Curso de Técnico de Energias Renovaveis

No fórum geral debatem-se temas sobre as energias renováveis e alternativeis que não se encaixem nos restantes sub fóruns.
Também serve para discutir formas de melhorar a eficiência energética.

Autor do tópico
Pixos
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta fev 26, 2009 11:48 pm

Curso de Técnico de Energias Renovaveis

Mensagem por Pixos »

boas!

estou interessado em tirar o curso de tecnico de energias renovaveis!

alguem me pode indicar onde o posso fazer na zona do minho?

obrigado!

jorge_barbosah
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça dez 30, 2008 1:19 am

Re: Curso de Tecinoco de energias renovaveis

Mensagem por jorge_barbosah »

procura no jornal de noticias que eu ja vi la!

senao estou em erro a empresa chama-se masterd

confirma!
Jorge Barbosa

Autor do tópico
Pixos
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Pixos »

jorge_barbosah Escreveu:procura no jornal de noticias que eu ja vi la!

confirma!
já contactei a masterd e parece ser credivel!
também encontrei este:
http://www.idep-cursos.com/energias/

alguém conhece?

cumps

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

pixos Escreveu:
jorge_barbosah Escreveu:procura no jornal de noticias que eu ja vi la!

confirma!
já contactei a masterd e parece ser credivel!
também encontrei este:
http://www.idep-cursos.com/energias/

alguém conhece?

cumps

estudem bem a certificação desses cursos e saidas profissionais... pois de outra forma não servem para nada senão dinheiro para o lixo!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Filho da Natureza
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta ago 13, 2008 2:56 pm

Re: Curso de Técnico de Energias Renovaveis

Mensagem por Filho da Natureza »

eu frequentei o curso no idep e a ideia que tenho é como o serges diz: dinheiro para o lixo!
entrei a pensar que ia ter visitas de estudo,workshops e o que mais queria realmente, estágio...pois sim,passado 12 meses (no anúncio dizia 6 meses) nem visitas de estudo,nem workshops e nem estágio...1400 euros pelo cano abaixo.

este curso não tem credibilidade nenhuma perante as empresas. tenho estado a enviar currículos e até agora nada...a minha vontade é de mandar um cocktail motolov pra cima desses gajos. sinto-me frustado e engado por essas pessoas...e o mais triste é as novas pessoas que estão a cair no mesmo erro com esses anúncios.

não tenho problemas em dizer isto,tenho provas de que fui enganado. qualquer dúvida tiro em pm.
agradecia que passassem a palavra: não recomendem o idep!

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm

Mensagem por Bluesky »

o mesmo para os cursos da master-d, podiam ter uma melhor saida profissional mas afinal... fogo de artificio!
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

AJS
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quarta nov 19, 2008 9:15 pm

Mensagem por AJS »

tambem confirmo, tirei o curso de energias alternativas solar e éolica na master d e no fim só serve para gastar dinheiro, enfim é tudo uma treta.

FERNANDO PEREIRA
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado abr 07, 2007 6:02 pm

Mensagem por FERNANDO PEREIRA »

para além da colocação profissional, deu para aprender alguma coisa ou nem por isso???

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Bluesky »

sim, muita teoria, importante concerteza, parte dos calculos tambem, mas a experiençia no terreno ardeu... ou seja, falha no fundamental...

Autor do tópico
Pixos
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Pixos »

mas então alguem conhece alguma entidade que tenha este curso e que seja credivel?é que gostava de o fazer!
cumps.

FERNANDO PEREIRA
Membro Silver
Membro Silver

pois a parte prática é fundamental.

se houvesse um curso prático que complementasse os teóricos seria bastante útil.

a associação podia organizar workshops de 1 semana ou fim de semana com várias etapas ou fases de aprendizagem prática e teórica das várias áreas.
a malta pagava e aprendia alguma coisa.

tu tiras-te o curso blue??

rastaparta
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: terça mar 03, 2009 11:17 am

Mensagem por rastaparta »

pois a prática só no terreno é que se adquire. isso é como as engenharias nas universidades, muita teoria, pouca pratica, quando se vai para o mercado de trabalho é que a pratica é complementada com a teoria adquirida! agora o mesmo não quer dizer que o curso presta ou não presta, tem credibilidade ou não!!

acho estranho falarem mal desses cursos(idep e masterd), quando os mesmos são acreditados pela dge!

ficam com o cap de solares térmicos, e é só, porque o resto, fotovoltaico e eólico ficam com o conhecimento, acho que não permite fazer nada nestes campos! o que se podem queixar é disto, pagam um curso abrangente e só se usufrui de parte dele, mas tambem não faz mal nenhum termos conhecimento de tudo, faz mal é a carteira, que os cursos não são nada baratos!!

rastaparta
Membro Dedicado
Membro Dedicado

bluesky Escreveu:sim, muita teoria, importante concerteza, parte dos calculos tambem, mas a experiençia no terreno ardeu... ou seja, falha no fundamental...
a experiência é mesmo no terreno que se adquire, ou querias tirar o curso e achares que estás apto para trabalhar sózinho!!

Autor do tópico
Pixos
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Pixos »

e fotovolataico?
e eólico?
há algum curso que prepare os formandos para este tipo de instalaçao?
alguém deste forum tirou algum ou trabalha com estes sistemas?

cumps.

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Bluesky »

tu tiras-te o curso blue??
sim, tirei. tudo o que se aprende é sempre pouco.
a experiência é mesmo no terreno que se adquire, ou querias tirar o curso e achares que estás apto para trabalhar sózinho!!
eu disse isso? nao, disse precisamente o contrário. os cursos completam-se com estágios, e nao estágios facultativos ou inexistentes.
e fotovolataico?
e eólico?
há algum curso que prepare os formandos para este tipo de instalaçao?
...e solar térmico.

AJS
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quarta nov 19, 2008 9:15 pm

Mensagem por AJS »

boas, é lógico que se aprende alguma coisa, apessar do preço que é um absurdo nem se quer foi a um parque éolico para conhecer como trabalha uma eolica ao vivo e no meu caso que fui bater á porta de várias empresas do ramo éolico todas me diziam que esse curso não tinha qualquer entresse, enfim meus amigos, mais, passado 2 anos tirei o curso de ajudante de máquinista (mecanico de bordo de navios)mais uma vez fui bater á porta das empressas de navegação no qual me pediam entre outros decomentos que tinha, o certeficado de serviço de quartos, o qual durante o curso nunca nos informaram sobre tal certeficado, pois só podia embarcar em qualquer navio com o tal decumento, dirigime ao iptm, inst. port. trans. maritimos no qual me informaram que para obter tal certeficado tinha que tar embarcado no minimo 6 meses ao qual eu perguntei, afinal tirei um curso, as empresas precisam de máquinistas que só podem embarcar com certificado e para obter o mesmo certificado só depois de 6 meses de embarque, resposta que recebi foi que em portugal é assim se tiver alguma cunha talvez se desenrrasque.

ajs.

FERNANDO PEREIRA
Membro Silver
Membro Silver

pois fizeste bem, tu e restantes que frequentaram o curso. sempre se aprende alguma coisa, mas prometerem visitas de estudo e de meter a mão na massa para depois nada, não se faz. bem, não se devia fazer, mas infelizmente é o que acontece mais nesta vida.

em relação ás teorias que se prendem sem o devido acompanhamento da praxis acontece muito mais do que o desejável, os próprios alunos reconhecem que as teorias lecionadas muitas vezes estão desactualizadas e que no futuro trabalho do dia a dia vão ter pouca aplicabilidade, isto na perspectiva dos poucos que conseguem exercer a profissão no ramo em que andaram a estudar.

a associação podia dar o “salto” ou tomar o tal rumo necessário, organizar mini cursos com práticas nas várias temáticas. por hobi, mas sem exploração, deve haver mto ppl interessado em aprender e trocar práticas.
eu seria um dos”clientes”.

eu já andei embarcado 2 meses pelo mar da gambia, senegal e guiné num navio de 30 e tais metros que rebocava cerca de 20 pirogas com motores fora de bordo durante a noite. de dia os pescadores pescavam garopas e meros á linha presa nos seus dedos, isto antes de ir para a tropa.
consegui a cédula marítima em 5 dias porque haviam contactos com o embaixador do pavilhão do navio, que na viagem anterior tinha trazido a fortuna para a europa de um general de um tal canal (não televisivo héhé).

as cunhas e o tráfico de influências entre interesses comuns.

Filho da Natureza
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta ago 13, 2008 2:56 pm

Mensagem por Filho da Natureza »

já que questionam o valor da formação eu vou falar do meu caso (curso tirado no idep):

solar térmico: excelente. aprendi o suficiente para ser instalador,elaborar projectos e fazer manutenção de obras.
solar fotovoltaico: não tão rico como o solar térmico,mas de resto está bom.
eólico: deu-se apenas teoria de 11 páginas...irrisório.

agora em relação ao prometido: duração de 6 meses,estágio supervisionado,workshops,carteira profissional, certificado,bolsa de trabalho,simulações de situações brainstorming (nem sei o que é)....zero!
apenas tive uma visita de estudo,porque o primeiro formador que tive esforçou-se para arranjar uma visita. a meio do curso apercebeu-se que se tinha metido com gente fdp,pôs-se andar. o segundo formador também era óptimo a dar aulas,mas apenas limitava-se a isso. mesmo sabendo que estavamos a ser enganados não fazia nada...

de qualquer maneira,o prometido é devido. esta semana vou lá pessoalmente exigir o estágio. prometeram-me um estágio,então tenho direito a ter. nem que tenha de andar a chapada com os gajos.

ncosta
Membro
Membro
Registado: terça mar 17, 2009 3:30 pm

Mensagem por ncosta »

ola pessoa,

eu tou a procura de uma empresa para formacao de engenheiros de energias renovaveis, e engracado o que encontrei primeiro foi essa idep, mas o site principal nao ta up.

a masterd parece ser uma empresa grande estabelecida em 4paises... alguem tem criticas a masterd ??? existe por ai mais empresas por onde posso pesquisar ?

rastaparta
Membro Dedicado
Membro Dedicado

ncosta Escreveu:ola pessoa,

eu tou a procura de uma empresa para formacao de engenheiros de energias renovaveis, e engracado o que encontrei primeiro foi essa idep, mas o site principal nao ta up.

a masterd parece ser uma empresa grande estabelecida em 4paises... alguem tem criticas a masterd ??? existe por ai mais empresas por onde posso pesquisar ?
mas és engenheiro? é q com esses cursos não passas a sê-lo!!
fica-se com a carteira prof. instalador termico, e alguns conhecimentos de fotóvoltaica e eólica.

Responder

Voltar para “Geral”