Sistema não conserva água quente
-
jasmim
Autor do tópico - Membro Gold

- Registado: sexta out 10, 2008 12:40 pm
Sistema não conserva água quente
viva,
tenho um sistema solar para aquecimento de águas. trata-se de um gasokol com 2 paineis e um depósito de 300 lts. tudo instalado no telhdo. a instalação foi efectuada em dezembro de 2006. este inverno notei uma perda de rendimento, isto é, apesar de ter uma excelente exposição solar tanto de inverno como de verão, comparativamente ao 1º ano de funcionamento não tem aquecido tão bem. pior, ligando a resistência eléctrica (posso ligar e desligar manualmente) basta uma noite para perder a quasi totalidade da água quente, isto após 2 pessoas terem tomado banho ao fim da tarde.
no que diz respeito ao aquecimento via sol, o técnico esteve em minha casa e esteve a colocar anti-congelante. notei uma lgeira melhoria, mas mesmo assim...
o que me preocupa mais é que não está a conservar bem a água aquecida do dia anterior. o que poderá ser?
tenho um sistema solar para aquecimento de águas. trata-se de um gasokol com 2 paineis e um depósito de 300 lts. tudo instalado no telhdo. a instalação foi efectuada em dezembro de 2006. este inverno notei uma perda de rendimento, isto é, apesar de ter uma excelente exposição solar tanto de inverno como de verão, comparativamente ao 1º ano de funcionamento não tem aquecido tão bem. pior, ligando a resistência eléctrica (posso ligar e desligar manualmente) basta uma noite para perder a quasi totalidade da água quente, isto após 2 pessoas terem tomado banho ao fim da tarde.
no que diz respeito ao aquecimento via sol, o técnico esteve em minha casa e esteve a colocar anti-congelante. notei uma lgeira melhoria, mas mesmo assim...
o que me preocupa mais é que não está a conservar bem a água aquecida do dia anterior. o que poderá ser?
www.eletricar.pt comércio de veículos elétricos
Vectrix de lítio / Nissan Leaf / Peugeot Ion / BMW i3 REX
Microproduçao Autoconsumo
-
pseudominus
- Membro Silver

- Registado: domingo nov 30, 2008 11:05 pm
Re: Sistema não conserva água quente
boas
ajudavam umas fotos para perceber a montagem.
depósito trabalha à pressão da rede?
cumpts
cumpts
-
jasmim

vou tirar fotos e coloco aqui.pseudominus Escreveu:boas
cumpts
não sei se trabalha à pressão da rede. tenho poço (não há água da companhia). um motor está no poço traz a água para uma espécie de cilindro que dá a pressão da água (4bars) e daí leva a água ao painel e do painel distribui pela casa.
peço desculpa por não saber explicar melhor, nã sou muito entendido...
-
jasmim

-
tofeliz
- Membro Dedicado

- Registado: sexta fev 13, 2009 9:11 am
uma vez que durante o ano anterior tudo funcionou bem,parto do principio que a instalação inicial estava feita correctamente. sendo assim o mais provável, é mesmo ter sido perda de liquido no circuito primário.
esta situação fica resolvida com o reenchimento do circuito primário. atenção , que não é com anticongelante! é com a mistura correcta de água + anticongelante. a proporção de anticongelante a utilizar está dependente da temperatura mínima da zona. quanto mais anticongelante colocar na mistura, menos eficiente é o sistema. isto nota-se mais no inverno.
relativamente á perda de calor do depósito, pode acontecer se o circuito primário, ( o que leva o calor captado dos painéis para o depósito) não tiver uma válvula anti retorno, ou se esta tiver avariado. pois,o movimento termossifão, transporta o calor do painel durante o dia para o depósito, mas, se não existir nada que o impeça (válvula anti retorno) vai transportar o calor existente no deposito, para o painel. normalmente a perda térmica não é muito elevada, pois o vidro do painel acaba por fazer uma caixa de ar que protege alguma coisa, mas quanto maior a diferença térmica para o exterior, mais se nota.
é uma das razões de ser aconselhável sempre o accionamento da resistência, por relógio.
para regulação da resistência, deve colocar como temperatura máxima, a temperatura de conforto para o banho (ex:40º)
para regular o relógio , é muito simples. deve fazer os seguintes cálculos.
por exemplo: se normalmente tomamos banho antes de deitar, digamos ás 22.00h.
num dia frio sem sol, tenho normalmente a água do acumulador a 30º ( os 300lt)
o que eu pretendo é ter os 300lt de água temperatura mínima de 40º ás 22.00
então, 300lt x (40º - 30º) = 3000kcal que é o mesmo que 3,49kw.
se a resistência do meu depósito é de 2kw/h, quer dizer que , para aquecer aquela quantidade de água, á temperatura desejada, vai ter de funcionar 3,49 / 2 = 1,74 h ( é +- 2h) .
assim, vou colocar o relógio a ligar a resistência apenas ás 20.00h e a desligar ás 22.00h. e sei que a essa hora tenho sempre a água á temperatura mínima de conforto, ao mínimo custo.
espero que tenha ajudado
http://sites.google.com/site/paineissolares/
esta situação fica resolvida com o reenchimento do circuito primário. atenção , que não é com anticongelante! é com a mistura correcta de água + anticongelante. a proporção de anticongelante a utilizar está dependente da temperatura mínima da zona. quanto mais anticongelante colocar na mistura, menos eficiente é o sistema. isto nota-se mais no inverno.
relativamente á perda de calor do depósito, pode acontecer se o circuito primário, ( o que leva o calor captado dos painéis para o depósito) não tiver uma válvula anti retorno, ou se esta tiver avariado. pois,o movimento termossifão, transporta o calor do painel durante o dia para o depósito, mas, se não existir nada que o impeça (válvula anti retorno) vai transportar o calor existente no deposito, para o painel. normalmente a perda térmica não é muito elevada, pois o vidro do painel acaba por fazer uma caixa de ar que protege alguma coisa, mas quanto maior a diferença térmica para o exterior, mais se nota.
é uma das razões de ser aconselhável sempre o accionamento da resistência, por relógio.
para regulação da resistência, deve colocar como temperatura máxima, a temperatura de conforto para o banho (ex:40º)
para regular o relógio , é muito simples. deve fazer os seguintes cálculos.
por exemplo: se normalmente tomamos banho antes de deitar, digamos ás 22.00h.
num dia frio sem sol, tenho normalmente a água do acumulador a 30º ( os 300lt)
o que eu pretendo é ter os 300lt de água temperatura mínima de 40º ás 22.00
então, 300lt x (40º - 30º) = 3000kcal que é o mesmo que 3,49kw.
se a resistência do meu depósito é de 2kw/h, quer dizer que , para aquecer aquela quantidade de água, á temperatura desejada, vai ter de funcionar 3,49 / 2 = 1,74 h ( é +- 2h) .
assim, vou colocar o relógio a ligar a resistência apenas ás 20.00h e a desligar ás 22.00h. e sei que a essa hora tenho sempre a água á temperatura mínima de conforto, ao mínimo custo.
espero que tenha ajudado
http://sites.google.com/site/paineissolares/
-
jasmim

obrigado pela ajuda.
em relação ao anticongelante, qual é mistura correcta de anticongelante+água? sou da zona do porto e a temperatura de inverno muito raramente chega a -2ºc.
pelas fotos, pode dizer-me se o meu painel tem válvula anti-retorno?
obrigado
em relação ao anticongelante, qual é mistura correcta de anticongelante+água? sou da zona do porto e a temperatura de inverno muito raramente chega a -2ºc.
pelas fotos, pode dizer-me se o meu painel tem válvula anti-retorno?
obrigado
-
Master
- Membro Silver

- Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
pelo que vi nas fotos, os tubos não me parecem bem isolados, dá para ver muita tubagem á mostra e como sabemos o ferro é bom condutor de frio, eu também tinha esse problema e eu próprio isolei melhor os tubos, é fácil, é só meteres um tubo de isolamento com maior diametro por cima dos já existentes e isolares mesmo as uniões e curvas.
o reservatório parece-me de metal por fora, é? se for lá está outra vez o frio a penetrar. e por dentro? é bem isolado?
valvula anti-retorno? acho que não deve ter, eu no meu caso tive que meter uma na canalização de agua quente que leva ás maquinas pois se a força da agua da rede (no teu caso motor) for maior que a pressão do painel, é normal a agua entrar pelo orifício da agua quente, mas aí tu sabes pois a agua sai e pinga para o telhado.
não esquecer que este ano o frio também foi maior.
dizes que na tua zona a temperatura ronda os 2º c á noite, ora se não tiveres o apoio ligado, é normal que durante as noites mais frias de inverno a agua arrefeça e de manhã não haja.
eu só comecei a utilizar a agua do meu painel no fim de fevereiro, pois durante os meses de dezembro, janeiro e mesmo fevereiro não havia agua quente de manhã, ás vezes nem ao fim do dia
o reservatório parece-me de metal por fora, é? se for lá está outra vez o frio a penetrar. e por dentro? é bem isolado?
valvula anti-retorno? acho que não deve ter, eu no meu caso tive que meter uma na canalização de agua quente que leva ás maquinas pois se a força da agua da rede (no teu caso motor) for maior que a pressão do painel, é normal a agua entrar pelo orifício da agua quente, mas aí tu sabes pois a agua sai e pinga para o telhado.
não esquecer que este ano o frio também foi maior.
dizes que na tua zona a temperatura ronda os 2º c á noite, ora se não tiveres o apoio ligado, é normal que durante as noites mais frias de inverno a agua arrefeça e de manhã não haja.
eu só comecei a utilizar a agua do meu painel no fim de fevereiro, pois durante os meses de dezembro, janeiro e mesmo fevereiro não havia agua quente de manhã, ás vezes nem ao fim do dia
Dos Fracos Não Reza a História...
-
pseudominus
- Membro Silver

boas
como disse o tofeliz, anti-congelante, funcionamento da resistência relógio/termostacto, válvula anti retorno.
1 - o anti-congelante/fluido só influencia a capacidade de aquecer, não tem a ver com perdas. claro se durante o dia não aquecer tanto, a água no final vai estar mais fria e pela manhã seguinte vai notar que está fria.
2 - o funcionamento da resistência só tem a ver com o funcionamento desta, logo não afecta a recolha solar. claro que se aquecer menos então... tal o ponto 1.
3 - válvula anti-retorno - pelas figuras não percebo se tem, mas penso que na configuração dos painéis não tem. se tiver, claro que pode influenciar o aquecimento solar, e pode aumentar as perdas durante a noite.
eu acrescentava
5 - na sexta figura, mais ou menos no centro aparece a termostática. aqui pode estar uma falha em que esta está a dar passagem de água fria por má regulação ou avaria (presa, etc). sugiro que feche essa torneira na parte inferior e teste a ver se a água que chega ás torneiras vai mais quente.
se sim então precisa corrigir a válvula que pode muito bem ter avariado no verão passado, quando geralmente funciona.
6 - quase irrelevante mas que deve corrigir é o tubo de saída de água do depósito no primeiro tramo horizontal, que deveria ser isolado para diminuir as perdas. tb me parece que o tubo de água quente na parede não está devidamente isolado aumentando assim as perdas térmicas, este um ponto de difícil correcção, pois a obra está feita.
agora vi que o master já acrescentou mais alguns pontos, um relevante foi este inverno mais rigoroso.
para já nada mais a acrescentar da minha parte. teste o ponto 5 e post os resultados.
cumpts
como disse o tofeliz, anti-congelante, funcionamento da resistência relógio/termostacto, válvula anti retorno.
1 - o anti-congelante/fluido só influencia a capacidade de aquecer, não tem a ver com perdas. claro se durante o dia não aquecer tanto, a água no final vai estar mais fria e pela manhã seguinte vai notar que está fria.
2 - o funcionamento da resistência só tem a ver com o funcionamento desta, logo não afecta a recolha solar. claro que se aquecer menos então... tal o ponto 1.
3 - válvula anti-retorno - pelas figuras não percebo se tem, mas penso que na configuração dos painéis não tem. se tiver, claro que pode influenciar o aquecimento solar, e pode aumentar as perdas durante a noite.
eu acrescentava
5 - na sexta figura, mais ou menos no centro aparece a termostática. aqui pode estar uma falha em que esta está a dar passagem de água fria por má regulação ou avaria (presa, etc). sugiro que feche essa torneira na parte inferior e teste a ver se a água que chega ás torneiras vai mais quente.
se sim então precisa corrigir a válvula que pode muito bem ter avariado no verão passado, quando geralmente funciona.
6 - quase irrelevante mas que deve corrigir é o tubo de saída de água do depósito no primeiro tramo horizontal, que deveria ser isolado para diminuir as perdas. tb me parece que o tubo de água quente na parede não está devidamente isolado aumentando assim as perdas térmicas, este um ponto de difícil correcção, pois a obra está feita.
agora vi que o master já acrescentou mais alguns pontos, um relevante foi este inverno mais rigoroso.
para já nada mais a acrescentar da minha parte. teste o ponto 5 e post os resultados.
cumpts
-
henriquefala
- Membro Dedicado

- Registado: terça jan 13, 2009 6:11 pm
so queria acrescentar que ao que foi dito que normalmente a mistura vai no maximo a uma porproção de 60:40 de agua com glicol e que de facto tem a ver com a minima temperatura registada historicamente no local. alem do mais para facilitar as coisas ha a venda recepientes ja com a mistura de agua com glicol previamente mistura bastando para tal fazer o re enchimento do primario.
-
jasmim

é isto?pseudominus Escreveu: 5 - na sexta figura, mais ou menos no centro aparece a termostática. aqui pode estar uma falha em que esta está a dar passagem de água fria por má regulação ou avaria (presa, etc). sugiro que feche essa torneira na parte inferior e teste a ver se a água que chega ás torneiras vai mais quente.
cumpts

mas mesmo o inverno mais rigoroso, houve dias que tive sol desde as 8h às 15h e mesmo assim a água estava no limite para tomar banho (contrariamente ao ano anterior)
-
Arieira
- Membro Dedicado

- Registado: quinta jul 13, 2006 12:07 am
viva! no temossifao não se aplica válvula antiretorno como já foi dito, mas o que me parece nas imagens é que o tubo retorno ao painel não está com inclinação na parte onde o tubo é flexível, ou melhor pode haver ar nesse tubo que dificulta o funcionamento do sistema.
Cumprimentos de Rafael Arieira
-
henriquefala
- Membro Dedicado

- Registado: terça jan 13, 2009 6:11 pm
sim a valvula termoestatica e esse device que voce assinalou. uma pergunta que tipo de contrato de manutenção e que voce assinou? è que apesar do que se possa dizer ha sempre items de uma instalação a verificar uma vez por ano as valvulas as torneiras seccionadoras o estado da instalação etc etc.
-
jasmim

tenho que incliná-lo para baixo? como se faz para tirar o ar?arieira Escreveu:viva! no temossifao não se aplica válvula antiretorno como já foi dito, mas o que me parece nas imagens é que o tubo retorno ao painel não está com inclinação na parte onde o tubo é flexível, ou melhor pode haver ar nesse tubo que dificulta o funcionamento do sistema.

-
pseudominus
- Membro Silver

1 - quanto à questão o henriquefala, já respondeu e bem.
a torneira que deve fechar para teste é a que está por baixo ligada á água fria.
2 - o arieira tocou noutro ponto que nas fotos parece estar no limite, e pode prevenir a formação de bolha de ar rodando o tubo lateral para trás de forma à ligação do recor flexivel com este tubo ficar mais baixa (da ligação do depósito ao tubo flexivel, deste até ao rigido e do rigido até á ligação inferior do painel deve ser sempre a descer).
tem assim de modificar o suporte mas por agora basta retirar o tubo do suporte e rodar para trás.
para já não deve ser deste ponto pois senão com a resistência tinha de ter água quente.
3 - este tubo lateral mais o flexivél devia tb ser bem isolado.
a torneira que deve fechar para teste é a que está por baixo ligada á água fria.
2 - o arieira tocou noutro ponto que nas fotos parece estar no limite, e pode prevenir a formação de bolha de ar rodando o tubo lateral para trás de forma à ligação do recor flexivel com este tubo ficar mais baixa (da ligação do depósito ao tubo flexivel, deste até ao rigido e do rigido até á ligação inferior do painel deve ser sempre a descer).
tem assim de modificar o suporte mas por agora basta retirar o tubo do suporte e rodar para trás.
para já não deve ser deste ponto pois senão com a resistência tinha de ter água quente.
3 - este tubo lateral mais o flexivél devia tb ser bem isolado.
-
jasmim

fechei esta torneira e a água vai muito mais quente. de manhã não notei perda significativa da temperatura da água em relação ao dia anterior (não se utilizou água quente na noite anterior). parece que este problema será desta termostáctica.jasmim Escreveu:é isto?pseudominus Escreveu: 5 - na sexta figura, mais ou menos no centro aparece a termostática. aqui pode estar uma falha em que esta está a dar passagem de água fria por má regulação ou avaria (presa, etc). sugiro que feche essa torneira na parte inferior e teste a ver se a água que chega ás torneiras vai mais quente.
cumpts
mas mesmo o inverno mais rigoroso, houve dias que tive sol desde as 8h às 15h e mesmo assim a água estava no limite para tomar banho (contrariamente ao ano anterior)
uma pergunta: se ligar a resistência eléctrica, esta irá aquecer a água a mais de 60ºc, já que fechei a termostáctica?
falta agora ver se a optmimiozação do aquecimento com pouco sol também se resolve. vai ser difícil daqui em diante já que entrámos em temperaturas primaveris.
-
pseudominus
- Membro Silver

jasmim Escreveu:jasmim Escreveu: fechei esta torneira e a água vai muito mais quente. de manhã não notei perda significativa da temperatura da água em relação ao dia anterior (não se utilizou água quente na noite anterior). parece que este problema será desta termostáctica.
uma pergunta: se ligar a resistência eléctrica, esta irá aquecer a água a mais de 60ºc, já que fechei a termostáctica?
falta agora ver se a optmimiozação do aquecimento com pouco sol também se resolve. vai ser difícil daqui em diante já que entrámos em temperaturas primaveris.
boas, apanhou-me por pouco
pois como suposto, tem de reparar ou substituir a termóstática.
em relação à resistência esta tem um termostacto junto dela que deve estar regulado para temperaturas entre 40º e 60º, o que vai controlar a resistência impedindo que a água aqueça demais.
a termostáctica só impede que se o sistema solar aqueceu a água acima de x, a entrada de água quente no consumo saia sempre abaixo da temperatura regulada na válvula termostática.
disponha
cumpts