A ultima do Socrates!!

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.

miguelanjosousa
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda fev 23, 2009 8:38 am

Re: A ultima do Socrates!!

Mensagem por miguelanjosousa »

eu faço tudo, mas quando me dizem que o melhor é usar canalização com tubo multi - camadas...... não tenho a ferramente indicada para o efeito... será que com "upcs" dará?

miguel

Autor do tópico
system32
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta nov 19, 2008 5:51 pm

Mensagem por system32 »

já não à paciencia para te aturar, sempre a publicitar o teu site!!

até já fui ver, mas agora já chega: vai pregar para outra freguesia!!
não andes a falar sempre do mesmo em todos os topicos!!

tofeliz Escreveu:este tópico não é bem sobre isso...mas,

porque não um faça você mesmo????
vale bem a pena ver se dá para satisfazer as suas necessidades

http://sites.google.com/site/paineissolares/

mas pode procurar aqui :

http://www.aguaquentesolar.com/observat ... /index.asp
Novo Objectivo: Solar fotovoltaico. Reduzir ao minimo consumos em Horario de Cheias (Bi-Horario).
Objectivo I (já alcançado): Aquecer agua com paineis+Caldeira e Gastar 1 bilha gas 13kG p/ano!

Pestana
Membro
Membro
Registado: sábado fev 07, 2009 6:16 pm

Mensagem por Pestana »

miguelanjosousa Escreveu:eu faço tudo, mas quando me dizem que o melhor é usar canalização com tubo multi - camadas...... não tenho a ferramente indicada para o efeito... será que com "upcs" dará?

miguel
boas
na minha opinião, só deve utilizar tubo multicamada ou qualquer outro tubo plástico, apenas para condução de água sanitária, e após a válvula misturadora termostática, e nunca no circuito solar fechado, pois as altas temperaturas que se podem atingir, danificam os tubos plásticos, provocando inundações ou outros problemas...

note que um depósito para aquecimento de água, quando a pressão da rede é de 3 bar, pode atingir perfeitamente os 7bar quando aquecida até aos 60ºc, pelo que não é aconselhável a utilização de tubos plásticos à saida e entrada deste, use inox ou outro tubo metálico até à válvula misturadora.

se entender que posso ser util, diga-me que lhe envio um esquema pormenorizado de todos os elementos a utilizar numa instalação...

pseudominus
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo nov 30, 2008 11:05 pm

Mensagem por pseudominus »

miguelanjosousa Escreveu:eu faço tudo, mas quando me dizem que o melhor é usar canalização com tubo multi - camadas...... não tenho a ferramente indicada para o efeito... será que com "upcs" dará?

miguel
não tem de ser necessáriamente com multicamada nas ligações aos painéis. se quiser usar multicamada não tem de ser necessáriamente cravado com alicate ou máquina. existem acessórios de aperto para esse tubo, e é muito fácil de aplicar.
no caso do circuito solar use o cobre (+ caro) ou aço inox, que tb têm acessórios fáceis de usar.

quanto a instaladores dessas zonas existem vários. existem também comerciantes de sistemas solares e pelo menos um fabricante já antigo (solargus) de paineis solares. aconselho a procurar e contactar directamente um da zona. se já tem painéis, procure apenas um canalizador. oliveira do hospital, arganil, e tábua têm muitos instaladores, não andarão é certamente por aqui.

cumpts.

pirika
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: terça jan 06, 2009 5:23 pm

Mensagem por pirika »

já alguém tem mais novidades em relação ao acordo da apisolar com o ministerio da economia?
se tiverem, agradeço a disponibilização...

taranta
Membro
Membro
Registado: segunda nov 03, 2008 12:42 pm

Mensagem por taranta »

parece que o governo já aceitou que todos os fabricantes de paineis certificados entrem na negociata. no fim de tudo isto, só o instalador é que perde, pois deixa de ter a margem de lucro que tinha com a venda dos paineis e na instalação também só pode levar 400,00 e a manutenção durante 6 anos já está incluida neste preço.

pirika
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: terça jan 06, 2009 5:23 pm

Mensagem por pirika »

e, a ser verdade isso, os preços vão ser todos aqueles, ou existe a possibilidade de preços mais baixos? é que aqueles preços são muito altos, mesmo para as primeiras 2 marcas a negociar!

Ener
Membro
Membro
Registado: quinta fev 26, 2009 12:41 pm

Mensagem por Ener »

se alguém conseguir uma informação oficial, sobre a decisão do governo, por favor, coloquem aqui.

Pestana
Membro
Membro

Mensagem por Pestana »

boas
ligaram-me à pouco a dizer que na tvi24 anunciaram os novos requisitos para se aceder a este programa, como fornecedor e/ou instalador, mas nem ouvi nem consigo ver na net - alguém pode dar uma ajuda?

obrigado,
pestana

Pestana
Membro
Membro

Mensagem por Pestana »

taranta Escreveu:parece que o governo já aceitou que todos os fabricantes de paineis certificados entrem na negociata. no fim de tudo isto, só o instalador é que perde, pois deixa de ter a margem de lucro que tinha com a venda dos paineis e na instalação também só pode levar 400,00 e a manutenção durante 6 anos já está incluida neste preço.
não me parece que assim seja. imaginem:
sou instalador e tenho uma parceria com uma empresa fornecedora inscrita.
imaginem que chego a acordo com o meu cliente, vou ao fornecdor pedir o código do sistema para entregar ao banco, negoceio a margem de comercialização e o valor de montagem (pré-definida), e quando o banco der ordem ao fornecedor para este avançar com o fornecimento e montagem, este contacta-me.
além do valor de montagem (entre os 600 e os 1100€ na vulcano), ainda recebo entre os 60 e 75€/ano por manutenção (termossifão e circulação forçada, também na vulcano).
penso que estes valores ainda serão negociados entre os vários fornecedores a incluir no programa, mas obviamente o instalador pode escolher o fornecedor que mais lhe convenha e melhor pague...
se este programa realmente tiver muita procura, vai ser necessário que alguém instale estes sistemas, e penso que não deve faltar trabalho...

cblfreitas
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda jun 23, 2008 1:36 pm

Mensagem por cblfreitas »

(entre os 600 e os 1100€ na vulcano)
suponho que esses valores que dá para a instalação já estão incluidos no valor do equipamento que é apresentado ao cliente. não é assim?

Pestana
Membro
Membro

Mensagem por Pestana »

boa noite

correcto. os valores apresentados aos clientes já incluem valor da montagem e contrato de manutenção por 3 anos.

Oinq
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta set 28, 2006 8:03 pm

Mensagem por Oinq »

3 anos? não era por todo o periodo da garantia? 6 anos?
Cumprimentos
Nuno Leitão

emanuelsf
Novo membro
Novo membro
Registado: terça fev 19, 2008 6:23 pm

Mensagem por emanuelsf »

os valores não são maus de todo entre 600 e os 1100€, acresce iva, na minha opnião a dificuldade maior vai ser a logística a disponibilidade do instalador se deslocar obra e estar mais direccionado para as montagens e ter parar com todos os seus trabalhos em carteira quem define tudo me parece que é pmlink !! marcas instalador etc....

a vulcano anda esclarecer instaladores e os seus parceiros, sinceramente não vejo estas medidas com bons olhos, abraço.

tvcrabo
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta fev 16, 2007 12:53 pm

Mensagem por tvcrabo »

antes de mais quero reafirmar que acho muito boa esta medida de apoio que o governo decidiu introduzir. apenas discordo nesta fase que nao seja o consumidor final a decidir a quem comprar o sistema e mais tarde mediante apresentaçao de prova receber do estado o valor de comparticipaçao.

o que acho interessante é que á umas semanas atras tinhamos posts e posts e mais posts ainda com instaladores irados pela mesma razão que eu. agora que parece encaminhado a situação de puderem ser outros instaladores incluídos e do valor da instalação ter aumentado no minimo 50% calou-se toda a gente. isto ta bonito. quer dizer, os instaladores agora já nao se preocupam que sejam os bancos a mamar com isto tudo. já não questionam porque o governo gastará 1600 euros em cada instalação e mesmo assim as pessoas paguem pouco menos (uns 300 euros) que numa instalação de forma tradicional.

muito bem... que belos cidadãos nós temos...

Master
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm

Mensagem por Master »

mas o preço a pagar pelo painel não é o mesmo de antes?
ou houve aumentos?
se o preço for o mesmo para o cliente, independentemente de quem monta, acho que não há crise.
Dos Fracos Não Reza a História...

henriquefala
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: terça jan 13, 2009 6:11 pm

Mensagem por henriquefala »

eu na minha condição de instalador não deixo de continuar preocupado como estava ate ha 2 semanas atras simplesmente deixei de me preocupar e estou ate me borrifando para isto tudo para não dizer algo mais forte. a mim resta me continuar a oferecer qualidade/preço do meu trabalho de forma razoavel para que tenha pessoas satisfeitas. e esperar que finalmente todas as duvidas que tenho em relação a tudo isto sejam esclarecidas.

Pestana
Membro
Membro

Mensagem por Pestana »

oinq Escreveu:3 anos? não era por todo o periodo da garantia? 6 anos?
peço desculpa pelo meu engano - são efectivamente 6 anos.

os preços praticados agora pelos bancos/pmelink/vulcano são talvez um pouco mais elevados do que dantes, mas lembrem-se que agora incluem a manutenção por 6 anos, que vale aprox. 500€.

a instalação, cujo valor já está incluido, é calculada com base num sistema de 10 mts, o que pode encarecer os sistemas com pré-instalação ou com distâncias menores.

mas sem dúvida que o valor de 1641€ vem permitir baixar os valores de forma razoável apenas nos termossifões, e, pelo que tenho visto, algumas marcas estão a preparar uma guerra de preços para discutir o mercado com o trio b/p/v, o que só irá beneficiar o consumidor...

pestana

pseudominus
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo nov 30, 2008 11:05 pm

Mensagem por pseudominus »

pestana Escreveu: os preços praticados agora pelos bancos/pmelink/vulcano são talvez um pouco mais elevados do que dantes, mas lembrem-se que agora incluem a manutenção por 6 anos, que vale aprox. 500€.

tem a certeza que o contracto de manutenção está incluído nos preços dados? ouve alteração?

pestana Escreveu: a instalação, cujo valor já está incluído, é calculada com base num sistema de 10 mts, o que pode encarecer os sistemas com pré-instalação ou com distâncias menores.
do que tenho conhecimento para distâncias de ligação superiores a 10 m paga o consumidor.

pestana Escreveu: que o valor de 1641€ vem permitir baixar os valores de forma razoável apenas nos termossifões, e, pelo que tenho visto, algumas marcas estão a preparar uma guerra de preços para discutir o mercado com o trio b/p/v, o que só irá beneficiar o consumidor...
aqui está um ponto que eu espero desde o princípio, a guerra dos preços.
aqui está um ponto positivo, pôs o sector a mexer.
se olhar-mos para o que é um sistema de painel com um depósito e olharmos para os preços, verifica-se que é um negócio muito rentável e que é preciso vender poucos para ganhar muito.
com esta medida tudo pode começar a mudar, e as margens ocuparem o lugar razoável.

cumpts.

DPM
Membro
Membro
Registado: quarta set 19, 2007 10:22 pm

Mensagem por DPM »

pelo conhecimento que tenho a manutenção esta incluida no preço, podendo ser dada pelo instalador ou outro a nomear pelo fabricante.
a tubagem superior a 10 mts. é paga pelo consumidor.
eu ja fui a cgd, na passada 3º feira, ja assinei todos os documentos incluindo os do credito, e adquerim um sistema 300 lts. circulação forçada, mas ainda ninguem me diz mais nada nem da cgd, pme link, nem nenhum fornecdedor.
estou a aguardar.

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”