A ultima do Socrates!!

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.

Pestana
Membro
Membro
Registado: sábado fev 07, 2009 6:16 pm

Re: A ultima do Socrates!!

Mensagem por Pestana »

'tem a certeza que o contracto de manutenção está incluído nos preços dados? ouve alteração?'
tenho, e está previsto desde o inicio do programa. apenas falta saber o que contempla o 'contrato' de manutenção...

'do que tenho conhecimento para distâncias de ligação superiores a 10 m paga o consumidor.'
correcto. e se quiser as tubagens escondidas por calhas ou outro processo, também.

'aqui está um ponto que eu espero desde o princípio, a guerra dos preços.
aqui está um ponto positivo, pôs o sector a mexer.
se olhar-mos para o que é um sistema de painel com um depósito e olharmos para os preços, verifica-se que é um negócio muito rentável e que é preciso vender poucos para ganhar muito.
com esta medida tudo pode começar a mudar, e as margens ocuparem o lugar razoável.'

a guerra dos preços é sempre bem vinda, o problema é que nas guerras fica sempre alguém a perder, e neste caso penso que quase todos perdem, porque:

a qualidade dos equipamentos e da instalação pode baixar.
o elo mais fraco são os instaladores, cujas margens vão ser sacrificadas.
este sistema vai privelegiar os mais fortes, e como sempre, as empresas mais pequenas, sem meios financeiros para stockar equipamentos e para lançar campanhas publicitárias, podem ficar sem trabalho.

conclusão:
todos nós já vimos que o sistema concorrencial funciona e estabiliza o mercado, o problema é quando os bancos e as grandes financeiras regulam e controlam o mercado, provocando as crises que todos nós conhecemos, pelo efeito da ganância e de tudo querer.
tal como nós não podemos ser financeiros nem banqueiros, deixem este mercado para os profissionais do mesmo, que nós nos entendemos.

rastaparta
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: terça mar 03, 2009 11:17 am

Mensagem por rastaparta »

então quer dizer que os instaladores ficam dependentes dos fornecedores, na medida em que são estes que escolhem quem vai ou não instalar o equipamento??

Pestana
Membro
Membro

Mensagem por Pestana »

rastaparta Escreveu:então quer dizer que os instaladores ficam dependentes dos fornecedores, na medida em que são estes que escolhem quem vai ou não instalar o equipamento??
talvez, mas no meu caso, vou entrar em contacto com os meus potenciais clientes (alguns dos que me pediram para esperar pela entrada em vigor desta 'promessa') e tentar apresentar uma proposta minha com o beneficio do governo incluido.

depois, e caso o cliente aceite, vou falar com o fornecedor, se estiver inscrito no programa, e quando lhe enviarem a encomenda para este meu cliente, o fornecedor encaminha a montagem para mim. tenho plena confiança no meu fornecedor, e espero que tal como lhe proporciono a venda de equipamentos, também ele me proporcione a montagem de alguns sistemas.

mas, como é óbvio, fico dependente da 'boa vontade' das pessoas e empresas envolvidos, mas sempre é melhor do que não poder instalar nenhum sistema, apenas porque não compro equipamentos à vulcano e aosol...

cumprimentos

nunosofio
Novo membro
Novo membro
Registado: quarta mar 18, 2009 12:01 pm

Mensagem por nunosofio »

bom dia. gostaria de acrescentar aqui uma pequena duvida que tenho.

o beneficio fiscal dos 30% já existia antes, o que a maior parte das pessoas não sabe é que ele não é cumulavel para pessoas que tb tenham o beneficio fiscal das amortizações e juros de uma habitação ( como é o meu caso). a duvida que eu queria resolver aqui é se realemente a conversa do socrates é só para lembrar que o beneficio fiscal existia, ou é para dizer que deixou de ser não cumulável com o outro beneficio fiscal. é que se o caso for o 1º a conversa do socrates mete nojo, pois é só conversa para enganar cegos, se for o 2º caso ai já muda de figura...mas ainda não vi ninguem falar sobre esta situação. alguem sabe como isto funciona????

DPM
Membro
Membro
Registado: quarta set 19, 2007 10:22 pm

Mensagem por DPM »

bom dia.

acho que, apartir de 2009, na declaração de irs, vai haver um campo para a amortização da casa e outro para eneregias alternativas

nunosofio
Novo membro
Novo membro

Mensagem por nunosofio »

já existem esses 2 campos, que não são cumuláveis. ou seja podem ser inseridos nos 2 campos, mas depois nas contas finais só um é que entra

Autor do tópico
system32
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta nov 19, 2008 5:51 pm

Mensagem por system32 »

nunosofio Escreveu:já existem esses 2 campos, que não são cumuláveis. ou seja podem ser inseridos nos 2 campos, mas depois nas contas finais só um é que entra

tenho a ideia que já para 2008 esses campos já são acumulaveis.
Novo Objectivo: Solar fotovoltaico. Reduzir ao minimo consumos em Horario de Cheias (Bi-Horario).
Objectivo I (já alcançado): Aquecer agua com paineis+Caldeira e Gastar 1 bilha gas 13kG p/ano!

rastaparta
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: terça mar 03, 2009 11:17 am

Mensagem por rastaparta »

pois é! o irs referente a 2008, já lá está o campo para por esses valores!

nunosofio
Novo membro
Novo membro

Mensagem por nunosofio »

no de 2007 tb estava

Pestana
Membro
Membro

Mensagem por Pestana »

boas.

desde 2008 que o valor já é acumulável, e mantém-se para este ano.

Master
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm

Mensagem por Master »

hoje nas notícias da sic, vi o nosso 1º (o sócrates...), a voltar a falar dos apoios aos paineis solares.
estava a visitar uma "grande empresa portuguesa de paineis solares" (segundo disse ele), o que me espantou foi a declaração de que valia a pena investir naqueles painéis solares, pois aproveitam a energia solar de dia e de noite....
energia solar de noite???
fartei-me de rir

não reparei que marca era, mas se é verdade o que diz, portugal revolucionou os paineis solares.
Dos Fracos Não Reza a História...

Valter Silva
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda ago 11, 2008 12:05 pm

Mensagem por Valter Silva »

master Escreveu:hoje nas notícias da sic, vi o nosso 1º (o sócrates...), a voltar a falar dos apoios aos paineis solares.
estava a visitar uma "grande empresa portuguesa de paineis solares" (segundo disse ele), o que me espantou foi a declaração de que valia a pena investir naqueles painéis solares, pois aproveitam a energia solar de dia e de noite....
fartei-me de rir

não reparei que marca era, mas se é verdade o que diz, portugal revolucionou os paineis solares.
eram termodinâmicos.... a empresa é a "energia"....

eu vi às 13h na tvi, disseram que até com a lua aquilo aquece a água!!!
Tell me and I forgot, show me and I remember, involve me and I understand. Provérbio chinês
Yaris 1.4 D4D 75HP
Imagem

DPM
Membro
Membro

Mensagem por DPM »

gostei do topico, mas partilho a ideia, alguen quer vender gato por lebre.

energia solar a noite, ou sera às tao ditas bombas de calor que levam no telhado um evaporador de um frigorifico, para enganar o estado e as pessoas.

ja alguen descobriu a marca ?
se alguen souber, que coloque no blog

bomba de calor solar
com termoacumulador

sera isto ?

Solius
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: segunda fev 23, 2009 9:07 pm

Mensagem por Solius »

calma pessoal a empresa é a " energie" e sem duvida que é uma empresa revolucionaria a nivel nacional, e para que percebe de refrigeração e termodinamica sabe que tem as suas vantagens , é lógico que não se pode comprar com solar termico, são dois sistemas totalmente distintos.

cumps

DPM
Membro
Membro

Mensagem por DPM »

boa noite, todo o blog e especialmente ao solius, então o que, o sistema energie, e solar ou não.

e um evaporador de um frigorifico na rua ou não, e um compressor dentro de casa a produzir ou não

Solius
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: segunda fev 23, 2009 9:07 pm

Mensagem por Solius »

dpm Escreveu:boa noite, todo o blog e especialmente ao solius, então o que, o sistema energie, e solar ou não.

e um evaporador de um frigorifico na rua ou não, e um compressor dentro de casa a produzir ou não
boas o sistema energie é um sistema solar termodinamico tem um compressor, tem a placa que absorve a temperatura exterior, para quem conhece os principios da termodinamica que foi descoberta por carnot físico francês é facil de entender como funciona este sistema:

é em torno do desempenho das máquinas a vapor que carnot estabelece uma das mais importantes sistematizações da termodinâmica, delimitando a transformação de energia térmica (calor) em energia mecânica (trabalho). ele acreditava na criação de energia mecânica por simples transporte de calórico . por exemplo, a máquina a vapor realizava trabalho quando o calor passava da fonte quente (caldeira) para a fonte fria (condensador).

carnot descreveu uma máquina ( a máquina térmica ) na qual comparou a queda do calórico com a queda de água de uma caixa de água. ao considerar o facto de que essa água podia voltar à sua caixa por intermédio de uma bomba, concluiu que a sua máquina poderia trabalhar de modo reversível , isto é, ora deixando o calórico cair da fonte quente para a fonte fria , ora elevando-o da fria para a quente

o sistema solar termico não tem compressor , tem um grupo hidraulico e uma resistência de apoio( ou outro tipo de apoio) que tambem tem os seus consumos, se juntar tudo isto e comparar os 2 sistemas as diferenças de consumo não divergem muito.

cumps

cblfreitas
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda jun 23, 2008 1:36 pm

Mensagem por cblfreitas »

quanto à empresa julgo que já estamos todos mais que esclarecidos.... quanto à revolução eu julgo que ela não está nos painéis, mas sim no próprio primeiro ministro. senão vejamos:
- ele põe as operadoras de telemóveis a vender portáteis e acaba de vez com o pequeno retalho de informática;
- ele vende magalhães nas cimeiras europeias e mundiais, depois de entregar a produção a uma empresa que está indiciada por fuga ao fisco;
- ele põe os bancos a vender painéis solares térmicos, limita o valor da instalação a um valor muito próximo do custo de mão obra da mesma e, com isso, vai destruir os pequenos instaladores de energia solar;
- ele agora até arranjou painéis (made in portugal) que parece que aproveitam a energia do sol, mesmo quando este está do outro lado do planeta, ou quando estão enterrados, virados ao avesso, fechados na garagem, etc, etc.

desculpem lá mas este homem é mesmo inovador...
eu não ponho em causa a eficiência do sistema energie, nem de qualquer bomba de calor (pese embora também ainda não vi ninguém neste fórum a por essa eficiência em números concretos). sei que são eficientes. mas isto de não sabermos distinguir o diesel do biodiesel, a água mineral com gás ou sem gás, a luz do sol da luz da lua....
a verdade é que os nossos políticos só querem é aparecer e como o povo nem tem obrigação de perceber destas coisas........ toca de aproveitar.

entretanto, espero sinceramente que a 'energie' continue a ter muito sucesso empresarial e que produza sempre com muita qualidade e inovação.

DPM
Membro
Membro

Mensagem por DPM »

(pese embora também ainda não vi ninguém neste fórum a por essa eficiência em números concretos).

sera que alguem consegue apresentar um grafico entre um sistema com um deposito de 300 lts. entre bomba de calor, termosifão, ou circulação forçada

cblfreitas
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda jun 23, 2008 1:36 pm

Mensagem por cblfreitas »

apresentar um gráfico de cobertura solar, ou mesmo de energia de apoio necessária e energia produzida por um colector solar térmico é algo relativamente simples. há programas simples como o solterm que o fazem sem problemas e os resultados reais não variam muito.

para as bombas de calor e bombas associadas a paineis também há-de haver quem saiba fazer os cálculos. nomeadamente qual a energia consumida e qual a energia produzida numa determinada região, e para um determinada potência. no entanto, nunca vi ninguém que apresentasse esses dados.

FAS
Membro
Membro
Registado: sexta fev 27, 2009 9:42 pm

Mensagem por FAS »

na minha modesta opinião

os senhores conseguem aquecer agua com eficiencia atraves de um desumidificador?

um desumidificador é uma bomba de calor...

a energie fabrica um sistema vocacionado unica e exclusivamente para aquecer agua...

já agora, neste momento com a certificação solar keymark , é considerado um painel solar térmico e poderão adquirir o sistema, no programa do governo, como painel solar térmico de recirculação forçada.

cumps.

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”