrato antes de assinar. estas entidades prometem nos anúncios,prometem pessoalmente mas...no contrato a conversa é outra. e é aí que se deve ter cuidado.
de resto não posso fazer mais nada,foram 1400 euros e 12 meses de estudo pro ar.

Autor do tópico
Pixos
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Pixos »

filho da natureza Escreveu:vou-lhe dar a minha opinião. se quiser estudar por estudar, o meu manual é uma cópia dos manuais que coloracam neste fórum. saque e estude em casa.
agora se quiser um curso para pôr no currículo então vá para uma formação profissional. vai aprender bastante. agora, se procura com isto algum tipo de emprego,aí a coisa complica. só com alguma cunha é que consegue arranjar de uma forma fácil emprego com estes cursos.

em relação a minha situação, a bolsa de estudo foi realizada com os contactos que me deram. agora se vou ser respondido ou não,o curso já não tem mais nada a fazer. o certificado está em processo e o estágio vão tentar arranjar. só espero que não seja um estágio de 6 meses para eu ficar contente e no fim levar um pontapé.

com isto tudo aprendi que da próxima vês ler muito bem o contrato antes de assinar. estas entidades prometem nos anúncios,prometem pessoalmente mas...no contrato a conversa é outra. e é aí que se deve ter cuidado.
de resto não posso fazer mais nada,foram 1400 euros e 12 meses de estudo pro ar.
compreendo a sua situaçao e de certeza que não iria gostar se me fizessem o mesmo!
a questao é que não há outro curso!
além disso, o que procuro é conhecimento e certificaçao até porque a experiencia irá complementar o curso!
na master-d o curso é mais caro mas é certificado! penso que no idep não é certificado!
cumps.

ncosta
Membro
Membro
Registado: terça mar 17, 2009 3:30 pm

Mensagem por ncosta »

eu axo que, qualquer curso seja pelo que for e sempre bom, primeiro, na minha opiniao que estou dentro de outra area e nao tenho conhecimentos nenhuns de energias renovaveis seria uma coisa muita mas muito boa tirar um curso e mais um curso que seja certificado.

agora tudo esta condicionado ao estudante, os cursos oferecem algo, se nos queremos ir mais alem apos o curso, visto que este nao tem conteudos relacionados com certas areas, temos que comprar um livro ou fazer o download como foi mencionado e aprendermos mais e mais, mas a base de ter um curso no cv e um curso certificado e uma vantagem.

outra eu axo que aqui as pessoas nao estao a ser correctos, aprendi ao longo da vida que nos reclamamos muito por causa de nos mesmos, nao nos apercebemos que nao le-mos os contractos correctamente, nao colocamos as questoes correctas, e acaba sempre em desentendimento, tem que se ler os contratos e saber porque e que se vai tirar um curso, que nao garante estagios e outras coisas.... agora vcs que tiraram o curso teem de andar para a frente e continuar a estudar, e se voces teem um curso certificado estejam contentes. e eu tou a procura de um curso mas nao parece que neste forum exista muita gente que saiba onde encontrar mais cursos penso que os membros do forum sejam todos do ensino superior, que com tanta gente neste forum, ninguem saber quem anda a dar cursos, so pode ser pessoal do ensino superior registado no forum.

FERNANDO PEREIRA
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado abr 07, 2007 6:02 pm

Mensagem por FERNANDO PEREIRA »

não é por não existir melhor que, o que existe, é bom.

rastaparta
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: terça mar 03, 2009 11:17 am

Mensagem por rastaparta »

para dissipar duvidas, entidades formadoras credenciadas pela dgeg:

entidade formadora curso morada telefone e-mail

ineti - instituto nacional de engenharia, tecnologia e inovação, i.p. instaladores de equipamentos de solar térmico
estrada do paço do lumiar, 22
1649-038 lisboa 210924600/1 [email protected]

isq - instituto de soldadura e qualidade técnico instalador de sistemas solares térmicos
bloco formativo de unidades de formação de curta duração (ufcd)
0349 – ambiente, segurança, higiene e saúde no trabalho – conceitos básicos
4580 – energia solar
4581 – sistemas solares térmicos
4582 – colectores solares térmicos
4583 – projecto de sistema solar térmico – selecção e dimensionamento
4584 - projecto de sistema solar térmico - construção
4585 – projecto de sistema solar térmico - instalação

taguspark – oeiras
2740-120 porto salvo

214228100

[email protected]

cenfim - centro de formação profissional da indústria metalúrgica e metalomecânica instalador de sistemas de energia solar rua do açúcar, 88
1950-010 lisboa 218610150 [email protected]

ciccopn - centro de formação profissional da indústria da construção civil e obras públicas do norte instalador de sistemas solares térmicos
bloco formativo de unidades de formação de curta duração (ufcd)
4585 – projecto de sistema solar térmico - instalação rua de espinhosa
4475-699 aviosa - s. pedro / maia 229866400 [email protected]

master-d - master distância – formação profissional, unipessoal, lda. energia solar e eólica campo grande, 5-a
1700-087 lisboa 217808600 [email protected]

camfor - empresa de formação profissional, lda técnico instalador de sistemas solares térmicos e fotovoltaicos rua aspirante mota freitas, 8
r/c 9060-197 funchal 291203090 [email protected]

cesc - consultoria pública e privada, lda. técnico instalador de sistemas solares térmicos calçada de real, 22 - real
4700-290 braga 253287095 [email protected]

competir - formação e serviços, lda.

técnico instalador de sistemas solares térmicos
av. 5 de outubro, n.º 11, 1.º esq.
2560-270 torres vedras

ed. ninho de empresas, 2.º andar, sala 15
estrada da penha
8000-489 faro 261321259

289 863 204
[email protected]

[email protected]

actual gest - formação profissional, lda. técnico instalador de sistemas solares térmicos e fotovoltaicos rua agostinho fernando oliveira guedes, 10-28
4420-009 gondomar 224649728/9 [email protected]

idep, unipessoal, lda.
instituto de especialização profissional energias renováveis; solar térmico, solar fotovoltaico e energia eólica rua paulo da gama, casa farol
4196-006 porto, foz do douro 220108064

universidade do algarve
escola superior de tecnologia curso de especialização tecnológica em instalações solares campus da penha – estrada da penha
8005-139 faro 289800124

geprix
gestão e engenharia da prevenção, lda. técnico instalador de sistemas solares térmicos rua de sedouros, 341
4580-201 paredes 917028200 [email protected]

instituto do emprego e formação profissional
centro de formação profissional de águeda bloco formativo de unidades de formação de curta duração (ufcd)
4585 – projecto de sistema solar térmico - instalação

alagoa – apartado 3230
3754-901 águeda

234630820

[email protected]

jota96
projectos de engenharia, auditorias e formação, lda. técnico instalador de sistemas solares térmicos rua josé antónio cruz, n.º 66
4715-343 braga 253269847 [email protected]

ixus
formação e consultoria, lda. técnico instalador de sistemas solares térmicos praça da corujeira, 38
apartado 2823 são roque
4306-601 porto 225899622
225191390 [email protected]

bosch termotecnologia, s.a. técnico instalador de sistemas solares térmicos estrada nacional 16, ao km 3,7
3801-856 aveiro 234925902 [email protected]

forconsulting
formação e consultoria, lda.
técnico instalador de sistemas solares térmicos rua das amoras, edifício quinta nova 49-a n.º 18
vila frescainha s. martinho
4750-342 barcelos
253834504
[email protected]

(actualizado em 06.03.2009)

bjcf
Membro
Membro
Registado: quinta dez 04, 2008 1:52 pm

Mensagem por bjcf »

boa noite,

podiam indicar-me onde poderia tirar um curso de instalador de paineis fotovoltaicos e solares térmicos??

cumprimentos

Filho da Natureza
Membro Silver
Membro Silver

bjcf Escreveu:boa noite,

podiam indicar-me onde poderia tirar um curso de instalador de paineis fotovoltaicos e solares térmicos??

cumprimentos
compra o jornal de notícias que anúncios sobre cursos de energias renováveis não te faltam. foi o que eu fiz.

uma coisa que aprendi com este curso foi que neste país só com uma licenciatura. só com este curso não tenho futuro nenhum.

Autor do tópico
Pixos
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Pixos »

esperem lá! há aqui algo que não bate certo!estive a ver a maior parte destas entidades formadoras e estas oferecem o curso apenas com 50 horas, ao passo que o curso da master-d tem 335h teoricas e 60 practicas!
alguns destes cursos de 50 horas também sao certificados e são mais baratos!
com pode o curso da master-d ser tão grande em relaçao a estes e eles terem também a mesma certificação?
alguém sabe?

cumps

Autor do tópico
Pixos
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Pixos »

pixos Escreveu:esperem lá! há aqui algo que não bate certo!estive a ver a maior parte destas entidades formadoras e estas oferecem o curso apenas com 50 horas, ao passo que o curso da master-d tem 335h teoricas e 60 practicas!
alguns destes cursos de 50 horas também sao certificados e são mais baratos!
com pode o curso da master-d ser tão grande em relaçao a estes e eles terem também a mesma certificação?
alguém sabe?

cumps
alguem pode tirar esta duvida?
é que tenho pressa em tirar o curso e queria fazer a melhor opção!
cumps.

Nunoppinto
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sábado out 14, 2006 11:38 pm

Mensagem por Nunoppinto »

estou a tirar o curso no idep...a minha opiniao serve??
tenho de perguntar e em que circunstancias porque sempre que a dou isto fica complicado...

best regards

nuno pinto
Sou maluco mas nao sou doido...

Autor do tópico
Pixos
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Pixos »

nunoppinto Escreveu:estou a tirar o curso no idep...a minha opiniao serve??
tenho de perguntar e em que circunstancias porque sempre que a dou isto fica complicado...

best regards

nuno pinto
claro que serve!
diz o que achas e explica a diferença!
se há tantas horas de diferença entre cursos também tem que haver mais informação e mais conteúdo!penso eu!
cumps

Nunoppinto
Membro Dedicado
Membro Dedicado

as duzentas e tal horas de curso em seis meses com 4 horas semanais ate o guterres fazendo as contas chega a conclusão que são treta.
os estagios a ver vamos mas não acredito.
o curso serve a: quem tem o seu proprio negocio e precisa do cap devido a legislação.
quem queira aproveitar a area em termos comerciais e precisa de saber escolher equipamento para meter no circuito comercial.
quem tenha uns bons padrinhos na construçao e com o cap fica habilitado a ganhar esse nicho de negocio.

não serve a: quem va a procura de um curso reconhecido e uma boa oportunidade de emprego.

tem um excelente manual, diria biblia que e passado por alto nas aulas(ainda bem o resto e demasiada palha para instaladores)

como no meu caso, tenho uma pequena empresa e algum conhecimento na area querendo expandir o negocio, o curso serve porque tras mais algum conhecimento e o cap.
se não é o vosso caso pensem bem antes de fazer a escolha.

Autor do tópico
Pixos
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Pixos »

nunoppinto Escreveu:as duzentas e tal horas de curso em seis meses com 4 horas semanais ate o guterres fazendo as contas chega a conclusão que são treta.
o curso serve a: quem tem o seu proprio negocio e precisa do cap devido a legislação.
quem queira aproveitar a area em termos comerciais e precisa de saber escolher equipamento para meter no circuito comercial.
quem tenha uns bons padrinhos na construçao e com o cap fica habilitado a ganhar esse nicho de negocio.

não serve a: quem va a procura de um curso reconhecido e uma boa oportunidade de emprego.

tem um excelente manual, diria biblia que e passado por alto nas aulas(ainda bem o resto e demasiada palha para instaladores)

como no meu caso, tenho uma pequena empresa e algum conhecimento na area querendo expandir o negocio, o curso serve porque tras mais algum conhecimento e o cap.
e na area de projecto?
nao tiveste nada disso? nao tiveste formaçao para a area de projecto?
é que a maior parte dos cursos que vejo aí sao de instalafores e têm apenas 50 horas e o preço é bem diferente! `que a diferença de preço é absurda!
estou a ficar realmente confuso!
eu sou formador e a minha intençao seria, entre outras, dar formaçao na área!
50 horas não credenciam ninguém para dar formaçao, penso eu!

cumps

Nunoppinto
Membro Dedicado
Membro Dedicado

pixos Escreveu:
nunoppinto Escreveu:as duzentas e tal horas de curso em seis meses com 4 horas semanais ate o guterres fazendo as contas chega a conclusão que são treta.

e na area de projecto?
nao tiveste nada disso? nao tiveste formaçao para a area de projecto?
é que a maior parte dos cursos que vejo aí sao de instalafores e têm apenas 50 horas e o preço é bem diferente! `que a diferença de preço é absurda!
estou a ficar realmente confuso!
eu sou formador e a minha intençao seria, entre outras, dar formaçao na área!
50 horas não credenciam ninguém para dar formaçao, penso eu!

cumps
o projecto ainda la não chegamos, estou a frequentar o curso.
mas acredito que sim que vamos ter formação nessa area, tambem se não tivessemos viesse o dinheirinho de volta outra vez.

Autor do tópico
Pixos
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Pixos »

muito bem!
acho que me vou ficar pela master-d ao invés desses mais pequenos!pelo menos tem área de projecto!
a diferença de preço é que me esta a dar cabo da cabeça!

cumps

Filho da Natureza
Membro Silver
Membro Silver

o nuno pinto falou e muito bem e foi aqui onde eu errei. não conheço ninguém na área,não tenho experiência...como vou arranjar emprego para mim ? o mais triste foi chegar ao fim da formação para chegar a esta conclusão e não as pessoas do curso alertarem-me na altura da inscrição.

agora quero saber que vou fazer ao meu futuro ? alguém me sabe explicar ?

Nunoppinto
Membro Dedicado
Membro Dedicado

filho da natureza Escreveu:

o nuno pinto falou e muito bem e foi aqui onde eu errei. não conheço ninguém na área,não tenho experiência...como vou arranjar emprego para mim ? o mais triste foi chegar ao fim da formação para chegar a esta conclusão e não as pessoas do curso alertarem-me na altura da inscrição.

agora quero saber que vou fazer ao meu futuro ? alguém me sabe explicar ?

mas tu ja tens o "famoso" cap??

Responder

Voltar para “Geral”